"Porque a ardente expectação da criatura espera a manifestação dos filhos de Deus.", Rm 8.19
Verdade Aplicada
Nós, como igreja e noiva do Senhor, devemos ansiar pela Sua vinda.
Objetivos da Lição
1 - Explicar o que é escatologia e o que é "os últimos dias";
2 - Mostrar que o julgamento do cristão é somente para o galardão e não para a condenação;
3 - Descrever o que vai acontecer depois da volta do Senhor.
Textos de referencia
1 Tessalonicenses 4.15-18
15 - Dizemo-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
16 - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
17 - Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.
18 - Portanto, consolai-vos uns aos outros com estas palavras
HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 17
Harpa Cristã: 25
Harpa Cristã: 334
Ore para que a Igreja brasileira se mobilize cada vez mais pela Igreja Perseguida.
A esperança e a expectativa na volta do Senhor são o alento de todo discípulos de Cristo.
O cristianismo é uma religião que se projeta para o futuro. Jesus falou diversas vezes sobre as coisas que iriam acontecer. A escatologia é uma parte de Teologia Sistemática que estuda as últimas coisas, o fim da história como a conhecemos.
O que é Escatologia?
"[Do gr. escathos, últimas coisas + logia, discurso racional] Estudo sistemático e lógico das doutrinas concernentes às últimas coisas. Compreendida como um dos capítulos da dogmática cristã, a escatologia tem por objeto os seguintes temas: Estado Intermediário, Arrebatamento da Igreja, Grande Tribulação, Milênio, Julgamento Final e o estado perfeito eterno". (Dicionário Teológico, CPAD, p.165.)
Professor deixe claro que existem diferentes escolas ou Correntes de Interpretações Escatológicas. Abaixo segue explicação detalhada sobre o assunto, que evidentemente se abordado, deve ser de forma sintética utilizando no Max. 5 min., para não prejudicar o roteiro didático cuidadosamente montado pelo nosso comentarista.
Quais são as Escolas ou Correntes de Interpretações Escatológicas?
1.Futurista.
Esta corrente de interpretação por ser a mais adequada à realidade das profecias sobre os últimos tempos, entende-se que: Maior parte das profecias ainda vai se cumprir começando com o arrebatamento da Igreja e demais fatos subsequentes.
O que os Futuristas dizem sobre a ocasião do arrebatamento da Igreja ?
Sobre a ocasião do arrebatamento da Igreja, os Futuristas se dividem em três outras correntes:
a) Pré-tribulacionista. São aqueles Futuristas que afirma que o Senhor Jesus arrebatará sua Igreja antes da Grande Tribulação de sete anos (Jo 14.1-3; 1 Ts 4-5).
b) Midi-tribulacionistas. Ou Meso-Tribulacionistas são aqueles Futuristas que afirmam que a Igreja será arrebatada no meio da tribulação.
c) Pós-tribulacionistas. São aqueles Futuristas que acreditam que a Igreja vai passar pela Grande Tribulação. No entanto, esse ensino não tem base sólida na Palavra de Deus, Paulo ensina que devemos "[...] esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura" (1 Ts 1.10) o que dizer de Ap 3:10 "Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra". (Particularmente não creio que a Igreja passará por aflições, concordo que o proposito da grande tribulação não é preparar a igreja para estar com Cristo, mas, preparar Israel para a restauração do plano de Deus).
O que os Futuristas dizem sobre o Milênio ?
Referente ao Milênio os Futuristas são da corrente Pré-milenista: Essa corrente conclui que a vinda de Cristo ocorrerá Antes do milênio, quando Cristo virá reinar sobre a terra por um período de mil anos. Em Apocalipse 20 a bíblia fala sobre este reinado milenial de Cristo, onde Jesus Cristo estabelecerá um governo teocrático com a presença pessoal e reinando como Rei.
2. Histórica.
Considera que o Apocalipse é um livro histórico, cujos fatos já se cumpriram na sua maior parte. Mas tal entendimento não corresponde à
realidade bíblica.
realidade bíblica.
3.Preterista.
Os preteristas entendem que o Apocalipse já se cumpriu totalmente na época do Império Romano, incluindo a destruição de Jerusalém, no ano 70 a.C. Entretanto, as profecias bíblicas sobre os fins dos tempos indicam que diversos eventos escatológicos ainda não se cumpriram, como o Arrebatamento da Igreja (1 Ts 4.17), a Grande Tribulação ou "a hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo" (Ap 3.10), a Vinda de Cristo em glória (Mt 16.27) e o milênio (Ap 20.2-5).
4. Simbolista.
É também chamada de interpretação idealista ou espiritualista. Tudo é "espiritualizado", simbólico; nada é histórico, mas apenas uma alegoria da luta entre o bem e o mal. Nessa linha de pensamento, há o ensino:
a) amilenista, segundo o qual não haverá um período literal de mil anos para o reinado de Cristo. Ensinam que a Igreja está vivendo um milênio simbólico. (Particularmente vejo na bíblia referências que indicam que o milênio será literal e ocorrerá de fato, leia Ap 20.2-5; Hc 2.14).
b) pós-milenistas. que pregam que Jesus só voltará depois do milênio. Os textos bíblicos, porém, indicam uma ordem diferente dos acontecimentos escatológicos. A ressurreição dos mortos salvos ocorrerá na vinda de Cristo (1 Ts 4.13-17). A volta de Jesus é tão literal quanto o foi a sua Ascensão (cf. At 1.9,11).
Os preteristas entendem que o Apocalipse já se cumpriu totalmente na época do Império Romano, incluindo a destruição de Jerusalém, no ano 70 a.C. Entretanto, as profecias bíblicas sobre os fins dos tempos indicam que diversos eventos escatológicos ainda não se cumpriram, como o Arrebatamento da Igreja (1 Ts 4.17), a Grande Tribulação ou "a hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo" (Ap 3.10), a Vinda de Cristo em glória (Mt 16.27) e o milênio (Ap 20.2-5).
4. Simbolista.
É também chamada de interpretação idealista ou espiritualista. Tudo é "espiritualizado", simbólico; nada é histórico, mas apenas uma alegoria da luta entre o bem e o mal. Nessa linha de pensamento, há o ensino:
a) amilenista, segundo o qual não haverá um período literal de mil anos para o reinado de Cristo. Ensinam que a Igreja está vivendo um milênio simbólico. (Particularmente vejo na bíblia referências que indicam que o milênio será literal e ocorrerá de fato, leia Ap 20.2-5; Hc 2.14).
b) pós-milenistas. que pregam que Jesus só voltará depois do milênio. Os textos bíblicos, porém, indicam uma ordem diferente dos acontecimentos escatológicos. A ressurreição dos mortos salvos ocorrerá na vinda de Cristo (1 Ts 4.13-17). A volta de Jesus é tão literal quanto o foi a sua Ascensão (cf. At 1.9,11).
1.1. Os últimos dias
Quando o Espírito Santo desceu sobre os cristãos no dia de Pentecostes, Pedro, citando o profeta Joel, identificou seu tempo como os "últimos dias" por estar se cumprindo a profecia (At 2.17). Para os profetas, "os últimos dias" foi uma expressão para designar o tempo do Reino de Deus, a era messiânica. Nos quais, o domínio de Deus será estabelecido em toda a terra, todas as nações adorarão o Deus de Israel e a paz prevalecerá sobre todos os homens (Is 2.2-4). Será o tempo quando Israel será salvo sob o sagrado domínio de Davi, seu rei (Os 3.5). Pedro reinterpreta Joel, ao afirmar que a outorga do Espírito também pertence aos últimos dias. E, ao fazer isso, ele também reinterpreta o próprio significado dos últimos dias; separa os últimos dias do Dia do Senhor e os coloca no âmbito da história. Os últimos dias chegaram. Os últimos dias são os dias do Espírito, que agora foi outorgado. No sentido real da palavra, a era messiânica chegou, a salvação escatológica está presente. Contudo, o Dia do Senhor permanece como um evento futuro.
1.2. A esperança da Igreja
A vinda do Senhor nos é apresentada como a grande esperança da Igreja. Nem a morte, nem a conversão do mundo são a "esperança" do cristão, segundo as Escrituras, mas, sim, a volta do Senhor ( At 23.6; Rm 8.24-25; Gl 5.5; Tt 2.13; 1Pe 1.3; 2Pe 3.9-13). É na vinda do Senhor que a Igreja tem sua vitória suprema.
A vinda do Senhor nos é apresentada como a grande esperança da Igreja.
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;(Tito 2:13)
"Se só nesta vida esperarmos em Cristo, somos os mais miseráveis de todos os homens" (1Co 15:19).
"Na casa do meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar. E se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" (Jo 14:2,3).
Paulo ressalta dois aspectos da vida cristã, que devem ser enfatizados hoje. Devemos viver "neste presente século [...], aguardando a bem-aventurada esperança". Os dois aspectos: viver e aguardar a esperança - são essenciais para nossa sanidade cristã, nessa era maligna.
A vida é suportável, porque vivemos com Deus, procurando edificar seu reino com os dons que Ele nos deu. E é esse mesmo reino que esperamos, ansiosamente.
Enquanto vivemos e aguardamos, temos a expectativa de três grandes benefícios do retorno de Cristo:
(1) A presença pessoal de Cristo. Nós ansiamos por estar com Ele.
(2) A redenção de nossa natureza pecaminosa, nós esperamos o fim da batalha contra o pecado e nossa perfeição em Cristo
(3) A restauração da criação, nós esperamos o governo total da graça, quando a imagem de Deus estiver nas pessoas de uma forma plena, e quando a ordem criada for restaurada
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - ARC - CPAD - 2009 - 4 Edição)
Quando o Espírito Santo desceu sobre os cristãos no dia de Pentecostes, Pedro, citando o profeta Joel, identificou seu tempo como os "últimos dias" por estar se cumprindo a profecia (At 2.17). Para os profetas, "os últimos dias" foi uma expressão para designar o tempo do Reino de Deus, a era messiânica. Nos quais, o domínio de Deus será estabelecido em toda a terra, todas as nações adorarão o Deus de Israel e a paz prevalecerá sobre todos os homens (Is 2.2-4). Será o tempo quando Israel será salvo sob o sagrado domínio de Davi, seu rei (Os 3.5). Pedro reinterpreta Joel, ao afirmar que a outorga do Espírito também pertence aos últimos dias. E, ao fazer isso, ele também reinterpreta o próprio significado dos últimos dias; separa os últimos dias do Dia do Senhor e os coloca no âmbito da história. Os últimos dias chegaram. Os últimos dias são os dias do Espírito, que agora foi outorgado. No sentido real da palavra, a era messiânica chegou, a salvação escatológica está presente. Contudo, o Dia do Senhor permanece como um evento futuro.
A vinda do Senhor nos é apresentada como a grande esperança da Igreja. Nem a morte, nem a conversão do mundo são a "esperança" do cristão, segundo as Escrituras, mas, sim, a volta do Senhor ( At 23.6; Rm 8.24-25; Gl 5.5; Tt 2.13; 1Pe 1.3; 2Pe 3.9-13). É na vinda do Senhor que a Igreja tem sua vitória suprema.
A vinda do Senhor nos é apresentada como a grande esperança da Igreja.
Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo;(Tito 2:13)
"Se só nesta vida esperarmos em Cristo, somos os mais miseráveis de todos os homens" (1Co 15:19).
"Na casa do meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito: vou preparar-vos lugar. E se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também" (Jo 14:2,3).
Paulo ressalta dois aspectos da vida cristã, que devem ser enfatizados hoje. Devemos viver "neste presente século [...], aguardando a bem-aventurada esperança". Os dois aspectos: viver e aguardar a esperança - são essenciais para nossa sanidade cristã, nessa era maligna.
A vida é suportável, porque vivemos com Deus, procurando edificar seu reino com os dons que Ele nos deu. E é esse mesmo reino que esperamos, ansiosamente.
Enquanto vivemos e aguardamos, temos a expectativa de três grandes benefícios do retorno de Cristo:
(1) A presença pessoal de Cristo. Nós ansiamos por estar com Ele.
(2) A redenção de nossa natureza pecaminosa, nós esperamos o fim da batalha contra o pecado e nossa perfeição em Cristo
(3) A restauração da criação, nós esperamos o governo total da graça, quando a imagem de Deus estiver nas pessoas de uma forma plena, e quando a ordem criada for restaurada
(Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal - ARC - CPAD - 2009 - 4 Edição)
É o que ocorrerá com os discípulos de Cristo que estiverem vivos por ocasião da segunda vinda do Senhor (1Ts 4.17). Será repentino, ao soar da trombeta de Deus (1Co 15.52; Ts 4.16). Somente os que estiverem em Cristo serão arrebatados, os quais não passarão pela morte física (1Co 15.51). Então haverá um grande encontro nas nuvens entre os que irão ressuscitar, os arrebatados e o Senhor. Como o arrebatamento precede a tribulação, portanto, ele é iminente. É nele que os corpos naturais se transformarão em corpos espirituais, semelhante ao corpo do Cristo ressurreto (1Co 15.44). O arrebatamento ser o propósito de "buscar" os seus, julgar e galardoar, e livrar do juízo vindouro que cairá sobre o mundo durante a tribulação.
É o que ocorrerá com os discípulos de Cristo que estiverem vivos por ocasião da segunda vinda do Senhor (ITs 4.17). Será repentino, ao soar a trombeta de Deus (ICo 15.52; ITs 4.16). Somente os que estiverem em Cristo serão arrebatados, os quais não passarão pela morte física (ICo 15.51).
Nota:
1 - Arrebatamento da Igreja será invisível para o mundo (para os infiéis, para os ímpios, inclusive para Israel). No tópico 3 veremos detalhes deste acontecimento.
O retorno do Senhor Jesus desencadeará outros acontecimentos escatológicos. Os discípulos de Cristo estarão para sempre com o Senhor, porém serão submetidos a julgamentos diante de Sua presença (Rm 14.10-12; 1Co 3.12-15; 2Co 5.10).O retorno do Senhor Jesus Cristo desencadeará outros acontecimentos escatológicos.
veja quadro abaixo:
A Bíblia afirma que existem duas ressurreições distintas: a "Primeira Ressurreição" (Ap 20.5) é aquela pela qual o cristão que dorme no Senhor passará (1Ts 4.16). Este ressuscitará com corpo transformado (1Co 15.51-52), para viver eternamente com o Senhor. Entretanto, a "Segunda Ressurreição" é aquela que passará os ímpios que não alcançaram a salvação (Ap 20.13-15).
A Bíblia afirma que existem duas ressurreições distintas:
A "Primeira Ressurreição" (Ap 20.5) é aquela pela qual o cristão que dorme no Senhor passará (ITs 4.16). Este ressuscitará com o corpo transformado (ICo 15.51-52), para viver eternamente com o Senhor. Entretanto, a "Segunda Ressurreição"é aquela que passará os ímpios que não alcançaram a salvação (Ap 20.13-15).
Ressurreição dos Mortos
Amados, quanto a ressurreição dos mortos, haverá duas ressurreição, a saber:
Primeira Ressurreição: Só para os cristãos fiéis que partiram no Senhor e que serão ressuscitados (1 Ts 4:14) no dia da volta de Jesus na primeira fase, ou seja, no dia do arrebatamento da Igreja. Durante a grande tribulação haverá conversão e reconciliação de crentes que não foram arrebatados, estes farão parte do grupo de "mártires" e estes também farão parte desta primeira ressurreição.
Segunda Ressurreição: Os mortos sem Jesus Cristo, ou seja, os ímpios serão ressuscitados após o milênio (Ap 20:5,6). Tem um espaço enorme de tempo entre a primeira e segunda ressurreição, Este mortos são os ímpios que ressuscitarão para vergonha e desprezo eterno (Dn 12:2), ressurgirão para o julgamento no trono branco. A própria Bíblia enfatiza que a primeira ressurreição é para o bem aventurado, os santos que reinarão com Cristo no milênio, em Apocalipse 20:6 diz "Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com Ele mil anos". Os textos mencionados acima faz a distinção clara entre a ressurreição entre justos e ímpios.
Cristo virá para julgar as obras dos cristãos e outorgar galardões. O cristão não será julgado com relação aos seus pecados (Jo 5.24); eles serão julgados na pessoa e na obra de Jesus (Is 53.5-6; 2Co 5.21). O cristão não será chamado a prestar contas deles quando Cristo voltar, mas somente de como utilizou seus talentos (Mt 25.14-30) as minas (Lc 19.11-27), e as oportunidades (Mt 20.1-16) que lhe foram confiadas. Paulo indica que, embora sejamos salvos pela graça, somos salvos para as boas obras (Ef 2.8-10).
Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (João 5:24)
Enquanto a Grande Tribulação acontece na terra; no céu, os santos estarão recebendo a recompensa por aquilo que cada um fez em vida pela causa do evangelho (l Co 3.12-15; Ap 22.12). É o chamado Tribunal de Cristo (2 Co 5.10), a premiação dos salvos. Não se trata de um julgamento para a salvação ou condenação. Todos os presentes já são salvos em Jesus, visto que a salvação é pela graça; aqui se trata de mais uma bênção aos salvos. Em seguida, virá a festa das bodas do Cordeiro (Ap 10.9), o grande banquete que celebrará a união de Cristo com a sua Igreja.
2.3. O galardão
A palavra galardão vem do grego e significa: "salário pago por um trabalho" ou "recompensa, fruto natural do trabalho árduo e esforçado". As Escrituras falam de diversas coisas que levam a um galardão. Como despenseiros dos mistérios de Deus (1Co 4.1-5), o cristão tem que prestar contas dessa tarefa. Aqueles que forem fieis no uso dos talentos, das minas, como administradores de seus bens, serão recompensados segundo a maneira como utilizaram os mesmos. Certamente, não devemos fazer a obra pensando nas recompensas, entretanto, sabemos que tudo que fazemos não passa desapercebido aos olhos de Deus. Poi o nosso trabalho no Senhor não é vão (1Co 15.58).
3. A vinda do Senhor
São consideradas duas vindas de Cristo: a primeira, no Seu ministério terreno, no qual Ele se fez carne (Jo 1.14), e a segunda acontecerá em duas partes: que se caracterizam como arrebatamento da Igreja e no julgamento das nações.
3.1. Característica da segunda Vinda
A volta de Cristo é dividida em duas partes. A primeira parte é caracterizada com a vinda do Senhor nos ares. A declaração mais clara encontra-se em 1Tessalonicenses 4.16, onde lemos que Cristo descerá do céu e os mortos ressuscitarão e os cristãos serão arrebatados para um encontro com Ele nos ares. A primeira parte da Segunda Vinda pode acontecer a qualquer momento (Mt 24.27). A segunda parta da Vinda do Senhor será quando Ele descer sobre o monte das Oliveiras (Zc 14.4-5), esta será visível (Ap 1.7). Enquanto que a primeira é invisível ao mundo, neste momento, a Igreja, já transformada, volta com Ele para reinar por mil anos. Jesus vence o Anticristo e aprisiona Satanás, restaura a natureza a sua condição original e cumpre as promessas feitas a Israel.
3.2. As Bodas do Cordeiro
Quando Jesus aparecer para destruir o Anticristo e suas tropas, os exércitos dos céus seguirão a Jesus, montados em cavalos brancos (que simbolizam triunfo) "e vestidos de linho fino, branco e puro" (Ap 19.14). Esse fato identifica-os com a noiva do Cordeiro (Ap 19.7-9). Isto significa que já estiveram no céu e já estão plenamente vestido da "justiça dos santos" (Ap 19.8). Esse fato também deixa subentendido que aqueles atos de justiça já estão completos, e que os cristãos foram ressuscitados, transformados e levados ao céu. Ficando subentendido, também, que já tinham comparecido diante do Tribunal de Cristo (2Co 5.10). Que tempo de alegria e deleite aquelas bodas serão!
A expressão "bodas" significa casamento ou núpcias. A bem-aventurança do reino do Messias é representada pela figura de uma festa nupcial. (revista do professor)
I - AS BODAS DO CORDEIRO
1. O que será? Será o encontro glorioso, já nos céus, entre Cristo e sua Igreja amada:"Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do cordeiro, e já a sua esposa se aprontou"(Ap 19:7).Os chamados "casamentos do século" nem de longe podem comparar-se às Bodas do Cordeiro. Jesus previu esse acontecimento:"E eu vos destino o Reino, como meu Pai mo destinou, para que comais e bebais à minha mesa no meu Reino"(Lc 22:29,30). Na visão do Apocalipse, João teve o privilégio de registrar o anúncio do grande acontecimento, que marcará para sempre a união entre Cristo e sua Igreja.
2. Quem poderá participar destas bodas? Todos os salvos em Jesus Cristo. João viu a multidão incalculável de remidos por Cristo que estarão com Ele nos céus (Ap 5:11). A Noiva do cordeiro (a Igreja) é composta dos cristãos verdadeiros e dos crentes de todas as épocas (Lições CPAD Jovens e Adultos » 2016 » 1º Trim.)
“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou” (Ap 19.7).
Professor, nesse tópico seria interessante explicar que somos a noiva de Jesus, já considerada como esposa devido ao compromisso que temos com o Senhor. Vejam:
Por que as palavras “esposo” e “esposa”? No Oriente, o noivado é tão sério quanto o casamento. Na história bíblica a mulher comprometida em noivado era chamada esposa e, apesar de não estar unida fisicamente ao noivo, ela estava obrigada à mesma fidelidade como se estivesse casada (Gn 29.21; Dt 22.23,24; Mt 1.18,19). A Igreja é a esposa de Cristo porque está comprometida com Ele (Ap 19.7; 21.9; 22.17). (Lições CPAD Jovens e Adultos » 1998 » 3º Trim.)
O relacionamento entre o noivo e a noiva é baseado primeiramente no amor que ambos sentem um pelo outro (Ct 8.7). Eles sentem desejo de
estarem juntos e sonham pelo grande dia do casamento. (Revista do professor, EBD BETEL, 2018)
O Espírito Santo tem um papel primordial no preparo da noiva:
O Espírito e a noiva dizem: Vem! E quem ouve, diga: Vem! Se alguém tem sede, venha! E quem quiser, receba de graça a água da vida!» Apoc. 22,17
3.3. A Igreja e o milênio
Apocalipse 20.1-3 e os versículos do 7-10 tratam da condenação de Satanás. Ficará preso no abismo durante mil anos.
Depois, será solto por um pouco de tempo, antes de seu castigo eterno no lago de fogo. Entre esses dois eventos, a Bíblia fala em Apocalipse 20.4-6 daqueles que são sacerdotes de Deus e de Cristo, e que reinam com Ele durante mil anos. Durante esse reino, haverá o cumprimento de muitas profecias. Em Apocalipse 20.4 trata de dois grupos de pessoas. O primeiro assentava-se em tronos para julgar. A mensagem para todas as igrejas (Ap 3.21-22) indica que são os crentes provenientes da Era da Igreja, que permanecem fies, sendo vencedores (Ap 2.26-27; 3.21; 1Jo 5.4). Entre eles, conforme a promessa de Jesus, estão os doze apóstolos, julgando (governando) as doze tribos de Israel (Lc 22.30). Além dos vencedores provenientes da Era da Igreja, João viu "almas", ou seja, pessoas que teriam sido martirizadas durante a Grande Tribulação (Ap 6.9-11; 12.17). Esses dois grupos ficam juntos para reinarem com Cristo durante os mil anos. Será um período de paz e de bênçãos, durante o qual prevalecerá a justiça (Is 2.2-4; Mq 4.3-5; Zc 9.10).
"A palavra 'milênio' vem dos termos latinos mille('mil') e annum('ano'). A palavra grega Chilias, que também significa 'mil', aparece por seis vezes em Apocalipse 20, definindo à duração do Reino de Cristo antes da destruição do velho céu e da velha terra. O Milênio, portanto, refere-se aos mil anos do futuro Reino de Cristo sobre a terra que virá imediatamente antes da eternidade. Durante o Milênio, Cristo reinará no tempo e no espaço"" (LAHAVE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica,1.ed.Rio de Janeiro: CPAD,2008.pp.316)
"O Milênio será um tempo de controle tanto político como espiritual. Politicamente, ele será universal (Dn 2:35), discricionário (Is 11:4) e caracterizado pela retidão e justiça. Será zeloso para com os pobres (Is 11:3-5), mas trará recriminação e juízo para quem transgredir as ordenanças do Messias (Sl 2:10-12). Este reino literal de Cristo sobre a terra também terá características espirituais. Acima de tudo, será um reino de justiça, onde Cristo será o Rei e governará com absoluta retidão (Is 23:1). Será também um tempo em que se manifestará a plenitude do Espírito e a santidade de Deus (Is 11:2-5)" (LAHAYE, Tim. Enciclopedia Popular de Profecia Bíblica,1.ed.Rio de Janeiro:CPAD,2008,pp.318)
Vídeo aulas
CONCLUSÃO
Que a nossa esperança seja viva e nossa expectativa contagiante! Jesus Cristo voltará para nos livrar da morte e nos levar para Sua presença eternamente. Maranata! Ora vem, Senhor Jesus.
Questionário
1. Qual é a grande esperança da Igreja ?
R: A vinda do Senhor (Tt 2.13).
2. Onde foram julgados nossos pecados ?
R: Na pessoa e na obra de Jesus (Is 53.5-6,10; 2Co 5.21).
3. Como despenseiro dos ministérios de Deus, o que o cristão tem que fazer ?
R: Tem que prestar contas dessa tarefa (1Co 4.1-5).
4. Quando foi a primeira vinda de Cristo ?
R: No Seu ministério terreno, quando Ele se fez carne (Jo 1.14).
5. Do que Apocalipse 20.1-3 e os versículos do 7-10 tratam ?
R: Da condenação de Satanás (Ap 20.1-3,7-10).
Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE
Slides:
Fontes:
Slides: www.revistaebd.com
ebd-betel.blogspot.com
Videos aulas: you tube com vários professores.
Betel.
A palavra galardão vem do grego e significa: "salário pago por um trabalho" ou "recompensa, fruto natural do trabalho árduo e esforçado". As Escrituras falam de diversas coisas que levam a um galardão. Como despenseiros dos mistérios de Deus (1Co 4.1-5), o cristão tem que prestar contas dessa tarefa. Aqueles que forem fieis no uso dos talentos, das minas, como administradores de seus bens, serão recompensados segundo a maneira como utilizaram os mesmos. Certamente, não devemos fazer a obra pensando nas recompensas, entretanto, sabemos que tudo que fazemos não passa desapercebido aos olhos de Deus. Poi o nosso trabalho no Senhor não é vão (1Co 15.58).
São consideradas duas vindas de Cristo: a primeira, no Seu ministério terreno, no qual Ele se fez carne (Jo 1.14), e a segunda acontecerá em duas partes: que se caracterizam como arrebatamento da Igreja e no julgamento das nações.
A volta de Cristo é dividida em duas partes. A primeira parte é caracterizada com a vinda do Senhor nos ares. A declaração mais clara encontra-se em 1Tessalonicenses 4.16, onde lemos que Cristo descerá do céu e os mortos ressuscitarão e os cristãos serão arrebatados para um encontro com Ele nos ares. A primeira parte da Segunda Vinda pode acontecer a qualquer momento (Mt 24.27). A segunda parta da Vinda do Senhor será quando Ele descer sobre o monte das Oliveiras (Zc 14.4-5), esta será visível (Ap 1.7). Enquanto que a primeira é invisível ao mundo, neste momento, a Igreja, já transformada, volta com Ele para reinar por mil anos. Jesus vence o Anticristo e aprisiona Satanás, restaura a natureza a sua condição original e cumpre as promessas feitas a Israel.
Quando Jesus aparecer para destruir o Anticristo e suas tropas, os exércitos dos céus seguirão a Jesus, montados em cavalos brancos (que simbolizam triunfo) "e vestidos de linho fino, branco e puro" (Ap 19.14). Esse fato identifica-os com a noiva do Cordeiro (Ap 19.7-9). Isto significa que já estiveram no céu e já estão plenamente vestido da "justiça dos santos" (Ap 19.8). Esse fato também deixa subentendido que aqueles atos de justiça já estão completos, e que os cristãos foram ressuscitados, transformados e levados ao céu. Ficando subentendido, também, que já tinham comparecido diante do Tribunal de Cristo (2Co 5.10). Que tempo de alegria e deleite aquelas bodas serão!
A expressão "bodas" significa casamento ou núpcias. A bem-aventurança do reino do Messias é representada pela figura de uma festa nupcial. (revista do professor)
I - AS BODAS DO CORDEIRO
1. O que será? Será o encontro glorioso, já nos céus, entre Cristo e sua Igreja amada:"Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do cordeiro, e já a sua esposa se aprontou"(Ap 19:7).Os chamados "casamentos do século" nem de longe podem comparar-se às Bodas do Cordeiro. Jesus previu esse acontecimento:"E eu vos destino o Reino, como meu Pai mo destinou, para que comais e bebais à minha mesa no meu Reino"(Lc 22:29,30). Na visão do Apocalipse, João teve o privilégio de registrar o anúncio do grande acontecimento, que marcará para sempre a união entre Cristo e sua Igreja.
2. Quem poderá participar destas bodas? Todos os salvos em Jesus Cristo. João viu a multidão incalculável de remidos por Cristo que estarão com Ele nos céus (Ap 5:11). A Noiva do cordeiro (a Igreja) é composta dos cristãos verdadeiros e dos crentes de todas as épocas (Lições CPAD Jovens e Adultos » 2016 » 1º Trim.)
“Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória, porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou” (Ap 19.7).
Professor, nesse tópico seria interessante explicar que somos a noiva de Jesus, já considerada como esposa devido ao compromisso que temos com o Senhor. Vejam:
Por que as palavras “esposo” e “esposa”? No Oriente, o noivado é tão sério quanto o casamento. Na história bíblica a mulher comprometida em noivado era chamada esposa e, apesar de não estar unida fisicamente ao noivo, ela estava obrigada à mesma fidelidade como se estivesse casada (Gn 29.21; Dt 22.23,24; Mt 1.18,19). A Igreja é a esposa de Cristo porque está comprometida com Ele (Ap 19.7; 21.9; 22.17). (Lições CPAD Jovens e Adultos » 1998 » 3º Trim.)
O relacionamento entre o noivo e a noiva é baseado primeiramente no amor que ambos sentem um pelo outro (Ct 8.7). Eles sentem desejo de
estarem juntos e sonham pelo grande dia do casamento. (Revista do professor, EBD BETEL, 2018)
O Espírito Santo tem um papel primordial no preparo da noiva:
O Espírito e a noiva dizem: Vem! E quem ouve, diga: Vem! Se alguém tem sede, venha! E quem quiser, receba de graça a água da vida!» Apoc. 22,17
Apocalipse 20.1-3 e os versículos do 7-10 tratam da condenação de Satanás. Ficará preso no abismo durante mil anos.
Depois, será solto por um pouco de tempo, antes de seu castigo eterno no lago de fogo. Entre esses dois eventos, a Bíblia fala em Apocalipse 20.4-6 daqueles que são sacerdotes de Deus e de Cristo, e que reinam com Ele durante mil anos. Durante esse reino, haverá o cumprimento de muitas profecias. Em Apocalipse 20.4 trata de dois grupos de pessoas. O primeiro assentava-se em tronos para julgar. A mensagem para todas as igrejas (Ap 3.21-22) indica que são os crentes provenientes da Era da Igreja, que permanecem fies, sendo vencedores (Ap 2.26-27; 3.21; 1Jo 5.4). Entre eles, conforme a promessa de Jesus, estão os doze apóstolos, julgando (governando) as doze tribos de Israel (Lc 22.30). Além dos vencedores provenientes da Era da Igreja, João viu "almas", ou seja, pessoas que teriam sido martirizadas durante a Grande Tribulação (Ap 6.9-11; 12.17). Esses dois grupos ficam juntos para reinarem com Cristo durante os mil anos. Será um período de paz e de bênçãos, durante o qual prevalecerá a justiça (Is 2.2-4; Mq 4.3-5; Zc 9.10).
"A palavra 'milênio' vem dos termos latinos mille('mil') e annum('ano'). A palavra grega Chilias, que também significa 'mil', aparece por seis vezes em Apocalipse 20, definindo à duração do Reino de Cristo antes da destruição do velho céu e da velha terra. O Milênio, portanto, refere-se aos mil anos do futuro Reino de Cristo sobre a terra que virá imediatamente antes da eternidade. Durante o Milênio, Cristo reinará no tempo e no espaço"" (LAHAVE, Tim. Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica,1.ed.Rio de Janeiro: CPAD,2008.pp.316)
"O Milênio será um tempo de controle tanto político como espiritual. Politicamente, ele será universal (Dn 2:35), discricionário (Is 11:4) e caracterizado pela retidão e justiça. Será zeloso para com os pobres (Is 11:3-5), mas trará recriminação e juízo para quem transgredir as ordenanças do Messias (Sl 2:10-12). Este reino literal de Cristo sobre a terra também terá características espirituais. Acima de tudo, será um reino de justiça, onde Cristo será o Rei e governará com absoluta retidão (Is 23:1). Será também um tempo em que se manifestará a plenitude do Espírito e a santidade de Deus (Is 11:2-5)" (LAHAYE, Tim. Enciclopedia Popular de Profecia Bíblica,1.ed.Rio de Janeiro:CPAD,2008,pp.318)
Vídeo aulas
Que a nossa esperança seja viva e nossa expectativa contagiante! Jesus Cristo voltará para nos livrar da morte e nos levar para Sua presença eternamente. Maranata! Ora vem, Senhor Jesus.
Questionário
1. Qual é a grande esperança da Igreja ?
R: A vinda do Senhor (Tt 2.13).
2. Onde foram julgados nossos pecados ?
R: Na pessoa e na obra de Jesus (Is 53.5-6,10; 2Co 5.21).
3. Como despenseiro dos ministérios de Deus, o que o cristão tem que fazer ?
R: Tem que prestar contas dessa tarefa (1Co 4.1-5).
4. Quando foi a primeira vinda de Cristo ?
R: No Seu ministério terreno, quando Ele se fez carne (Jo 1.14).
5. Do que Apocalipse 20.1-3 e os versículos do 7-10 tratam ?
R: Da condenação de Satanás (Ap 20.1-3,7-10).
Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE
Fontes:
Slides: www.revistaebd.com
ebd-betel.blogspot.com
Videos aulas: you tube com vários professores.
Betel.
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Adultos: Betel Dominical 2º Trimestre de 2019
- Tema: Igreja, povo escolhido e nomeado por Deus. A relevância de conhecermos sua origem, propósito, fundamento, história e missão
Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos
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"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".
Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus
Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus
Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas
Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática
Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus
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volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
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Filipenses 3:13,14
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)
"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
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Aleluia!
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas
4. Pôr em prática
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
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