O corte de consumo promovido pelas famílias brasileiras neste ano só foi superado, na América Latina, pelo racionamento dos venezuelanos, de acordo com pesquisa da consultoria Kantar Worldpanel.
O levantamento envolve o consumo de bens semi e não duráveis, tais como alimentos, bebidas, lácteos, produtos do lar e de uso pessoal, no terceiro trimestre deste ano em 15 países da região.
No Brasil, as famílias reduziram em 2,6% a quantidade desses produtos adquiridos no terceiro trimestre deste ano, em relação a igual período do ano passado.
Entre os produtos que mais sofreram corte nos carrinhos de compra dos brasileiros estão os lácteos (-9%), como leite pasteurizado, seguido por produtos de limpeza (-5,8%), como cera o piso.
Leia também: AH.Com Notícias
Só as famílias venezuelanas esvaziaram mais os carrinhos. Os reduziram em 22% seu volume de compras frente ao terceiro trimestre de 2014. Só os alimentos foram cortados em 26%.
Segundo declarou na ‘Folha de São Paulo’ Chrisiane Pereira, diretora na Kantar Worldpanel, as famílias brasileiras sofrem com a piora do mercado de trabalho, a queda na renda real e a alta dos preços.
Fonte: Folha de São Paulo
Nenhum comentário:
Postar um comentário