3 de novembro de 2022

Plano de Aula Bíblica Adolescentes/Cpad – Lição 06: A convivência em família

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Esses materiais vão te auxiliar.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
👇
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
👇
A AULA VAI COMEÇAR
ANTES DA AULA
PLANO DE AULA
EI PROF.
As famílias brasileiras têm uma composição plural: 
Alguns adolescentes vivem com o pai e a mãe dentro de caso, outros, são criados apenas por um dos pais; há ainda aqueles que cresceram sob a tutoria de um responsável, como uma avó ou tia; há adolescentes que são órfãos; alguns são filhos de cristãos, outros se converteram sozinhos e convivem com pais que seguem outra religião; há pais que amam seus filhos profundamente e outros que são ausentes. Enfim, os contextos familiares são múltiplos e os dilemas são complexos. 
Nesta lição vamos ensinar aos adolescentes os princípios bíblicos para a convivência em família e veremos também que o projeto de Deus é salvar toda a família.

PONTO DE PARTIDA
Uma relação familiar saudável é essencial para o desenvolvimento do adolescente. 
A família é fundamental e, após a lição, seus alunos deverão compreender essa verdade. Para iniciar a aula, apresente o primeiro tópico. Em seguida, pergunte para a turma: “Quem é a sua família”? Incentive a participação de todos. Para desenvolver o diálogo, faça perguntas complementares, tais como “você tem quantos irmãos” ou “qual a profissão dos seus pais” ou “qual a característica mais marcante do seu pai e da sua mãe”. Conforme os alunos forem compartilhando, demonstre interesse. Após a participação de todos, desenvolva o segundo tópico da lição. Ao final da aula, convide cada aluno para orar por sua família.

VAMOS DESCOBRIR
Como é sua família? 
Quem convive com você? 
Você tem irmãos? 
Cada família é singular e especial. 
A família foi criada por Deus, ela é um projeto de Deus, por isso devemos honrá-la Amar e cuidar da nossa família deve ser uma prioridade. 
Vamos refletir, hoje, sobre o valor da nossa família e veremos nas Escrituras quais são as diretrizes de Deus para nossa convivência familiar Veremos também que o propósito do Senhor é salvar toda nossa casa.

  Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:

Momento do louvor
Família Especial Tia Jô & Cia 
..

Jozyanne, Anderson Freire - Oração da família


Léa Mendonça - Eu e Minha Casa


Deus da Família
Regis Danese

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 
Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
A convivência em família
- Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Regra não é brincadeira!
Objetivos:
- Refletir sobre a necessidade de regras.
- Enfatizar a importância da obediência aos pais.

Material:

Papel e lápis

Procedimento:
- Dividam a turma em dois grupos.
- Orientem cada grupo para pensar numa brincadeira ou jogo de infância. As regras deverão ser lembradas e explicadas para o outro grupo.
Estipulem um tempo de no máximo 05 minutos.

- Falem: Agora, cada grupo deverá expor para os colegas qual a brincadeira, as regras e fazer uma demonstração, realizando a brincadeira.

- Depois, perguntem:

Havia alguém que fugia das regras? Caso positivo, havia punição? Por quê?

Havia também alguém que queria mudar as regras para ser favorecido, isto é, ganhar o jogo ou a brincadeira? Qual a atitude do grupo com relação a isto?

- Depois, falem que como nas brincadeiras e jogos, que há regras e punições, também em todo lugar há necessidade de normas para que haja melhor convivência e que nesta lição será estudado sobre os limites, as regras, os direitos e deveres no âmbito familiar e a obediência aos pais.
- Agora, trabalhem o conteúdo proposto na lição.
Fonte da dinâmica por Sulamita-
Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com
👇
LEITURA BÍBLICA 
  Efésios 6.1-4
1 Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.

2 Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;

3 Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.

4 E vós, pais, não provoqueis à ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.



A MENSAGEM
Respeite o seu pai e a sua mãe, como eu, o seu Deus, estou ordenando, para que você viva muito tempo, e tudo corra bem para você na terra que estou lhe dando.
  Deuteronômio 5.16.


  DEVOCIONAL
Segunda >> Sl 127.3-4
Terça >> At 16.31
Quarta >> Pv 6.20-23
Quinta >> C 3.20,21
Sexta >> Pv 11.29
Sábado >> Êx 20.12


OBJETIVOS
- APONTAR os propósitos de Deus para a família;
- DESTACAR os princípios para a boa convivência em família;
- MOTIVAR o adolescente a orar por sua família.


HORA DE APRENDER
I- A ORIGEM DA FAMÍLIA
A Bíblia conta que Deus criou a família.
O Senhor viu que o ser humano precisava, pois a solidão não lhe fazia bem (Gn 2.18). Por isso, ele formou o primeiro casal: Adão e Eva. Assim, Deus instituiu o casamento como o padrão de relacionamento entre o casal (Gn 2.21-24). A partir dessa união, nasceram filhos (Gn 4.1,2,25). A história da humanidade começa com a instituição de uma família (Mc 10.6-9). A família foi criada por Deus e, por isso, ela deve ser valorizada, honrada e protegida. A família é formada por pessoas diferentes. Cada pessoa da sua casa tem uma história, uma personalidade e um temperamento.

Cada membro da sua família tem medos, memórias, projetos e sonhos. Cada ser humano é único (Sl 139.14). No mundo inteiro, considerando todas as nações da Terra, não há pessoas iguais às que compõem a sua família e por isso, ela é singular. Outrossim, ninguém escolhe a família em que nasce. E sabemos que não existe uma ” família perfeita”. O que existe são famílias ajustadas, que seguem bons princípios de convivência e que se amam Assim, precisamos entender que Deus nos colocou na família certa. A família é a escola onde Deus nos matriculou para aprendermos a amar.


I- AUXÍLIO PEDAGÓGICO
Distribua para seus alunos folhas e canetas. 
Peça para que eles anotem no papel a resposta das perguntas que você vai fazer. 
Escreva estas perguntas no quadro:
1- Quais são as características da sua família?
2- O que você mais gosta de fazer com sua família?
3- Se você pudesse mudar algo em sua casa, o que seria?
4- Você costuma ajudar nas tarefas de casa?
A partir dessas questões converse com seus alunos sobre a convivência deles com seus familiares. Aponte que o lar deve ser um lugar de amor educação e colaboração mútua Mostre não existe família perfeito, mas que em Deus as famílias são abençoadas


II- OS PROPÓSITOS DE DEUS PARA A FAMÍLIA
1- NA FAMÍLIA, ENCONTRAMOS SEGURANÇA.
Quando você chegou na sua família você era apenas um bebé isso pode ser diferente apenas em alguns casos compor a família por meia da adoção. De qualquer forma, é na família onde os filhos encontram acolhimento, proteção, alimentação, vestimentas, moradia etc. Tudo isso dá aos filhos segurança para crescerem e aprenderem. O lar deve ser a lugar mais seguro do mundo para as crianças e adolescentes (Sl 4.8)


2- NA FAMÍLIA, ENCONTRAMOS AMOR.
Todo mundo deveria ser amado dentro da família. 
O amor é um princípio bíblico. Na família encontramos o amor maternal, por exemplo. Ele é muito grande. Em uma mensagem profética. Deus o mencionou quando comunicou o seu amor pelo povo de Israel: Isaías 49.15. Na família, encontramos o amor do pais, dos avós, dos tios e dos irmãos E somos desafiados a amar também. O amor não é apenas um sentimento, mas é a decisão de querer o bem do outro e fazer tudo o que é possível para que este bem aconteça. Aprendemos o que é amor com o próprio Deus e devemos praticá-lo em nossa casa (1 Jo 3.11; 4.19). O amor pode ser expresso de muitas formas: com palavras, com atitudes, com obediência, com gratidão etc. Como você tem demonstrado amor pela sua família?


3- NA FAMÍLIA, APRENDEMOS.
É com a nossa família que aprendemos a andar, falar, nos alimentar e nos vestir. Em casa, estamos aprendendo constantemente, desde hábitos, como escovar os dentes, até princípios morais, como falar a verdade e honrar os pais. A Bíblia diz que é responsabilidade da família ensinar a crer em Deus (Dt 6.1,2,7). O ensino das Escrituras, da oração e da adoração deveria acontecer dentro de casa. A Igreja é também um agente de ensino cristão. Entretanto, a fé deveria ser ensinada, primeiramente, dentro de casa (Dt 4.8,9) A Fé em Cristo é a maior herança que uma família pode deixar para seus filhos (2 Tm 1.5). O aprendizado em família acontece todos os dias, através da rotina e de pequenos hábitos (Pv 5.1,2). Especialmente ouvindo os conselhos e a instrução dos responsáveis. O filho obediente mostra que está aprendendo com seus pais (Pv 1.8,9; 13.1) .
E você? O que tem aprendido com a sua família? Quais são os valores que seus pais ensinaram e que um dia você vai querer ensinar dos seus filhos?


4- NA FAMÍLIA, NOS RELACIONAMOS.
A família é formada por várias pessoas. 
Cada pessoa tem um papel e uma responsabilidade diferente. É preciso aprender a se relacionar com todos da família. O pai e a mãe são autoridades. Eles possuem a responsabilidade de administrar o lar e criar os filhos. Por isso, devem ser obedecidos e honrados (Ex 20.12). Por outro lado, os avós e os tios também ensinam e contribuem para o cuidado, de forma que também devem ser ouvidos. Os irmãos são presentes de Deus e sempre estando ao seu lado. Eles merecem ser amados, protegidos e apoiados. Os primos ou sobrinhos também são especiais e devemos aprender a valorizá-los. Conviver em família pode ser desafiador, porque cada pessoa tem um jeito e um temperamento próprio. Entretanto, com essas pessoas que você deve aprender a servir, ouvir, amar e respeitar. Tais princípios, que aprendemos dentro de casa são valiosos e necessários para a convivência em outros espaços tais como a cola a vizinhança e no futuro o local de trabalho.


5- DEUS QUER SALVAR A FAMÍLIA.
Deus ama toda a família e quer salvar a todos. 
Diversas histórias na Bíblia mostram este propósito. No Antigo Testamento, por exemplo vemos Josué declarando corajosamente que toda a sua casa servirá ao Senhor (Js 24.15); Raabe, com sua fé e entrega ao Senhor, livrou toda a sua família da destruição que atingiu a cidade de Jericó (Js 6.23-25); Neemias, na ocasião da reconstrução dos muros de Jerusalém, convocou todos os trabalhadores a pelas suas famílias, a fim de que habitassem em um lugar seguro (Ne 4.14,16). No Novo Testamento, vemos que Paulo e Silas falaram para um carcereiro: “[…] Creia no Senhor Jesus e você será salva – você e as pessoas da sua casa” (At 16.31). E toda a família dele creu em Cristo e foi batizada (At 16.32-34). Assim sendo, sempre devemos orar para que Jesus salve cada um dos nossos familiares. E devemos anunciar a salvação de Cristo para todos em nosso lar.


II- AUXÍLIO PEDAGÓGICO
Conflitos entre pais e filhos podem ser recorrentes.
Entretanto, se os adolescentes seguirem algumas diretrizes básicas, eles poderão ser minimizados. Mostre aos seus alunos que atitudes simples farão toda a diferença na convivência familiar. “ – Siga a regra de ouro. Trata os outros como você gostaria de ser tratado. Usar seu tempo para ser sensível aos horários uns dos outros, frustrações, gostos e desgostos é um bom começo para eliminar alguns conflitos em casa.Leia nas entrelinhas: compreenda que a mãe e o pai podem ter uma pressão maior do que podem revelar. Escolha a melhor hora para aproximar-se deles com um pedido ou um boletim com notas não muito boas. Cuidado e consideração fazem um papel principal nos relacionamentos familiares […].
Seja honesta: Conte a seus pais a verdade e toda a verdade. Na primeira oportunidade. Omitir detalhes importantes pode fazer toda a diferença […]. Você pode contar com isso: os seus pais certamente descobriram de alguma forma. É melhor saberemos você.
Respeite a autoridade de seus pais:
Eles são os pais, você é o filho. Eles são responsáveis por você física, financeira e espiritualmente. Se eles ainda dizem “não” depois que você conversou com calma e expôs seu ponto de vista, não importa o quanto você discorde, é sua responsabilidade aceitar a decisão deles com a autoridade dada por Deus fazendo parte da sua vida […]. Deus nem sempre espera que você concorde com seus pais, Ele sabe que eles podem cometer erros. Todavia, Ele espera que você os honre com sua obediência (SCHELLENBERG #Pronto_Cresci! E agora? Rio de Janeiro CPAD 2013, p.61-63).


III- PRINCÍPIOS PARA A BOA CONVIVÊNCIA EM FAMILIA
1- OBEDIÊNCIA E HONRA AOS PAIS

Obedecer do pai e a mãe é um mandamento bíblico (CL 3:20). Deus ordena isso porque os pais têm autoridade sobre os filhos Deus se compromete em recompensar a obediência com o prolongamento da vida. Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo. (Êx 20.12). Assim, escolha obedecer a seus pais todos os dias, pois eles são responsáveis, diante de Deus, da sociedade e da Lei, por você e por promover cuidado, instrução e proteção. Obedeça aos seus pais por amá-los e por amar a Deus (Ef 6.1).


2- AMOR E RESPEITO
Todos os membros da família devem ser respeitados. 
A Bíblia tem orientações para todos os membros da família, que objetivam a boa convivência (Cl 3.18-21). Respeito não é opcional. É muito fácil tratar o próximo com respeito quando o amamos. É por isso que o amor é indispensável (Jo 15.9, Ef 5.2). A Bíblia diz: “Que o amor de vocês não seja fingido. Odeiem o mal e sigam o que é bom. Amem uns aos outros com o amor de irmãos em Cristo e se esforcem para tratar uns dos outros com respeito” (Rm 12.9.10).


3- BOA COMUNICAÇÃO
Uma comunicação saudável é essencial para a convivência familiar (Ef 4.29). 
É através do diálogo que construímos uma relação de confiança com os nossos pais. Atualmente, com o uso de celulares e da internet, nossa comunicação, geralmente, se limita a áudios, textos e gifs nas plataformas de troca de mensagens. Embora isso traga mais praticidade e seja comum, pode causar um certo distanciamento dos pais e ruídos de comunicação. Você precisa valorizar momentos de “olha no olho”. Não passe mais tempo com o celular do que com a sua família. Contato e proximidade com a família são preciosos, porque nada substitui um abraço e um sorriso. A comunicação dentro da família não deve ser agressiva, mas deve ser assertiva (Pv 15.1). Sempre fale com respeito. Sempre fale a verdade. E esteja pronto para ouvir (Tg 1.19). Através dessas três práticas, você poderá ter conversas sinceras e profundas com a sua família (CL 4.6).


III- AUXÍLIO PEDAGÓGICO
Compartilhe com seus alunos a postura adequada para estabelecer uma boa comunicação em família. 
“Pense sobre o que você vai dizer antes de fazê-lo. Diálogo é o nome do jogo. Falar não é gritar. Até mesmo quando você ficar frustrado, pode manter o tom de uma conversa […]. O tom de voz e sua inclinação são vitais para uma discussão saudável. Agradeça a Deus uma vez que o diálogo foi estabelecido, independente do resultado. Mostre sua estima à sua família por ajudá-lo […] Qualquer lar tem seu próprio tempo de turbulência. Porém, uma vez que você a supere, sua família ainda será sua família” (SHELLENBERGER, S. #Pronto! Cresci! E agora? Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p.63).


CONCLUSÃO
Nós devemos amar nossa família. Aproveite os momentos que você tem com seus pais, irmãos, avós, tios e primos. Cada pessoa da sua família é especial e insubstituível Você, ao longo da vida, poderá estudar em diversas escolas, ou morar em bairros diferentes, ou até mesmo trocar de amigos. As fases da vida irão mudar e a família estará sempre ao seu lado. Por isso, valorize seu lar.


VAMOS PRATICAR
1- Quem criou a família?
( ) A sociedade
(X) Deus
( ) A cultura

2- Marque corretamente alguns propósitos de Deus para a família, segundo a lição
( ) Brigas e disputas.
( ) Competição entre irmãos.
(X) Salvação de toda a família.
(X) Segurança e aprendizado.


PENSE NISSO
Alguns adolescentes convivem com o pai e a mãe dentro de casa; outros, por sua vez, são criados apenas por um dos pais: há ainda aqueles que cresceram sob a tutoria de um responsável, como uma avó ou tia. Independente da composição do seu lar, agradeça a Deus pela sua família.
Adolescentes Currículo 2022: Como Viver no Mundo à Luz da Bíblia
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.


Se é ensinar, haja dedicação ao ensino. Romanos 12 : 7b.
Seja imitador de Deus
Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário