22 de junho de 2019

Lição 12: Conhecendo o livro de Eclesiastes - Jovens: Conectar+ 2º Trimestre de 2019 - Betel

TEXTO DE REFERÊNCIA
Eclesiastes 3.1-11
1 Para tudo há uma ocasião, e um tempo para cada propósito debaixo do céu:
2 tempo de nascer e tempo de morrer, tempo de plantar e tempo de arrancar o que se plantou,
3 tempo de matar e tempo de curar, tempo de derrubar e tempo de construir,
4 tempo de chorar e tempo de rir, tempo de prantear e tempo de dançar,
5 tempo de espalhar pedras e tempo de ajuntá-las, tempo de abraçar e tempo de se conter,
6 tempo de procurar e tempo de desistir, tempo de guardar e tempo de lançar fora,
7 tempo de rasgar e tempo de costurar, tempo de calar e tempo de falar,
8 tempo de amar e tempo de odiar, tempo de lutar e tempo de viver em paz.
9 O que ganha o trabalhador com todo o seu esforço?
10 Tenho visto o fardo que Deus impôs aos homens.
11 Ele fez tudo apropriado a seu tempo. Também pôs no coração do homem o anseio pela eternidade; mesmo assim este não consegue compreender inteiramente o que Deus fez. 



VERSÍCULO DO DIA
Eclesiastes 3.1
Há um tempo certo para cada coisa. 



OBJETIVOS DA LIÇÃO
Conhecer o livro de Eclesiastes;
Compreender o sentido de vaidade;
Aplicar os conselhos de Eclesiastes nos dias atuais.

Através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
BÍBLIA ONLINE
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.


Para impactar
O livro de Eclesiastes traz em sua essência, a frustração em buscar a felicidade apenas nas coisas deste mundo, e que a verdadeira esperança está em esperar o tempo de Deus.


Introdução

O livro de Eclesiastes é um manual sobre a percepção real da vida. Ele traz em suas linhas, temas que até hoje são complexos para o homem, pois não é fácil entender que as coisas transitórias deste mundo são vaidades, que Deus tem tempo para tudo em nossa vida e que nossas ações no presente trarão consequências no futuro.

O livro de Eclesiastes conservou o nome que tem na versão grega, isto é, ekklesiastes, “assembléia”. A palavra hebraica, qohelet, “aquele que se reúne em assembléia”. Considera-se que isto significa:
1) “aquele que coleciona” ditos sábios (Ec12:9, 10), ou;
2) “aquele que se dirige a uma assembleia”, isto é, um pregador ou orador, implicando na ideia de que alguém reúne um grupo em assembleia com o propósito de lhe falar.
Aceita-se de maneira geral que constitui um título técnico para indicar um ofício.


Ponto chave
“Um fato inegável é que o homem tem tentado ser o dono do tempo, acha que pode fazer várias coisas ao mesmo tempo, porém não prioriza nada, fazendo com que a vida não passe de futilidade."


1. ENTENDENDO A VAIDADE
"Vaidade de vaidades, diz o pregador, vaidade de vaidades! Tudo é vaidade.", Ec 1.2

“Que grande inutilidade!”, diz o Mestre. “Que grande inutilidade! Nada faz sentido!” Ec 1.2

O reino de Salomão, Israel, estava em sua época de ouro, entretanto Salomão queria que o povo visse que o êxito e a prosperidade não duram muito (Sl 103:14-16; Is 40:6-8; Tg 4:14).

Todos os lucros humanos desaparecerão algum dia, e devemos manter isto em nossa mente para poder viver com sabedoria. Se não o fizermos, podemo-nos voltar soberbos e autossuficientes quando tivermos êxito ou profundamente desiludidos quando fracassarmos.

A meta de Salomão era mostrar que as posses terrestres e os lucros à larga carecem de sentido. Só a busca de Deus nos proporciona verdadeira satisfação. Devemos inclui-lo em tudo o que digamos, pensemos e façamos.


1.1 – Conceito de vaidade

O livro de Eclesiastes, muito provavelmente, foi escrito por Salomão. Apesar de não aparecer o nome dele, Eclesiastes traz as palavras de um pregador, filho de Davi e rei em Jerusalém.

Eclesiastes em hebraico é kohelet, que significa pregador, e traz inicialmente um tema importante e complexo, a vaidade.

Vaidade segundo alguns dicionários significa: qualidade do que é vão, vazio, firmado sobre aparência ilusória, sem valor, que não possui conteúdo.

O pregador trata as coisas deste mundo como vaidade, ou seja, sem valor ou mesmo uma ilusão para as pessoas, ele trata as coisas terrenas usando a seguinte expressão: "como debaixo do sol".

"Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol?", Ec 1.3

O que o homem ganha com todo o seu trabalho em que tanto se esforça debaixo do sol? Ec 1.3

Que proveito tem o homem de todo o seu trabalho…? (Revista Atualizada). O autor sacro ataca aqui o trabalho do homem, para ilustrar a sua tese e, contra o restante do Antigo Testamento, descobre que essa é apenas uma das muitas formas de vaidade, inutilidade e vazio; nada senão sopro, a brisa que passa e se vai em um instante, sem ter conseguido realizar nada de novo.

Que proveito…? Algo que nos concede alguma vantagem ou algo de valor. Esta palavra aparece nove vezes no livro, sempre em contextos negativos: Eclesiastes 1.3; 2.11,13; 3.9; 5.9,16; 7.11; 10.10,11. Todo proveito, porém, é inútil, visto que não há proveito genuíno em coisa alguma que os homens façam à face da terra.



1.2 – Procurando satisfação
O escritor diante do contato com as coisas deste mundo, tenta encontrar sentidos e respostas e, cada vez mais, teve a certeza de que tudo não passa de vaidade.

Procurou conhecer a sabedoria do mundo:"E apliquei o meu coração a esquadrinhar, e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; esta enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.", Ec 1.13

Procurou respostas nas bebidas:"Busquei no meu coração como estimular com vinho a minha carne (regendo porém o meu coração com sabedoria), e entregar-me à loucura, até ver o que seria melhor que os filhos dos homens fizessem debaixo do céu durante o número dos dias de sua vida.", Ec 2.3

Nos bens materiais:"Adquiri servos e servas, e tive servos nascidos em casa; também tive grandes possessões de gados e ovelhas, mais do que todos os que houve antes de mim em Jerusalém.", Ec 2.7

Porém, o pregador chega a conclusão:
"Por isso odiei esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito.", Ec 2.17

A incansável busca do pregador (Ec 1.12) a procura de alguma coisa que o pudesse satisfazê-lo, resultou em algumas coisas conquistas, mas que ao final, nenhuma delas, nunca conseguiu dar a Ele o devido descanso e a verdadeira alegria, nem mesmo a sabedoria secular.

Eu me esforcei para aprender bem tudo o que existe no universo. Descobri que Deus sobrecarregou o homem com trabalhos pesados. Ec 1.13

O autor buscava o conhecimento mais do que qualquer outra pessoa, mas não encontrou satisfação duradoura, pois o mundo continuava cheio de problemas que não podiam ser resolvidos.

Procurou respostas nas bebidas.
Assim, depois de pensar muito, resolvi experimentar a bebida, sem, porém, deixar de procurar a sabedoria mesmo nisto. E também experimentei as farras, para poder provar a única alegria que tem a maioria dos homens durante a vida. Ec 2.3

Salomão se deixaria atrair pelo vinho e cederia diante de seus encantos. Sua mente, treinada a buscar a sabedoria, verificaria se era sábio intoxicar-se pela bebida alcoólica. Uma vez embriagado, ele se entregaria a toda a espécie de insensatez.

As prostitutas eram suas companheiras de bebedeira, com quem ele se deitava no leito. E, então, ele descobriria se os homens que agem dessa maneira, durante os poucos dias de sua existência, teriam descoberto algum segredo que sua mente filosófica teria negligenciado. O homem estava fazendo experiências com os prazeres sexuais, tornando o corpo o seu deus, em lugar da mente. “Ele queria testar os efeitos da busca pelos prazeres, para ver se realmente eram dignos de valor” (Donald R. Glenn).

Nos bens materiais
Comprei servos e servas e tive servos nascidos em casa; também possuí bois e ovelhas, mais do que possuíram todos os que antes de mim viveram em Jerusalém.

Amontoei também para mim prata e ouro e tesouros de reis e de províncias; provi-me de cantores e cantoras e das delícias dos filhos dos homens: mulheres e mulheres.

Engrandeci-me e sobrepujei a todos os que viveram antes de mim em Jerusalém; perseverou também comigo a minha sabedoria. Eclesiastes 2:7-9

Acumulou muitos bens, provavelmente os impostos e os objetos de arte obtidos junto aos povos e nações súditas.

