13 de março de 2025

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 11: O Julgamento Final

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
 
Deus sempre em Primeiro Lugar.


Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical, Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.


Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe. 
Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.


__ Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

__ Perguntem como passaram a semana.

__ Escutem atentamente o que eles falam.

__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

Ore com sua turma 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


👉 Vejam estas sugestões abaixo:
 Apresentem o título da lição: 
O Julgamento Final
Professor(a). Seus alunos já aprenderam na aula passada que, depois da Grande Tribulação, haverá um período de mil anos de paz, conhecido como “Milênio”. Nesse tempo, Cristo virá e instaurará o seu governo neste mundo, juntamente com os salvos. Após o tempo de paz, Satanás será solto por um pequeno tempo a fim de convencer as nações da época para combaterem contra o povo de Deus. No entanto, não haverá sucesso, pois o nosso Senhor findará todas as coisas e trará o Juízo Final em todo o mundo. Esse Dia está reservado por Deus para trazer a juízo todas as más obras que foram praticadas pelos homens ao longo de toda a história.

A seguir, veremos algumas informações pertinentes quanto ao grande Julgamento do Trono Branco.

“O Juízo Final. A Bíblia fala sobre duas ressurreições, a dos justos e a dos injustos, mas ambas não serão simultâneas. Deus instaurará esse juízo após a última rebelião de Satanás, que acontecerá após os mil anos do Reinado de Cristo. Ficarão de fora desse juízo os crentes provenientes da era da igreja e os mártires da Grande Tribulação, pois eles serão parte do Reino de Cristo e estarão com o corpo glorificado. Já ‘os outros mortos’, aqueles que não fizeram parte da primeira ressurreição, ‘Mas os outros mortos que não reviveram, até que os mil anos se acabaram’ (Ap 20.5), serão ressuscitados nessa ocasião para julgamento. A base primordial do Juízo Final é a justiça perfeita e inquestionável de Deus: ‘Deus é um juiz justo’ (Sl 7.11); ‘Não faria justiça o juiz de toda a terra’ (Gn 18.25). O Senhor Jesus disse: ‘O Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo’ (Jo 5.22). Assim, Deus executará esse juízo por meio de Jesus Cristo” (Declaração de Fé das Assembleias de Deus. Rio de Janeiro: CPAD, 2017, pp. 195, 196).

Deus reservou um Dia especial para cumprir a sua justiça sobre a maldade praticada pelos homens. O Senhor é justo e não deixará que o mal prevaleça sobre a sorte dos justos. Portanto, é importante enfatizar aos alunos que eles devem confiar na justiça do Senhor. Mesmo quando sofrerem injustiças, devem acreditar que o Senhor está vendo todas as coisas.
Fonte: Escola Dominical, Lições Bíblicas Pré Adolescentes, Pré-Adolescentes/Thiago Santos.

  Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Nosso General é Cristo - Letra



AO ÚNICO QUE É DIGNO



TEMPO | Aurelina Dourado - Clipe Oficial


Harpa Cristã 372 - Vencerá (COM LETRA)


BREVE VEM O DIA - 371. HARPA CRISTÃ


✔️   Para iniciar utilizem a
Dinâmica: O Destino Final
Objetivo:
Introduzir o estudo sobre o destino final dos mortos.

Material:
Envelopes de 02 cores(uma cor para a metade da turma e a outra cor para a outra parte)

Papel com o nome Vida Eterna para colocar dentro da metade dos envelopes.

Papel com o nome Perdição Eterna para colocar dentro da outra metade dos envelopes
Procedimento:
- Apresentem para os alunos, uma bandeja com envelopes de 02 cores, que deverão estar fechados.

Dentro da metade dos envelopes deve estar a expressão “Vida eterna” e na outra metade “Perdição eterna”.

- Os alunos devem escolher um dos envelopes.

- Depois, eles devem ler o que escolheram e formar 02 grupos, um com o nome “Vida eterna” e outro “Perdição eterna”.

- Em seguida, leiam:

“Porque Deus amou o mundo de uma tal maneira, que deu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”(Jo 3.16).

- Falem: Jesus morreu por todas as pessoas, quem O aceita e vive de acordo com a Palavra de Deus tem a certeza de vida eterna. Mas, aqueles que não o aceitam e vivem em conformidade com o mundo terão a perdição eterna.

- Falem: Vocês escolheram um dos envelopes e não sabiam qual o conteúdo dele, aqui é apenas uma demonstração. Mas, de forma consciente, vocês já optaram por aceitar a Cristo e estão no caminho da vida cristã. Parabéns pela escolha acertada!

- Falem: Há aqui 02 grupos representativos, isto é, fizeram uma escolha entre 02 envelopes. Mas, a situação é muito séria, pois a escolha entre aceitar ou rejeitar Jesus e as nossas ações determinarão o lugar onde passaremos a eternidade.

- Para concluir, leiam:

“Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” (Mt 25:34).
“Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos”(Mt 25:41).
Fonte da Dinâmica, por Sulamita Macedo.
blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.

 RODA DE CONVERSA
 SUGESTÃO DE MÉTODO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
  Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.

 CONVERSE COM SEUS ALUNOS:
Com base no que foi ensinado nesta aula, apresente aos alunos situações hipotéticas que mostrem a necessidade de justiça. 
___Em seguida, pergunte aos alunos qual seria a justiça esperada para a respectiva situação. 
___Depois, mostre que as maldades praticadas pelas pessoas, muitas vezes, não recebem a punição por parte das autoridades humanas. 
___Contudo, toda injustiça pratica na terra receberá, no tempo certo, a sentença das mãos de Deus.









  
Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes, Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD/ Pré-Adolescentes.
  
SUBSÍDIO 1
O Julgamento das Nações Gentílicas.
Com a segunda vinda de Cristo, todas as nações do mundo comparecerão perante Ele para serem julgadas (Mt 25.32) – cena descrita na Bíblia como uma separação entre bodes e ovelhas. Este julgamento fundamenta-se no tratamento dispensado aqueles que Cristo identifica como um destes meus pequeninos irmãos’ (Mt 25.40,45) Estes podem ser (1) Israel (2) a Igreja ou (3) os oprimidos.

O julgamento do Grande Trono Branco.
Com o fim do reino milenar de Cristo os mortos não salvos comparecerão perante o trono de Deus para serem julgados (Ap 20.12). Este julgamento não dá a entender que as pessoas poderão ir para o céu ou para o inferno por causa de suas obras. Todos os que são julgados perante o Grande Trono Branco estão destinados ao inferno, pois rejeitaram a Deus. O julgamento do Grande Trono Branco determinara o grau de punição a ser enfrentado pelas pessoas que rejeitaram a Deus. com base na natureza de suas obras más. Quando o livro das obras dos homens for aberto (Ap 20.12), será determinada a severidade do castigo a que cada um foi sentenciado. Todos os sentenciados serão enviados ao lago de fogo (Ap 2014), onde sofrerão conforme o castigo que lhes foi determinado (LAHAYE. Tim (Ed.). Enciclopédia Popular de Profecia Bíblica. Rio de Janeiro: CPAD 2008. p. 318).

SUBSÍDIO 2
Depois do julgamento do Grande Trono Branco, todos os anjos caídos e a humanidade incrédula passarão a eternidade no lago de fogo. Os crentes, porém entrarão no céu e viverão eternamente na presença de Deus. Aqueles que forem lançados no lago de fogo passarão pela segunda morte (Ap 2.11; 21.8), que não é igual à primeira, física e temporal. A primeira morte é apenas a interrupção da existência na terra, mas a segunda não traz nenhuma interrupção. Em vez disso, inclui a consciência do castigo eterno. Aqueles que rejeitam o chamado de Deus cujo nomes não estão escritos no Livro da Vida, enfrentarão um terrível julgamento e um futuro ainda mais funesto. ‘Se o céu é, em muitos graus, mais maravilhoso do que sua descrição em Apocalipse 21.1-22.5, também a condenação eterna é, em muitos graus, mais terrível do que seu retrato aqui (Ap 20.13-15).

A figura de um lago de fogo pode. em parte, derivar do fogo e enxofre que descem do céu sobre Sodoma e Gomorra. Há também uma relação com o termo gehna que é uma outra palavra para o castigo eterno utilizada por doze vezes no Novo Testamento. Originalmente, este era o nome do lugar onde Acaz e Manassés sacrificavam seus filhos ao deus pagão Moloque, na época do Antigo Testamento. O lugar foi amaldiçoado e tornou-se um símbolo do futuro castigo eterno (Is 66.24; Jr 7.30-33;19.6)” (LAHAYE. Tim (Ed.). Enciclopédia Popular de Profecia Biblica. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, pp. 301, 302).
Fonte/Cpad - Jesus Cristo Voltará - Fé e Perseverança Para O Glorioso Dia Com O Senhor Da Igreja - Créditos. Lições Bíblicas, Jovens 4ºTrimestre de 2021.
 

  
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

Lembre-Se...
Você é obra prima do Criador!!!

Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22

O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário