16 de novembro de 2022

Plano de Aula Bíblica Adolescentes/Cpad – Lição 08: O Mandamento do amor ao próximo

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Esses materiais vão te auxiliar.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
👇
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
👇
A AULA VAI COMEÇAR
ANTES DA AULA
PLANO DE AULA
EI PROF.
O Salvador espera que seus seguidores obedeçam aos seus mandamentos.
O amor ao próximo é um mandamento do Senhor Jesus. 
Essa é razão suficiente para darmos atenção a ele.
* Prof. Faça uma reflexão sincera sobre esse assunto: Você segue esse mandamento?
Ou tem dificuldades para cumpri-lo? 
É importante que você trate essa questão em seu coração, antes de ensinar sobre o tema à sua classe. Sabemos que amar não é fácil, porque exige renúncia e sacrifícios pessoais, mas com a ajuda do Senhor podemos seguir seus passos dia após dia.

Enquanto estiver preparando esta aula, peça que o Espírito Santo lhe ajude a ser um exemplo para seus alunos no cumprimento desse importante mandamento.

PONTO DE PARTIDA
Vivemos em uma sociedade onde a prática da maldade é recorrente. Entretanto, como cristãos somos chamados para fazer a diferença e seguir os passos de Jesus. Nesta aula vamos apresentar o mandamento do amor ao próximo e apontar algumas possibilidades de como podemos expressar este amor em palavras e obras.

Afinal é por meio desta prática que seremos reconhecidos como discípulos de Jesus. Professor, após a ministração completa desta lição, desafie seus alunos a colocarem em prática o que aprenderam.

Peça para que durante a semana eles comuniquem bondade, perdão e/ou misericórdia a alguém. Escolha alguns alunos para, no domingo seguinte, compartilhem com a turma como foi a experiência pessoal.

VAMOS DESCOBRIR
Nesta lição, vamos apresentar o amor como um comportamento. O texto bíblico base apresenta o amor como referência dos discípulos de Jesus. Sim, o emprego do amor é a forma mais eficaz de provar que somos discípulos de Jesus, especialmente nestes últimos dias.

O amor na prática, não como um discurso, é o que vai apontar para a nossa relação com Deus e com a sua Palavra.
  Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:

Momento do louvor.
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Recebi um Novo Coração do Pai - Aline Barros - Legendado


Jesus Cristo Mudou Meu Viver


Fernandinho - Temos que ser um - Clip



Vamos Amar uns aos Outros | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono


O amor do nosso Deus | DVD Crianças Diante do Trono | Crianças Diante do Trono


Ele nos amou primeiro - Kleber Lucas


Grupo Nova Dimensão - Viverei e viverás




O bom samaritano Infantil gospel


•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 
Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
O Mandamento do amor ao próximo
👇
 Para iniciar apliquem a:
Dinâmica: A Marca do Discípulo
Objetivo:
- Enfatizar que o amor é a marca do discípulo de Jesus.

Material:
01 coração pequeno para cada aluno, confecionado de cartolina ou outro material.
Procedimento:
- Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).

- Falem: Nós fomos alcançados pelo amor de Deus.

- Leiam João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

- Agora distribuam um coração pequeno para cada aluno, representando o amor pelo qual fomos alcançados.

- Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus.

- Leiam João 13.34 e 35:

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.

- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:

Que marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?

Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?

Estamos praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?

- Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.
Fonte da dinâmica por Sulamita-
Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.

👇
LEITURA BÍBLICA
  João 13.34-35
34 Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis.

35 Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.


A MENSAGEM
Queridos amigos, amemos uns aos outros porque o amor vem de Deus. Quem ama é filho de Deus e conhece a Deus.
  1 João 4.7.


  DEVOCIONAL
Segunda >> Tg 2.8
Terça >> Jo 15.12
Quarta >> 1 Jo 4.8
Quinta >> 1 Pe 4.8
Sexta >> 1 Jo 3.16
Sábado >> Rm 13.8


OBJETIVOS
- APRESENTAR o princípio do amor, presente no Antigo e Novo Testamento;
- DEMONSTRAR que o amor cristão deve ser a resposta da Igreja para este mundo tão marcado por maldades;
- DESAFIAR os adolescentes a vencerem o mal com o bem.


HORA DE APRENDER
1- O MANDAMENTO DO AMOR NA BÍBLIA
A Bíblia diz que Deus é amor (1 Jo 4.16). Ela testemunha que Deus amou a humanidade de forma grandiosa, e, por isso, enviou seu Filho para salvá-la (Jo 3.16). João escreveu: “[…] Deus nos amou primeiro” (1 Jo 4.19). Enfim, o tema do amor está muito presente nas Escrituras.

No Antigo Testamento, vemos que Deus amou o povo de Israel, que Ele mesmo escolheu e formou (Os 11.1). Por meio de um profeta, Deus disse: “[…] Povo de Israel, eu sempre os amei e continuo a mostrar que o meu amor por vocês é eterno” (Jr 31.3). Uma expressão do amor de Deus, muito recorrente, é a demonstração de bondade e misericórdia.

Vemos isso, por exemplo, na vida de Noé e sua família, que foi poupada do Dilúvio (Gn 7.1); e no resgate de Raabe e sua família, que creram no Deus de Israel e foram salvos da destruição em Jericó (Js 6.22-25); e ainda na redenção da cidade de Nínive, onde os moradores se arrependeram dos seus pecados mediante a pregação do profeta Jonas e foram poupados do juízo (Jn 3.5-10).

A prática da misericórdia também é ordenada por Deus através dos profetas (Os 6.6; Is 1.17; 58.5-8). Zacarias escreveu: – Eu, o Senhor Todo-Poderoso, tinha ordenado isto ao povo: ‘Sejam honestos e corretos e tratem uns aos outros com bondade e compaixão” (Zc 7.9).

No Novo Testamento vemos a expressão máxima do amor de Deus pela humanidade, através da encarnação, nascimento, vida e obra vicária do Senhor Jesus (Jo 1.1,14; 3.16; Rm 5.8; 1 Jo 4.9,10).

O Senhor Jesus ensinou o que é o verdadeiro amor (Jo 15.13) e ordenou a prática do amor a todos os seus discípulos (Jo 15.12). Ele disse que existem dois mandamentos principais: amar a Deus acima de todas as coisas e amar ao próximo (Mt 22.36-39).

A Bíblia também aponta algumas características do verdadeiro amor: “Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas.

Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém, suporta tudo com fé, esperança e paciência” (1 Co 13.4-7).


I- AUXÍLIO TEOLÓGICO
No texto de João 13.34,35 “novo’ não significa ‘mais recente’ e sim ‘superior, novo e de melhor qualidade’. Certamente o mandamento para amar é antigo, profundamente enraizado no Antigo Testamento (Lv 19,18,34). O que é superior àquele antigo mandamento na nova expressão que Jesus faz dele? Existe um novo relacionamento.

O AT convocou o povo de Deus para ‘amar o seu próximo como a si mesmo’ (LV 19.18); Jesus nos convoca para ‘amar uns aos outros, uma expressão que nos recorda que na nova comunidade de Cristo nós não somos simplesmente próximos, mas sim uma família: ligados uns aos outros por nosso relaciona- mento comum com o Deus que agora reconhecemos como Pai. Existe um novo padrão.

O mandamento do AT era amar o próximo como você ama a si mesmo. O mandamento superior de Jesus nos convoca para amarmos uns aos outros ‘como Eu vos amei. Da mesma maneira que Jesus colocou nosso bem-estar acima do seu próprio, [-] também nós devemos, igualmente, nos sacrificar pelos nossos irmãos […]. Existe um novo resultado. A pureza da comunidade de fé no AT devia exibir a justiça de Deus. Agora Jesus diz que, se nos amarmos uns aos outros como Ele nos amou,’ todos conhecerão que sois meus discípulos’ (13.35).

O amor não na comunidade cristã é uma prova forçosa para um mundo perdido de que Jesus é real e está entre nós. Quando eles virem nosso amor, saberão que a única explicação é a seguinte: nós somos o “povo de Jesus e os seus discípulos” (RICHARDS, L. O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, p.230).


II- O AMOR É ANTÍDOTO
O desamor é uma prática comum em nossa sociedade. Ele se manifesta de muitas formas. O desamor está presente quando há maldade, indiferença ou violência, por exemplo. Existem muitas formas de violência (Ez 24.9). Há práticas violentas que são de natureza física e há aquelas de ordem emocional, tais como o bullying ou como postagens ofensivas que são feitas em redes sociais.

A indiferença enfraquece amizades e afasta pessoas, causando desconexão e distanciamento. Ela é como um agente corrosivo que estraga os relacionamentos, seja na família ou entre amigos. A prática da indiferença machuca as pessoas, pois provoca solidão, sensação de rejeição e mágoas. Entretanto, os que são discípulos do Senhor Jesus, que foram alcançados pelo seu amor, não conseguem ser indiferentes diante da dor do próximo ou das mazelas do mundo (1 Pe 3.8).

O amor nos conduz à empatia e à compaixão (Sl 72.13). A empatia é a capacidade de compreender a dor do outro e respeitá-lo (Rm 12.15). A compaixão é o sentimento piedoso que produz atitudes de misericórdia. O amor de Cristo nos conduz ao enfrentamento da indiferença.

Enquanto muitos praticam o desamor, nós somos chamados para demonstrar amor e compaixão pelos que sofrem – peça a Deus que ensine você a amar, pois amar é sim uma declaração corajosa de fé. A Bíblia diz: “Se alguém diz: “Eu amo a Deus, mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê” (1 Jo 4.20).


II- AUXÍLIO TEOLÓGICO
A violência “provocou a destruição da primeira civilização humana (Gn 6.11,13), e ainda prevalece onde se encontram pecadores (Sl 58.1-3). A violência prejudica as relações pessoais na sociedade […]. Os servos de Deus devem manifestar-se contra a violência (Jr 20.8; Hc 1.2). Eles oram pela libertação dos homens violentos (Sl 140.1,4) sabendo que somente Deus poderá libertá-los (25m 22.3,49; SL 72.14; 86,14).

Os governantes devem eliminar a violência (Jr 22.2ss; Ez 45.9). As cidades devem se arrepender dela (Jn 3.8). […] Somente Cristo estava livre dela (Is 53.9) e ela não existirá na nova terra (Is 60.18ss). Deve-se observar que a violência na época de Noé (Gn 6.11,13) repetir-se-á nos últimos dias antes do segundo advento de Cristo (Mt 24.12,37)” (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. p.2022).

“Amor é mais do que simplesmente um sentimento afetuoso; é uma atitude. Como podemos amar os outros como Jesus nos amou? Ajudando o próximo, mesmo quando não nos for conveniente, dando, mesmo quando fomos feridos; dedicando os nossos esforços ao bem-estar dos outros, ao invés do nosso, compartilhando a dor dos semelhantes sem reclamar ou vingar-se.

Este tipo de amor é difícil de praticar. E por isso que as pessoas que notam quando o fazemos e sabem que somos capacitados por uma Fonte sobrenatural” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.1447).


III- VENCENDO O MAL COM O BEM
A Bíblia nos desafia: “Não deixem que o mal vença vocês, mas vençam o mal.com o bem” (Rm 12.21). Em um mundo onde a prática do pecado e da malignidade é corriqueira, nós, os cristãos, somos chamados para ser uma geração separada, que segue os princípios do Reino de Deus.

A prática do amor é a marca do verdadeiro discípulo de Jesus. E, por isso, Jesus espera que as nossas atitudes no dia a dia reflitam seus ensinamentos. Isso porque o amor, para além de uma manifestação de sentimento, é uma decisão de fazer e promover o bem. Podemos demonstrar o amor cristão através de algumas atitudes: A prática da bondade.

Jesus ordenou que seus seguidores fossem benignos até com as pessoas ruins (Mt 5.43,44).

• O perdão
O perdão é um mandamento (Mt 18.21,22). Nós devemos perdoar a todas as pessoas que nos fazem mal (Lc 17.3,4; Cl 3.13; Ef 4.32).

• Atos de misericórdia
A compaixão e a bondade nos conduzem a um comportamento misericordioso. Ser misericordioso é uma característica do próprio Deus (Sl 103.8). Por isso, nós, que somos filhos de Deus, também devemos praticar a misericórdia (Mt 5.7; Lc 6.36). Mas, como fazer isso? Oferecendo ajuda ao necessitado e estende a mão para quem precisa de apoio e acolhimento.


III- AUXÍLIO TEOLÓGICO
Prof. Neste fechamento de lição, mostre para sua turma a importância dos cristãos terem uma conduta exemplar. Nossa fé precisa refletir em nossas obras. Por isso, os cristãos precisam dar o exemplo da prática do bem nesta sociedade. “Nós sabemos o que é o amor e como demonstrar amor, porque Deus nos amou primeiro em Cristo (1 Jo 4.19).

[…] Devemos imitar a nosso Deus (Ef 5.1) e ter a mesma perfeição do nosso Pai Celestial na esfera do caráter moral, do amor e da misericórdia (Mt 5.44-48; Lc 6.36) […]. Em outras palavras, a ética cristã tem o seu alicerce no mesmo princípio de vida que teve o Senhor Jesus Cristo […]. O conteúdo da ética cristã está na vontade de Deus, que deve ser feita com amor, ou seja, ‘a fé que opera por caridade [ou amor]’ (Gl 5.6).

Todo o comportamento de Cristo estava centrado em seu objetivo de servir e de dar sua vida como um resgate (Mt 20.28). Este era seu padrão para os seus seguidores (20.25-27). […] O exemplo cristão […] fortalece o testemunho dos cristãos e possibilita que o comportamento dos obreiros (pastores e outros) inspire o rebanho a segui-los. O testemunho cristão bem-sucedido está centrado no exemplo” (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, p.729).


CONCLUSÃO
Amar é um mandamento do Senhor Jesus. Precisamos decidir obedecê-lo todos os dias. O amor é o antídoto contra o mal. Através da prática do bem, da bondade, do perdão e da misericórdia podemos vencer o mal e testemunhar o amor de Cristo a este mundo.


VAMOS PRATICAR
1- Marque corretamente quais são as atitudes que demonstram o amor cristão.
( ) Vingança
(X) Perdão
( ) Indiferença
(X) Bondade
( ) Violência
(X) Misericórdia


PENSE NISSO
Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas, se não tivesse amor, eu não seria nada. Poderia dar tudo o que tenho e até mesmo entregar o meu corpo para ser queimado, mas, se eu não tivesse amor, isso não me adiantaria nada.
1 Coríntios 13.2,3.
Adolescentes Currículo 2022: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.
Seja imitador de Deus
Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário