7 de junho de 2019

Lição 10: Provérbios, um livro de sabedoria - Jovens: Conectar+ 2º Trimestre de 2019 - Betel

TEXTO DE REFERÊNCIA
Provérbios 1.1-7
1 Estes são os provérbios de Salomão, filho de Davi, rei de Israel.
2 Eles ajudarão a experimentar a sabedoria e a disciplina; a compreender as palavras que dão entendimento;
3 a viver com disciplina e sensatez, fazendo o que é justo, direito e correto;
4 ajudarão a dar prudência aos inexperientes e conhecimento e bom senso aos jovens.
5 Se o sábio der ouvidos, aumentará seu conhecimento, e quem tem discernimento obterá orientação
6 para compreender provérbios e parábolas, ditados e enigmas dos sábios.
7 O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e a disciplina. 



VERSÍCULO DO DIA
Provérbios 9.10
O temor do Senhor é o princípio da sabedoria, e o conhecimento do Santo é entendimento. 


OBJETIVOS DA LIÇÃO
Compreender o significado de sabedoria;
Entender que o livro de provérbios é um manual para vivenciarmos a sabedoria;
Buscar a sabedoria em todo tempo.




Através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.



Para impactar
A sabedoria de Deus em nossa vida faz com que nos tornemos pessoas que acertamos mais, que amamos mais e que vivenciamos mais o poder do Senhor em nossa vida.



Introdução
O livro de Provérbios é um manual de instruções concernente à sabedoria de Deus e como o homem pode adquiri-la. A humanidade precisa de mais pessoas que ajam segundo a sabedoria do Senhor, e assim tomem decisões mais assertivas.


Enquanto o livro dos Salmos é para uma vida devocional, o de Provérbios é para a vida diária. Provérbios dá sugestões práticas para uma vida eficaz.



Este livro não só é uma coleção de ditos caseiros, antes, contém conselhos espirituais profundos extraídos da experiência. Um provérbio é uma frase curta e sábia, fácil de aprender e chama uma pessoa a atuar. Não argumenta sobre critérios espirituais nem morais básicos, supõe que já os temos. O livro de Provérbios se enfoca em Deus (caráter, obras e bênçãos) e nos diz como viver em relação íntima com Deus.


Ponto Chave
“O Senhor não retém sua sabedoria como algo indivisível, pelo contrário, Ele a usa como forma de conselho para ajudar e beneficiar o homem que busca sabedoria divina."


1. ENTENDENDO A SABEDORIA
Definição de sabedoria: qualidade de pessoa sábia, que tem grande conhecimento, um erudito, domínio sobre determinados assuntos.


Há na Bíblia várias orientações de como alcançar um coração sábio e entendido. A sabedoria pode nos poupar de grandes dores desnecessárias e nos ajuda a fazer as melhores escolhas em nossa vida.

“Se você deixa o machado perder o corte e não o afia, terá de trabalhar muito mais. É mais inteligente planejar antes de agir” (Ec 10:10 NTLH).



1.1 A sabedoria de Deus
A sabedoria humana é muito importante para o desenvolvimento da sociedade, porém essa sabedoria, apesar de muito útil, não é infalível e nem perfeita. O conhecimento pleno sobre algum assunto faz com que pessoas se destaquem no meio em que estão inseridas, mas isso não significa que não haverá erros e nem alterações diante do conhecimento humano que é totalmente mutável.
A Sabedoria de Deus é diferente da sabedoria humana, pois o Senhor tem pleno conhecimento sobre todas as coisas. Podemos tratar o Senhor como detentor de toda sabedoria e de todo conhecimento pleno em todos os âmbito imagináveis e inimagináveis.
"Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca é que vem o conhecimento e o entendimento.", Pv 2.6

Pois o Senhor é quem dá sabedoria; de sua boca procedem o conhecimento e o discernimento. Pv 2.6

Encontramos e sempre encontraremos na história da humanidade, pessoas acima da média no que diz respeito a “conhecimento”, “cultura” e “quociente de inteligência”. Poderíamos aqui citar um número muito grande dos chamados “ilustres acadêmicos” de todas as áreas das ciências humanas! Porém, há uma “sabedoria” um “conhecimento”, que foge ao campo das especulações e capacidade de compreensão humana!

Isto é a “inteligência divina”, ou seja, algo que vem direto de Deus para a pessoa através do Espírito Santo!

Esta sabedoria ou conhecimento tem um elemento específico que é sobrenatural. Independe de ser ou não intelectual ou eclético, Deus nos capacita de forma especial para grandes realizações de acordo com Sua vontade e Seus projetos para nós.



1.2. A sabedoria como conselho
"Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza.", Pv 8.14 O Senhor não retém sua sabedoria como algo indivisível, pelo contrário, Ele a usa como forma de conselho para ajudar e beneficiar o homem que busca sabedoria divina.
"Ouve o conselho, e recebe a correção, para que no fim sejas sábio.
Muitos propósitos há no coração do homem, porém o conselho do Senhor permanecerá.", Pv 19.20,21



Provérbios 8:12-16
Eu, a Sabedoria, habito com a prudência e acho a ciência dos conselhos.

O temor do SENHOR é aborrecer o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa aborreço.

Meu é o conselho e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento, minha é a fortaleza.

Por mim, reinam os reis, e os príncipes ordenam justiça.
Por mim governam os príncipes e os nobres; sim, todos os juízes da terra.

A sabedoria descreve virtudes adicionais nos versículos de Provérbios 8.12-16. Ela é prática e cheia de recursos —“acho a ciência dos conselhos” (Pv 8.12). Ela se identifica com o temor do Senhor (Pv 8.13). Ela odeia todo tipo de mal.

Harris diz que “a verdadeira piedade não é sempre afirmativa. O ensino de que o pecado é odioso é uma verdade maravilhosa e vital”. Ela é capaz — “minha é a fortaleza” (Pv 8.14) — de colocar a sabedoria em prática. A verdadeira ciência de governar vem por meio da orientação dela (Pv 8.15-16). Salomão encontrou ajuda nela para o seu reinado (1 Rs 3.5-12).



Para refletir e adorar
"A Palavra nos manterá retos na opinião, confortáveis no espírito, santos na conversão e esperançosos na expectativa". Charles Spurgeon


2. SABEDORIA PARA OS RETOS

"Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos. Escudo é para os que caminham na sinceridade.", PV 2.7


2.1. Buscando a sabedoria
Como foi visto na lição 1, o livro de Provérbios foi quase todo escrito por Salomão, mas houve ajuda de Agur e do rei Lemuel nos capítulos 30 e 31, respectivamente.
Salomão foi um grande rei, que teve um relacionamento com Deus, e quando teve a oportunidade de pedir qualquer coisas a Deus, pediu sabedoria, pois estava convicto que nada se comparava a sabedoria vinda de Deus.
"Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo?", 2 Cr 1.10

"A Sabedoria de Deus é diferente da sabedoria humana..."


2.2. Recebendo sabedoria
A escolha de Salomão em querer sabedoria foi muito acertada, por esta razão ele fala com tanta propriedade no livro de Provérbios.
"Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei,
Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.", 2 Cr 1.11,12


3. SABEDORIA É O PRINCIPAL
"A sabedoria é a coisa principal; adquire pois a sabedoria, emprega tudo o que possuis na aquisição de entendimento.", PV 4.7


3.1. O temor do Senhor
Como lido no versículo chave, o início da sabedoria de Deus em nossa vida vem diante do nosso temor ao Senhor (desejo de respeitar e engrandecer a Deus).
As pessoas que desprezam a sabedoria de Deus são consideradas como loucas.
"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução.", Pv 1.7


3.2. Bem-aventurado o sábio
"Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento;", Pv 3.13
Mas a pergunta que fica é: como adquiro a sabedoria de Deus? Primeiro tema ao Senhor e depois aprenda e viva a Palavra de Deus.
Quanto mais nos interessamos pela Palavra do Senhor, mais sábios nos tornaremos.
"Adquire sabedoria, adquire inteligência, e não te esqueças nem te apartes das palavras da minha boca.", Pv 4.5
Quando buscamos a sabedoria de Deus reconhecemos nossa incapacidade de tomarmos decisões certas, e temos prazer em ouvir os conselhos do Pai Celestial.


Conclusão.
Os livros poéticos são mais do que belas poesias, na verdade é a poderosa Palavra que demonstra a glória de um Deus vivo e soberano que acima de tudo aponta para o Cristo Todo-Poderoso. Sábio é aquele que se debruça sobre a Lei do Senhor para viver com sabedoria.


Aprendeu
1. Defina sabedoria.



2. O que Salomão pediu ao Senhor?




3. Como adquirir a sabedoria de Deus?






Lições bíblicas Betel
Ano 2019









Lições bíblicas Betel
Ano 2018






Lições bíblicas Betel
Ano 2017










Lições bíblicas Betel

Ano 2016


































Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário