28 de março de 2025

Plano de Aula Bíblica Adultos/Betel – Lição 13: A Necessidade de Avivamento no século XXI – Uma Nova Geração Clamando pelo Poder do Espírito

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
👉 Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical, Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. 
Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.
__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

 Apresentem o título da lição:
A Necessidade de Avivamento no século XXI – Uma Nova Geração Clamando pelo Poder do Espírito

Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 

Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
 
Hino 289 - Sob o Sangue Teu


Hino 290 - Harpa Cristã


Hino 291 - Harpa Cristã


Porque Ele vive - André Valadão com letra

RODA DE CONVERSA
 MÉTODO:
SUGESTÃO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
__Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.
CONVERSE COM SEUS ALUNOS

👇Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.


TEXTO ÁUREO
E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos mancebos terão visões, e os vossos velhos sonharão sonhos.
Atos 2.17.


VERDADE APLICADA
Ë fundamental viver em constante oração e vigilância para não esfriar no amor nem extinguir o Espírito.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
__Reconhecer o valor do avivamento para nossos dias
__Enfatizar as condições para que o avivamento ocorra
__Compreender o que caracteriza o verdadeiro avivamento.


TEXTOS DE REFERÊNCIA
Habacuque 3. 1-2,17-18
1 Oração do profeta Habacuque sob a forma de canto.

2 Ouvi, Senhor, a tua palavra e temi; aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos, no meio dos anos a notifica; na ira lembra-te da misericórdia.

17 Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas.

18 Todavia, eu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação.


LEITURAS COMPLEMENTARES
SEGUNDA | 2Cr 7.14
O segredo do avivamento.

TERÇA | Sl 143.1
Devemos buscar ao Senhor com fervor.

QUARTA | Os 10.12
É tempo de buscar ao Senhor.

QUINTA | At 2.2
A ação do Espírito Santo.

SEXTA | Rm 12.11
Devemos ser fervorosos no Espírito.

SÁBADO | Hb 12.14
Devemos buscar a paz e a santificação.

MOTIVO DE ORAÇÃO
Ore para que Deus avive a Sua Igreja.


ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1- A relevância do avivamento
2- As condições para ocorrer o avivamento
3- Os resultados do avivamento
Conclusão.


INTRODUÇÃO
Para encerrar o trimestre, veremos a relevância de buscar avivamento espiritual nestes últimos dias da Igreja na terra. Porém, é imprescindível que a luz da Palavra de Deus nos guie nessa busca, para não sermos enganados nem confundidos diante de tantos movimentos que tentam imitar aquilo que somente Deus promove: o avivamento espiritual: “Aviva, ó Senhor, a tua obra.
Habacuque 3.2.


PONTO DE PARTIDA
Devemos ser cheios do Espírito Santo


1- A relevância do avivamento
No dia de Pentecostes, depois da ascensão de Jesus, obedecendo à ordem de ficar em Jerusalém, os discípulos foram revestidos de poder (At 2.1-11). Quando o Espírito Santo foi derramado sobre os discípulos, trazendo um grande avivamento, eles começaram a viver um novo tempo.


1.1. O significado do avivamento.
O avivamento é uma bênção de Deus (Sl 85.6), pois é uma ação que traz vida e dá novo ânimo. O Espírito Santo é responsável por avivar a Igreja, tornando-a ativa no cumprimento dos propósitos de Deus. Assim, o avivamento é uma obra de Deus pelo Seu Espírito Santo, que desperta e levanta para um viver fervoroso e dinâmico os que estão dormindo espiritualmente (Ef 5.14). Hoje, acreditamos na necessidade de um novo avivamento, ou seja, numa visitação divina vivificadora como o único evento capaz de evitar o desastre da frieza espiritual que Satanás procura lançar nas igrejas no século XXI (Rm 13.11).

Pastor Elinaldo Renovato (2023, p. 13): “Avivamento espiritual é, porém, uma intervenção de Deus que só tem lugar quando o Espírito Santo encontra espaço no coração de uma pessoa, de um grupo, de uma cidade ou de uma nação e, mais ainda, quando uma igreja se volta para Deus, buscando a sua presença de maneira intensa e profunda, visando alcançar mudanças e transformações na realidade espiritual. Quando o avivamento cessa depois de algum tempo, faz-se necessário nova busca pelo poder de Deus, provocando o que podemos chamar de reavivamento espiritual”.


1.2. A urgente necessidade de avivamento.
Ao longo da História, a Igreja de Cristo vivenciou diferentes avivamentos e em lugares diversos (Is 44.3). Hoje, a Igreja carece de um novo despertar espiritual (Jl 2.28,29); por isso, no coração de cada crente pentecostal salvo em Jesus Cristo, deve existir o desejo de experimentar um avivamento pessoal, além de experimentar o poder e a profundidade do Espírito Santo no seio da Igreja (S142.1; 63.1). Portanto, é necessário que o Espírito Santo inspire homens e mulheres para anunciar o chamado de Deus a uma profunda comunhão com Ele, tornando os crentes mais vivos, ativos e intensos nessa busca (Am 5.4).

Cremos que, assim como o Espírito Santo avivou as igrejas do passado, hoje também podemos viver um avivamento. John Wesley orou assim: “Senhor, manda-nos o antigo avivamento sem seus defeitos; mas se não for possível, manda-o de volta com todos os seus defeitos. Precisamos de avivamento” Que possamos nos lembrar de que estamos debaixo da promessa de que o Espírito do Senhor será derramado sobre toda carne, e nossos filhos e filhas profetizarão, e nossos velhos sonharão, e os jovens terão visões (J1 2.28).


1.3. O avivamento da Igreja.
Todos nós precisamos de avivamento para não ceder às abordagens do inimigo de nossa alma nem à nossa natureza carnal (G1 5.24). O profeta Habacuque afirmou: “Aviva, ó Senhor, a tua obra no meio dos anos” (Hb 3.2). A busca pelo avivamento é obrigação de todo cristão que anseia se manter de pé diante do Senhor (1 Co 10.12). A chama do Espírito não pode se apagar; porém, para que essa chama não se apague, é preciso buscar ao Senhor. Assim como os sacerdotes do AT tinham que colocar lenha nova no altar do holocausto toda manhã (Lv 6.12), também nós devemos ter uma vida diária de oração e de busca ao Senhor.

Pastor Amador dos Santos (Revista Betel Dominical, 2° trimestre de 2007, p. 3): “Na carta à igreja de Éfeso, o Senhor Jesus exorta ao primeiro amor. Eles tiveram um início glorioso em sua experiência com Deus, mas o seu fervor logo se esvaiu. A epístola de Paulo aos Efésios nos dá a entender que aquela igreja não era problemática, como a de Corinto, por exemplo. Os efésios eram espirituais, entusiasmados e abençoados no princípio. Contudo, o tempo passou e algo mudou. Aparentemente, tudo estava como antes: as obras continuavam a todo vapor. A igreja de Éfeso era muito ativa e trabalhadora. Entretanto, a essência estava comprometida’.
  • É necessário que o Espírito Santo inspire homens e mulheres para anunciar o chamado de Deus a uma profunda comunhão com Ele.

2- As condições para ocorrer o avivamento
O avivamento deve começar no coração de cada cristão, por meio de arrependimento, vida de oração e estudo da Palavra de Deus. Essas são as três condições básicas para haver um avivamento (2 Cr 7.13-17).


2.1. Arrependimento, um caminho para o avivamento.
O pecado nos separa do Senhor (Is 59.2); por isso, Ele nos instrui sobre a importância do arrependimento genuíno para continuarmos na presença de Deus (Rm 3.23). O avivamento pessoal, portanto, vem do arrependimento sincero (At 3.19) e de admitirmos nosso pecado; somente assim podemos ser perdoados, purificados e restaurados (At 17.30,31; 1Jo 1.9). Arrepender-se é sinônimo de vida (Mt 3.2), uma vez que o arrependimento bíblico leva a uma mudança que resulta em se voltar para Deus e se render à Sua boa, perfeita e agradável vontade.

Pastor Sergio Costa (Revista Betel Dominical, 2° trimestre de 2019, p. 20): “Na Bíblia, foram registrados avivamentos nos quais um grande número de pessoas se voltou para Deus e desistiu de seu modo pecaminoso de viver. Os avivamentos foram liderados por homens que reconheceram a crise espiritual da nação, superaram o medo e tornaram a vontade de Deus conhecida às pessoas. O avivamento está relacionado a um retorno e submissão à vontade de Deus”.


2.2. O avivamento é precedido de oração.

Lucas e Atos, principalmente, evidenciam a forte conexão entre oração e ação do Espírito Santo, como vemos em: Lucas 3.21,22 (Jesus orou, o céu se abriu, e o Espírito Santo desceu); 11.13 (oração e interesse por parte dos discípulos e interesse de Deus em dar o Espírito Santo); Atos 1.14; 4.31 (oração antes do dia de Pentecostes e depois, quando a igreja continuou orando e testemunhando sobre a ação do Espírito). Ainda hoje devemos perseverar em oração, conscientes tanto de nossa dependência da ação do Espírito Santo quanto da certeza de que o Senhor Deus continua disposto a operar o avivamento na vida do Seu povo. Que nossa oração seja: “Aviva, ó Senhor, a minha vida no meio dos anos…”, Hb 3.2.

Pastor Elinaldo Renovato (2023, p. 15): “A oração é a maneira mais comum de alguém se comunicar com Deus. Jamais haverá avivamento sem oração. Se para Israel, a oração era o meio pelo qual seu povo, humilhado e quebrado diante de Deus podia dirigir-se a Ele, suplicando a sua bênção e o seu perdão para resolver crises espirituais e morais que afligiam o seu povo, imaginem nos dias atuais quando grande parte dos que se dizem cristãos não dão valor à vida de oração e preferem ocupar o tempo preciso com coisas supérfluas, como entretenimentos, redes sociais que, além de não ter valor para a vida cristã, são armadilhas para o seu afastamento da presença de Deus”.


2.3. Avivamento pela Palavra.
Deus é o maior interessado em trazer avivamento para os nossos dias (Is 44.3). Entretanto, devemos obedecer à Sua Palavra, nos esclarece sobre a vontade de Deus e a necessidade de quebrantamento, confissão e contrição (Sl 51.17;119.101; 1Jo 1.8,9). Não é possível haver avivamento espiritual sem observar os parâmetros da Palavra de Deus (Ne 8.13,18), que nos ordena: “(…) sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor”, Rm 12.11. Ninguém esfria na fé rapidamente; é uma ação gradativa, na qual vai se perdendo, entre outras coisas, o amor pelas Escrituras.

Pastor Amador dos Santos (Revista Betel Dominical, 2° trimestre de 2007, p. 36): “O estudo das Escrituras gera avivamento. Isto está implícito em várias partes das Escrituras (1 Pe 3.15; 2Tm 2.15; Is 34.16; Si 119.13). Vale lembrar que estudar é mais do que ler; é aplicar a mente a um assunto de modo sistemático e constante. A Bíblia é o único manual do crente, seja na vida cristã ou trabalho do Senhor. Sendo a Bíblia o livro texto do cristão, é imperioso que este a maneje bem para o eficiente desempenho de sua missão (2Tm 2.15)”.

  •  Não é possível haver avivamento espiritual sem os parâmetros da Palavra de Deus.

3- Os resultados do avivamento
Para encerrar o trimestre, vamos ressaltar três resultados do autêntico avivamento. São evidências que o povo de Deus precisa desejar nestes dias tão desafiadores e repletos de distrações irrelevantes para o contexto eclesiástico, quando a busca desenfreada por novidades tem tomado o lugar do imprescindível exercício espiritual da reflexão e do discernimento. Que o Espírito Santo nos ilumine e conduza ao longo deste estudo.


3.1. O avivamento nos mantém cheios do Espírito.
As palavras de Paulo aos efésios apontam para a necessidade de sermos continuamente cheios do Espírito para viver como povo de Deus num contexto marcado por corrupção e perversidade (Ef 5.18). A presença do Espírito Santo deve ser uma realidade na vida do crente avivado; como nos primórdios da Igreja, quando o povo de Deus seguia a Cristo cheio do Espírito Santo (At 2.4). Semelhantemente, precisamos ser cheios do Espírito Santo de Deus para levar o mundo ao conhecimento da verdade sobre Cristo (1Tm 2.4), o que só é possível mediante oração, louvor, comunhão e um coração cheio do Espírito Santo.

Esequias Soares (2020, p. 119). “A obra do Espírito Santo na vida do crente é dinâmica, o Espírito Santo fica estático a partir da conversão, a expressão cheios do Espírito Santo’ significa também reacender a chama do Espírito. De modo que a experiência do enchimento do Espírito se repete tanto de forma individual quanto coletiva. Isso acontece com as mesmas pessoas batizadas no Espírito Santo antes, como Pedro, que era um dos que estavam entre os discípulos em Pentecostes (At 2.14), no entanto, aparece novamente cheio do Espírito’ (At 4.8)”.


3.2. O avivamento nos faz andar em Espírito.
Como os ataques de Satanás nunca cessam, carecemos de avivamento constante por meio do Espírito Santo. O avivamento fortalece os crentes para rejeitar a escravidão das paixões mundanas (GI 5.16-21). Entretanto, para andar em Espírito, existe apenas um caminho: fortalecer-se em Cristo. Satanás se esforça para que vivamos na carnalidade, pois assim passamos a extinguir o Espírito (1Ts 5.19).

Pastor Elinaldo Renovato (2023, p. 135): “Não é fácil andar em Espírito. A inclinação da natureza carnal, inerente a todos os homens, faz com que eles, na sua maioria, busquem as coisas que não agradam a Deus. Quando as pessoas aceitam a Cristo como Salvador, tornam-se novas criaturas pelo processo espiritual do novo nascimento (Jo 3.3; 2Co 5.17), tendo novo comportamento espiritual e moral, mas precisam cultivar o relacionamento com Deus, sabendo como andar em Espírito”.


3.3. O avivamento nos faz viver uma vida abundante.
Deus quer nos dar vida, e vida abundante; como Autor da vida, somente Deus tem vida para dar (Ef 3.20,21). Ele nos revela Seu plano para que a Igreja avivada tenha vida abundante nesta terra (S1 37.11). Muitos são prósperos, porém só quem aceita o Senhor Jesus como Salvador sabe o que é viver uma vida abundante (1 Pe 1.8,9).

Frederick Sale (2001, p. 181): “Ser um cristão não significa ser um cidadão de segunda classe. Cristo veio para que tivéssemos `vida com abundância’. A moral das histórias de Salomão e Sansão é esta: Deus é a fonte do dinheiro, ou da fama, ou da autoridade, ou da força física que possuímos. Você tem estas coisas porque Deus permitiu que as tivesse, por uma razão: para utilizá-las como ferramentas a fim de implementar o que Ele tem planejado para a sua vida, e para glorificá-lo”.
  • O avivamento fortalece os crentes para rejeitar a escravidão das paixões mundanas.

CONCLUSÃO
Que o Espírito Santo continue operando em cada coração o anseio por buscar mais de Deus. Que cada discípulo de Cristo responda positivamente ao agir do Espírito, e o Senhor aqueça os corações, fazendo com que abundem em amor para edificação da Igreja e a glória de Deus (Rm 12.11; Fp 1.9).


👇👇👇
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus. 
 
DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário