12 de junho de 2019

Lição 11: A Igreja no poder do Espírito Santo: Pré - aula, Slides - Adultos: Betel


 Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
 Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
 BÍBLIA ONLINE

Texto Áureo
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16.15


Verdade Aplicada
Uma igreja que age no poder do Espírito busca em seu viver o ensino e a proclamação do Evangelho.



Objetivos da Lição

1 - Apresentar os dons ministeriais que a igreja de Antioquia possuía;
2 - Mostrar que uma igreja saudável deve agir de acordo com a tríade da saúde espiritual: ensino, comunhão e missão;
3 - Explicar a importância da atuação do Espírito para o sucesso da obra.



Textos de referencia
Atos 11.26-30
26 - E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
27 - E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.
28 - E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.
29 - E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judeia.
30 - O que eles com efeito fizeram, enviando-o aos anciãos por mão de Barnabé e de Saulo.

HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 227


Harpa Cristã: 247


Harpa Cristã: 442
Motivo de Oração
Ore pelas missões mundiais e pelos países menos evangelizados do mundo.

Introdução
O Espírito Santo deve ser o agente principal para uma igreja bem-sucedida. Como disse o apóstolo Paulo: "E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito." (Ef 5.18).


1. A igreja de Antioquia, um exemplo
A igreja de Antioquia era uma igreja ativa, que possuía em seu seio pessoas dotadas com dons ministeriais, que a tornam uma igreja exemplar para os nossos dias.

1.1. Profetas
Uma das características da igreja de Antioquia era a presença de profetas em seu meio (At 13.1). No Antigo Testamento, os profetas eram porta-vozes de Deus. Normalmente usavam expressões como "Assim diz o Senhor" ou "veio a mim a palavra do Senhor" (Is 45.1; Jr 1.13; 27.4). No Novo Testamento, o profeta falava baseado na revelação do Antigo Testamento e no testemunho dos apóstolos, edificando, fortalecendo e consolando assim a comunidade cristã (1Co 12.28-29; 14.3; Ef 4.11). A mensagem pronunciada pelo profeta hoje deve estar sempre de acordo com a revelação contida na Bíblia. João Batista (Mt 14.5; Lc 1.76) e Jesus (Mt 21.11, 46; Lc 7.16; 24.19; Jo 9.17) também foram chamados de profetas. Havia falsos profetas que mentiam, afirmando que as mensagens deles vinham de Deus (Dt 18.20; At 13.6-12; 1Jo 4.1).


1.2. Doutores
Além dos profetas, os doutores ou mestres também estavam presentes naquela igreja (At 13.1). Eles são aqueles que amam a Palavra de Deus e o povo de Deus. Eles procuram ensinar verdades divinas tanto de forma prática quanto pessoal. Eles ministram às mentes das pessoas para que possam saber como andar sabiamente na vontade de Deus (Ne 8.4-8). A tarefa de instruir e preparar os membros tem o importante dever de ensinar basicamente como: ministrar ao Senhor; ministrar uns aos outros; e ministrar ao mundo (evangelismo).

1.3. Missionários
O missionário dos dias de hoje exerce o ministério dos apóstolos da Igreja Primitiva, com a particularidade de que os apóstolos foram comissionados pelo Cristo ressuscitado. Eles que assentam os fundamentos de novas igrejas. Designam os líderes locais e os aconselham após partir e seguir adiante, ficando no local o tempo que for necessário. Eles mantêm contato com estes líderes locais e os informam sobre o que Deus está fazendo na igreja como um todo. Os apóstolos de Cristo tinham um papel especial a ser cumprido em todas as gerações. Paulo foi um dos missionários da igreja de Antioquia (At 11.25-26).

2. Uma igreja saudável
Uma igreja para seguir o caminho da saúde espiritual deve ter compromisso com o ensino, a comunhão e a missão. Somente através desses pilares, a Igreja do Senhor pode manter-se predisposta a estar de pé diante das investidas de Satanás. O Espírito Santo está envolvido com os três aspectos mencionados: João 14.26 (ensino); Atos 1.8; 13.2 (missão); e 2Coríntios 13.13 (comunhão).
2.1. Ensino
A Igreja tem a tarefa de ensinar a verdade de Deus como revelada nas Sagradas Escrituras. Ela tem, por implicação, o dever de crescer na compreensão dessa revelação. Assim a tarefa de erudição bíblica é responsabilidade da Igreja. ? Ela deve estudar tanto a revelação especial (a Bíblia) como a revelação geral (trata-se da revelação que Deus faz de si mesmo a toda a humanidade em toda parte - por exemplo: Sl 19.1-4; At 14.15-17) e as relações entre as duas. Os seminários são um meio pelo qual a igreja pode cumprir a responsabilidade de instruir. A pregação é outro meio usado pela igreja para o ensino.
2.2. Comunhão
Um dos meios pelos quais os membros da igreja são edificados é através da comunhão. O Novo Testamento fala de "koinonia", que significa, literalmente, ter ou manter todas as coisas em comum". E de fato, conforme Atos 5, os membros da Igreja Primitiva mantinham até mesmo as posses materiais em comum. O apóstolo Paulo fala de partilhar as experiências: "De maneira que se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele." (1Co 112.26). Enquanto a dor é diminuída, a alegria é aumentada através do compartilhamento. Devemos nos encorajar mutuamente e demonstrar empatia uns pelos outros. Os cristãos devem carregar os fardos uns dos outros (Gl 6.2).
2.3. Missão
O chamado para evangelizar é uma ordem do Cristo ressurreto. Tendo aceitado a Jesus como Senhor e Salvador, os discípulos se colocavam sob governo dEle e estavam obrigados a cumprir o que Ele lhes ordenasse. Ele mesmo declarou: "Se me amardes, guardareis meus mandamentos." (Jo 14.15). Os discípulos de Jesus não foram enviados para realizar a missão de evangelizar com as suas próprias forças, mas, sim, debaixo do poder do Espírito Santo. Por isso, Jesus Cristo nos comissionou como Seus agentes e prometeu o Espírito Santo como Consolador e promulgador de Seu poder.
3. A Igreja usada pelo Espírito Santo
Somente é possível uma viva relação com Cristo pela ação do Espírito Santo (Rm 8.9). No entanto, continuamente o cristão deve deixar-se ser usado por Ele através da obra e da transformação do caráter.
3.1.O Espírito Santo e o cristão
A salvação é o primeiro objetivo que o Espírito Santo procura produzir na vida de uma pessoa. O poder para uma vida e serviço santo é o Seu segundo objetivo em nós. Ele convence o não convertido (Jo 16.8-11). Produz a regeneração (Tt 3.5), liberta do poder do pecado (Rm 8.2), e dá certeza da salvação (Rm 8.16). Jesus nos prometeu que enviaria outro Consolador (Jo 14.16) e que Ele estaria conosco para sempre. Nunca estamos sozinhos em nossa caminhada, pois o Espírito Santo habita em nós.


3.2. O fruto do Espírito
O fruto do Espírito é o ideal de santificação para a vida do cristão. O apóstolo Paulo em Gálatas 5.22 elenca as virtudes na vida dos cristãos produzidas pela ação do Espírito Santo. A escolha de Paulo do termo fruto é importante quando comparado com as obras. Uma obra é algo que o homem produz por si mesmo. O homem não pode fazer o fruto. É frequente a observação de que o fruto está no singular, indicando a unidade das virtudes cristãs como ideal de vida.

3.3. Os dons do Espírito
São muitos os dons pentecostais, suas referências se encontram em Romanos 12.3-8; 1Coríntios 12.8-10; 28-30; Efésios 4.11. Dentro do propósito, limitaremos as considerações encontradas em 1Coríntios 12.8-10. Os dons podem ser classificados em: 1) dons verbais: variedades de línguas, interpretações de línguas e profecias; 2) Dons de revelação: palavra da sabedoria, palavra do conhecimento e discernimento de espíritos; 3) Dons de habilidades: dom da fé, de curas e milagres. A experiência pentecostal não ficou limitada a era dos apóstolos (At 2.39), pois trata-se de uma promessa para os últimos dias (At 2.17). Portanto, teve início no dia de Pentecostes e se estende pelo período da Igreja na terra, para cumprir a missão dada pelo Senhor, até que ele venha. Peça a Deus e se consagre para utilizar o dom que o Espírito Santo te capacitou a usar.


Conclusão
Não há como conter uma igreja movida pela ação do Espírito Santo. Aprendemos isso em 1 Tessalonicenses 1.5: "Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós.



Pré - aula:



Questionário
1. Qual era uma das características da igreja de Antioquia ?
R: A presença de profetas em seu meio (At 13.1).



2. Quem foi um dos missionários da igreja de Antioquia ?
R: Paulo (At 11.25-26).



3. O que os cristãos devem carregar ?
R: Os fardos uns dos outros (Gl 6.2).



4. O que Jesus nos prometeu ?
R: Que enviaria outro Consolador e que Ele estaria conosco para sempre (Jo 14.16).


5. O que o apóstolo Paulo elenca em Gálatas 5.22 ?
R: As virtudes na vida do cristão produzidas pela ação do Espirito Santo (Gl 5.22).



Slides: 





















Fontes:
Slides: www.revistaebd.com
Videos aulas: youtube com vários professores.
Betel.


Lições bíblicas Betel
Ano 2019



 Adultos: Betel Dominical 2º Trimestre de 2019
- Tema: Igreja, povo escolhido e nomeado por Deus. A relevância de conhecermos sua origem, propósito, fundamento, história e missão



 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Lições bíblicas Betel
Ano 2018


 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos


 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



 Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.



 Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel



 Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »




Lições bíblicas Betel
Ano 2016


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel






► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG


 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 



 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário

volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".


Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!


O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário