23 de novembro de 2022

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 09: Diga Não à Mentira!

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
Que esta aula seja portadora de grandes bençãos para vida de seus alunos(as).
A AULA VAI COMEÇAR
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
A lição desta semana apresenta um tema muito importante a ser tratado com os pré-adolescentes: A mentira. A fase em que seus alunos se encontram é marcada por mudanças e novas descobertas e, por esse motivo, o medo e a insegurança surgem naturalmente. Em razão disso, muitos pré-adolescentes preferem aderir à mentira para esconder seus erros ou suas incertezas. Lidar com seus alunos nesta fase requer dos professores, líderes de departamentos e, inclusive, dos pais a capacidade de encorajar os pré-adolescentes a serem verdadeiros, honestos e obedientes (2 Tm 2.1).

Ensinar seus alunos sobre a importância de serem verdadeiros é uma maneira de formar o caráter deles de acordo com a Palavra de Deus. Esse compromisso requer dos líderes e responsáveis a capacidade de discipliná-los com amor a fim de que não percam a confiança em você. Logo, caro(a) professor(a), tenha uma postura acolhedora em relação aos seus alunos. Lembre-se de que o trabalho do professor da Escola Dominical é uma extensão do trabalho do pastor da igreja. Cuidar dos alunos e apresentar uma postura apascentadora são compromissos que o professor assume dentro e fora da sala de aula.

Para que os seus alunos compreendam melhor como lidar com a mentira, a lição destaca três tópicos que abordam esse tema:

O primeiro tópico da lição, que tem como título “Mentira é Pecado”, destaca que o crente não pode banalizar a mentira. Achar que pequenas desculpas ou mentirinhas não vão prejudicar a vida espiritual é desprezar o compromisso ressaltado na Palavra de Deus a respeito da verdade (Jo 14.6). Deus reprova a mentira porque a natureza dEle é a verdade (Jo 1.14). Nele não há mentira nem sombra de variação (Tg 1.17). Logo, o Senhor requer de seus filhos o compromisso incondicional com a prática da verdade. O pai da mentira é o Diabo, e a mentira é uma ferramenta que ele usa para entristecer e afastar as pessoas uma das outras e, inclusive, de Deus (Jo 8.44).

O segundo tópico, que tem como título “A Mentira Diminui a Confiança”, nos mostra que a mentira é uma prática que faz com que muitas pessoas se percam em suas próprias mentiras. Muitas vezes, a mentira se disfarça de verdade para tentar convencer os simples a acreditarem nela. Contudo, o conhecimento da verdade é suficiente para discernir o que é verdadeiro ou não. Sem contar que a mentira afasta as pessoas, desfaz a comunhão e faz com que as pessoas se tornem egoístas, de modo que não se pensa mais em respeitar o próximo. Por esses motivos, a Palavra de Deus destaca os malefícios que a mentira traz para as relações (Ef 4.25).

O terceiro tópico tem como título “É Preciso Falar Sempre a Verdade”. Neste tópico, seus alunos serão encorajados a adotarem a verdade como um estilo de vida. Isso significa que falar a verdade para o crente não se trata apenas de uma atitude isolada, e sim do compromisso fiel com a prática da Palavra de Deus. Como seguidores de Cristo e anunciadores do Evangelho, falar a verdade trata-se de manter a coerência entre o ensinamento das Escrituras Sagradas e o exercício da fé cristã, isto é, sendo não apenas ouvinte ou comunicador, mas praticante da verdade que ensinamos (Cl 3.9,10).

Prof. Para endossar os ensinamentos elencados nesta lição, compartilhe com seus alunos algumas frases escritas em cartões. As frases devem conter passagens bíblicas com informações que mostrem os nomes dos personagens e os acontecimentos mais relevantes. 
- Em algumas frases, troque o nome dos personagens e pergunte aos alunos se a respectiva informação é verdadeira ou não. 
- À medida que eles responderem, convide-os a abrir a Bíblia no texto que comprova se a informação é verdadeira ou não. Exemplo: O profeta Ezequiel foi lançado na cova dos leões: FALSO. 
O profeta Daniel é quem foi lançado na cova dos leões (cf. Dn 6.16).

  Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:

Momento do louvor.
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
MEU PRAZER - Em Espírito, em Verdade - Ministério Koinonya de Louvor - Letra


Dona Mentirinha - Aline Barros e Cia 2

•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.· 
Ore com sua turma por sua aula. 
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
O Mandamento do amor ao próximo
👇
 Para iniciar apliquem a:
Dinâmica: Mentira tem perna curta
Objetivo:
Enfatizar que devemos ser praticantes da honestidade nas palavras e atos.

Material:
01 cópia do texto “Mentira tem perna curta” para cada aluno


01 caixa de presente

01 cartão para cada aluno contendo o versículo de Fp 4.8 digitado

01 bala para cada aluno que será fixado no cartão
Procedimento:

Dias antes da aula:

Fixar o versículo em cada bala. Colocá-los dentro da caixa de presente e fechar.

No dia da aula:

– Escrevam no quadro a frase “Mentira tem perna curta” e perguntem o que significa ou solicitem que os alunos contem uma situação que conhecem que pode ilustrar esta frase.

Aguardem as respostas.

– Depois, falem: Vamos conhecer uma situação que ocorreu com um casal de namorados. Leiam o texto abaixo.

Mentira tem perna curta

Um casal de namorados estava passeando numa rua comercial. A moça, olhando a vitrina de uma loja de artigos japoneses, ficou encantada com um lindo vaso. Seu namorando foi indagar o preço daquele objeto. Tratava-se uma peça caríssima, totalmente fora de seu orçamento.

Porém, ao correr os olhos pela loja, notou que havia um vaso igualzinho, mas quebrado. Foi quando teve uma ideia. Após deixar a namorada em casa, voltou à loja e pediu ao dono que embrulhasse aquele vaso quebrado. Deu-lhe uma gorjeta qualquer e levou o vaso todo embrulhado. Sua ideia era tornar a namorada feliz, fazendo-a pensar que ele lhe dera um presente tão caro e, quando chegasse à casa da moça, iria simular um tombo e dizer que o vaso havia se partido naquele momento.

E fez tudo conforme planejara. A namorada acreditou até desembrulhar o vaso, quando então constatou a mentira. O dono da loja havia embrulhado cada pedaço do vaso separadamente e, dessa forma, a moça descobriu que o vaso não havia se quebrado naquele momento e que o namorado tentara enganá-la. Ficou muito decepcionada.
Autoria do texto desconhecida.

– Depois, façam a encenação deste texto. Escolham 03 pessoas para representar o rapaz, a moça e o dono da loja.

– Em seguida, falem: Acabamos de ler uma história de um rapaz que desejou agradar, impressionar sua namorada, com um presente, tentando enganá-la, mas sua desonestidade foi descoberta, pois mentira tem perna curta e se deu mal.

– Falem: Que tal reformular esta história?

Então, reescrevam a história, observando o princípio da honestidade e façam novamente a encenação. Vocês podem colocar nomes nos personagens.

– Para concluir, apresentem a caixa de presente, abram e mostrem o presente.

Distribuam para cada aluno o cartão com o versículo abaixo e uma bala fixada nele.

Depois, peçam para que todos os alunos leiam o versículo:

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai” (Filipenses 4:8).
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo///blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.
  
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.






  
Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes, Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD/ Pré-Adolescentes.



O Senhor lhe abençoe e capacite! 
Boa aula.
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

Lembre-Se...
Você é obra prima do Criador!!!

Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário