10 de agosto de 2017

Protegidos Dia e noite: Subsidio: Primários - de 7 e 8 anos

Lição



Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Que Deus possa usar você Prof. poderosamente para falar ao coração dos pequeninos.
Título da Lição:
 A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
 Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
 Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
 Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
 Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
 Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.

Vídeo aula




 Momento do louvor 

 Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

Você é especial - Aline barros


MINHA VIDA É UMA VIAGEM




Aline Nascimento música BIBI - Lyric Vídeo - Aline For Kids




Caminhando eu vou para Canaã





Dê um Sorriso só - YouTube_mpeg4_mpeg2video
                          
                               

Memória em ação:
História Bíblica
Vamos ler o que a Bíblia diz: 
 Êxodo 13:17-22
17 E aconteceu que, quando Faraó deixou ir o povo, Deus não os levou pelo caminho da terra dos filisteus, que estava mais perto; porque Deus disse: Para que porventura o povo não se arrependa, vendo a guerra, e volte ao Egito.
18 Mas Deus fez o povo rodear pelo caminho do deserto do Mar Vermelho; e armados, os filhos de Israel subiram da terra do Egito.
19 E Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco.

20 Assim partiram de Sucote, e acamparam-se em Etã, à entrada do deserto.
Como vocês achamque as crianças israelitas se
comportaramnaquela época no meio escuridão do
deserto ???
Será que tinham me...
21 E o Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite.
22 Nunca tirou de diante do povo a coluna de nuvem, de dia, nem a coluna de fogo, de noite.

A coluna de fogo

 BÍBLIA ONLINE


Vivenciando a História 
Com antecedência, recortar o contorno de uma coluna de nuvem em cartolina branca e colar ou prender com fita adesiva a um lado da ponta da régua. Depois, recortar o contorno da nuvem em cartolina amarela com uma chama alaranjada no centro e prender ao outro lado da ponta da régua sobrepondo‑se à coluna de nuvem. Essa régua – com a coluna de nuvem e de fogo – deve ser levada acima da cabeça de quem conta a história enquanto conduz as crianças. 

Crianças, hoje, eu quero que vocês participem da história da lição fazendo de conta que são os israelitas e que estão me seguindo. 
Eu representarei Moisés. Muitos anos se passaram desde que a filha de Faraó encontrara Moisés no cestinho junto à margem do rio. Enquanto Moisés viveu com sua família, seus pais lhe ensinaram a conhecer e amar a Deus. Quando tinha 12 anos de idade, ele foi morar no palácio real com a filha de Faraó. Moisés cresceu e se tornou um homem sábio. Deus o escolheu para conduzir os israelitas do Egito para uma terra melhor. Quando os israelitas saíram do Egito, eles atravessaram o Mar Vermelho [as crianças atravessam o “Mar Vermelho” do cenário com você] e logo se encontraram no deserto [as crianças se levantam e andam em volta da sala com você]. Como é um deserto? Sim, é quente e cheio de areia. O deserto era muito quente durante o dia e muito frio durante a noite. Animais selvagens viviam lá no deserto. Nem Moisés sabia direito por onde deviam ir. Mas Deus tinha um plano especial para conservá‑los em segurança e ter certeza de que não se perderiam. Deus os conduziu de um modo maravilhoso. Durante o dia, os israelitas podiam ver acima deles uma enorme nuvem que se erguia como uma coluna em direção ao céu. [Segurar a coluna de nuvem acima da cabeça de modo que as crianças possam ver o lado da nuvem.] A nuvem se movia lentamente para frente e eles a acompanhavam, pois Deus estava na nuvem e os conduzia. [Andar em volta da sala com a nuvem e as crianças acompanhando.] Mas a nuvem fazia algo mais além de mostrar‑lhes aonde ir. Durante o dia, quando estava quente, a nuvem também oferecia sombra para refrescá‑los. Ela os protegia do sol causticante. [Suspirar como que em alívio.] Mas durante a noite, quando ficava frio e escuro, uma nuvem não ajudaria muito. [Apagar a luz e andar um pouco no escuro com as crianças.] Então, os israelitas precisavam de luz e calor. [Fazer como quem tem dificuldade em enxergar no escuro e treme de frio.] Era, então, que a enorme nuvem se transformava em uma coluna de fogo. [Virar a nuvem de modo que as crianças possam ver a coluna de fogo. Focalizar a lanterna acesa contra ela.] O fogo lhes fornecia claridade durante a noite. [Olhar em volta como quem consegue enxergar agora.] Ajudava a conservar todos quentinhos no frio do deserto. [Esfregar os braços como que sentindo o conforto do calor.] E, além disso, espantava os animais selvagens para que não machucassem ninguém. Deus tinha o plano perfeito para proteger e guiar Seu povo. Durante o dia e durante a noite, os israelitas podiam sempre ver que Deus os guiava e os conservava em segurança. Eles sabiam que Deus os estava protegendo e O louvavam por Seu cuidado. Deus também nos protege. Ele cuida de nós onde quer que estejamos. Vamos sempre lembrar‑nos de agradecer‑Lhe o Seu cuidado.

Recursos visuais:
  




Alguns visuais que podem ser utilizados para contar a História Bíblica.
APDSJ!

Sugestões de atividades:

Lembrancinhas:


Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.



 
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.




Comunhão / Encerramento 



Conclua agradecendo a Deus por seu cuidado e proteção.
 Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
 Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
 Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.


LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2019



 Primários - de 7 e 8 anos: 3º Trimestre 2019 - Tema: Conhecendo a viagem do povo de Deus no deserto: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2019 - Tema: Conhecendo a História do filho que escolheu fazer o que é certo: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 1º Trimestre 2019 - Tema: Conhecendo o livro do Começo: Cpad



LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2018 


 Primários - de 7 e 8 anos: 4º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo alguns Heróis e Heroínas da Bíblia: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 3º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo algumas histórias de Jesus: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo os milagres de Jesus: Cpad



 Primários - de 7 e 8 anos: 1º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo a Vida de Jesusl: Cpad





LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2017 


Revista Primários - de 7 e 8 anos: 4º Trimestre - Tema: Conhecendo o Último Juiz, O Primeiro Rei, e o Maior Rei de Israel: Cpad


Revista Primários - de 7 e 8 anos: 3º Trimestre - Tema: Conhecendo a Viagem do Povo de Deus pelo Deserto: Cpad


 Revista Primários - de 7 e 8 anos: 2º Trimestre 2017 - Conhecendo a História do Filho que Escolheu Fazer o que é Certo :Cpad


Primários - de 7 e 8 anos: 1º Trimestre 2017 - CPAD. Tema: Conhecendo o livro do começo







LIÇÕES BÍBLICAS:
ANO: 2016 



 Lições Bíblicas Primários de 7 e 8 anos 2º Trimestre
Fontes consultadas
http://www.megaupload.com/
https://ideiasparaoministerioinfantil.
www.caminhandocomamor.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com/
blogtiale.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Ganhando crianças para Jesus
Pequeninosdejesus
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Escola Biblica Dominical Infantil
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
Adaliahelenablogspot.com.br
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.
BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.
Revista Cpad;
Verônica Araujo - Editora Responsável pela Revista Primários da CPAD

--Quantos pais já se decepcionaram ao pegarem os filhos brincando com a caixa de algum brinquedo ao invés do próprio? As crianças adoram improvisar brinquedos e brincadeiras!
Prezado professor, aqui você pode contar com mais um recurso no preparo de suas lições da Revista Primários. Nossos subsídios estarão à disposição toda semana. Porém, é importante ressaltar que os subsídios são mais um recurso para ajudá-lo na sua tarefa de ensinar a Palavra de Deus. Eles não vão esgotar todo o assunto e não é uma nova lição (uma lição extra). Você não pode substituir o seu estudo pessoal e o seu plano de aula, pois o nosso objetivo é fazer um resumo das lições. 
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Que Deus lhe capacite e abençoe! Boa aula!
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Leia a Bíblia
Copia e Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com

ATENÇÃO: COM SEU FILHO NA INTERNET

 
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

Veja outras postagens relacionadas 































    Alfabeto Mig e Meg  






























 Atividades: Josué e a Conquista de Jericó


 A ORIGEM DO DIA DAS CRIANÇAS




 ARQUIVO DO BLOG








 ARCA DE NOÉ EM E.V.A COM MOLDES








































































































































2 comentários:

  1. Maravilhosas dicas.Que Deus vos abençoe.
    Prof Sandra Chiocca
    Ass de Deus de Curitiba

    ResponderExcluir
  2. Amém muito obrigada e de grande valor e esse subsídio Deus abençoe

    ResponderExcluir