20 de dezembro de 2014

Pregação-A Cura de Naamã



TEMA
NAAMÃ – SER LIMPO PELAS ÁGUAS CURADORAS

TEXTO
2 Reis 5:14

Então, desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.Voltou ao homem de Deus, ele e toda a sua comitiva; veio, pôs-se diante dele e disse: Eis que, agora, reconheço que em toda a terra não há Deus, senão em Israel;

A – INTRODUÇÃO

Deus criou o homem para viver uma condição de saúde perfeita. A estratégia de Satanás tem sido distorcer aquilo que é a verdade de Deus para o homem. Com a queda do homem, iniciou o processo de degradação da natureza humana, surgindo, então, as doenças. Satanás deseja potencializar essa marca para que o homem deixe de viver plenamente a benção da saúde perfeita.

Naamã era o comandante do exército do rei da Síria, um homem respeitado, entretanto, sofria dessa terrível doença. Sua enfermidade não se limitava ao corpo, por isso, foi necessário que Naamã fosse também tratado na sua alma.

Hoje, você vai mergulhar nas águas curadoras para viver um tempo de restauração na sua vida. É o poder de Jeová Rafá – o Deus que cura.

B) SETE MERGULHOS NAS ÁGUAS CURADORAS:

1) SER LIMPO DE TODA FRUSTRAÇÃO

2 Reis 5:1

Naamã, comandante do exército do rei da Síria, era grande homem diante do seu senhor e de muito conceito, porque por ele o Senhor dera vitória à Síria; era ele herói da guerra, porém leproso.

Apesar de ser um homem de grande prestígio, um herói de guerra, Naamã era marcado pela lepra. Isso o deixava isolado e frustrado. Como um homem tão importante podia viver naquela situação?

Muitas vezes, quando passamos por um período de enfermidade, ficamos impossibilitados de trabalhar, de cuidar da família e dos negócios. Isto nos leva a um abatimento, ficamos preocupados e frustrados por ver que não conseguimos realizar aquilo que necessitamos. Essa é uma enfermidade que fica na nossa alma e precisa ser curada.

DECLARE: Eu rejeito todo sentimento de frustração, porque eu sou um abençoado de Deus, um realizador apostólico.

2) SER LIMPO DO ORGULHO:

2 Reis 5:3

Disse ela à sua senhora: Tomara o meu Senhor estivesse diante do profeta que está em Samaria; Ele o restauraria da lepra.

Se não bastasse ouvir uma menina judia, ainda tinha que se encontrar com um profeta que estava em Samaria, um lugar desprezível àquela época.

Muitos têm colocado os seus olhos em cirurgias espirituais, feitiçarias, superstições. A única porta é Jesus Cristo. Naamã se voltou para a porta certa, creu na palavra de sua serva e foi para Israel, lugar onde estava o profeta de Deus.

DECLARE: Eu rejeito todo sentimento de orgulho, prepotência, porque Deus escolhe as coisas simples para fazer a sua vontade.

3) SER LIMPO DA INCREDULIDADE

2 Reis 5:13

Então se chegaram a ele os seus oficiais e lhe disseram: Meu pai, se te houvesse dito o profeta alguma cousa difícl acaso não a falarias? Quanto mais, já que apenas te disse: Lava-te, e ficarás limpo.

O maior inimigo da fé é a incredulidade. Nossos sentimentos, muitas vezes, nos levam a desistir e abrir mão daquilo que temos esperado no Senhor.

Naamã era leproso há muito tempo, mas o tempo de Deus para a sua curada havia chegado.

Deus usou os seus soldados para lhe questionarem. Sua fé foi estimulada para viver o grande milagre.

Muitas vezes achamos que Deus tem que enviar um exército de anjos para desafiar a natureza e nos socorrer. Naamã achou que Eliseu deveria se apresentar com toda a comissão para recebê-lo, mas a ordem foi simples: lava-te e ficarás limpo.

DECLARE: Eu sou curado de toda incredulidade e mergulho na fé em Cristo Jesus para viver a vontade do Senhor, sem resistências.

4) SER LIMPO DA DESOBEDIÊNCIA

2 Reis 5:10

Então, Eliseu lhe mandouj um mensageiro, dizendo: vai, lava-te sete vezes no Jordão; e a tua carne será restaurada, e ficarás limpo.

Naamã foi curado quando deixou de olhar para Eliseu e se voltou para obedecer à voz do profeta. O profeta nem mesmo o recebeu, porque era necessário que Naamã cresse no Senhor.

Nós já temos recebido a divina semente. A palavra profética está no nosso coração e todas as promessas do Senhor vão se cumprir na nossa vida.

DECLARE: Eu sou curado de toda desobediência, porque a partir de hoje serei obediente à visão celestial para a minha vida.

5) SER LIMPO DE TODO OPRÓBRIO

2 Reis 5:1

...era ele herói de guerra, porém leproso.

Opróbrio significa vergonha. Naamã tinha lepra e a aparência dessa doença trazia a vergonha, porque era um estado deplorável.

Satanás tenta nos marcar com palavras de humilhação, com atitudes de preconceito e desprezo que nos levam à vergonha, mas Deus tem para nós a honra.

DECLARE: Eu rejeito da minha vida todo sentimento de vergonha, porque eu sou marcado pelo sangue do cordeiro.

6) SER LIMPO DA PREPOTÊNCIA

2 Reis 5:12

Não são porventura Abana e Farfar, rios de Damasco, melhores do que todas as águas de Israel? Não póderia em lavar-me neles, e ficar limpo? E voltou-se, e se foi com indignação.

Como poderia um general sírio entrar naquelas águas turvas do Rio Jordão. A prepotência nos leva a desvalorizar aquilo que pode representar uma grande benção para a nossa vida. A prepotência nos faz cegos espiritualmente, porque só conseguimos enxergar valores materiais.

DECLARE: Eu sou limpo de toda prepotência e arrogância porque viverei em submissão e humildade perante o Senhor.

7) SER LIMPO DA INFIDELIDADE PARA VIVER A CURA

2 Reis 5:14

Então desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus; e a sua carne se tornou como a carne de uma criança, e ficou limpo.

Precisamos ter uma atitude de fé e seguir toda a orientação de Deus. Talvez Naamã tenha achado muito estranho estar desempenhando aquele papel. Ele, um general importante, mergulhando naquelas águas de um país estranho. Mas, a sua atitude o habilitou a viver o milagre.

Agora, não era mais o tempo de cultuar a Rimon, o deus de Naamã. Era tempo de manter-se fiel a Deus e não se comprometer com os valores do passado.

DECLARE: Eu sou curado de toda infidelidade para servir ao Senhor em verdade.

C – CONCLUSÃO

Isaías 53:4

Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido.

As águas curadoras vão se mover na sua vida e o Senhor toma o teu leito de enfermidades e o faz curado e restaurado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário