
✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA

Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical, Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.

Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.

Planejar antecipadamente sua aula é algo indispensável para alcançar os resultados esperados em classe.
Por essa razão é importante que você estabeleça metas a serem alcançadas. Prepare o esboço da lição e se esforce para estudá-lo durante a semana, selecione os recursos didáticos que utilizará na aplicação da aula; pense nas ilustrações ou exemplos que serão melhores assimilados pelos alunos, elabore algumas perguntas que estimularão seus alunos a pensarem no tema; e é claro, ore pedindo a capacitação do Espírito Santo. Saiba que Ele é o seu Auxiliador nesse ministério do Ensino. Ao longo da semana interceda também por cada aluno e suas respectivas famílias.

__ Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
__ Perguntem como passaram a semana.
__ Escutem atentamente o que eles falam.
__ Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
__ Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


Israel X Judá – A Divisão do Reino
Professor(a). Estamos vivenciando dias de grande terror global ao acompanhar perplexos os ataques da Rússia contra a Ucrânia, países que já foram um só território no passado.
Aproveite o estudo dessa próxima semana, “Israel X Judá – a divisão do Reino”, para dedicar um momento de oração pelas vítimas que padecem nesse terrível cenário.


Momento do louvor

Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
HARPA CRISTÃ-131-DE VALOR EM VALOR.wmv
Harpa Cristã: 25
GUIA-ME SEMPRE MEU SENHOR-141 H. CRISTÃ-Carlos José
Harpa Cristã - 303 - Precisamos de Jesus
HARPA CRISTÃ: Consagrado ao Senhor 432
Nicoli Francini - O Lamento de Israel "Sergio Lopes"
Quão Grande É o Meu Deus - Soraya Moraes

RODA DE CONVERSA
MÉTODO:
SUGESTÃO
A aprendizagem acontece de diferentes maneiras e quanto mais possibilidades são exploradas, melhor. Para envolver todos os alunos e desenvolver mais autonomia e coletividade, a roda de conversa é uma ótima metodologia que pode ser aplicada em todas as aulas.
__Ao invés de somente escutar o que os professores estão ensinando, os estudantes têm a oportunidade de dar a sua opinião, ouvir e aprender.

CONVERSE COM SEUS ALUNOS
👇
Sugerimos também que você trace um paralelo entre o estudo da lição e os acontecimentos atuais.
Explique à classe que, apesar de não haver arma de fogo ou nuclear nos tempos do rei Roboão, toda guerra e conflito também eram marcados por sangue inocente e prejuízo geral para ambos os lados. Saliente assim a importância da sabedoria do Alto para liderar pessoas, ainda mais para governar uma nação.
Salomão foi muito assertivo, pois no início de seu governo, pediu exatamente sabedoria a Deus, quando em sonho foi visitado por Ele (Cf. 2 Cr 1.7-12). O Senhor se alegrou por tal escolha o concedendo muito mais.
Entretanto, ao longo de sua vida, o filho de Davi foi se distanciando desse desejo de governar de maneira a conduzir o seu povo ao único Deus. O rei foi inclinando o seu coração aos falsos deuses de suas muitas esposas, oriundas de outros povos e religiões (1 Rs 11.1-43).
“O Senhor, o Deus de Israel, havia aparecido a Salomão duas vezes e lhe havia ordenado que não adorasse deuses estrangeiros. Mesmo assim, Salomão não obedeceu ao Senhor, mas afastou-se dele. Por isso, o Senhor ficou muito irado com Salomão e disse:
— Você quebrou a sua aliança comigo e desobedeceu aos meus mandamentos; por isso, eu vou tirar o reino de você e vou dá-lo a um dos seus oficiais. No entanto, por amor a Davi, o seu pai, eu não farei isso enquanto você estiver vivo, mas durante o reinado do seu filho. E não tomarei dele o reino inteiro, mas deixarei que ele fique com uma tribo, por causa do meu servo Davi e por causa de Jerusalém, que escolhi para ser a minha cidade” (vv. 9-13).

Leia com a classe o trecho destacado acima e reflitam juntos sobre a forma como até mesmo a sabedoria sem Deus pode levar a gravíssimas consequências.
Faça uma aplicação pessoal aos seus alunos:
Assim como Salomão, muitos deles hoje amam a Deus, receberam promessas divinas feitas ainda aos seus pais, buscam a sabedoria e são inteligentes. Porém, se não permanecerem firmes buscando ao Senhor, tudo isso não impedirá o sofrimento pelas quedas que sobrevém quando priorizamos outras coisas e pessoas, no lugar de Deus.
No caso de Salomão, ele se deixou levar pelas esposas e idolatria a falsos deuses. Mas lembre-os que “ídolo” e um “falso deus” é tudo aquilo que toma o lugar do Todo-Poderoso em nossos corações. Portanto, para uns é o dinheiro, para outros uma paixão, uma pessoa, uma meta que vira obsessão, a influência, “fama”, curtidas, aparência, amizades… A lista não tem fim.
No caso de Salomão, ele se deixou levar pelas esposas e idolatria a falsos deuses. Mas lembre-os que “ídolo” e um “falso deus” é tudo aquilo que toma o lugar do Todo-Poderoso em nossos corações. Portanto, para uns é o dinheiro, para outros uma paixão, uma pessoa, uma meta que vira obsessão, a influência, “fama”, curtidas, aparência, amizades… A lista não tem fim.
Proponha que eles reflitam e em seguida conduza-os em oração, clamando o perdão do Senhor caso alguém o esteja deixando de lado, adorando “deuses” em suas vidas ao colocá-los no tempo e lugar que seriam do nosso Salvador.


O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.
HORA DE APRENDER
JEROBOÃO E O REINO DO NORTE
A divisão do reino.Após a morte do rei Salomão, Roboão, seu filho, assumiu o trono sobre todo o Israel (1 Rs 12.1). O povo das tribos do Norte, sob a representação de Jeroboão, procurou o rei para pedir que ele aliviasse a carga de serviços e tributos que foi imposta por Salomão. Jeroboão era um homem valente que tinha sido um oficial de Salomão (1 Rs 11.28). Ele tentou fazer uma rebelião contra Salomão (1 Rs 11.26).Ele recebeu uma mensagem do profeta Aías de que reinaria sobre 10 tribos de Israel (1 Rs 11.30,31). Após esse episódio, fugiu para o Egito, para não ser morto (1 Rs 11.40). Porém, nesse momento de Israel o trouxeram de volta (1 Rs 12.1,2). Roboão despediu os israelitas e pediu que voltassem em três dias. Nesse período, o jovem rei consultou a dois grupos distintos: os anciãos, experientes conselheiros do seu pai e os jovens que haviam crescido com ele na corte (1 Rs 12.6-9).
Roboão se recusou a ouvir os conselhos dos anciãos de Israel, que disseram para ele diminuir os impostos (1 Rs 12.6-7) e decidiu ouvir seus amigos, que o aconselharam a cobrar impostos ainda maiores. Assim, o jovem rei não atendeu ao povo e impôs cargas muito mais pesadas (1 Rs 12.14). Diante disso, as 10 tribos romperam com Roboão, com Jerusalém e com a descendência de Davi (1 Rs 12.16-17).
A partir daí, Jeroboão assumiu a liderança das dez tribos e tornou-se rei sobre elas. Essas dez tribos formaram o Reino do Norte, que ficou conhecido como “Israel” (1 Rs 12.20). O Reino de Israel estabeleceu sua capital em Samaria. O Reino do Sul continuou sendo em Judá, com sua capital em Jerusalém. A nação ficou dividida por séculos.
AUXÍLIO TEOLÓGICO
“Quando Roboão, o herdeiro de Salomão, assumiu o trono, Jeroboão representou o povo, exigindo que o novo rei fosse mais indulgente que seu pai. A decisão insensata de Roboão, rejeitando o pedido de seu povo, fez com que eles o rejeitassem como rei. Somente Judá e Benjamim permaneceram leais à dinastia de Davi. As outras dez tribos fizeram de Jeroboão seu rei. Em vez de considerar este cumprimento da promessa de Deus como uma motivação para obedecê-lo, Jeroboão decidiu fazer tudo o que pudesse para assegurar sua posição.Ele afastou seu reino de Deus que havia permitido que ele reinasse; estabeleceu uma religião de ídolos como alternativa à verdadeira adoração de Deus no Templo. O Senhor já o havia advertido das consequências deste ato – sua família seria destruída. E Jeroboão colocou em ação eventos que levariam à destruição do reino do norte. As consequências do pecado são garantidas pela Palavra de Deus, mas é difícil predizer quando ocorrerão.
Quando fazemos algo diretamente oposto às instruções de Deus, e não acontece nenhum desastre imediato, frequentemente nos enganamos, crendo que nossa desobediência ficou impune. Mas a vida de Jeroboão deve nos fazer reconhecer nossa frequente necessidade de admitir nossa desobediência, e nos arrependermos e pedirmos que Deus nos perdoe” (Bíblia de Estudo Cronológica Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 712).








Fonte e crédito, Lições Bíblicas Juvenis-Cpad - Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis.

Para conclusão utilizem a:
Dinâmica: Conselhos
Objetivos:Enfatizar o valor dos bons conselhos.
Refutar o comportamento de Roboão que optou por seguir os maus conselhos de seus amigos.
Material:
01 quadro ou cartolina com o ditado popular “Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
¼ de uma folha de papel ofício
Material digitado com os conselhos da turma, para cada aluno.
Procedimento:
- Falem: Vocês já receberam conselhos. Que tipo de conselho eram? Quem deu o conselho? E vocês aceitaram o conselho?
Observem as respostas. Pode ocorrer relato de bons e maus conselhos, mas enfatizem a importância dos bons conselhos e como discernir entre um bom e mau conselho.
- Coloquem no quadro ou cartolina o seguinte ditado popular:
“Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.
- Depois, perguntem:
O que vocês acham desta afirmação?
Em quais circunstâncias alguém menciona esta frase?
Observem as respostas e reflitam sobre a importância dos bons conselhos.
- Depois, entreguem ¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno.
- Peçam para que eles escrevam um conselho para um dos colegas da classe.
- Peçam para que eles entreguem os conselhos para os colegas.
Observem se alguém ficou sem receber conselho, então entreguem um conselho para esta pessoa. Estes conselhos deverão ser organizados, por vocês, em casa com antecedência.
- Os colegas devem ler para a turma o conselho recebido.
- Depois, recolham todos os conselhos, digitem e levem para a turma na aula seguinte com o seguinte título “Conselhos da Classe...”(nome ou número da classe). Entreguem a coletânea de conselhos para cada aluno.
- Devolvam os conselhos para os respectivos donos(aqueles que os alunos receberam dos colegas).
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo: Blogatitudedeaprendizblogspot.com

Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos
2Timóteo 2.15.
João 3.16 
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus
Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus
Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
- Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas
Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática
Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus


O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.



Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura
👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO
Filipenses 3:13,14


👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.


Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14

Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

- Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

4. Pôr em prática

Seja feliz!
Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE
Seja imitador de Deus

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Melhor é o que tarda em irar-se do que o poderoso, e o que controla o seu ânimo do que aquele que toma uma cidade. Provérbios 16:32.Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Deus é fiel


A tranquilidade de um momento

Boa aula
ResponderExcluirAMÉM!
Excluir