18 de junho de 2019

Lição 12: O governo da igreja local: Subsidio, Dinâmica, Pré - aula: Jovens

Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: O governo da igreja local.
- Para iniciar o estudo da lição, apliquem a dinâmica “Relacionamentos”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Para concluir, leiam e analisem o texto “Para se ter um bom relacionamento...”
Tenham uma excelente e produtiva aula!





Pré - aula: 





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Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
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O Governo da Igreja Local
TEXTO DO DIA
“Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto; nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.” (1 Pe 5.2,3)


SÍNTESE
A Igreja é o Corpo de Cristo e toda a autoridade e poder emanam dEle.


AGENDA DE LEITURA
SEGUNDA - Mt 16.18: Cristo edificou a sua Igreja
TERÇA - At 20.28: Deus estabeleceu pastores para apascentar a sua Igreja
QUARTA - Ef 5.24: A Igreja está sujeita a Cristo
QUINTA - Ef 5.25: Cristo amou a sua Igreja e se entregou por ela
SEXTA - Cl 1.18: Jesus é a cabeça do Corpo, da Igreja
SÁBADO - Cl 1.24 Padecendo em favor do: Corpo, a Igreja


OBJETIVOS
• MOSTRAR o poder de julgamento da igreja local;
• REFLETIR a respeito do poder institucional na igreja local.


INTERAÇÃO
Professor (a), no primeiro tópico da lição estudaremos a respeito do poder de julgamento da igreja local acerca das questões internas. Vale ressaltar que o apóstolo Paulo está se referindo às questões de ação judicial e não de processo criminal, de competência do tribunal romano (Rm 13.3-4). A prática do Império Romano era de descentralizar certas decisões internas de comunidades étnicas, inclusive em pequenas comunidades distritais de cidades do Império. Caso típico do direito judaico, em que um tribunal de júri composto por três juízes decidia questões internas do judaísmo. Se o texto for interpretado de outra forma, poderia ser utilizado indevidamente para alguém afirmar que a Igreja deve julgar ações criminais internas de seus membros.


ESTUDE A BÍBLIA À DISTÂNCIA
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Para o primeiro tópico da lição, faça um debate a respeito dos possíveis conflitos e ocorrências que podem acontecer na Igreja e quais deles podem ser tratados internamente, pelo menos na etapa de conciliação, e quais deveriam ser submetidos à justiça secular. Utilize o quadro abaixo para dar início ao debate. Reserve um tempo razoável para que, após a explanação do primeiro tópico os alunos possam dar as suas sugestões de conflitos/ocorrências e a devida classificação.

Conflitos/ ocorrências
Líderes capacitados na igreja local
Julgamento pela
justiça secular
Homicídio

X
Casal que pretende se separar por “incompati­bilidade de gênio”
X

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TEXTO BÍBLICO
1 Coríntios 6.4-10
4 Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes na cadeira aos que são de menos estima na igreja?
5 Para vos envergonhar o digo: Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?
6 Mas o irmão vai a juízo com o irmão, e isso perante infiéis.
7 Na verdade, é já realmente uma falta entre vós terdes demandas uns contra os outros. Por que não sofreis, antes, a injustiça? Por que não sofreis, antes, o dano?
8 Mas vós mesmos fazeis a injustiça e fazeis o dano e isso aos irmãos.
9 Não sabeis que os injustos não hão de herdar o Reino de Deus?
10 Não erreis: nem os devassos, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os efeminados, nem os sodomitas, nem os ladrões, nem os avarentos, nem os bêbados, nem os maldizentes, nem os roubadores herdarão o Reino de Deus.


1 Pedro 5.1-4:
1 Aos presbíteros que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
2 apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
3 nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.
4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória.


INTRODUÇÃO
Na lição desse domingo, veremos que os crentes de Corinto estavam deixando a antiga vida de promiscuidade e corrupção, que imperava na cidade, para uma nova vida com base no Evangelho de Cristo. Entretanto, ainda havia entre eles muitos conflitos e disputas banais. Então o apóstolo Paulo os orienta a resolverem as questões entre si e não na justiça secular. Como Igreja do Senhor, temos autoridade para julgar, segundo a Palavra de Deus, aquilo que é certo ou errado e os pastores têm autoridade para disciplinar, em amor, os que cometeram algum erro.


I - O PODER DE JULGAMENTO DA IGREJA LOCAL
1. Paulo propõe um modelo de conciliação de conflitos para a igreja local (vv. 1-6).
A Primeira Epístola aos Coríntios apresenta uma série de conflitos, como por exemplo, divisões, dissensões e imoralidade (1 Co 1. 10-17; 3.1-9; 5.1). Por isso, o apóstolo os exorta a viverem uma vida de santidade e a não levarem as questões internas aos magistrados, pois os irmãos possuíam sabedoria, discernimento em Deus para tomarem a atitude correta e disciplinar os que pecaram. Paulo entendia que muitos dos conflitos internos poderiam ser resolvidos dentro da comunidade cristã. Ele destaca que a igreja tem um papel de julgamento superior, pois julgará o mundo (Dn 7.22; Lc 22.28-30).

O apóstolo afirma que o mais desprezível dos membros da igreja teria melhores condições de julgamento do que os poderosos juízes romanos, uma vez que, como cristão, teriam como base de julgamento os princípios cristãos. Ele questiona se não havia na comunidade pessoas sábias, o suficiente, para julgar as rixas internas (v. 5), em vez de submeter conflitos internos ao julgamento perante infiéis (v. 6).


2. O universo jurídico romano e a organização da igreja local.
Paulo deixa claro que, no universo jurídico romano, a prática da injustiça era comum. As decisões eram tomadas com objetivo de favorecer os patronos ricos, que ele os denominava como “poderosos”. Algumas contendas eram simplesmente pretextos para vingar ofensas e perseguir pessoas consideradas inimigas. Os julgamentos não eram exercidos com imparcialidade e a sociedade romana ficou conhecida por ser corrupta e ter por comum a prática do suborno.

O modelo hierárquico do Império Romano influenciava na estrutura da igreja. No entanto, a pregação cristã da solidariedade certamente influenciou o pensamento das pessoas de menor poder aquisitivo e cultural, que vislumbravam a possibilidade de ascensão e mais liberdade dentro da nova comunidade. A mudança de comportamento e relacionamento proposto pelo evangelho contrastava muito com a cultura do Império. Mas uma cultura não se muda de um dia para o outro, a evolução é lenta. Em uma comunidade cristã nova como a de Corinto, os conflitos e a busca dos “direitos” institucionalizados por Roma seriam inevitáveis, mas o apóstolo não poderia desanimar diante deste desafio e lutou pela implantação dos valores do Evangelho. Ele insiste nos princípios do Reino e na mudança do estilo de vida.


3. O poder de julgamento da igreja estava condicionado à prática da justiça (v.7-11).
Se havia conflitos e disputas a serem levadas a julgamento era porque alguns membros continuavam tirando vantagens dos próprios irmãos da igreja. No entanto, Paulo afirma que tanto os que causavam danos como os que haviam sido lesados, estavam errados. Em 1 Coríntios 6.7 ele incentiva aqueles que foram lesados a sofrerem a injustiça sem buscar os recursos jurídicos, recorrendo assim aos ensinamentos de Cristo no Sermão da Montanha (Mt 5.39). Em muitas situações, o prejuízo será menor se assim proceder. Então, Paulo se volta para os defraudadores dos irmãos e os adverte a respeito do comprometimento da vida eterna devido às injustiças praticadas. Essa injustiça é incoerente com o novo relacionamento que o cristão deve ter com Deus e com o próximo. A reprimenda paulina é forte e iguala quem defrauda o irmão com os devassos, idólatras, adúlteros, efeminados, ladrões e roubadores, avarentos, bêbados e os maldizentes (v. 9,10). Portanto, todos estavam debaixo da mesma condenação.

Em 1 Coríntios 6.1, o termo injusto é empregado para se referir aos juízes dos tribunais romanos, mas no versículo 9, o mesmo termo é empregado aos próprios cristãos que cometem injustiça. Assim, quem procede de modo semelhante aos juízes injustos também não tem condições de julgar dentro da comunidade dos crentes.


Pense!
Como você tem tratado os conflitos de relacionamentos na igreja?


Ponto Importante
Embora haja questões que, por lei, têm de ser submetidas às autoridades legais, outras podem ser tratadas por líderes cristãos qualificados na igreja.


II - O PODER INSTITUCIONAL NA IGREJA LOCAL
1. Quem eram os destinatários da Primeira Epístola de Pedro?
Eram os “estrangeiros dispersos” nas províncias romanas na Ásia Menor (v. 1). Pessoas marginalizadas, a maioria era estrangeira, destituída dos direitos de cidadania. No capítulo dois, os versículos de treze a dezessete, há uma referência a escravos domésticos (oiketai). Não há menção de senhores, que pode sugerir que não havia pessoas ricas na comunidade.

Portanto, uma situação de pobreza e marginalidade social.
Como se não bastasse a condição social da comunidade cristã nestas regiões, eles sofriam perseguições: dos romanos, que consideravam os cristãos como povo desprezível supersticioso e perverto da moral e da ordem romana; dos judeus, que perseguiam os cristãos por motivos religiosos e políticos; da própria população local, quer por motivos sociais, quer pela diferença de práticas religiosas e políticas. Um grupo que vivia debaixo de grande opressão e sofrimento, cuja esperança estava em Deus e no Crucificado, cuja resignação ao sofrimento eles tinham por modelo. Tudo isso é tido pelo autor como motivo de alegria por estarem participando dos sofrimentos de Cristo (1 Pe 4.13).


2. O sofrimento imposto pelo poder imperial como tema principal da epístola.
A Primeira Epístola de Pedro tem o propósito de encorajar a perseverança na fé mesmo diante das adversidades e perseguições, tendo como referência o sofrimento de Cristo. O apóstolo Pedro, coluna da Igreja Primitiva que, por ciúme e inveja de seus adversários, foi perseguido, mas sustentou o seu combate pela fé até à morte, para alcançar o lugar da glória prometido por Jesus. Ele foi uma “testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que vai ser revelada” (1 Pe 5.1). Aqui o sofrimento é visto como uma virtude, uma demonstração de perseverança e fé cristã.

O exemplo de Pedro é fortalecido por um exemplo superior, o de Jesus. Inspirado no texto de Isaías 53, conhecido como o cântico do “servo sofredor” e relido no Novo Testamento como referência ao sofrimento de Cristo. Pedro mostra que é preciso ser fiel ao Senhor mesmo na adversidade e em meio ao sofrimento injusto imposto pelo poder imperial e seus aliados.

O apóstolo afirma que o sofrimento por causa da justiça (3.14) é a vontade e o projeto de Deus para os cristãos (3.17,19), como consequência de se fazer o bem e praticar a justiça de Deus (2.15), a exemplo de Jesus (2.24).


3. Advertência contra o abuso do poder.
Os cristãos que eram oprimidos pelo poder dominante da época viam na comunidade cristã um lugar em que podiam viver em família e amparados mutuamente (1.14,17,23). Todavia, a segunda epístola o apóstolo apresenta um ambiente bem diferente, onde havia disputa por poder. A comunidade passa a ser vítima de falsos mestres, avarentos e propagadores de fábulas complicadas, heresias e do ceticismo quanto à volta de Jesus (2 Pe 2.1-3).

Pedro adverte os líderes a apascentar o rebanho de Deus com cuidado e amor, sem autoritarismo e nem por avareza, para alcançar a glória que se há de revelar aos salvos (1 Pe 5.1-5). O rebanho sofrido não deveria ser explorado e nem oprimido por ninguém, pois as ovelhas necessitavam de amparo e proteção, pois eram, e são, de Cristo.


Pense!
Como você tem se comportado quando tem oportunidade de exercer liderança?


Ponto Importante
A comunidade cristã sempre passou por perseguições interna e externa. Mas a igreja segue triunfante até a volta de Jesus Cristo.


CONCLUSÃO
Na lição de hoje aprendemos que a igreja local tem poder para tratar questões internas entre seus membros. Aprendemos também que a liderança da igreja local deve estar alerta contra os pseudo-líderes e sobre a grande responsabilidade que é cuidar do rebanho do Senhor.


HORA DA REVISÃO
1. Quais os conflitos enfrentados pela igreja em Corinto?
A Primeira Epístola aos Coríntios apresenta uma série de conflitos, como por exemplo, divisões, dissensões e imoralidade.



2. O poder de julgamento da igreja, de acordo com a lição, está condicionado a quê?
O poder de julgamento da igreja estava condicionado à prática da justiça.



3. Quem eram os destinatários da Primeira Epístola de Pedro?
Os “estrangeiros dispersos” nas províncias romanas na Ásia Menor.

4. Os crentes dispersos para quem Pedro escreveu sofriam quais perseguições?
Como se não bastasse à condição social da comunidade cristã nestas regiões, eles sofriam perseguições dos romanos, que consideravam os cristãos como povo desprezível, supersticioso e perverto da moral e da ordem romana; dos judeus, que perseguiam os cristãos por motivos religiosos e políticos e da própria população local, quer por motivos sociais ou pela diferença de práticas religiosas e políticas.


5. Com suas palavras, diga como devemos nos comportar em relação à liderança da igreja?
Devemos nos comportar com respeito e em obediência.





Dinâmica: Relacionamentos
Objetivos:
Exemplificar atos de respeito ao próximo.
Contextualizar os questões internas da igreja local.

Material:
¼ da folha de papel ofício e caneta para cada aluno.
Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.
- Distribuam ¼ da folha de papel ofício.
- Solicitem para que cada aluno escreva o que ele deseja que seu colega do lado esquerdo realize, naquele momento da aula. Normalmente as ações são engraçadas e até “micos”.
Veja um exemplo: Maria deve fazer tal coisa. João( nome da pessoa que está escrevendo).
Orientem que o colega não pode ver o que o aluno está escrevendo.
- Recolham todos os papéis.
- Agora, falem: A regra da brincadeira está mudada, o “feitiço virou contra o feiticeiro”. Quem vai realizar a tarefa é a pessoa que escreveu e não o colega para quem você desejou.
- Então, os alunos deverão realizar as tarefas.
Certamente, haverá um pouco de rejeição ou vergonha, mas encorajem os alunos.
- Depois, falem: Esta é a finalidade da brincadeira: não desejar aos outros ou fazer algo com os outros, que você não gostaria para você.
- Para concluir, leiam:
“E, como vós quereis que os homens vos façam, da mesma maneira lhes fazei vós também” Lc 6.31
Ou se preferir a versão NTLH: “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês”.
Ideia original desta técnica desconhecida


SUBSÍDIO
“A liderança eclesiástica (5.1-4)
Os líderes [...] devem seguir o exemplo de Cristo e agirem como servos na comunidade cristã (Mt 20.25-28; cf. 23.11). Sua responsabilidade mais ampla está definida em Efésios 4.12 e nesta passagem. Os líderes como membros do corpo, devem preparar os santos para o desempenho do seu serviço (1 Co 3.1-9; 2 Co 10.8). Os líderes também devem pastorear (guardar e dirigir) a comunidade local de fé (Hb 13.17). Devem ser pessoas equipadas para essas tarefas, em parte pelo dom, mas essencialmente, pelo caráter (1 Tm 3.1-7; Tt 1.5-9). Com efeito, os líderes devem pastorear à luz de ambas as perspectivas: ensino (Tt 2) e modelo, ou servindo como exemplo (1 Tm 4.11-16; Tt 3.10,14). O ministério pastoral não significa que os líderes devem exercer controle sobre o comportamento do crente, mas precisam estar concentrados em nutrir, encorajar a maturidade para que o desempenho do serviço dos crentes seja uma expressão do desejo e da capacitação motivados pelo Espírito Santo. Quando os líderes pastoreiam de fato, e o fazem movidos pelo desejo de servir, e não por razões de ordem financeira ou de prestígio social, os cristãos alcançarão a maturidade” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 883).



Texto de Reflexão
Para se ter um bom relacionamento...
- Coloque-se no lugar do outro para pelo menos tentar compreender o seu ponto de vista.
- A gentileza é fundamental para manter um bom convívio com as pessoas.
- É possível discutir sem maltratar, sem ofender, sem atacar ou humilhar o outro.
- Confie e seja digno de confiança. Lembre-se, não basta parecer confiável e honesto, tem que ser confiável e honesto.
- Cultive o respeito mútuo por meio de pequenas ações no dia a dia.
- Não se envergonhe de pedir ajuda, sempre que for necessário.
- Não se envergonhe de pedir desculpas, sempre que for necessário.
- Não maltrate sem se deixe maltratar.
- Sorria, sempre! Para fazer cara feia, 72 músculos entram em ação, para sorrir, apenas 23. Além disso, o sorriso traz resultados mais agradáveis e positivos do que a cara feia.
- Contribua com 100% para construir um ótimo relacionamento!
Autoria do texto desconhecida.
Fontes consultadas:
Vídeo aulas do Youtube
atitudedeaprendizblogspot.com
Comentarista da lição Pasto Natalino das Neves
Revista Cpad.





CPAD
ANO: 2019


 Jovens - 2° Trimestre de 2019 - Tema: Cobiça e Orgulho - Combatendo o Desejo da Carne, o Desejo dos Olhos e a Soberba da Vida



Resultado de imagem para Lição 1 - O livro de números - caminhando com Deus no deserto  Revista Jovens - 1° Trimestre de 2019 - Tema: Rumo à terra prometida - A Peregrinação do Povo de Deus no Deserto no Livro de Números



CPAD
ANO: 2018


 Revista Jovens - 4° Trimestre de 2018 - Tema: O vento sopra onde quer – O Ensino Bíblico do Espírito Santo e sua operação na vida da Igreja


 Revista Jovens - 3° Trimestre de 2018 - Tema: Milagres de Jesus - A Fé Realizando o Impossível - Cpad


 Revista Jovens - 2° Trimestre de 2018 - Tema: A Igreja do Arrebatamento – O Padrão dos Tessalonicenses para estes Últimos Dias - Cpad


 Revista Jovens - 1° Trimestre de 2018 - Tema: Seu Reino Não Terá Fim: Vida e Obra de Jesus Segundo o Evangelho de Mateus - Cpad



CPAD
ANO: 2017 

  Escola Bíblica Dominical


Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14

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Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".

Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!

O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus
Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus
Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas
Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática.
Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

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