A frase “tesouros” no versículo 8 é no hebraico “sequlla”, significa basicamente “propriedade”, mas geralmente se usa com referência à propriedades de valor.

Porém o pregador chega a conclusão

Por isso, agora odeio a vida, porque esta luta no mundo não tem lógica; é uma grande ilusão, é correr atrás do vento. Ec 2.17
Disse o triste pregador: “Aborreci a vida”, pois ele tinha observado que ela era tão bruta, tão inútil, tão insensata, tão fútil, tão enganadora, tão dolorosa que, finalmente, levava a nada. Mas, pelo menos, ele era honesto. Ele nem procurava ajustar sua teoria para adaptar-se à ortodoxia, nem tentava agradar os ortodoxos, mediante a adição de declarações suavizadoras, para torná-los mais felizes. Todas as obras humanas, realizadas durante algum tempo, tornaram-se amargas para ele. Tudo não passava de vaidade e pobreza de espírito. Tudo quanto ele tinha feito era“seguir o vento”, mas não fora capaz de reter a brisa que vinha ao seu encontro. A morte, a grande niveladora, tinha arruinado tudo, lançando suas sombras sobre o homem bom, não menos que sobre o homem mau. “JÁ ESTOU CANSADO de viver. Vou abrir meu, coração e contar a todos os meus sofrimentos e a tristeza que enche a minha alma” (Jó. 10.11).



Para refletir e adorar
"As nossas mentes são constituídas de tal forma que não podem, ao mesmo tempo, concentrar-se no Senhor e fixar-se no casaco novo ou no chapéu para o próximo inverno". A. W. Pink


2. TEMPO PARA TODAS AS COISAS
"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.", Ec 3.1


2.1. O homem querendo ser dono do tempo
Um fato inegável, é que o homem tem tentado ser dono do tempo, acha que pode fazer várias coisas ao mesmo tempo, porém não prioriza nada, fazendo com que a vida não passe de futilidade.
Desta forma, o pregador conclui que há tempo para todas as coisas nesta terra, demonstrando que, se o homem se encaixar ao tempo que Deus determinar, e não tentar ser um dominante do tempo, receberá a recompensa por isso.
"Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele.", Ec 3.14


2.2. Deus é Senhor sobre o tempo
Quando o autor de Eclesiastes inicia o capítulo três, fala sobre o tempo determinado por Deus, demonstrando que tudo o que vivemos tem um propósito nesta terra, e que, se aceitarmos o tempo dele para todas as coisas, perceberemos que a nossa vida se torna formosa (Ec 3.11).
Esperar o tempo de Deus só acrescenta bênçãos na vida daqueles que nele confiam.


3. LEMBRA-TE DA TUA MOCIDADE
"Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;", Ec 12.1


3.1. Uma juventude diferente
O pregador no capítulo doze começa a analisar a vida de um ângulo inverso, geralmente pensamos unicamente no futuro, mas ele diz para pensarmos no que fazemos agora, pois chegarão dias em que olharemos para traz e não poderemos mudar o que fizemos ou deixamos de fazer.


3.2. Lembremo-nos do que é bom
É muito interessante entender que chegar o dia em que faremos uma reflexão sobre qual caminho trilhamos em nossa vida. Muitos estarão satisfeitos, outros nem tanto e outros nem um pouco, por isso, Eclesiastes termina seu livro com um versículo maravilhoso:
"De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.", Ec 12.13


Conclusão.
O livro de Eclesiastes mostra a futilidade da vida sem Deus: "tudo é vaidade... debaixo do sol". Significa dizer que o sentido da vida não é encontrado nas coisas terrenas, mas em obedecer e servir a Deus, e que há um tempo determinado para todas as coisas: tempo de rir e de chorar, de falar e se calar, de lutar e arriar as armas... Devemos pois, esperar o tempo de Deus, pois nEle seremos bem aventurados.


Aprendeu
1. Por que é possível que Salomão tenha escrito Eclesiastes?



2. Sobre qual assunto o autor de Eclesiastes inicia o capítulo três? 



3. Chegarão dias em que teremos que refletir sobre o que?







Lições bíblicas Betel
Ano 2019










Lições bíblicas Betel
Ano 2018






Lições bíblicas Betel

Ano 2017











Lições bíblicas Betel

Ano 2016























► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016














Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário