27 de junho de 2019

Lição 13: Conhecendo Cantares - Jovens: Conectar+ 2º Trimestre de 2019 - Betel

TEXTO DE REFERÊNCIA
Cantares  6.1-4
1 Para onde foi o seu amado, ó mais linda das mulheres? Diga-nos para onde foi o seu amado e o procuraremos junto com você!
2 O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros de especiarias, para descansar nos jardins e colher lírios.
3 Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele descansa entre os lírios.
4 Minha querida, você é linda como Tirza, bela como Jerusalém, admirável como um exército e suas bandeiras. 



VERSÍCULO DO DIA
Cantares 2.1
1 Sou uma flor de Sarom, um lírio dos vales. 



OBJETIVOS DA LIÇÃO
Conhecer o livro de Cantares;
Compreender a simbologia do livro;
Entender que Cantares incentiva o amor verdadeiro e não fingido entre um homem e uma mulher.


Para impactar
O livro de Cantares é uma poesia que narra a história de amor de Salomão e Sulamita, sua esposa. É também a representação do amor de Deus por Israel.


Introdução
Falar do livro de Cantares, é falar do amor entre homem e mulher, um amor verdadeiro, intenso e vivo, porém, em alguns momentos, assim como nos outros sessenta e cinco livros bíblicos, podemos ver em alguns versículos o apontamento para Jesus.
Tanto Cantares de Salomão como o título alternativo “O Cântico dos Cânticos” vêm do primeiro versículo do livro. O cabeçalho Cântico dos Cânticos é uma tradução literal do hebraico “shir hashirim”. Essa linguagem coloca a ênfase na qualidade superlativa — portanto o cântico é descrito como o melhor ou o mais excelente cântico.

Nas escrituras hebraicas, Cantares é o primeiro de cinco livros curtos chamados “Rolos” (Megilloth). Os outros quatro são Rute, Lamentações, Eclesiastes e Ester. Cada um desses livros era lido em um dos grandes festivais anuais judeus, sendo que Cantares era usado na época da Páscoa dos judeus.


Ponto chave
“Um homem de Deus deve respeitar a individualidade de sua amada, pois isso demonstra um verdadeiro amor."


1. COMPREENDENDO CANTARES
E disse três mil provérbios, e foram os seus cânticos mil e cinco.",1 Rs 4.32 Salomão escreveu mil e cinco cânticos, mas com certeza esse foi o que mais repercutiu na História, pois fala do amor de um homem e uma mulher, e por diversas vezes as passagens apontam para Cristo. 


O Cântico dos Cânticos que é sobre ou relaciona-se com Salomão”; segue o ponto de vista tradicional que tem sido o de considerar o Rei Salomão como o autor do Hino. Considerando que o conteúdo do livro está plenamente em harmonia com os grandes dons da sabedoria que sabemos que Salomão possuía (I Rs 4:32, 33), não temos terreno suficiente para nos desviarmos desta posição histórica.

A unidade do livro dificilmente poderia ser desafiada. Refrões semelhantes aparecem em 2:7; 3:5; 8:4; as imagens são as mesmas através de todo o livro; e os mesmos personagens aparecem repetidas vezes.


1.1 Um grande amor
O livro de cantares narra a história de amor entre Salomão e a Sulamita, mostra seus momentos de intimidade, de respeito e de cumplicidade com a amada.
Estudiosos dividem o livro de Cantares em três fazes: namoro, noivado e casamento.
Este livro deixa conselhos de como o amor entre o homem e a mulher devem ser conduzidos.
Salomão trata sua amada como amiga:
"Eis que és formosa, ó meu amor, eis que és formosa; os teus olhos são como os das pombas.", Ct 1.15 Salomão trata sua amada como alguém pura:
"Porém uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe, e a mais querida daquela que a deu à luz; viram-na as filhas e chamaram-na bem-aventurada, as rainhas e as concubinas louvaram-na.", Ct 6.9


Como você é linda, minha querida! Ah, como é linda! Seus olhos são pombas. Ct 1.15

Mas ela é única, a minha pomba, minha mulher ideal! Ela é a filha favorita de sua mãe, a predileta daquela que a deu à luz. Quando outras jovens a veem, dizem que ela é muito feliz; as rainhas e as concubinas a elogiam. Ct 6.9

O esposo retoma a palavra, elogiando novamente a notável beleza de sua esposa. Aparentemente é a resplandecente beleza dos olhos da esposa e não a sua pureza e inocência que faz o amado pensar nas pombas, pois nesta passagem é a beleza física da esposa que está sendo enfatizada. O intérprete alegórico insistirá que a beleza da esposa é um dom da graça de Deus.

Mas entre todas estas mulheres e virgens, a Sulamita se destaca pela virtude de sua beleza imaculada, tal como o rei se distingue entre dez mil (Ct 5:10). A única (ou a muito amada ou querida) de sua mãe.


1.2. Respeito pelo amor
Salomão deixa claro em Cantares o valor de se respeitar a quem se ama:
"Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o meu amor, até que queira.", Ct 2.7 Ele diz que o amor deve ser despertado por sua amada de acordo com sua vontade, respeitando tempo e espaço.
Um homem de Deus deve respeitar a individualidade de sua amada, pois isso demonstra um verdadeiro amor.
Um homem respeitador é reconhecido por sua amada:
"Eis que és formoso, ó amado meu, e também amável; o nosso leito é viçoso.", Ct 1.16


Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis nem desperteis o amor, até que ele o queira. Ct 2.7

Os sentimentos de amor podem criar intimidade que dominam a razão. Os jovens frequentemente têm pressa para desenvolver uma relação íntima apoiada em seus fortes sentimentos. Mas os sentimentos não são suficientes para sustentar uma relação duradoura. Este versículo nos respira a que não forcemos o romance para que os sentimentos de amor não cresçam mais rápido que o compromisso necessário para fazer que o amor perdure.Espere com paciência para que os sentimentos de amor e compromisso se desenvolvam juntos. Há uma expectativa sobre a honra e o respeito do tempo e espaço no relacionamento de Salomão e sua Sulamita.

Ai vem a resposta de Sulamita.

Eis que és formoso, ó amado meu, como amável és também; o nosso leito é viçoso. Ct 1.16

Para refletir e adorar

"Acredito que a família foi estabelecida muito antes da igreja, e o meu dever é primeiro com minha família. Não devo negligenciar minha família". D.L. Moody




2. APONTANDO PARA CRISTO
Esta é a voz do meu amado; ei-lo aí, que já vem saltando sobre os montes, pulando sobre os outeiros. Ct 2.8


2.1. A rosa de Saron
Apesar de não haver uma conotação expressa de Cristo ser a rosa de Saron e nem o lírio dos vales, uma grande corrente teológica trata como uma simbologia de Jesus, já que a rosa no deserto de Saron era conhecida por sua fragrância inigualável, assim como Cristo, que também é inigualável.
João Batista tratou sobre quem era Jesus e o quanto Ele é inigualável:
"E pregava, dizendo: Após mim vem aquele que é mais forte do que eu, do qual não sou digno de, abaixando-me, desatar a correia das suas alparcas.", Mc 1.7

"...demonstrando que o amor entre o homem e a mulher é comparado ao amor entre Jesus e a Igreja."


2.2. A vinda do Senhor
Cantares 2.8 é considerado uma passagem que traz, em sua essência, uma profecia sobre a vinda de Cristo, e ainda trata do Seu poder e glória, quando se refere ao termo "saltando pelos montes".
É muito interessante compara esta passagem com a passagem de Jeremias que trata do Senhor dos Exércitos como aquele que vem em meio aos montes.
"Vivo eu, diz o rei, cujo nome é o Senhor dos Exércitos, que certamente como o Tabor entre os montes, e como o Carmelo junto ao mar, certamente assim ele virá.", Jr 46.18


3. UM AMOR SINCERO

"As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.", Ct 8.7


3.1. Salomão e a Sulamita
Dentre tantas juras de amor entre Salomão e a Sulamita, o capítulo oito no versículo sete nos chama a atenção pelo fato de tratar esse amor acima de qualquer bem material, acima dos próprios interesses, demonstrando que o amor do esposo pela esposa deve ser sincero e acima de interesses, de bens, sem vaidades, apenas amor.


3.2. Cristo e a Igreja

Muitos estudiosos não aceitam que se compare o amor entre Cristo e a Igreja com o amor entre Salomão e a Sulamita, já que um fala de amor entre homem e mulher e o outro do homem para com Deus.
Porém, a própria Bíblia, através da carta de Paulo aos Efésios faz esse comparativo, tratando o homem como uma simbologia de Cristo e a mulher simbolizando a Igreja; demonstrando que o amor entre o homem e a mulher é comparada ao amor entre Jesus e a sua Igreja.
"Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela.", Ef 5.25


Conclusão
O livro de Cantares é um manual poético de como um relacionamento entre o homem e a mulher pode ser sincero e verdadeiro, assim como o relacionamento de Cristo com a sua Igreja, um amor verdadeiro.



Aprendeu
1. Do que trata o Livro de Cantares?



2. Como é visto Cantares 2.8? 



3. Muitos estudiosos não aceitam qual comparação?







Através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.

Lições bíblicas Betel
Ano 2019











Lições bíblicas Betel
Ano 2018






Lições bíblicas Betel

Ano 2017











Lições bíblicas Betel

Ano 2016




















► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016












Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário