4 de abril de 2018

Pré - aula: Lição 02: O meu amigo ajuda a Pedro a pescar muitos peixes: Maternal de 3 e 4 anos

Revista do aluno:
Atividade:
INICIANDO A SUA AULA:
Título da Lição:
* A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
* Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
* Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
* Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Brincar: 
Deixe que as crianças observem à vontade os cantinhos na sala que você montou.
Aula para Maternal 011
Quando achar conveniente mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os brinquedos com a ajuda das crianças e reúna todas elas no cantinho do louvor.
Distribua os instrumentos e figuras sobre louvor. 
   
Momento do louvor 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. 
 

Meu barco - 3 palavrinhas



Pedro, Thiago e João no Barquinho - Aline Barros




Pedro, Tiago, João no barquinho - 3Palavrinhas - Volume 4




Peixes
Minha Vida É Uma Viagem




Quando terminar mostre o relógio de mudança de atividade, guarde os instrumentos e figuras de louvor e direcione as crianças para o cantinho da história.
· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 


Seja bem-vindo
“Previamente, delimite, com fita crepe, ou qualquer outro material, um retângulo no chão, onde caibam você e os seus alunos. Este retângulo será o barco de pesca de vocês. Após receber os alunos com entusiasmo, convide-os a assentarem-se no barco de pesca. Explique que, hoje, todos vocês serão pescadores de gente! Mantenha o suspense, e só termine de explicar o que significa “pescar gente” na hora da história. Vocês podem cantar um corinho relacionado à lição, sentados dentro do barco.


Dica de musica para oferta.
Ofertinha da Viuvinha - Aline Barros

- Hora da oferta 
Em seguida, recolha as ofertas. 
Você pode pedir ajuda a um dos alunos. Aproveite o momento das ofertinhas para explicar que o dinheiro dado à igreja também é usado para evangelizar. Com as ofertas, podemos comprar Bíblias, folhetos e ajudar os missionários que estão em outros países falando de Jesus” (Karen Bandeira).
   
Seja bem-vindo
Note este versículo: 
“Ele [Jesus] viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes” (Lc 5.2). Antes de ser chamado por Jesus a ser pescador de homens, Pedro não estava descansando, nem parado, admirando a beleza do mar da Galileia. Ele já era um pescador, e pelo jeito, trabalhava bastante: “Mestre, nós trabalhamos a noite toda” (v. 5). Não é assim que Deus nos quer? Trabalhadores incessantes em sua obra? Veja, Pedro foi chamado duas vezes, após duas pescas maravilhosas. Primeiro, em Lc 5.10, foi convidado para ser discípulo. Depois, em Jo 21.1-18, chamado ao apostolado.

Jesus convocou os discípulos enquanto estavam empenhados, trabalhando duro. O Senhor não escolheu homens desocupados. Nós, crentes, tanto pastores, diáconos, missionários, professores, ou membros da congregação, se não buscarmos levar vidas a Cristo, não cumpriremos o nosso dever na obra de Deus.

O Senhor precisa de bons obreiros. Ele recompensa e valoriza todo o tempo que você investe no preparo de sua aula. Portanto, professor: “Não tenha medo! De agora em diante, você vai pescar gente” (Lc 5.10) (Karen Bandeira).




Objetivo da lição:
Ensinar os pequenos o quanto é importante obedecer às ordens de Jesus.



Para guardar no coração:
 Versículo chave:
“[...] Se obedecermos ao Senhor, tudo correrá bem [...].” (Jr 42.6)



Pré - aula:

História Bíblica:
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
   Lucas 5: 1-11.
1 Certo dia Jesus estava na praia do lago da Galiléia, e a multidão se apertava em volta dele para ouvir a mensagem de Deus.
2 Ele viu dois barcos no lago, perto da praia. Os pescadores tinham saído deles e estavam lavando as redes.
3 Jesus entrou num dos barcos, o de Simão, e pediu que ele o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se e começou a ensinar a multidão.
4 Quando acabou de falar, Jesus disse a Simão: – Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E então você e os seus companheiros joguem as redes para pescar.
5 Simão respondeu: – Mestre, nós trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. Mas, já que o senhor está mandando jogar as redes, eu vou obedecer.
6 Quando eles jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe, que as redes estavam se rebentando.
7 Então fizeram um sinal para os companheiros que estavam no outro barco a fim de que viessem ajudá-los. Eles foram e encheram os dois barcos com tanto peixe, que os barcos quase afundaram.
8 Quando Simão Pedro viu o que havia acontecido, ajoelhou-se diante de Jesus e disse: – Senhor, afaste-se de mim, pois eu sou um pecador!
9 Simão e os outros que estavam com ele ficaram admirados com a quantidade de peixes que haviam apanhado.
10 Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram companheiros de Simão, também ficaram muito admirados. Então Jesus disse a Simão: – Não tenha medo! De agora em diante você vai pescar gente.
11 Eles arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram Jesus.

 Bíblia online
 Bíblia Sagrada Online versão NVI


Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.




SUGESTÕES DE VISUAIS PARA MESA E AVENTAL: 






Observação: 
Para esta história, você pode usar uma pequena rede de pesca e aproveitar algum irmão que saiba fazer isso bem, para mostrar às crianças como os discípulos lançavam a rede. Conte de forma que as crianças vivenciem a cena em sua imaginação.

A GRANDE PESCARIA
Resultado de imagem para praia
Resultado de imagem para mar com gifs
- Quem aqui já viu o mar?
- Que embarcações podem navegar no mar?
Esperar comentários e explicar qual é mais apropriada para cada lugar.
Ex: Navio, barco, canoa, jangada, etc.)

Certa vez, Jesus estava passeando pela praia e viu um grande barco. Dentro dele estavam os irmãos André e Pedro. Eles eram pescadores e estavam pescando com uma grande rede, pois queriam pescar muitos peixes. Então Jesus parou e ficou observando o trabalho deles e em seguida os chamou e disse: “Venham comigo e os ensinarei a pescar homens para o reino de Deus. Vocês serão meus amigos e discípulos”. Talvez eles não tenham entendido muito bem a proposta de Jesus, afinal estavam acostumados a pescar peixes e não homens (de repente, até se perguntaram que tipo anzol deveriam usar para pescar homens). Mas mesmo assim eles responderam: “Sim Senhor nós te seguiremos aonde fores”. E assim eles deixaram o barco e seguiram Jesus. Durante a caminhada, Jesus, avistou outro barco com alguns homens consertando suas redes de pesca que estavam rasgadas (um dos homens se chamava Tiago e o outro João) e Jesus também os chamou para ser pescadores de homens e discípulos dele. Depois disso, Jesus chamou outros homens para ser seus discípulos. Por fim formaram 12 discípulos.
Aos poucos Jesus foi ensinando aos doze discípulos o que significava pescar homens e eles aprenderam a falar do amor de Jesus e ajudar as pessoas necessitadas.
Crianças, vocês também podem ser pescadores de homens iguais aos discípulos de Jesus. Querem saber como vocês podem fazer isso? Fale do amor de Jesus aos seus amiguinhos da escola, aos seus vizinhos e a sua família.
Devemos declarar que Jesus Cristo é o grande Salvador. Ele perdoa os pecados, cura os enfermos, liberta as pessoas dos vícios e de todo mal.


Louvor: Pedro, Tiago, João em um barquinho



Faça um grande barco com caixa de papelão.

Utilize três bonecos: Pedro, André e Jesus. Uma vara de pescar. Uma rede de pescaria (emende vários saquinhos de laranja). Peixes (feito de EVA, papel colorido, plástico, vários tipos).





Peixes para cartazes e decoração.


Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)












 
OBS: Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.


Atividades










Atividade
Fixando a aprendizagem
“Fixe na parede uma cartolina azul, ou papel quarenta quilos, que será como o fundo do mar. Distribua aos alunos folhas em branco e materiais de arte variados, como (lápis de cor, canetinha, cola, purpurina, cola colorida, papel colorido picado, etc.). Cada aluno fará, da forma que achar melhor, um peixe. Em seguida o recortará e colará na cartolina azul.

Deixe-os livres para desenhar e colorir o peixe como desejarem, mas mantenha o ritmo de sua aula para que consigam executar tudo o que foi planejado. Enquanto trabalham, reforce o que aprenderam na lição” (Karen Bandeira).



Cante:
 

PREPARAÇÃO DO MATERIAL.
Objetos de pescaria. 
Arrumar uma caixa média com um pouco de areia e varinhas de pescar, 

Faça peixes de papel.
Lápis de cor, caneta hidrocor,cola,papéis coloridos,glitter, tesoura, linha de nylon e palitos de churrasco. Tire as extremidades pontiagudas dos palitos de churrasco antes de levá-los para a sala.
Construa um barco de papel e alguns bonecos de massinha, ou use bonecos prontos.



Brincar: 
Pescaria; barco.


 - Brinque de pescaria com as crianças 
- Vamos fazer dobraduras e montar o móbile? 
Colorir os peixes abertos depois colar neles papel picados glitter, etc.. Recorte os quadrados e ensine como fazer as dobraduras . Depois com um palito de churrasco sem as pontas, e linha de nylon , monte um móbile para cada criança.





Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?



 Lembrancinhas:



 LEMBRANCINHAS:
Esse barquinho que é muito simples de fazer, um copo transparente, papel de seda azul, palito de sorvete e EVA laranja. Cole com cola quente o papel de seda no copo para simbolizar o mar, cole os dois palitos de sorvete um na metade do outro para ficar mais alto e um montinho de cola quente e espeto o palito e espero secar, depois diz um retângulo com EVA laranja e encaxe no palito e o símbolo cristão com cola glítter.



Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.



Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. Depois mostre o relógio de mudança de atividade e sente-se com as crianças para um lanche.



ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS
Mostre uma figura de crianças orando.
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
 


Reúna em rodinha para oração final. Peça a uma das crianças para fazer esta oração, ajude - a, pois ainda são bem pequenas.
A criança pode experimentar do poder de Deus ,seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.



Brincar: Deixe que as crianças brinquem livremente sob a sua observação e cuidado, até que os pais cheguem.
 


Criança de jesus tem energia pra gastar



 





Final da aula:
Entregue para os pais ou o responsável pela criança o lembrete da aula dada e motive-os a recordar com a criança, durante a semana, a história bíblica. 


Lembrete da aula:
Coloque em um cartão ou caderno as anotações para levar para casa.
História bíblica:
  Lucas 5: 1-11.


Oriente aos pais ou a pessoa responsável pela criança, para relembra a história em casa.

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.

Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus

Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


CRIANÇAS ATENÇÃO!
Fontes consultadas:
Créditos:
Revista Cpad maternal
atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com
midibelem.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com/
Ganhando crianças para Jesus
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Escola Biblica Dominical Infantil
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
ebd.blogspot.com.br
www.escoladominical.net
Ministério Bíblico Infantil.
Geração Vida-INVP
apascentarospequeninos.blogspot.com
Ebi blogspot.com
blog Geração Vida-INVP
blog: Ministério Bíblico Infantil.
trabalhinhos.blogspot.com/
Escola Dominical Infantil
Ensinoinfantilnumclique.blogspot.com
adaliahelena.blogspot.com
Pequeninosdejesus.blogspot.com/
karolpoerner.blogspot.com.
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
evangelismoinfantil.blogspot.com.
Blogtiale.blogspot.com
GANGEL, Kenneth O.; HENDRICKS, Howard G. Manual de Ensino para o Educador Cristão. 4. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 123)
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
(PEARLMAN, Myer. Lucas: O Evangelho do Homem Perfeito. 5.ed. Série Comentário Bíblico. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p. 63-65).
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
Cpad
Telma Bueno
Editora Responsável pela Revista de Maternal

Maternal de 3 e 4 anos, Aula bíblica, ilustrações, brincadeiras atividadedes, dinâmicas...Arquivo


 Escola Bíblica Infantil



Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?



SUGESTÕES AOS PROFESSORES:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.


Ovelhinhas de Cristo.
  



Perfil da criança
“Uma criança do maternal é capaz de entender mais do que imaginamos. Entretanto, o seu desenvolvimento mental encontra-se ainda na primeira fase, e exige que o ensino seja simplificado e repetido. É por isso que em nossas lições para esta turma repetimos a mesma ideia diversas vezes — no cântico, na explicação do versículo, na história bíblica, nas atividades manuais e até nas brincadeiras. Não se preocupe achando que vai enfadar a criança com tanta repetição. Ao contrário, ela as apreciará e assimilará a ideia” (Marta Doreto).


A criança no maternal:
Somos assim
“Conforme aumenta o entendimento que têm de Jesus, as crianças são capazes de apreender a mensagem simples de que o pecado quebra o relacionamento delas com Deus; de que Jesus, o Filho de Deus, morreu no lugar delas; de que precisam aceitar o que Jesus fez para viver com Ele para sempre. Quando ficam sabendo que Jesus morreu na cruz, querem saber por que isso aconteceu. Essa é uma grande oportunidade para fazê-las entender a salvação!
---A criança no maternal não entende todos os aspectos da doutrina e o que significa seguir a Deus durante toda a vida, porém muitas crianças nessa idade pedem que Jesus entre em seu coração” (TRENT, John; OSBORNE, Rick; BRUNER, Kurt. Ensine sobre Deus às Crianças. Rio de janeiro: CPAD, 2007, p. 53, 54)

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE:
Maternal de 3 e 4 anos
Somos assim
Características mentais Necessidades
Pouco tempo de atenção (cinco a dez minutos). Mantenha isso em mente quando planejar brincadeiras, jogos, histórias, programas, etc.
Curiosas. Fazem incontáveis perguntas para obter informação. Pensamento inicial desafiado. Responda a todas as perguntas com honestidade. Procure razões por trás das perguntas. Encoraje-as a pensar por si mesmas.
O pensamento é concreto e literal. Use palavras concretas. Evite o simbolismo.
Fazem imagens mentais das coisas.


“Daqui a cem anos, não importará o tipo de carro que dirigi, o tipo de casa em que morei, quanto tinha depositado no banco, nem que roupas vesti. Mas o mundo pode ser um pouco melhor porque eu fui importante na vida de uma

Obrigada Pelo carinho!!!!

PRA VOCÊ!!!
Com todo o meu carinho...
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Lembre-se...




Vamos lá!!!

JESUS FAZ A VIDA MELHOR
Deixe ele conduzir sua vida



*As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
"Quero trazer à memória o que me pode dar esperança". Lamentações 3:21.

Nenhum comentário:

Postar um comentário