6 de dezembro de 2019

Lição 10: O Espírito do Homem: Central Gospel - Jovens e adultos

BÍBLIA ONLINE



TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Zacarias 12.1
1 - Peso da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele.

1 Coríntios 2.10-16
10 - Mas Deus no-las revelou pelo seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as profundezas de Deus.
11 - Porque, qual dos homens sabe as coisas do homem, senão o espírito do homem, que nele está? 12 - Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
12 - Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
13 - As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
14 - Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
15 - Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido.
16 - Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.



TEXTO ÁUREO

Jó 32:8
Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo Poderoso o faz entendido. 



OBJETIVOS DA LIÇÃO

Conhecer o que a Bíblia revela acerca do espírito humano;
Modelar sua vida de acordo com os princípios, valores e crenças expressados pelo Espírito Santo;
Alimentar o seu espírito com a Palavra de Deus.



Palavra introdutória
Nesta lição, abordaremos a porção mais importante do homem: o espírito, que procede diretamente de Deus.


1. DEUS FORMOU O ESPÍRITO DO HOMEM

Deus formou o corpo do homem a partir do pó da terra; seu espírito, no entanto, foi formado a partir do sopro divino, (Gn 2.7).
A formação do homem cumpriu um propósito sublime.



1.1. Formado com propósitos maravilhosos
O homem foi formado para dominar a Criação, multiplicar-se, povoar a terra (Gn 1.28;9.1-7), trabalhar, cultivar e guardar o jardim (Gn 2.15). No entanto, desde a eternidade, sua existência teria um propósito superior: servir a Deus, ter comunhão com Ele, obedecê-lo, adorá-lo e amá-lo.


2. UMA EXIGÊNCIA: PRONTIDÃO ESPIRITUAL
Jesus afirmou que o espírito está pronto, mas a carne é fraca (Mt 26.41; Mc 14.38). Essa justaposição de ideias leva-nos a concluir que a porção mais frágil - a carne - deve subordinar-se à superioridade da porção mais forte - o espírito -, que foi posto no homem pelo próprio Deus.
Nos subtópicos seguintes, discorreremos sobre os frutos resultantes da prontidão do espírito (Rm 12.12-14).



2.1. Alegria na esperança

Quando Paulo enviou sua carta à igreja de Roma, os irmãos daquela comunidade enfrentavam intensas perseguições. No capítulo 12 da referida carta, o apóstolo apela à prontidão de espírito daqueles irmãos, exortando-os a alegrarem-se na esperança. Paulo não os estava conclamando ao regozijo decorrente da ausência de adversidades, mas ao regozijo verdadeiro e pleno, que se autentica na confiança irrestrita no agir sobrenatural de Deus.


2.2. Paciência na tribulação
No transcurso da caminhada terrestre, invariavelmente, o cristão enfrentará aflições, dificuldades, tormentos e adversidades, os quais se manifestam em todas as dimensões da vida humana. Paulo, ciente desda realidade, outra vez apelando à prontidão de espírito daqueles irmãos, convoca-os à paciência diante da tribulação (Rm 12.12b).


2.3. Perseverança na oração
Alegria (na esperança) e paciência (nas tribulações) são condições intimamente dependentes da perseverança na oração; possivelmente por essa razão, Paulo exortou a igreja de Roma a essa prática (Rm 12.12c).
Por meio da oração, todos podem buscar ao Senhor, ouvir Sua voz e receber uma infinidade de bênçãos (Mt 7.7,8).



2.4. fidelidade no socorro

Prontidão de espírito para socorrer o necessitado: eis outra advertência de Paulo aos romanos (Rm 12.13). A prática de boas obras é uma das mais excelentes expressões do espírito humano regenerado; este está sempre pronto a prestar ajuda aos desfavorecidos.
Nossos amor por Deus e Seu amor por nós é confirmado em 1 João 3.17 (NTLH).
Em outras palavras, significa dizer que quando damos, com generosidade e genuíno afeto, o amor de Deus é confirmado em nossa vida.




2.5. Bênção aos perseguidores
Prontos para abençoar: abençoai aos que vos perseguem; abençoa e não amaldiçoeis (Rm 12.14).
Quando o espírito do homem se rende ao governo da Palavra de Deus e à direção do Espírito Santo, sua intensão precípua é abençoar em todo tempo a todas as pessoas.
A língua, portanto, dentro desse contexto, deve ser utilizada exclusivamente para abençoar, jamais para proferir maldição (Tg 3.9-12).



3. UMA REALIDADE: UNIÃO ESPIRITUAL
Nos sub tópicos seguintes, abordaremos os benefícios oriundos da união do espírito humano com o Espírito de Deus.


3.1. O espírito humano recebe vida
O Senhor Jesus, ao ser tentado, declarou ao diabo que o homem é alimentado, em seu espírito, exclusivamente pela Palavra de Deus (Mt 4.4).
Não existe outro elemento capaz de vivificar o espírito do homem, a não ser aquilo que Deus diz em Sua Palavra. Figurativamente, a Bíblia é alimento: leite (Hb 5.12-14; 1 Pe 2.2), mas também pão (Jo 6.51) e mel (Sl 19.10).



3.2. O espírito humano é santificado
Na dimensão divina, tudo é santo: o natural torna-se sobrenatural; o comum, incomum; o profano, sagrado; o temporal, eterno. Em outras palavras, significa dizer que, no processo de união entre o espírito humano e o Espírito divino, o espírito humano é santificado pelo divino.
Todos quantos servem e adoram a Deus devem, obrigatoriamente, ser santos (1 Pe 1.14-17); deste modo, a busca pela santificação deve ser perseguida por todos os regenerados por Cristo (Hb 12.14).



3.3. O espírito humano alegra-se sobremaneira
Maria rendeu-se completamente à ação divina na milagrosa concepção do Salvador (Lc 1.35). No instante em que ela creu, alicerçando sua fé na Palavra do Senhor (Lc 1.38), o Espírito Santo desceu sobre ela, ligando-se sobrenaturalmente ao seu espírito para a geração do bendito Filhos de Deus.
Maria, a despeito das circunstâncias negativas, foi invadida por tamanha alegria, paz e tranquilidade, que exclamou: O meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador (Lc 1.47).



3.4. O espírito humano torna-se fervoroso
Na união espiritual, o espírito humano recebe poder do Espírito Santo, que o torna intensamente pleno de entusiasmo, paixão, zelo e cuidado.
Apolo, pregador na cidade de Éfeso e Corinto, varão eloquente e poderoso nas Escrituras, era instruído nos caminhos do Senhor e fervoroso de espírito (At 18.25,28). O fervor no espírito capacitou Apolo a falar ousadamente e com veemência acerca do Senhor Jesus.



3.5. O espírito humano é dirigido pelo caminho certo

Lucas menciona em seu evangelho o nome de Simeão, referindo-se a ele nos seguintes termos: homem bom, piedoso que esperava a salvação do povo de Israel; e o Espírito Santo estava com ele (Lc 2.25 NTLH).
Simeão é um dos muitos exemplos bíblicos de filho de Deus nascido do espírito. Esse reviver, em Deus, apresenta ao salvo um novo caminho, um novo propósito, um novo foco que encontra lugar no templo, na casa de Deus.
Rendido voluntariamente ao Espírito Santo, o espírito humano enseia pelos átrios divinos e alegra-se quando é convidado para estar na casa do Senhor, no santuário do Altíssimo (Sl 122.1).



3.6. O espírito humano cresce em força e comunhão com Deus

O sacerdote Zacarias e sua esposa Isabel geraram um filho: João, o Batista (Mc 1.4,5). Esse menino ainda no ventre de sua mãe, foi cheio do Espírito Santo (Lc 1.15). Como qualquer ser humano, ele cresceu fisicamente, entretanto, o Espírito Santo de Deus, ligado ao espírito humano de João, o fez crescer, fortificar-se, robustecer-se e consolidar-se (Lc 1.80) para a missão especial para a qual o Senhor o separara: ser o precursor do Senhor Jesus, o Salvador do mundo (Lc 1.16,17).


CONCLUSÃO

Cuidar do bem estar do corpo e da saúde física é extremamente importante; assim como é importante cuidar da estabilidade dos sentimentos e emoções, dos desejos e vontade, dos pensamentos e mente. Entretanto, o cuidado com o espírito que Deus soprou e inseriu em cada um de nós é imperativo, porque ele é a essência de tudo que o ser humano é, faz e significa.



ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. De acordo com esta lição, cite alguns frutos resultantes da prontidão do espírito Romanos 12.12-14.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------



2. Ainda de acordo com o que foi exposto nesta lição, responda: Quais são os benefícios oriundos da união do espírito humano com o Espírito Santo de Deus?
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------






  Vídeo aula: 
Endereço na descrição do vídeo


Central Gospel
ANO 2019 


 Revista Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 60 - 4º Trimestre de 2019 - Tema: Corpo, Alma e Espírito: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 59 - 3º Trimestre de 2019 - Tema: Família Cheia da graça: Revista Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 58 - 2º Trimestre de 2019 - Tema: Autoridade Espiritual - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 57 - 1º Trimestre de 2019 - Tema: Os Evangelhos - Uma história, quatro dimensões - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2018 

 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus nº 56 - 4º Trimestre de 2018 - Tema: Questões da atualidade - Instruções para a igreja em tempos de crise - Editora: Central Gospel



Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 3º Trimestre de 2018 - Tema: Os grandes Reis de Israel - Historias de guerras, fracassos e conquistas - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 1º Trimestre de 2018 Tema: Grandes Temas do Apocalipse - Uma perspectiva Profética dos Últimos Tempos - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2017

 Jovens e Adultos - Lições da Palavra de Deus: 4º Trimestre de 2017 Tema: Reforma Protestante – História, ensinos e legadoCentral Gospel


Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário