15 de dezembro de 2014

CURSO - MATURIDADE CRISTÃ1-CAPíTULO-5 AS RESPONSABILIDADES DE UM CRISTÃO AUTÊNTICO:


Quebra-gelo: Dê uma folha em branco para cada integrante do estudo. Nela, ele deverá colocar o nome de uma única pessoa pela qual ele se sente responsável.
Em duplas, cada um deverá mostrar ao outro a sua folha e
explicar por que se sente responsável por aquela pessoa.


-----Estes estudos têm sido desenvolvidos, e estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
-----Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. A Bíblia pode ser acessada online através

deste site.

ESTUDO
Introdução:
 O texto de fechamento da carta de Pedro  formado por uma série de conselhos a respeito da nossa postura, considerando a nossa posição dentro da igreja e sociedade. Podemos dividir esses conselhos de Pedro em três grupos: Os conselhos dados aos anciãos, os conselhos dados aos jovens e os conselhos dados a todos os cristãos.
Reflexão:
a) Quais são as principais características que você
espera de um líder?

b) Quais são as principais características que você
espera de um liderado?


1. CONSElhOS DaDOS aOS aNCIÃOS
Dentro da cultura judaica havia um grande respeito pelas pessoas mais velhas. Como líderes, os anciãos representavam as suas famílias nas variadas situações que envolviam aquela comunidade. Desde as questões mais simples até as grandes decisões, eram os anciãos que se reuniam e tomavam as decisões. Sobre eles havia uma grande responsabilidade.

Pedro era ancião e, como tal, ele sabia das implicações de estar nessa importante posição. Por essa razão, ele escreve as seguintes palavras aos anciãos: “Pastoreiem o rebanho de Deus que está aos seus cuidados, Olhem por ele, não por obrigação, mas de livre vontade, como Deus quer.

Não façam isso por ganância, mas com o desejo de servir. Não ajam como dominadores dos que lhes foram confiados, mas como exemplos para o rebanho. Quando se manifestar  o Supremo Pastor, vocês receberão a imperecível coroa da
glória” (1Pe 5.2-4 - NVI).

Esses conselhos não são válidos apenas para os anciãos, mas igualmente para todos aqueles que, em algum grau, estão em uma posição de liderança. Seja um pastor, um obreiro, um líder de célula, um líder de ministério ou um discipulador. Se existe pelo menos uma pessoa debaixo da sua responsabilidade, você já se inclui nessa categoria e deve estar atento a esses conselhos.
Os conselhos de Pedro são práticos e tocam as motivações do coração dos líderes. Os líderes devem entender que não têm a posse das pessoas de quem cuidam. Todas as pessoas pertencem ao Senhor. Elas são “o rebanho de Deus”. Isso significa que não podemos tentar controlar as pessoas, mas, sim, devemos ser servos e exemplos daqueles que Deus mesmo colocou sob os nossos cuidados.

 Isso toca profundamente a nossa vida. Você tem a consciência de que é um referencial de Deus para outras pessoas? Deus já lhe tem confiado alguém para estar sob os seus cuidados? Como
você tem se relacionado com essa pessoa?

Como você tem se relacionado com as pessoas à sua volta? Você tem se colocado como servo dos seus irmãos e irmãs? 

Como você pode ajudar as pessoas que Deus coloca perto de você?

De que maneiras você pode se colocar como exemplo para outros crentes?

Somos chamados para ser exemplo dos fiéis, e, portanto, para cuidar das pessoas com amor e de forma espontânea, sempre de boa vontade e de acordo com a vontade de Deus. Isso significa que jamais devemos nos aproximar de alguém por interesse. Nós também não podemos nos tornar um tipo de ditador na vida de quem quer que seja. A nossa influência na vida de alguém não deve ser pautada no medo, mas na inspiração. As pessoas
devem olhar para nós e ver Cristo em nós. Precisamos ser
referência para todos. E se formos zelosos nestes aspectos
seremos premiados ao final da jornada.

2. CONSElhOS DaDOS aOS JOVENS

Antes de ser um ancião cauteloso e dedicado, Pedro também foi um jovem impetuoso. Podemos ler sobre essa fase da vida de Pedro nos evangelhos. Ele era um moço intenso e apaixonado por Jesus. Contudo, também era, muitas vezes, impulsivo e precipitado. Em certa ocasião, em um curto espaço de tempo, Pedro se deixou ser usado por Deus e também por Satanás. Em um momento, ele trouxe uma revelação de Deus acerca de Jesus (Mt 16.16-17); mas pouco tempo depois, ele foi repreendido por Jesus por ter emprestado a boca para Satanás (Mt 16.22-23). Em outra ocasião, Pedro mostrou a sua lealdade, cortando a orelha do soldado que ia prender Jesus. 

Mas, instantes depois,  por três vezes, ele negou que conhecia o Senhor. Sabendo, por experiência, que os jovens, em geral, são impulsivos e precipitados, Pedro decide lhes dar alguns conselhos. 

Ele não queria que os jovens cometessem os mesmos erros que ele havia cometido no passado. Por isso, ele escreveu: “Jovens, sujeitem-se aos mais velhos. Sejam todos humildes uns para com os outros, porque ‘Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes’” (1Pe 5.5 - NVI).

Os conselhos de Pedro, ainda que estejam primeiramente direcionados aos jovens, valem para todos nós. Todos nós estamos debaixo de algum tipo de liderança, seja na igreja, seja em alguma outra instituição.

Portanto, esses conselhos são úteis para todos. Pedro nos insta a vivermos em submissão às autoridades que o Senhor instituiu sobre as nossas.

 A submissão não significa ser envergonhado, mas significa
“estar sob a mesma missão”. Nós temos a mesma missão do
nosso líder, e, portanto, temos responsabilidades e tarefas
que devemos cumprir.

Precisamos também entender que, quando nos submetemos, nós nos protegemos, pois não estamos fazendo a nossa própria vontade, mas seguindo o comando de um superior. Nesse caso, se o comando for impreciso, quem responderá pelo erro será o líder. Por outro lado, se você não cumprir o comando, quem responderá pelo erro será você. De um e de outro lado, a submissão às autoridades é uma bênção e uma proteção para nós.

Contudo, nem sempre conseguimos nos submeter às autoridades. Você já teve dificuldade de se submeter a algum comando? Como foi essa experiência? 

O que você aprendeu dessa experiência? por que você teve dificuldade de seguir o comando? 

Você acha que deve obedecer cegamente a todos os comandos? Que parâmetros poderíamos usar para avaliar as ordens que nos são dadas?

De qualquer maneira, a nossa vida deve ser, em todo o tempo, pautada pela humildade, pois, enquanto “Deus se opõe aos orgulhosos, Ele concede graça aos humildes”. Se andarmos em humildade, Deus mesmo nos fará alcançar graça diante dos nossos líderes e nossos superiores.

3. CONSElhOS DaDOS a TODOS OS CRISTÃOS

Na parte final da carta, Pedro faz sua despedida. Contudo, ele aproveita esse último espaço para deixar alguns conselhos a todos nós acerca do nosso relacionamento com Deus.

Ele mostra, mais uma vez, que o sofrimento é um pequeno momento na nossa vida. E mesmo sendo um pequeno momento, os períodos de provação podem ser úteis na formação do nosso caráter. Deus é poderoso para nos transformar, usando, para isso, os nossos períodos de dificuldades. Pedro nos fala sobre isso com essas palavras: “O Deus de toda a graça, que os chamou para a sua glória eterna 
em Cristo Jesus, depois de terem sofrido durante um pouco de tempo, os restaurará, os confirmará, lhes dará forças e os porá sobre firmes alicerces” (1Pe 5.10 - NVI).

O sofrimento, as provações e as perseguições não são maiores do que Deus. Deus está acima de todo e qualquer poder. Ele é quem determina os períodos da nossa vida e também estabelece o “basta” para os nossos períodos de provação. Após proclamar o “basta”, Deus age para nos restaurar, nos confirmar, nos dar forças e nos colocar em alicerces firmes. Deus, em muitas ocasiões, “nos quebra e nos faz de novo”.

Você já passou por alguma situação em que percebeu ter sido quebrado por Deus?

Como Deus reconstruiu você? 

Quais são os ensinamentos que uma pessoa recebe durante os períodos de provação e de reconstrução? 

por que Deus permite que sejamos quebrados em alguns momentos da nossa vida?

 O que você acha que Deus deseja construir em sua vida?

CONClUSÃO
A  carta de Pedro tem em sua estrutura respostas para as grandes questões do sofrimento e as ferramentas necessárias para você se tornar um cristão autêntico.

Como peregrino, permaneça firme na sua caminhada com Deus. Não abra mão das promessas que Deus tem para você. Ele está fazendo coisas novas em sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário