20 de julho de 2022

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 04: O Fruto do Amor

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
http://1.bp.blogspot.com/-KQfZ_5LEPXI/UPDR2MXI6sI/AAAAAAAAHL4/HcSjdHv3iIw/s1600/1%C2%BA+FRUTO+DO+ESP%C3%8DRITO+-+AMOR.jpg
  
Prof. A lição desta semana tem como título “O Fruto do Amor”. A Bíblia declara que o amor é o fundamento de tudo o que realizamos para Deus (1 Co 13.1). Se não tivermos o amor em nossos corações não faz sentido realizar tantos projetos e obras em nome de Deus. Nesta lição, o assunto a ser estudado é o amor de Deus. Diferentemente do que muitos pensam, a Bíblia classifica o amor como o fruto do Espírito (cf. Gl 5.22). Ele se manifesta no crente salvo, lavado e remido no sangue de Jesus.

Na igreja, podemos encontrar pessoas que possuem dons e talentos significativos. Diga-se de passagem, esses dons e talentos até fazem com que essas pessoas sejam excelentes oradores, preletores, cantores e possuam outras habilidades que as tornam influentes na igreja. Entretanto, ter o amor de Deus abundante no coração vai além da posse de dons e talentos. O amor de Deus se manifesta na forma como o crente lida e trata as pessoas ao seu redor. Muitos que possuem dons e talentos, vez por outra, apresentam comportamentos que não estão de acordo com a pregação do santo Evangelho. Alguns são maus educados, maltratam seus irmãos, não perdoam os que fazem males, pecam e permanecem no pecado e etc. Essas atitudes falam por si mesmas e comprovam que tais pessoas não possuem o amor de Deus predominante em seus corações.

O primeiro tópico da lição
que tem como título “Ele nos Amou Primeiro” ressalta que, tratando-se de amor, não existe maior manifestação de amor do que a entrega de Jesus sobre a cruz do Calvário (Jo 3.16). Ele assumiu a culpa de nossos pecados, mesmo sem ter cometido qualquer delito. Jesus é a maior expressão do amor de Deus! Esse amor tem a capacidade de transformar o mais injusto pecador numa pessoa santa, transformada e disposta a amar o próximo. De fato, uma pessoa só tem condições de amar quando já entendeu que um dia alguém o amou primeiro quando nenhuma das pessoas o poderia amar (Rm 5.8-10).

O segundo tópico da lição
tem como título “Um Fruto Muito Especial”. Este tópico enfatiza a capacidade do amor de perdoar as pessoas, de recusar a vingança e rejeitar o descontrole das paixões e desejos que não agradam a Deus. O apóstolo afirma que a “esperança não nos deixa decepcionados, pois Deus derramou o seu amor no nosso coração, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu” (Rm 5.5). Isso significa que o amor de Deus no coração do crente altera as suas atitudes, produz mudança de caráter e o leva a agir de modo justo. O crente cheio do amor de Deus em seu coração entende que não deve envergonhar ninguém em razão dos seus erros. Antes, tem como finalidade alcançar o pecador e ajudá-lo a encontrar o perdão divino.

O terceiro tópico tem como título “Quem não Ama seu Irmão não Ama a Deus” enfatiza que o exercício do amor é o resultado do relacionamento que a pessoa tem com Deus. Se a pessoa afirma que ama a Deus (a quem não pode ver) e não ama o seu próximo, como pode estar nela, verdadeiramente, o amor de Deus? Quem ama de verdade se preocupa com o próximo (cf. 1 Jo 4.19-21). O apóstolo Paulo explica com detalhes as características do amor de Deus e uma delas é que o amor não é egoísta (cf. 1 Co 13.5). Em outras versões da Bíblia está escrito que o amor não busca os seus próprios interesses (ARC). Viver de acordo com a vontade de Deus é ser seguidor de Cristo e viver o que Ele ensinou: “Se alguém que ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses” (Lc 9.23a).

Portanto, pois mais importantes que sejam os dons e talentos que o Senhor concede, o crente deve compreender que ter o amor de Deus abundante em seu coração é prioridade. O amor de Deus manifestado em nossas ações é a maior comprovação de que, verdadeiramente, nos convertemos a Cristo com todo o coração (Jo 13.34,35).
👇
-  Converse com seus alunos sobre as características do amor de Deus descritas em: 
  1 Coríntios 13.1-13
1 Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2 E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.

3 E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria.

4 O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.

5 Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6 Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá;

9 Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;

10 Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.

11 Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.

12 Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.

13 Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor.

Peça aos alunos que listem as características.
Em seguida, escolha um aluno para dizer o significado da respectiva característica.
Depois, peça o mesmo para outro e assim por diante. Lembrando que você pode dar dicas e ajudar o aluno a construir o raciocínio à medida que ele for trazendo as informações. Ao final, mostre que amor de Deus é prático. Ele se revela por meio de nossas atitudes e não apenas por palavras.
Lições Bíblicas Pré Adolescente/CPAD
Thiago Santos.

👇
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções
.· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.

Cante:
Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
A ALEGRIA ESTÁ NO CORAÇÃO | CD JOVEM | MENOS UM



BUSCAI PRIMEIRO / CORINHOS


Vamos Amar uns aos Outros | DVD Amigo de Deus | Crianças Diante do Trono


O amor do nosso Deus | DVD Crianças Diante do Trono | Crianças Diante do Trono


Ele nos amou primeiro - Kleber Lucas

👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Trabalhem o conteúdo da lição.
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.






Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes, Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD/ Pré-Adolescentes.
 
Vídeo aula
O endereço e crédito na descrição do vídeo.


Para concluir, utilizem a:
Dinâmica: A Marca do Discípulo
Objetivo:
Enfatizar que o amor é a marca do discípulo de Jesus.

Material:
01 coração pequeno para cada aluno

Procedimento:
- Falem: “Conta-se que certo homem estava participando de um concurso do Coração Mais Bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma ruga, sem qualquer estrago. Até que apareceu um homem idoso e apresentou seu coração, afirmando que era o mais bonito, pois nele havia marcas. Vários tipos de comentários surgiram e perguntaram: “Como seu coração é o mais bonito, com tantas marcas?” O homem idoso então explicou que era por isso mesmo que seu coração era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, sua experiência, suas atitudes em amar as pessoas. Finalmente, todos concordaram que o coração mais lindo era aquele com marcas de amor em ação”(autoria desconhecida).
- Falem: Nós fomos alcançados pelo amor de Deus.

- Leiam João 3.16 “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”.

- Agora distribuam um coração pequeno para cada aluno, representando o amor pelo qual fomos alcançados.

- Também afirmem que é pelo amor que somos reconhecidos como discípulos de Jesus.

- Leiam João 13.34 e 35:

“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros”.

- Agora, reflitam com os alunos, olhando para o coração que temos nas mãos:

Que marcas deste amor podemos compartilhar com os outros?

Nós, como integrantes da Igreja, o que estamos fazendo para que as pessoas sejam alcançadas pelo amor de Deus?

Estamos praticando na verdade o amor, cotidianamente, nas ações com o próximo?

- Peçam para que os alunos troquem os corações entre si, promovendo um momento de congratulação, de “troca de amor”, representando as verdadeiras ações amorosas que devem existir entre as pessoas.
Fonte da dinâmica e texto por Sulamita Macedo//Blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.
O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO


Lembre-Se...
você é obra prima do Criador!!!
Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário