12 de agosto de 2017

Aula Bíblica - Adão e Eva: Maternal de 3 e 4 anos


Revista Maternal de 3 e 4 anos: 3º Trimestre - Tema: Vamos conhecer o livro do começo? Cpad...mais


  Pensamento bíblico – Salmo 119:2 “Como são felizes os que obedecem”.



Brincar:
Receba as crianças com muita alegria e ânimo e deixe que brinquem um pouco enquanto as outras vão chegando. 


Lembre-se de variar, às vezes, os brinquedos da sala, guardando alguns e colocando outros para criar surpresa. O momento de brincadeira deve ser observado por um professor para que ele conheça as atitudes que precisam ser trabalhadas e melhoradas nas crianças.

1 – Faça um painel com natureza e Adão e Eva no jardim. Use flanelógrafo ou caixa com areia ou painel de TNT ou EVA na parede ou porta figuras ou bonecos.

2 – Providencie várias figuras de crianças que estão obedecendo e desobedecendo.

3 – Ponha um espelho dentro de uma caixa surpresa.

4 – Monte um cantinho da criação numa mesa com vários animais de plástico, plantas, ninhos, folhas, flores, figuras de frutas.




Louvor – mostre o relógio de mudança de atividade e uma figura com crianças cantando. Comece a guardar os brinquedos com a ajuda das crianças e distribua os instrumentos ou figuras de louvor para iniciar o período. 


  Cante: “Deus me ama, a Bíblia diz”; “O mundo de Deus”; “Deus criou os bichos com muito carinho, todos para o seu louvor”; “Louvai-o”; “Deus é bom pra mim”; “Obedecer é mais que importante, é prova de amor”; ou outro cântico que souber relacionado com o assunto da aula.







Base Bíblica: Gênesis 2.4
Versículo para memorizar:
Romanos 5.19 – “Porque, como pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim pela obediência de um, muitos serão feitos justos.”

Objetivo da Lição:
· Saber que devemos perdoar
· Entender como é importante obedecer.


Quebra-Gelo: Alguma vez você comeu algo que sua mãe disse que não podia comer e passou mal? Diga o que foi.

Ensine o Versículo – Abra a Bíblia, leia o versículo, repita com as crianças, explique as palavras e aplique na vida delas e na sua. 

Salmo 119:2 – “Como são felizes os que obedecem”. Mostre uma carinha desenhada com rosto bem sorridente de um lado e um rosto triste do outro lado (representando o desobediente).

Para motivar a aula, deixe a caixa surpresa fechada com o espelho dentro no lugar em que você fará o ensino.

Quem sabe o nome do primeiro homem e da primeira mulher? Certo: Adão e Eva. De tudo o que Deus criou, o que foi mais importante? A resposta está dentro desta caixa surpresa.

Abra a caixa, retire o espelho e mostre o rosto de cada criança presente. A resposta é que você é mais importante pra Deus. Deus é Criador e Deus é Amor. Ele ama muito cada um de nós que Ele criou. Ele também amou Adão e Eva e deu um lindo jardim chamado “Jardim do Éden”.


Hora da história:
Deus criou o mundo e todas as coisas.“No princípio criou Deus os céus e a terra” (Gênesis 1:1).Há muito tempo atrás, Deus criou o mundo e tudo o que existe nele.Deus criou o céu, a terra, o mar, as plantas, os animais e o homem.
O nome do primeiro homem era Adão.
O da primeira mulher era Eva.





Adão e Eva viviam felizes num lindo jardim.
E um dia Adão passeava num jardim muito bonito. Na grama floresciam as flores. Nas árvores havia pássaros cantando. Frutas gostosas pendiam sobre sua cabeça: uvas, maças e muitas outras.
Havia também animais de toda espécie. E todos os animais eram mansos e pacíficos. Não havia entre eles nenhum animal feroz. Como era bom estar neste belo jardim!Sabe como se chamava o jardim?Jardim do Éden ou o paraíso. Sabe quem mais estava lá? Deus, o Senhor.
Adão tinha de cuidar do belo jardim. Também podia comer de todas aquelas frutas boas, quanto quisesse. Mas havia uma árvore da qual Adão não devia comer. Esta árvore estava no centro do jardim e chamava-se:"Arvore da Ciência do Bem e do Mal."Deus tinha dito: "De toda árvore do jardim comerás, só desta uma não comerás. Porque se dela comeres, certamente morrerás."
Adão obedeceu às palavras do Senhor. Sempre se desviava daquela árvore. Pois não queria magoar a Deus.Um dia, Deus trouxe todos os animais a Adão, para que ele desse um nome a cada um. Todos os animais vinham em pares. Cada qual tinha sua companheira. E Adão estava só. Mas Deus percebeu bem o que Adão estava pensando. Deus tinha cuidado dele, e assim Adão nem precisava dizer o seu desejo.
E Deus Senhor disse: "Não é bom que o homem esteja só."Então fez com que Adão caísse num sono profundo. Quando Adão acordou, estava uma mulher a seu lado. Esta Deus lhe havia dado. Ela chamava-se Eva.



Como Adão estava alegre! Pois agora já não estava mais sozinho. Levou Eva consigo para o belo jardim. Mostrou-lhe tudo. Indicou-lhe também aquela árvore, da qual não deviam comer.
Como eram alegres e felizes! Nunca sentiam dor. Nunca ficavam doentes. Não precisavam ter medo nem ficar tristes. Pois viviam bem perto de Deus. Deus era seu Pai, e eles, Seus filhos .Tão felizes como eles eram, nunca mais nenhum homem na terra o foi.
Mas certo dia, tudo ficou muito diferente. E isto por culpa deles mesmos!
Eva passeava sozinha pelo jardim. Nisto ela chegou perto da árvore, cujos frutos eram proibidos. Então de repente ela ouviu alguém falar.Quem seria?Não era Adão. E também não era Deus.



Eva parou, curiosa. Então viu uma cobra que olhou para Eva com seus olhos cintilantes e falou: "Escuta, é verdade que vocês não devem comer de árvore nenhuma? Deus disse isso? "Eva respondeu: "Que nada, nós podemos comer de todas as árvores, menos desta aqui. Pois então teremos que morrer. Foi isto que Deus disse."
Então a cobra olhou, maliciosa, e cochichou: "Ora, vocês não vão morrer, não! Deus certamente o diz, mas não é verdade. Pelo contrário, vocês ficarão ainda muito mais felizes. Vocês ficarão iguais a Deus, tão sábios e poderosos. Pode acreditar. Eu sei melhor que o Senhor. Podem comer sossegados desta árvore. Isso não faz mal."Eva olhou para as frutas. Pareciam tão lindas! Então ela o fez. Apanhou uma fruta da árvore e comeu. Depois deu um pedaço a Adão, e também ele comeu da fruta. Deus havia proibido tanto, e assim mesmo o fizeram. Isto foi um grande pecado. Mas, no mesmo instante, Adão e Eva sabiam que a cobra havia mentido. Logo o sentiram.
De repente não mais se sentiam felizes. Ficaram tristes e com medo, e também com muita vergonha, pois só agora notaram que estavam nus. Até então, nunca haviam reparado nisso. Mas agora o viam. Apanharam folhas grandes e delas fizeram aventais.Então ouviram a voz de Deus que antes sempre os fazia tão alegres.




Mas agora a voz os fazia ficarem com medo. Fugiram. Esconderam-se de Deus, no meio dos arbustos. Desejavam não ser achados por Ele.Mas Deus os achou!Ele chamou Adão e disse: "Onde estás? Vem cá!" Bem, agora tinham que sair do esconderijo, pois Deus os via de qualquer maneira. Tremendo, apareceram. Não se atreviam a olhar para Deus.Deus perguntou: "Vocês comeram desta árvore?” Ele perguntou assim num tom zangado e ao mesmo tempo triste.
Adão respondeu: "Sim, Senhor. Mas foi Eva que me deu um pedaço.” E Eva falou baixinho: "Sim, Senhor. Mas a cobra disse que eu podia comer da fruta.” ·Oh! Como Deus ficou zangado com a cobra! Ou melhor, com o mau inimigo, aquele que tinha incutido tais palavras na cobra. Na realidade, foi ele quem o fez. Satanás, assim se chamava o mal inimigo. Ele tinha inveja de Deus e queria estragar Sua maravilhosa obra. E agora havia conseguido isso. Pois porque Adão e Eva haviam desobedecido, não mais podiam ficar tão perto de Deus. Agora tiveram que sair do belo paraíso.
Mas mesmo assim Deus ainda amava estes Seus filhos desobedientes. E prometeu-lhes que algum dia tudo ainda voltaria a ser bom. Sim, Deus ainda amava Seus filhos. Cuidava bem deles.De peles de animais ele fez roupas para Adão e Eva, e vestiu-os. Assim eles não sentiam frio.



Mas agora Deus os mandou para fora do paraíso E também não podiam voltar, pois um anjo estava de guarda na entrada e não deixava ninguém entrar.Pobre Adão e pobre Eva! Era tudo muito triste. Mas a culpa era deles.
Como eram infelizes!Mas algum dia, tudo ficaria bom outra vez. E quando se lembravam disso, ficavam novamente um pouco alegres.

Memorização do versículo: Prepare cartaz com o versículo, leia com os alunos e coloque no mural.

Recursos visuais
Faça duas árvores grandes. Uma bem verdinha, para ser a arvore do bem. E outra com cores escuras e só com tronco, sem folhas, para a do mal.
Faça maçãs vermelhas e escreva coisas boas, como: obediência, ler a bíblia, etc. E maçãs pretas escrito coisas ruins.
Cole velcro nas árvores e a outra parte do velcro nas frutas.
Mostre a fruta e pergunte onde colocar, ou, chame alguém para colocar no lugar certo.
Não esqueça do Plano da Salvação



RECURSOS





Trabalho manual – prepare a mesa e ponha as diversas figuras de crianças obedecendo, os lápis de cor, caneta para o professor escrever o versículo. Deixe que a criança escolha a figura e pinte com a cor que quiser, enquanto você vai escrevendo o versículo em cada trabalho. Porém, não esqueça que as figuras devem ser grandes pra essa idade pintar e não exija perfeição. Dê lápis de cera porque é mais apropriado para a idade.


Lembrancinha da aula – figura para colorir de criança obedecendo. Escreva o versículo.


Lanche: sirva um lanche gostoso. 


  Oração – mostre a figura de crianças orando. Diga: vamos conversar com Deus? “Obrigada, meu Deus, porque o Senhor nos ama e ouve nossas orações e perdoa nossa desobediência. Nós também queremos dizer que amamos o Senhor, e pedimos que nos ajude a obedecer. Em nome de Jesus, amém.”


Comunhão / Encerramento


Brincar – Deixe que as crianças que forem terminando brinquem à vontade. Convide-as para observar o Cantinho da Criação enquanto esperam pelos responsáveis.
Ensino num clique.
tiahelprecursos.blogspot.com,
adaliahelena.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário