21 de junho de 2019

Lição 12: A Autoridade das Armas Espirituais: Pré - aula - Editora: Central Gospel

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Efésios 6.10-17
10 - No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.
11 - Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
12 - Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.
13 - Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes.
14 - Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça;
15 - E calçados os pés na preparação do evangelho da paz;
16 - Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
17 - Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;


TEXTO ÁUREO
"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo.", 2 Co 10.4,5.


Através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
Biblia online


COMENTÁRIO

Palavra introdutória
Estudaremos, nessa lição, a chave para a vitória nas batalhas espirituais: as armas que compõem a armadura de Deus. O cristão deve conhecer e manusear adequadamente essas armas, pois se constituem em condição imprescindível para a vitória no embate espiritual.
Ao aludir ao legionário do exército romano, Paulo apresenta as seis poderosas armas que formam uma armadura espiritual para o soldado cristão enfrentar o império das trevas.
A armadura (Gr. panóplia, o pacote completo das peças que a compõem) com a qual o cristão deve revestir-se é descrita, pelo apóstolo Paulo, de forma similar a vestidura bélica de um soldado romano. Da mesma forma, ao preparar-se para a batalha, os guerreiros do evangelho precisam equipar-se com as peças de proteção e ataque que compõem seu equipamento.


1. O CINTURÃO DA VERDADE

O primeiro elemento da armadura espiritual é a verdade (Gr. aletheia, fidelidade, lealdade, integridade). Na figura militar usada por Paulo, o item correspondente ao cinto (Gr. zoma, cinturão) que prendia todas as demais peças ao corpo do soldado. É uma citação da profecia messiânica de Isaías, ao dizer que a verdade será o cinto usado pelo Salvador (Is 11.5b).
Devem os cristãos, motivados pela verdade do evangelho, viver de modo autêntico (Ef 4.25). O Espírito de Deus é responsável por conduzir o rebanho de Cristo pelos caminhos prefeitos de Deus (Jo 16.13; Sl 119.5).
A verdade é considerada fundamental por Paulo (Ef 4.15), porque um cristão desonesto não pode esperar resistir ao pai da mentira, o diabo (Jo 8.44). A verdade em questão aqui também é a integridade, demonstrada por meio da autenticidade e da honestidade (2 Co 8.21; Fp 4.8).


2. A COURAÇA DA JUSTIÇA
A couraça e acota da malha aparecem na Bíblia como símbolos de proteção, tanto no sentido próprio como no figurado (1 Sm 17.5,38; 2 Cr 26.14). A couraça também é símbolo de justiça e fé (Is 59.17; 1 Ts 5.8; Ap 9.17).
Na armadura, a couraça (Gr. Thoroka, peitoral) era uma peça de proteção dos órgãos vitais e da parte superior do abdômen. A aplicação dessa peça à justiça ou retidão aponta para o ato de Deus em tornar-nos retos, perdoados, em Cristo, por causa da nossa frágil condição espiritual (Is 64.6; Rm 3.23).
Jesus Cristo é a fonte de toda justiça. Foi Ele quem, sem jamais ter pecado, fez-se pecado por nós (2 Co 5.21). Essa justiça revela um aspecto forense, imputada através de um decreto divino, escrito com o sangue expiatório de Cristo (1 Co 6.11; Tt 3.7).
Essa peça da armadura espiritual compõe a necessária defesa para proteger o coração do homem contra os ataques de Satanás na esfera emocional, fragilizando-o com mágoas, ressentimentos, iras rancores. Quando o emocional encontra-se enfraquecido, também o corpo físico e alma padecem (Jó 17.7; Gl 5.20).


3. AS SANDÁLIAS DO EVANGELHO DA PAZ
Os soldados romanos calçavam sandálias (Lt. Caligae, botas) reforçadas para percorrer longas distâncias. No espesso solado, havia grandes travas que firmavam seus pés no chão. O apóstolo Paulo descreve o ato de calçar (Gr. Hypodesamenoi) os pés, aplicando-o ao processo evangelizatório.
Devem portanto, os cristãos calçar as sandálias do evangelho a fim de cumprir a grande comissão (Mt 28.19,20), pregando, em todos os lugares, a boa nova da reconciliação, que é Cristo Jesus (Mq 5.5; Ef 2.14).
Quando os cristãos assumem o compromisso de avançar, com o propósito firme de realizar missões, promove-se, no mundo, a paz real (Is 52.7). Lembremo-nos sempre de que anunciar o evangelho não é uma opção para o cristão, mas uma obrigação! (1 Co 9.16).
A paz de Cristo recoloca o pecador em comunhão com Deus (Is 53.5; Rm 5.10). promove saúde e bem estar social (2 Jo 1.3; Tg 3.18). Por ter sido justificado, o cristão pode prosseguir rumo à perfeição, tendo seu alvo definido: a retidão de Cristo" (Mt 5.48; Cl 2.10).


4. O ESCUDO DA FÉ
O escudo (Gr. thyreon, escudo retangular, feito de madeira e coberto de couro) usado pelo soldado romano consistia em uma arma de proteção grande o suficiente para proteger todo o corpo do soldado das flechas incendiárias lançadas pelo arqueiros do exército inimigo. Essa vívida descrição tem uma relação bem próxima com o papel protetor da fé (Sl 5.12).
Dúvidas e questionamentos sobre a vontade de Deus deixam o cristão vulnerável aos ataques do inimigo (Mt 14.31; Tg 1.6; Jd 1.21,22). Satanás aproveita tais brechas para enfraquecer os cristãos e enredá-los para a apostasia (2 Ts 2.3). O pecado alastra-se como o fogo e, por isso, resulta em esfriamento espiritual.
Mas, o apóstolo Paulo reafirma o poder do Senhor em guardar os Seus e edificá-los na fé (Jd 1.20). Além disso, Jesus também promete galardoar os fieis (Hb 11.6), pois Ele tem prazer quando eles lhe dirigem a confiança (Jo 5.46; 17.20). Nesse sentido, fé é sinônimo de entrega total: o coração, pensamento, a vida, enfim, tudo o que somos, temos e fazemos (Pv 3.5; Mt 10.37,38).


5. O CAPACETE DA SALVAÇÃO
O capacete (Gr. perikephalain, elmo) constitui-se em uma peça fundamental da armadura, uma vez que protege a cabeça do soldado durante os combates. Na guerra, golpes na cabeça são, quase sempre, fatais. Psicologicamente, também, muitas batalhas são ganhas e outras perdidas na mente. Por isso, tanto a cabeça como o cérebro precisam de proteção.
O capacete da salvação protege o cristão da degradação do pecado.
A fonte paulina é o profeta Isaías, que descreve o Messias que traz o elmo da salvação na cabeça (Is 59.17). Ratifica-se, assim, que a salvação de Deus não depende do ser humano (Ez 22.30), mas ocorre com dádiva graciosa de Deus (Ef 2.8; 4.7).
A Bíblia cito os capacetes quando fala sobre o exército de Uzias (2 Cr 26..14). O capacete foi chamado de elmo por Jeremias (Jr 46.4). Os invasores de Jerusalém usariam capacetes (Ez 23.24). Em sentido figurado, o capacete representa a nossa salvação, visto que protege a cabeça (mente) (FILLION, Central Gospel, 2008, p. 705).


6. A ESPADA DO ESPÍRITO - A PALAVRA DE DEUS
A espada (Gr. Machairan, espadin, punhal) é a única arma de ataque na descrição paulina da armadura de Deus. Todas as demais possuem natureza defensiva.
A Palavra de Deus como a espada do Espírito significa que a terceira pessoa da trindade: torna a Palavra eficaz, ativa e vigorosa na vida do cristão (Jo 6.63);
sonda os pensamentos e propósitos do coração humano (Hb 4.12); interpreta a Palavra de Deus ensinado-nos Seus estatutos (Jo 14.26); determina a conduta ética e moral a ser praticada pelos homens (Rm 8.5-9).A cada cristão foi dado o poder de Deus para lutar e vencer pela observância de Sua Palavra. Na lógica divina, obediência é sinônimo de vitória (1 Sm 15.22).
Muitas vezes, sabemos de antemão se as situações em que nos envolvemos resultarão ou não em pecado (Jo 16.8). Portanto, a maneira óbvia de não ceder à tentação é evitar tais circunstâncias. Geralmente, corremos o perigo de ceder às tentações de ordem sexual (1 Co 6.18; 2 Tm 2.22), à idolatria (1 Co 10.14) e à cobiça por bens materiais e riquezas (1 Tm 6.9-11). A Palavra de Deus nos conduz à santificação (Hb 12.14), à perfeita adoração (Hb 13.15) e a não colocarmos nossa esperança na incerteza das riquezas (1 Tm 6.17).


CONCLUSÃO
Precisamos revestir-nos com a armadura de Deus (Ef 6.13-17), pela adesão ao ensino do evangelho. Afinal, somos a Igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade (1 Tm 3.15). O Senhor tem convocado cada cristão para defender, como Seus soldados, os valores do Reino (Mc 8.38).
Para isso, não podemos ficar apenas no conhecimento das armas espirituais. Devemos usá-las, a fim de que possamos lutar, resistir e, por fim, vencer a guerra contra o diabo, seus demônios e contra o pecado que tão de perto nos rodeia (Hb 12.1).



Pré - aula:


ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. É possível vencer espiritualmente com apenas algumas peças descrias na armadura de Deus? 

Justifique.


2. Analisando a descrição paulina, observamos que a única arma de ataque na armadura de Deus é a espada. 

Que analogia pode ser feita?





Central Gospel
ANO 2019 



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 58 - 2º Trimestre de 2019 - Tema: Autoridade Espiritual - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus Ano 14 - nº 57 - 1º Trimestre de 2019 - Tema: Os Evangelhos - Uma história, quatro dimensões - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2018 


 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus nº 56 - 4º Trimestre de 2018 - Tema: Questões da atualidade - Instruções para a igreja em tempos de crise - Editora: Central Gospel



Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 3º Trimestre de 2018 - Tema: Os grandes Reis de Israel - Historias de guerras, fracassos e conquistas - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 2º Trimestre de 2018 - Tema: Ser um verdadeiro Cristão - Editora: Central Gospel



 Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - 1º Trimestre de 2018 Tema: Grandes Temas do Apocalipse - Uma perspectiva Profética dos Últimos Tempos - Editora: Central Gospel



Central Gospel
ANO 2017


 Jovens e Adultos - Lições da Palavra de Deus: 4º Trimestre de 2017 Tema: Reforma Protestante – História, ensinos e legadoCentral Gospel




Escola Bíblica Dominical



Escola Bíblica Infantil


Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2019
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2019
Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2019




► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018


► Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017


► Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
► Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
► Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
► Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016






Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé. A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. Romanos 13:11,12” (Bíblia Sagrada)


"A EBD É AMIGA DA INFÂNCIA, A INSPIRAÇÃO DA MOCIDADE, A FORÇA DA MATURIDADE E O CONFORTO DA VELHICE".

Meu amigo e irmão Jesus disse em sua palavra
Que aquele que não nascer de novo da água e do Espírito
Não pode jamais ver o Reino de Deus
E hoje Ele te convida a fazer de você uma nova criatura
E escrever uma nova história , fazer morada em seu coração
Assim como Ele mudou a minha vida e de milhares de pessoas
Ele quer mudar a sua também e fazer de você um campeão
Aleluia!

O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.

Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática.

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário