10 de agosto de 2017

Protegidos Dia e noite: Subsidio: Primários - de 7 e 8 anos



Receba as crianças com atenção e alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes.
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções. 



 Memória em ação:






  Música Infantil

 Tenha momentos de louvor









  Coluna de Nuvem e de Fogo


    Decoração da Sala
O rio agora representará o Mar Vermelho. Preparar um cenário de deserto ao fundo com um metro de tecido marrom. Armar uma tenda pequena ou improvisar uma com lençol. Fazer a coluna de nuvem e de fogo ( Vivenciando a História ).


  Pré - aula:






Lição Bíblica
Vivenciando a História
Com antecedência, recortar o contorno de uma coluna de nuvem em cartolina branca e colar ou prender com fita adesiva a um lado da ponta da régua. Depois, recortar o contorno da nuvem em cartolina amarela com uma chama alaranjada no centro e prender ao outro lado da ponta da régua sobrepondo‑se à coluna de nuvem. Essa régua – com a coluna de nuvem e de fogo – deve ser levada acima da cabeça de quem conta a história enquanto conduz as crianças. 

Crianças, hoje, eu quero que vocês participem da história da lição fazendo de conta que são os israelitas e que estão me seguindo. Eu representarei Moisés. Muitos anos se passaram desde que a filha de Faraó encontrara Moisés no cestinho junto à margem do rio. Enquanto Moisés viveu com sua família, seus pais lhe ensinaram a conhecer e amar a Deus. Quando tinha 12 anos de idade, ele foi morar no palácio real com a filha de Faraó. Moisés cresceu e se tornou um homem sábio. Deus o escolheu para conduzir os israelitas do Egito para uma terra melhor. Quando os israelitas saíram do Egito, eles atravessaram o Mar Vermelho [as crianças atravessam o “Mar Vermelho” do cenário com você] e logo se encontraram no deserto [as crianças se levantam e andam em volta da sala com você]. Como é um deserto? Sim, é quente e cheio de areia. O deserto era muito quente durante o dia e muito frio durante a noite. Animais selvagens viviam lá no deserto. Nem Moisés sabia direito por onde deviam ir. Mas Deus tinha um plano especial para conservá‑los em segurança e ter certeza de que não se perderiam. Deus os conduziu de um modo maravilhoso. Durante o dia, os israelitas podiam ver acima deles uma enorme nuvem que se erguia como uma coluna em direção ao céu. [Segurar a coluna de nuvem acima da cabeça de modo que as crianças possam ver o lado da nuvem.] A nuvem se movia lentamente para frente e eles a acompanhavam, pois Deus estava na nuvem e os conduzia. [Andar em volta da sala com a nuvem e as crianças acompanhando.] Mas a nuvem fazia algo mais além de mostrar‑lhes aonde ir. Durante o dia, quando estava quente, a nuvem também oferecia sombra para refrescá‑los. Ela os protegia do sol causticante. [Suspirar como que em alívio.] Mas durante a noite, quando ficava frio e escuro, uma nuvem não ajudaria muito. [Apagar a luz e andar um pouco no escuro com as crianças.] Então, os israelitas precisavam de luz e calor. [Fazer como quem tem dificuldade em enxergar no escuro e treme de frio.] Era, então, que a enorme nuvem se transformava em uma coluna de fogo. [Virar a nuvem de modo que as crianças possam ver a coluna de fogo. Focalizar a lanterna acesa contra ela.] O fogo lhes fornecia claridade durante a noite. [Olhar em volta como quem consegue enxergar agora.] Ajudava a conservar todos quentinhos no frio do deserto. [Esfregar os braços como que sentindo o conforto do calor.] E, além disso, espantava os animais selvagens para que não machucassem ninguém. Deus tinha o plano perfeito para proteger e guiar Seu povo. Durante o dia e durante a noite, os israelitas podiam sempre ver que Deus os guiava e os conservava em segurança. Eles sabiam que Deus os estava protegendo e O louvavam por Seu cuidado. Deus também nos protege. Ele cuida de nós onde quer que estejamos. Vamos sempre lembrar‑nos de agradecer‑Lhe o Seu cuidado.





 Alguns visuais que podem ser utilizados para contar a História Bíblica,  Protegidos Dia e noite 

  1. APDSJ!

  Atividades:



Lembrancinhas:


Oração: 


Lanche: sirva um lanche gostoso.


 Ore com as crianças


Comunhão / Encerramento


Conclua agradecendo a Deus por seu cuidado e proteção.
Que Deus possa usar sua aula poderosamente para falar ao coração dos pequeninos.
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Que Deus lhe abençoe e capacite! Boa aula!
Fonte: http://www.megaupload.com/
Fonte: CPAD
adaliahelena.blogspot.com


Um comentário:

  1. Maravilhosas dicas.Que Deus vos abençoe.
    Prof Sandra Chiocca
    Ass de Deus de Curitiba

    ResponderExcluir