✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
NÃO FOI AUTORIZADO POR NÓS.
👇
E CONTINUA COPIANDO.
E PEDINDO DINHEIRO, PIX...
NOSSO TRABALHO É SEM FINS LUCRATIVOS.
ESSES SÃO OS NOSSOS BLOGS
👇
adaliahelena.blogspot.com
verdadeiramentevosdigo.blogspot.com
👆
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula. Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Procure ser criativo na exposição do assunto.
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.👇👇
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
✍️ Apresentem o título da lição:
O Discípulo e os Dons do Espírito Santo
Momento do louvor
Cante:
Movimente-se cante com alegria .Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Dons do Espirito Santo - Musica Gospel
A AULA VAI COMEÇAR
Ei Professor(a)!
Lista de dons espirituais descritos na Bíblia:
Palavra de sabedoria (aconselhamento)
Palavra de ciência (ensino)
Fé incomum
Dons de curar
Operação de maravilhas
Profecia
Discernir espíritos (libertação e batalha espiritual)
Falar em línguas variadas
Interpretação das línguas
Ministração
Ensino
Exortação (motivação)
Generosidade
Liderança
Posso perder o meu dom?
Em Romanos 11:29, está escrito "porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis". Você não perderá os seus dons espirituais, porém, se você não obedecer a Deus, não poderá de forma alguma desenvolver os dons que recebeu. O Espírito Santo é quem dá a força para que você desenvolva seu dom.
Em Romanos 11:29, está escrito "porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis". Você não perderá os seus dons espirituais, porém, se você não obedecer a Deus, não poderá de forma alguma desenvolver os dons que recebeu. O Espírito Santo é quem dá a força para que você desenvolva seu dom.
👇
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Presentes do Espírito Santo
Objetivo:
Objetivo:
Conhecer os tipos de Dons Espirituais
Material:
03 caixas de presente.
Na caixa 01 colocar papel digitado com os dons que manifestam a sabedoria de Deus: Palavra da Ciência, Discernimento de Espíritos e Palavra da Sabedoria.
Na caixa 02 colocar papel digitado com os dons que manifestam o poder de Deus: Fé, Dons de Curar e Operação de Maravilhas.
Na caixa 03 colocar papel digitado com os dons que manifestam a mensagem de Deus: Profecia, Variedade de Línguas e Interpretação das Línguas.
Na caixa 01 colocar papel digitado com os dons que manifestam a sabedoria de Deus: Palavra da Ciência, Discernimento de Espíritos e Palavra da Sabedoria.
Na caixa 02 colocar papel digitado com os dons que manifestam o poder de Deus: Fé, Dons de Curar e Operação de Maravilhas.
Na caixa 03 colocar papel digitado com os dons que manifestam a mensagem de Deus: Profecia, Variedade de Línguas e Interpretação das Línguas.
Procedimento:
- Falem que os Dons Espirituais são concedidos pelo Espírito Santo ao povo de Deus. Eles podem ser considerados como valiosos presentes.
- Apresentem as 03 caixas de presente e distribuam para 03 pessoas da classe.
- Solicitem que abram as caixas, uma de cada vez.
- Ao abri-las, peçam para olhar o conteúdo do presente. Então, ao retirar o papel digitado, solicitem para que o aluno leia para a turma.
- Quando for lido os nomes de todos os dons, falem que este será o tema da aula deste domingo.
- Para concluir, leiam I Co 12.01,04,07 e 11 e falem da importância dos dons para a Igreja.
Fonte da dinâmica por Sulamita
Macedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
Macedo//blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com
Ao explicar sobre cada dom, escrevam no quadro o nome no quadro; dessa forma os alunos, ao final da explanação, terão uma visão geral de todos os dons apontados na lição.
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Lição:
TEXTO BÍBLICO
1 Coríntios 12:1.
Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.
INTRODUÇÃO
Os dons espirituais formam a base do crescimento espiritual e capacita o crente para o serviço. Seu exercício é fundamental, tanto na adoração como na edificação da Igreja. Eles podem ser classificados em três grupos: primeiro, dons de revelação: palavra da sabedoria, palavra da ciência e discernimento dos espíritos. Segundo, dons de poder: fé, dons de cura e operação de maravilhas. Terceiro, dons de inspiração: profecia, variedades de línguas e interpretação de línguas.
DONS DE REVELAÇÃO
São assim chamados porque concedem ao crente poder para o saber. Ou seja, recebemos do Espírito Santo informações e revelações de forma sobrenatural, com a finalidade de tornar-nos capazes de conhecer o pensamento divino e a intenção dos opositores da obra divina, em certos momentos, ou para fins específicos.A palavra da sabedoria e da ciência:
- A capacidade de saber e de aplicar as revelações são as principais virtudes da sabedoria e da ciência.
A palavra da sabedoria é conhecimento dado pelo Espírito que capacita o crente a perceber, falar e agir em circunstancias tais que os elementos naturais se tornam inúteis. Leia Tiago 3:17 e 1 Co 2:6 a 8.
A palavra da ciência ou do conhecimento também não provém de habilidades humanas. Não é adivinhação; fenômeno psíquico, perceptivo ou telepático (leia Dt 18:9 a 12) e nem tão pouco é o resultado de um profundo conhecimento bíblico e teológico.
A palavra da ciência é uma revelação sobrenatural que Deus concede aos crentes em certos momentos de suas vidas, com a finalidade de socorrer os seus e manifestar sua glória e poder.
As palavras da ciência e da sabedoria se completam. A primeira permite conhecer os segredos divinos; a segunda leva o crente a aplicar corretamente os conhecimentos revelados.
Discernimento de espíritos: - Como as palavras da ciência e da sabedoria, o dom de discernir os espíritos é uma capacitação sobrenatural do Espírito Santo que permite conhecermos a natureza e o caráter dos espíritos. Ajuda o crente a separar o falso do verdadeiro, o puro do impuro, o santo do pecador, o joio do trigo e, especialmente, a intenção dos corações. Leia 1 João 4:1.
Exemplo do Antigo Testamento:- O profeta Elizeu, homem de Deus, desmascarou o espírito de engano em seu servo que desejou tomar de Naamã um talento de prata e duas mudas de roupa, como pagamento da cura de sua lepra. O pobre Geazi herdou apenas a lepra. Os que compram e vendem os dons de Deus morrem leprosos, mesmo que esta doença não seja visível no corpo, inunda a alma com a imundície deste pecado, chamado de simonia (2 Reis 5:20 a 27).
Exemplo do Novo Testamento:
- É no Novo Testamento que este dom se manifesta em todo o seu vigor, revelando os espíritos maus e enganadores dos últimos tempos. Em Atos 16:16 a 18, Paulo enfrentou uma situação na qual precisou discernir os espíritos. Ele conheceu a origem daquela bajulação e expulsou o demônio em nome de Jesus Cristo. Os crentes precisam exercer este dom na atualidade, quando o espírito de mentira está em muitos lábios, tanto ou mais que nos dias dos apóstolos.
DONS DE PODER
Os dons de poder são: dom da fé, dons de cura e operação de maravilhas. Eles concedem ao crente meios para realizar obras espirituais entre os homens.Os dons de cura e operação de maravilhas:
- Os dons de cura são concedidos como uma solução divina capaz de amenizar o sofrimento humano, através da fé em Jesus Cristo. Todas as enfermidades estão sujeitas à cura divina. Deus, de um modo sobrenatural, comunica saúde e força aos corpos afligidos.
Jesus deixou o exemplo:
- Ele dedicou grande parte do seu ministério para curar enfermos. Portanto, podia dizer aos seus discípulos: ‘curai os enfermos’. Leia Tg 5:16 e At 14:8 a 10.
Jesus tinha pleno conhecimento das condições do homem sem Deus. Corações quebrantados, cativos do pecado, cegos espirituais, oprimidos pelos demônios. Por isso, Ele disse em Lucas 4:18 e 19: ‘O Espírito do Senhor é sobre mim, pois me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a apregoar liberdade aos cativos, e dar vista aos cegos; a por em liberdade os oprimidos; a anunciar o ano aceitável do Senhor’.
Como operam os dons de curar:
- A Bíblia apresenta os métodos utilizados no uso dos dons de curar. Você pode vê-los especialmente no ministério dos apótolos Paulo e Pedro.
Nos casos da cura do paralítico de Betesda e de Enéias, tanto Jesus como Pedro usaram apenas uma palavra de ordem, sem oração, imposição de mãos, ou qualquer outra atitude. Jesus apenas ordenou: ‘Levanta-te, toma a tua cama e anda’. Pedro declarou: ‘Enéias, Jesus Cristo te dá saúde; levanta-te e faze a tua cama’ (At 9:33 e 34). Leia Atos 19:11 e 12, Mc 8:23 e Jô 9:11 a 17.
Operação de maravilhas:
- O dom, também chamado de operação de milagres, prodígios e sinais, se constitui em manifestações especiais do poder de Deus que fogem às limitações humanas. São superiores e inexplicáveis. Ele demonstra o poder de Deus na realização de coisas miraculosas e extraordinárias. Na operação dos poderosos sinais que envolvem os milagres, o supremo Senhor, apenas usa da forma que ele quer as leis e forças por ele mesmo criadas em socorro dos seus filhos. Isso é milagre. Leia Gl 3:5.
O dom da fé:
- Implica na capacitação espiritual e sobrenatural que conduz o crente a confiar em Deus, a fim de realizar proezas em nome do Senhor.
Existe a fé natural, exercitada nas atitudes comuns do dia-a-dia, como tomar um ônibus, um avião, crendo que vai chegar ao destino. Todo homem tem fé natural.
Há a fé para a conversão. Quando se crê em Cristo como único Senhor e Salvador, exercita-se a fé que salva: ‘Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo, tu e a tua casa’ (At 16:31). Há também a fé que se refere ao que o crente crê e confessa, e se desenvolve através da meditação e do estudo da Palavra de Deus.
Mas, no caso do dom, é a fé sobrenatural capaz de movimentar os dons de curar e a operação de maravilhas.
III. DONS DE INSPIRAÇÃO
Os dons de inspiração dizem respeito à virtude do falar, não pela mente humana mas pelo Espírito Santo.O dom de línguas e de interpretação:
- A Bíblia faz menção das línguas estranhas como sinal do batismo no Espírito Santo e também como uma concessão especial, chamada de variedade de línguas ou, simplesmente, dom de línguas. Para que este edifique a igreja, é necessário que haja interpretação; caso contrário, só a pessoa que fala se edifica.
O dom de interpretar portanto, complementa o dom de variedade de línguas e deve seguir a esta manifestação, para que toda a igreja seja edificada. Leia 1 Co 14:13, 18, 28, 39 e 40.
O dom de profecia:
- Profetizar, como dom, é falar aos homens em nome de Deus, com a finalidade de edificar, exortar e consolar (leia 1 Co 14:3). O que fala em línguas fala a Deus, a não ser que haja interprete; o que profetiza fala aos homens, da parte de Deus. A profecia é o único, entre os dons, sujeito ao julgamento da igreja. Leia 1 Co 14:29.
As fontes da profecia:
- O motivo que faz o dom de profecia sujeito ao julgamento da igreja, é sem dúvida, as suas três fontes de inspiração: o espírito humano, o espírito imundo e mentiroso, e o Espírito Santo.
A profecia oriunda do espírito humano e suas possibilidades, você encontra especialmente nos seguintes textos: Jr 23:16, 21 e 25.
O dom de profecia não é um método humano de adivinhar a sorte, de prever o futuro, nem de tornar realidade os desejos dos crentes. Leia 1 Cr 17:1 a 4 e Ez 13:1 a 8.
A profecia do espírito imundo, cuja preocupação é imitar as obras de Deus e usar o espírito de adivinhação e lisonja, pode muitas vezes passar despercebida pela sutileza de sua manifestação. É preciso estar em sintonia com Deus, para não cair no engodo da Satanás.
O propósito do dom de profecia:
- Sendo o propósito do dom de profecia, em primeiro lugar, edificar a igreja, é natural que o melhor lugar para o seu exercício seja no local onde os crentes se reúnem para a adoração.
Para as finalidades de ensinar, instruir e dirigir, com vista ao aperfeiçoamento dos santos, Deus mesmo deu à igreja apóstolos, pastores, evangelistas e mestres (Ef 4:11 e 12).
O dom de profecia não é para doutrinar a igreja, instruir o pastor e nem dirigir a vida dos crentes, e sim para informar, dar a entender pelo Espírito, deixando as decisões com cada um segundo a medida da fé.
A disciplina do dom de profecia:- É uma bênção, quando usado com a disciplina que a Palavra de Deus recomenda:
-Todos podem profetizar (1 Co 14:5);
-Em cada culto, apenas dois ou três devem profetizar (1 Co 14:29);
-Dois crentes não podem profetizar ao mesmo tempo, pois criam confusão e deixam dúvidas sobre quem Deus está usando (1 Co 14:29).
-Se um crente estiver profetizando e um segundo começar a fazê-lo também, só vai criar uma competição entre profetas. A ordem é o segundo não iniciar, antes que o primeiro termine, e, se o fizer, que o primeiro se cale. O ensino é que até três podem profetizar, um após o outro, nunca ao mesmo tempo, pois Deus não é de Confusão (I Co 14:31 e 33).
-A prova de ser espiritual e profeta é aceitar o que diz a Bíblia (I Co 14:37 a 40).
Conclusão
Os dons do Espírito são os meios pelos quais os membros do corpo de Cristo são habilitados e equipados para a realização da obra de Deus. Sem os dons do Espírito, ao invés de a Igreja ser um organismo vivo e poderoso, seria apenas mais uma organização humana e religiosa.
QUESTIONÁRIO
1 - Como o dom da ciência e da sabedoria se completam?
2 - O que o crente pode fazer com os dons de poder?
3 - O que são operações de maravilhas?
4 - Qual o principal propósito do dom de profecia?
5 - Quem recebeu o dom de variedade de línguas que outro dom deve pedir a Deus?
2 - O que o crente pode fazer com os dons de poder?
3 - O que são operações de maravilhas?
4 - Qual o principal propósito do dom de profecia?
5 - Quem recebeu o dom de variedade de línguas que outro dom deve pedir a Deus?
👇
Para finalizar aula, leiam:
Texto de Reflexão: O Homem das Bíblias
Quando o grupo de jovens da igreja de Ricardo precisou de Bíblias para estudo, ele foi em busca de mais de 70 exemplares. Ele conseguiu o que eles precisavam, mas nunca parou de coletar e distribuir Bíblias.
Pessoas e empresas doam dinheiro. Outros lhe dão Bíblias novas e usadas para compartilhar. O lema, escrito na van que ele usa para seu ministério, explica o seu simples desejo: “Precisa de uma Bíblia? Peça-me uma”. Ricardo é uma pessoa simples, um técnico em instalações hidráulicas e de aquecimento que faz esse ministério em seu tempo livre. Seu apelido na igreja é “o homem das Bíblias”.
Você alguma vez desejou ter um ministério especial, como o de Ricardo? O Senhor deu a cada um de nós pelo menos um dom espiritual, a ser usado para os propósitos de seu reino. O apóstolo Paulo faz uma lista de diversos dons, em I Coríntios 12 e Romanos 12, e alguns são mencionados em I Pedro 4.9 a 11.
Se você não sabe que dons você tem, trabalhe como voluntário num ministério de sua igreja que lhe interesse, ou supra alguma necessidade da qual alguém lhe falou. Então pergunte a si mesmo se você viu Deus fazer a obra através de você, e se teve alegria enquanto servia. Pergunte a colegas cristãos se eles acham que você tem um talento em alguma área. Peça que o Senhor o ajude a determinar onde você encaixa nos planos dele.
O Senhor quer usar você também.
Fonte: NossoPãoDiário.blogspot.com.
Você alguma vez desejou ter um ministério especial, como o de Ricardo? O Senhor deu a cada um de nós pelo menos um dom espiritual, a ser usado para os propósitos de seu reino. O apóstolo Paulo faz uma lista de diversos dons, em I Coríntios 12 e Romanos 12, e alguns são mencionados em I Pedro 4.9 a 11.
Se você não sabe que dons você tem, trabalhe como voluntário num ministério de sua igreja que lhe interesse, ou supra alguma necessidade da qual alguém lhe falou. Então pergunte a si mesmo se você viu Deus fazer a obra através de você, e se teve alegria enquanto servia. Pergunte a colegas cristãos se eles acham que você tem um talento em alguma área. Peça que o Senhor o ajude a determinar onde você encaixa nos planos dele.
O Senhor quer usar você também.
Fonte: NossoPãoDiário.blogspot.com.
David McCasland
Crédito - Novos convertidos - Cpad.
Discipulado Diversos - Com vários temas Bíblicos Arquivo
O ensino das doutrinas básicas de nossa fé, proporcionando ao novo convertido uma visão mais aprofundada da Bíblia, da Igreja, da fé cristã, do evangelho e do seu relacionamento com Deus. Expondo a doutrina bíblica do Reino de Deus, isto é, o seu conceito e implicações para a vida do vocacionado por Jesus.
Devido ao grande aumento de falsos ensinos nesses últimos dias, torna-se cada vez mais necessário preparar nossos novos crentes (discípulos) para a caminhada cristã.
APRESENTAÇÃO
O desafio de qualquer discipulador é fazer com que o seu discipulando deseje cada vez mais parecer-se com o maior discipulador de todos os tempos: Jesus de Nazaré.
--Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
Primeiros Passos:
Discipulado Destinado aos recém-convertidos. É a porta de entrada para a igreja, pois ali a pessoa é preparada para o batismo.
Maturidade: Destinado a crentes batizados que nunca fizeram curso bíblico. Visa o amadurecimento na fé. trazem esclarecimento sobre a Bíblia e sua origem, salvação, discipulado, fé e Espírito Santo.
O ser humano tem um longo caminho a percorrer rumo à maturidade cristã.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Discipulado Destinado aos recém-convertidos. É a porta de entrada para a igreja, pois ali a pessoa é preparada para o batismo.
Maturidade: Destinado a crentes batizados que nunca fizeram curso bíblico. Visa o amadurecimento na fé. trazem esclarecimento sobre a Bíblia e sua origem, salvação, discipulado, fé e Espírito Santo.
O ser humano tem um longo caminho a percorrer rumo à maturidade cristã.
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Seja imitador de Deus
Nenhum comentário:
Postar um comentário