3 de março de 2022

Aula Bíblica Juvenis - Lição 10: Israel X Judá – A Divisão do Reino

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
👉 Apresentem o título da lição: Israel X Judá – A Divisão do Reino
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
A AULA VAI COMEÇAR!

Prof. Estamos vivenciando dias de grande terror global ao acompanhar perplexos os ataques da Rússia contra a Ucrânia, países que já foram um só território no passado. 

Aproveite o estudo dessa próxima semana, “Israel X Judá – a divisão do Reino”, para dedicar um momento de oração pelas vítimas que padecem nesse terrível cenário. Sugerimos também que você trace um paralelo entre o estudo da lição e os acontecimentos atuais.

Explique à classe que, apesar de não haver arma de fogo ou nuclear nos tempos do rei Roboão, toda guerra e conflito também eram marcados por sangue inocente e prejuízo geral para ambos os lados. Saliente assim a importância da sabedoria do Alto para liderar pessoas, ainda mais para governar uma nação.

Salomão foi muito assertivo, pois no início de seu governo, pediu exatamente sabedoria a Deus, quando em sonho foi visitado por Ele (Cf. 2 Cr 1.7-12). O Senhor se alegrou por tal escolha o concedendo muito mais.

Entretanto, ao longo de sua vida, o filho de Davi foi se distanciando desse desejo de governar de maneira a conduzir o seu povo ao único Deus. O rei foi inclinando o seu coração aos falsos deuses de suas muitas esposas, oriundas de outros povos e religiões (1 Rs 11.1-43).

“O Senhor, o Deus de Israel, havia aparecido a Salomão duas vezes e lhe havia ordenado que não adorasse deuses estrangeiros. Mesmo assim, Salomão não obedeceu ao Senhor, mas afastou-se dele. Por isso, o Senhor ficou muito irado com Salomão e disse:
— Você quebrou a sua aliança comigo e desobedeceu aos meus mandamentos; por isso, eu vou tirar o reino de você e vou dá-lo a um dos seus oficiais. No entanto, por amor a Davi, o seu pai, eu não farei isso enquanto você estiver vivo, mas durante o reinado do seu filho. E não tomarei dele o reino inteiro, mas deixarei que ele fique com uma tribo, por causa do meu servo Davi e por causa de Jerusalém, que escolhi para ser a minha cidade” (vv. 9-13).


Leia com a classe o trecho destacado acima e reflitam juntos sobre a forma como até mesmo a sabedoria sem Deus pode levar a gravíssimas consequências. 
Faça uma aplicação pessoal aos seus alunos: 
Assim como Salomão, muitos deles hoje amam a Deus, receberam promessas divinas feitas ainda aos seus pais, buscam a sabedoria e são inteligentes. Porém, se não permanecerem firmes buscando ao Senhor, tudo isso não impedirá o sofrimento pelas quedas que sobrevém quando priorizamos outras coisas e pessoas, no lugar de Deus.
No caso de Salomão, ele se deixou levar pelas esposas e idolatria a falsos deuses. Mas lembre-os que “ídolo” e um “falso deus” é tudo aquilo que toma o lugar do Todo-Poderoso em nossos corações. Portanto, para uns é o dinheiro, para outros uma paixão, uma pessoa, uma meta que vira obsessão, a influência, “fama”, curtidas, aparência, amizades… A lista não tem fim. Proponha que eles reflitam e em seguida conduza-os em oração, clamando o perdão do Senhor caso alguém o esteja deixando de lado, adorando “deuses” em suas vidas ao colocá-los no tempo e lugar que seriam do nosso Salvador.
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta entre a turma de vocês. O quanto é especial.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
  
Momento do louvor
 Cante: 
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:

Nicoli Francini - O Lamento de Israel "Sergio Lopes"


Quão Grande É o Meu Deus - Soraya Moraes


NÃO VOU CALAR MEUS LÁBIOS - Asaph Borba Legendado


Aline Barros - Renova-Me


Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
👇
Tenham uma excelente aula!
Lição:






  
Fonte e crédito, Lições Bíblicas Juvenis-Cpad - Classe: de 15 a 17 anos – Juvenis.
  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:

Para conclusão utilizem a:
Dinâmica: Conselhos
Objetivos:
Enfatizar o valor dos bons conselhos.
Refutar o comportamento de Roboão que optou por seguir os maus conselhos de seus amigos.
Material:
01 quadro ou cartolina com o ditado popular “Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.

¼ de uma folha de papel ofício

Material digitado com os conselhos da turma, para cada aluno.

Procedimento:
- Falem: Vocês já receberam conselhos. Que tipo de conselho eram? Quem deu o conselho? E vocês aceitaram o conselho?

Observem as respostas. Pode ocorrer relato de bons e maus conselhos, mas enfatizem a importância dos bons conselhos e como discernir entre um bom e mau conselho.

- Coloquem no quadro ou cartolina o seguinte ditado popular:

“Se Conselho fosse bom, não se dava, vendia”.

- Depois, perguntem:

O que vocês acham desta afirmação?

Em quais circunstâncias alguém menciona esta frase?

Observem as respostas e reflitam sobre a importância dos bons conselhos.

- Depois, entreguem ¼ de uma folha de papel ofício para cada aluno.

- Peçam para que eles escrevam um conselho para um dos colegas da classe.

- Peçam para que eles entreguem os conselhos para os colegas.

Observem se alguém ficou sem receber conselho, então entreguem um conselho para esta pessoa. Estes conselhos deverão ser organizados, por vocês, em casa com antecedência.

- Os colegas devem ler para a turma o conselho recebido.

- Depois, recolham todos os conselhos, digitem e levem para a turma na aula seguinte com o seguinte título “Conselhos da Classe...”(nome ou número da classe). Entreguem a coletânea de conselhos para cada aluno.

- Devolvam os conselhos para os respectivos donos(aqueles que os alunos receberam dos colegas).
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo: Blogatitudedeaprendizblogspot.com

O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!! 
     
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.

Seja imitador de Deus 
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.

2 comentários: