6 de junho de 2019

Lição 10: O culto racional: Pré - aula, Slides - Adultos: Betel

Texto Áureo
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. Romanos 12.1


Verdade Aplicada
Tanto o intelecto como nossas emoções devem estar envolvidos no culto oferecido a Deus, de acordo com a Sua Palavra.



Objetivos da Lição
1 - Explicar o que é adoração;
2 - Descrever os elementos do culto racional;
3 - Explicar os aspectos de uma pregação relevante.


Textos de referencia
Efésios 5.15,18-21 

15 - Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios
18 - E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito;
19 - Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração;
20 - Dando sempre graças por tudo a nosso Deus e Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo;
21 - Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.

Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE



HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 5



Harpa Cristã: 15



Harpa Cristã: 93


Motivo de Oração
Ore pelo pastor e sua liderança local.


Introdução
Os elementos do culto devem sempre centralizar a Deus como objetivo do nosso culto racional e trazer as mudanças ao cristão através de uma pregação relevante e transformadora.

1. A adoração
Deus deve ser adorado não somente pelo que Ele pode nos dar ou oferecer, mas, sim, pelo que Ele é, por Sua grandeza e Seus atributos (Sl 48.1; 145.1-3).

1.1. Adorar
Adorar a Deus é inclinar-se diante de Sua grandeza e bendizer o Seu santo nome:
"Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e tudo o que há em mim bendiga o seu santo nome.", (Sl 103.1). É um grande privilégio termos a capacidade e a graça de enaltecer o nosso Criador, uma vez que as Sagradas Escrituras nos exortam a fazê-lo. Quando os discípulos de Cristo se reúnem, podem, por exemplo, adorar ao Senhor através dos louvores, dos dízimos, das ofertas.

1.2. Louvor
Uma expressão de admiração e apreciação. Quando elogiamos uma pessoa, declaramos que temos apresso por ela, deferência, e reconhecemos suas qualidades e que suas realizações são grandiosas. Louvamos a Deus por causa do que Ele é (Sl 47.6-7) e por aquilo que Ele faz (Sl 103.1-5). Todos devem louvar a Deus (Sl 150.6), em todo tempo (Sl 34.1), e em todas as circunstâncias (1Ts 5.16-18).
1.3. Dízimos e ofertas
Como vimos anteriormente, a adoração a Deus não deve estar ao louvor, pois diversas ações expressam o reconhecimento a Deus. Dentre estas ações de adoração registradas na Bíblia encontramos: dizimar e ofertar. Tratam-se de ações que expressam o reconhecimento da soberania de Deus em relação a todos os recursos e riquezas (Sl 24.1; Ag 2.8). Portanto, somos tão somente mordomos. Por sermos mordomos, servimos (um dos sentidos do termo adoração) a Deus, também, com os bens e recursos que Ele nos dá para administrarmos, como indicado em vários textos bíblicos: Êxodo 10.24-26; Lucas 8.1-3; 2Coríntios 9.7-8; 3João 7-8 (a responsabilidade da Igreja com o sustento dos missionários). Eles expressam a nossa fé e gratidão, não compram as bênçãos de Deus, mas certamente liberam a Sua bênção de forma especial sobre as nossas vidas.
2. Os elementos do culto
O culto deve seguir uma liturgia, e essa liturgia possui elementos distintos, que têm sua importância e significados.
2.1. A oração
A oração é uma atividade indispensável na vida do discípulo de Cristo. A oração é uma prática que faz a diferença. Vide o efeito da intercessão de Moisés pelos israelitas (Sl 106.23). No contexto da presente lição é preciso que a igreja local, em seus cultos, resgate o ensino sobre a relevância da oração e dedique mais tempo à mesma, considerando este tempo de tanto ativismo e distrações. Nosso momento de oração não pode se resumir somente ao culto. Devemos cultivar em nossa vida não somente momentos de oração, mas uma vida de oração (Ts 1.2).
2.2. A musica
A música tem o poder de influenciar nossa vida de maneira profunda. O livro dos Salmos era o hinário do povo de Israel do Antigo Testamento e do período da Igreja Primitiva. A música tem seu início no céu (Jó 38.4-7). Deus é musical. A Bíblia registra que Jesus cantou (Mc 14.26). Assim se expressou o reformador Calvino: A música tem um poder secreto para mover os corações, por isso devemos ser mais diligentes em regulá-la". É preciso enfatizar, também, a finalidade didática da música nos cultos, pois deve contribuir para que haja aprendizado bíblico e na promoção de um ambiente propício para avivar a fé e inspirar na busca de uma maior comunhão com Deus. Afinal, culto não é um espetáculo a ser assistido e nem entretenimento.
2.3. O centro do culto
Certamente o centro da adoração deve ser o Deus Uno e Trino. Entretanto, infelizmente, não é isso que às vezes vemos. Muitos dão ênfase em demasia aos anjos, sem contar o antropocentrismo exacerbado. Muitos louvores têm enaltecido o homem, a benção material e financeira, como o centro do culto. Em muitas letras de canções evangélicas não se louva mais ao Senhor Deus, ficando este em segundo e até mesmo esquecido. Vivemos um período em que o antropocentrismo tem precedido o teocentrismo em nossas igrejas.
3. A pregação relevante
A pregação para ser relevante deve seguir o padrão das Sagradas Escrituras. Tanto os primeiros pregadores como o próprio Jesus utilizavam o Antigo Testamento (Lc 4.17; At 2.16;8.32-35; 28.23). Para pregar a Palavra, os discípulos aplicavam a verdade para os seus ouvintes e tinham a vida e os ensinamentos de Cristo como paradigma.
3.1. Bíblica
Um dos maiores desafios para pregar na atualidade é o pregador manter-se fiel aos ensinamentos bíblicos, explanando-os e aplicando-os às necessidades dos ouvintes. Vale a pena ressaltar que a pregação para ser relevante precisa ter como base a Palavra de Deus; o conteúdo da mensagem cristã provém das Sagradas Escrituras. Em seu livro "Homilética: da pesquisa ao púlpito", Jilton Moraes afirmou o seguinte: "Se o que expõe no púlpito não está baseado na Palavra de Deus é de pouco ou nenhum valor para os que vão ouvir a mensagem de Deus.". A explanação da Bíblia não pode se resumir a testemunhos e estórias da nossa vida. As Escrituras sempre tem muito a nos oferecer.
3.2. Contextualização
Também chamada de aplicação, a contextualização é a ligação da mensagem bíblica com a realidade dos ouvintes, ou seja, contextualizar é atualizar a mensagem do texto bíblico, após interpretação responsável, e torná-la relevante ao momento atual. Precisamos considerar a realidade dos ouvintes, suas demandas, necessidades, cultura, dialetos e costumes. A exposição da Palavra de Deus não pode ficar limitada apenas à interpretação. Se não houver contextualização, não há boa pregação. É necessário unir duas eras, a era bíblica e a era atual.
3.3. Cristocêntrica
Assim como o centro do culto deve ser Deus, não devemos esquecer que Jesus Cristo é a revelação máxima de Deus ao homem. Sendo assim, Ele deve ser o centro da pregação pois nEle, o mistério que esteve oculto desde todos os séculos e todas as gerações, se manifestou a nós através da fé (Cl 1.26). O próprio Jesus afirmou que toda a Escritura testemunhava dEle (Lc 24.27), ou seja, desde o Antigo até o Novo Testamento as Escrituras falam da obra de Deus realizada através de Jesus, seja na promessa, na realização e no cumprimento. Jesus é o centro da Bíblia e ela nos leva até Ele.
Conclusão
O culto racional é aquele que oferecemos a Deus de forma integral. Todo elemento e liturgia do culto serve ao propósito de enaltecer o nome do Senhor.





Pré - aula:





Questionário 
1. O que é adorar a Deus ?
R: É inclinar-se diante de Sua grandeza e bendizer o Seu santo nome (Sl 103.1).



2. O que é Oração ?
R: É uma atividade indispensável na vida do discípulo de Cristo (Sl 106.23).



3. Quando a música teve início ?
R: No céu (Jó 38.4-7).



4. Quem deve ser o centro da pregação ?
R: Jesus Cristo (Cl 1.26).



5. O que o próprio Jesus afirmou ?
R: Que toda a Escritura testemunhava dEle (Lc 24.27).




Slides: 




















Fontes:
Slides: www.revistaebd.com
Videos aulas: youtube com vários professores.
Betel.


Lições bíblicas Betel
Ano 2019



 Adultos: Betel Dominical 2º Trimestre de 2019
- Tema: Igreja, povo escolhido e nomeado por Deus. A relevância de conhecermos sua origem, propósito, fundamento, história e missão



 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 1º Trimestre de 2019 - Tema: Enfermidades da alma II - Buscando orientações divinas e bíblicas para o tratamento de distúrbios emocionais e outros transtornos



Lições bíblicas Betel
Ano 2018


 Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos


 Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


 Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


 Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel
Ano 2017


 Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



 Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.



 Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel



 Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »




Lições bíblicas Betel
Ano 2016


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016 


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


 Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel






► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


 ARQUIVO DO BLOG


 Adultos: Lições Biblicas Arquivo 



 Noticias.Com
► REFLITA NESTAS PALAVRAS
► Devocional Diário

volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".


Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!


O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário