1 de novembro de 2022

Plano de aula bíblica /Primários – Lição 06: Deus quer nos libertar da escravidão do pecado

   

Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
     
Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
*
 Data:
*
 Classe:
* Professor(a):
Titulo da lição:
*
 Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
*
 Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
*
 Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
· Quadro de frequência:
Veja quem são os alunos presentes.
Se for feito com antecedência, um rostinho para cada um deles, ou um palito. O nome coloque na hora, entreguem a eles, para que coloquem o mesmo dentro do vagão da lição da aula.

INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
 Deus quer nos libertar da escravidão do pecado
 Ore com sua turma por sua aula.
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus. 
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
  
 Momento do louvor
 Cante:
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.

 
No Egito escravo f ui



PARE E PENSE - Marilene Vieira (Clipe Oficial Animado)


Celebrai a Cristo


Aline Barros e Cia 3 As Pirâmides de Faraó


No Egito Escravo Fui - 3 Palavrinhas


Atividade musical e teatro.


FARAÓ, FARAÓ


No Egito Escravo Fui - 3Palavrinhas 

 Crianças de todas as idades gostam de música.
*   Cante várias vezes durante a aula com alegria, bata palmas, incentive a criança a fazer o mesmo.
Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
Deus te abençoe!!

 
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.

- HORA DA OFERTINHA,
Se vc puder leve sua ofertinha também, coloque vc e sua assistente primeiro, depois as crianças. 
Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta 


Minha Ofertinha eu vou dar


Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012


A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores



👇
OBJETIVO
Entender que, assim como Deus enviou Moisés para libertar o povo hebreu, Ele enviou Jesus para nos libertar da escravidão.


PONTO CENTRAL
Apenas Jesus pode libertar a humanidade do pecado.


MEMÓRIA EM AÇÃO:
 "Se o Filho os libertar, vocês serão, de fato, livres"(João 8.33).


 
Mostre a Bíblia, fale de sua importância, leia o versículo, explique, repita com as crianças.




HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:  
 Êxodo 1.6-14; 4.21-23; 7-12


Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.

Outra maneira de contar a história das dez pragas é com fantoches.
 
Moisés foi escolhido por Deus para tirar o povo de Israel do Egito. Deus deu a Moisés sinais de que ele não estava só. Moisés e Arão, seu irmão, foram falar com Faraó várias vezes, mas o coração de Faraó estava endurecido e ele não permitia que o povo de Deus saísse. Então, Deus enviou 10 pragas para aquela terra, afim de que o Faraó deixasse o povo ir embora.
1ª praga: água vira sangue – Arão levantou o bastão e bateu no rio, e a água virou sangue, os peixes morreram, e o rio cheirou tão mal, que os egípcios não podiam beber água dele. E em todo o Egito houve sangue.
2ª praga: rãs – Arão estendeu a mão sobre as águas do Egito, e as rãs saíram das águas e cobriram todo o país.
3ª praga: piolhos – Arão bateu na terra com o bastão, e todo o pó do Egito virou piolhos, que cobriram as pessoas e os animais.
4ª praga: moscas – Assim fez Deus, o SENHOR, e entraram grandes enxames de moscas no palácio do rei e nas casas dos seus funcionários. E, por causa das moscas, houve muito prejuízo no Egito inteiro.
5ª praga: morte dos animais – o SENHOR castigou com uma doença terrível todos os animais dos egípcios, e todos morreram; porém não morreu nenhum dos animais dos israelitas.
6ª praga: feridas/úlceras – Então o SENHOR Deus disse a Moisés e a Arão: Peguem punhados de cinza de um forno, e que Moisés jogue essa cinza para o ar. Ela se espalhará como um pó fino sobre toda a terra do Egito, e em todos os lugares a cinza produzirá tumores que se abrirão em feridas nas pessoas e nos animais. 
 7ª praga: chuva de pedra/saraiva – Moisés levantou o bastão para o céu, e o SENHOR mandou trovões, chuva de pedra e raios sobre o país. Em todo o Egito a chuva de pedra acabou com tudo o que estava no campo, incluindo as pessoas e os animais. Destruiu todas as plantas e quebrou todas as árvores.
8ª praga: gafanhotos – Eles se espalharam sobre todo o Egito e invadiram toda aquela região em quantidades enormes, como nunca havia acontecido antes. Eles cobriram de tal maneira o chão, que este ficou preto. Devoraram toda a vegetação. Em todo o Egito não sobrou nada verde nas árvores e nas plantas.
 
 9ª praga: trevas – Moisés levantou a mão para o céu, e durante três dias uma grande escuridão cobriu todo o Egito. Os egípcios não podiam ver uns aos outros, e naqueles dias ninguém saiu de casa. Porém em todas as casas dos israelitas havia claridade. Faraó não queria obedecer a Deus, e apesar de tantas pragas, ele não libertava o povo de Israel. Então Deus mandou seu povo fazer uma festa, a Páscoa, que seria uma preparação para a mais terrível de todas as pragas.
10ª praga: a morte dos primogênitos – À meia-noite, o SENHOR Deus matou os filhos mais velhos de todas as famílias do Egito, até o filho do faraó foi morto, que era o herdeiro do trono. Em todo o Egito havia gente chorando e gritando, pois em todas as casas havia um filho morto. Nessa mesma noite o rei mandou chamar Moisés e Arão e lhes disse: Saiam daqui, vocês e todos os outros israelitas! Deixem o meu país. Vão adorar a Deus, o SENHOR, como vocês pediram. Peguem as suas ovelhas e cabras e o seu gado e vão embora. E peçam a Deus que me abençoe. Os israelitas fizeram como Moisés havia ordenado e pediram aos egípcios jóias de prata e de ouro e roupas. O SENHOR Deus fez com que os egípcios dessem de boa vontade aos israelitas tudo o que eles pediam. Assim o povo de Israel tomou as riquezas dos egípcios.

Aplicação: 
Faraó não acreditava em Deus, e não queria obedecê-lo, e pudemos ver qual foi o seu desfecho, a ira de Deus caiu sobre ele. Existe uma benção por trás da obediência, e o Senhor colocou pessoas nas nossas vidas como nossas autoridades, (pais, líderes, professores, etc.) e devemos honrá-los e respeitá-los para que a benção de Deus sempre esteja conosco.

Recursos visuais: 
Fazer uma maquete do mar vermelho e o povo atravessando...
Cenário: Fazer um cenário do mar vermelho bem grande(2metros), coloque uma criança representando Moisés e junto com as outras crianças encenam a travessia do povo de Israel pelo mar vermelho.
Aqui está um exemplo para você fazer o seu mar vermelho: esse encontrei na net...

Recriem a cena do mar vermelho e o povo saindo do Egito. Imaginem o mar abrindo e o povo passando no meio do mar com triunfo. Vocês podem marchar, numa atividade bem lúdica. A ideia é criar um ambiente para as crianças se imaginarem na cena.

Você pode levar dois lençóis azuis para fazer o mar, de maneira que quatro crianças, duas de cada lado façam a cena do mar abrindo, uma faça Moisés e as demais o povo. Se tivermos bastante crianças, podemos fazer ainda alguns representando os carros de Faraó! Imaginem esses carros e cavalos os perseguindo e incentive as crianças reproduzirem os sons dos mesmos com os instrumentos ou qualquer outro objeto que produza sons semelhantes!



Recursos visuais:
MINI CENÁRIO TRAVESSIA DO MAR VERMELHO








  
Moldes para usar como base para fazer os bonecos:








Recursos Visuais:
A travessia do mar vermelho





















   
Fonte e crédito CPAD.

Querido(a) professor(a), ensinaremos à turma acerca das pragas que Deus enviou sobre o Egito a fim de livrar o seu povo da escravidão (Êx 7-11). Entretanto, tais feitos grandiosos tinham um propósito muito mais profundo. O Senhor escolheu não só libertar o povo hebreu, mas também se revelar a ele, como o único Deus, o Todo-Poderoso. Após tantos anos sob o julgo estrangeiro, os descendentes de Abraão, de Isaque e Jacó, em sua maioria, conheciam ao Senhor apenas de ouvir falar.
Acaso o Deus que enviou 10 pragas extraordinárias sobre toda uma nação, – controlando as águas, os animais, as pestes e até a morte –, não teria todo o poder para arrancar o seu povo do Egito com uma única palavra? Assim como feriu a todos os primogênitos egípcios, não poderia tê-lo feito a um só homem, Faraó? Contudo, seu propósito não era apenas presentear Israel com a liberdade, antes tinha para eles também uma dádiva sobremodo maior – conhecê-lO. O Senhor foi se revelando ao povo, esculpindo e firmando a sua fé ao longo de todo o processo; a cada miraculosa praga, mais e mais. Afinal, em sua onisciência, já sabia das provações do deserto iminente, em que estas experiências com Ele seriam extremamente necessárias.
Como esse Deus é tremendo! Ele sabe tudo o que precisamos e por isso traça o melhor percurso até o milagre, pelo qual clamamos. Talvez você hoje se encontre atravessando uma situação assim. Mas creia, o Senhor já está te respondendo, já está agindo no processo. As provações do caminho podem ser uma ótima escola, mas apenas para quem sabe ser aluno. Que nas suas, você escolha aprender, crescer em fé e intimidade com o Espírito Santo até alcançar as bênçãos pedidas.
“[...] nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5.3-5).




Sugestões:
Recursos visuais
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir)




Recursos visuais:












Números para história














Você não precisa se deter muito em cada praga, mas falar o quanto as pessoas ficavam assustadas, e como o coração de Faraó era tão duro.

1ª praga: água em, sangue! Deus disse para Moisés mandar Arão estender a vara sobre as águas do Egito para que se transformassem em sangue. Imaginem só que coisa chocante: você acorda, abre a janela e olha para o rio e em vez de água, sangue! Deve ter sido muito assustador!




2ª praga: 
rãs! Deus mandou Moisés falar para o Faraó libertar o seu povo, senão ele cobriria o país de rãs! Já pensou?
Mas nada disso mudava o coração do Faraó, e a cada praga, Deus mandava Moisés falar com ele.




3 ª praga: praga dos piolhos


 4ª praga: praga das moscas


  5 ª praga: das pestes nos animais.


 6ª praga: praga das úlceras


 7ª praga: praga das saraivas


 8ª praga: dos gafanhotos


  9ª praga: das trevas.

10ª Praga: A morte dos primogênitos Faraó não queria obedecer a Deus, e apesar de tantas pragas, ele não libertava o povo de Israel. Então Deus mandou seu povo fazer uma festa, a Páscoa, que seria uma preparação para a mais terrível de todas as pragas: a morte dos primogênitos (explicar). Deus mandou que as famílias de Israel colocassem sangue de cordeiro nas batentes da parte de cima das portas de suas casas para que seus filhos não fossem mortos. Então o Senhor feriu todos os primogênitos da terra do Egito. Só os israelitas, o povo de Deus receberam o livramento do Senhor. Só depois da morte dos primeiros filhos de cada casa, inclusive o seu próprio filho, foi que Faraó resolveu libertar o povo de Israel.





 
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
 

 Sugestões de atividades:
Para salvar as imagens em seu computador clique com o botão direito do mouse sobre a figura, depois clique na opção "salvar como". Pronto, agora é só imprimir.






Moldes de atividades
Pirâmide 



Atividades:
















Jogo da memória
Com Jesus eu pulo de Alegria!!
Colossenses 3.23
Criança de jesus tem energia pra gastar
    


DICA DE BRINCADEIRA
JOGO





Lembrancinhas:
MAPA DO TESOURO (IMPORTANTÍSSIMO!!)
(Prof. leva um mapa para cada criança levar para casa, se quiser pode colar um doce ou colar na lembrancinha se vc for fazer - Sugestão de tamanho 6 mapas para cada folha A4)



      
      


 
Hora do Lanche:
 
Aula Primarios Josias 013
Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 

Professores. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.


Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

Lembrando que houve um objetivo para esta aula. Terminar com uma breve reflexão, trazendo para o nosso contexto. O que é fazer a vontade de Deus? É seguir suas ordens, ter confiança e obediência. Sem reclamações e murmurações.


A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

  


CRIANÇAS ATENÇÃO!

Leia a Bíblia
 

Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
 


Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 




Pra você!!!
Com todo o meu carinho... 
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!

Vamos lá!!!
Sugestões aos professores:
- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.


Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.

Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.

Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
* Salve as Crianças...
Quem deve evangelizar ou ensinar as crianças?
A responsabilidade é de todos nós cristãos, de alguma forma, todos tem contato com crianças. Assim como nos preocupamos com o físico e o emocional delas, também devemos nos preocupar com o espiritual. Não é necessário nenhum dom especial, basta amá-las, orar, ser exemplo.

Porque devemos evangelizá-las e ensiná-las? Porque o futuro da Igreja e do país está em Suas mãos. Elas serão os líderes de amanhã!

Uma verdade colocada no coração de uma criança irá frutificar no presente e no futuro. Aquela criança que ouve a voz gentil de seu professor(a) pode virar um Lutero e ajudar o mundo com sua proclamação veemente da verdade. Que nenhum homem despreze as crianças ou pense que são insignificantes. Eu reivindico o lugar da frente para elas. Elas são o futuro do mundo. O passado já se foi e não podemos alterá-lo. Até mesmo o presente já se foi à medida que o vivemos... As crianças precisam do evangelho, o evangelho todo, o evangelho inalterado. Elas devem tê-lo, e se forem ensinadas acerca do Espírito de Deus, serão tão capazes de recebê-lo quanto pessoas maduras. Ensine os pequeninos que Jesus morreu, o justo pelos injustos, para nos levar até Deus. Coragem, o Deus que salvou tantas de Suas crianças ainda irá salvar muitas delas, e devemos ter grande alegria a medida que virmos centenas sendo levadas a Cristo. (Charles Spurgeon)
 
  
PROF.)
CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA
👉Fontes Consultadas:
Créditos: Editora Responsável - Revista Primários CPAD
Comentarista-Raquel Deolinda
👉  atividadesjogosebrincadeirascristas.blogspot.com
midibelem.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com/
http://acaokidstatyamaral.blogspot.com.br/search?q=palitoches
Ensino infantil num clique
Ganhando crianças para Jesus
apascentarospequeninos.blogspot.com/
Escola Biblica Dominical Infantil
evangelizenossascriancas.blogspot.com/
ebd.blogspot.com.br
www.escoladominical.net
Escolinha biblica da garotada
Revista Cpad
Adaliahelena.blogspot.com
BÍBLIA. Português. Bíblia Shedd. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Atualizada. 2ª Edição, São Paulo, Editora Vida Nova, 1997.BÍBLIA. Português. Bíblia de Estudo Pentecostal. Tradução João Ferreira de Almeida, Revista e Corrigida. Rio de Janeiro, Editora CPAD, 2002. Editor geral Donald Stamps, Editor brasileiro Pr. Antonio Gilberto.
TORA. São Paulo, Editora Sanfer, 2001.

  “Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!” 
(Ageu 2:4,5)
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário