4 de julho de 2024

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 01: Apocalipse: O final da história!

 ✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
O material infantil, Pré adolescentes e outros...
Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

-  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

  
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
👇
Apocalipse: O final da história!


Falar do Apocalipse assusta você? 
Neste trimestre, estudaremos as revelações divinas sobre o fim. Vamos nos debruçar sobre as páginas deste inquietante livro. Muito mais do que ler uma coletânea de juízos, visões e símbolos, estudar o Apocalipse nos edifica e inspira a viver em crescente santidade e intimidade com Cristo, nosso Salvador. Ao conhecer o fim da história deste mundo, mantemo-nos cientes de que o mal não triunfará. E nós, que somos a Noiva e Igreja de Cristo, reinaremos para sempre com Ele. Você está preparado(a) para tão poderoso estudo? Então, reflita em cada lição e permaneça fiel ao Senhor, haja o que houver, pois logo virá o Grande Dia, no qual todos obterão a recompensa devida, segundo as suas obras (Ap 22.12). Maranata, ora vem Senhor Jesus!

ANTES DA AULA
Professor(a). Neste trimestre você têm uma missão desafiadora, porém muito especial: Ensinar aos seus alunos o livro do Apocalipse. Aprenderemos mais sobre a revelação de Jesus Cristo; as sete cartas às igrejas da Ásia; as visões do apóstolo João; os símbolos e personagens que fazem parte do conteúdo da profecia. Prepare-os para mergulhar nessa poderosa mensagem de Deus para a Igreja, Israel e demais nações da Terra!

👉  Nessa primeira aula, através de um breve bate-papo, você faça um levantamento sobre o conhecimento prévio de sua classe em relação ao Apocalipse. 
👉 Conheça quais emoções e pensamentos seus alunos manifestam a respeito desse livro. 
👉 Liste-as no quadro e destaque que Apocalipse é um livro de advertências, mas também de consolo e esperança. 
👉 Pergunte aos alunos, se estão preparados para a vinda do Senhor.

 Momento do louvor
Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
Andrea Fontes – João Viu



Cassiane – Imagine



Luiz de Carvalho – Arrebatado Fui




O Relógio – Débora e Ereni



Há um lindo País – Luiz de Carvalho


485 da Harpa Cristã


509 da Harpa Cristã



Harpa Cristã 614 - Terra Feliz

SUGESTÃO:
Para iniciar o estudo, utilizem a:
Dinâmica: A Carta do Noivo
Objetivo: 
Introduzir o tema sobre o Apocalipse.

Material: 
Um envelope, contendo uma mensagem em códigos, que pode ser digitada com a fonte Bookshelf Symbol 7 ou outra com códigos.

Observação: 
Escolhi 03 versículos do Livro de Apocalipse(1. 1 a 3) para a mensagem em código, usando fonte citada acima.

Procedimento:
- Falem acerca da expectativa e alegria em receber uma carta, um cartão, um email, um torpedo etc de um noivo/noiva, principalmente quando está distante.

- Oportunizem os alunos a falar sobre isto.

- Depois perguntem sobre o conteúdo dessas mensagens e se compreendiam.

- Agora, falem:

E quanto ao livro do Apocalipse?

Vocês entendem este livro?

Certamente as respostas vão girar em torno da dificuldade de compreensão.

- Em seguida, falem: Será que o noivo escreveria algo para sua noiva não compreender? O que nos falta para entender a mensagem da carta do noivo?

-Entreguem para um aluno o envelope, mas não falem que a mensagem está codificada.

- Peçam para que abra o envelope e leia a mensagem para a classe. Ao abrir, ele vai verificar que é impossível a leitura, pois não conhece o código.

"Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;

O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.

Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo".

- Agora, falem: Neste trimestre, teremos a oportunidade de estudar sobre o livro do Apocalipse. Aproveitemos o momento para entender a mensagem da Carta do Noivo.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.


SUGESTÃO:
RODA DE CONVERSA
__Por essa geração não ter familiaridade com “cartas” como meio de comunicação, conduza-os a essa compreensão.
__Peça que imaginem a alegria em receber uma mensagem de alguém muito querido, embora distante fisicamente.
__Em seguida, entregue para até três alunos um envelope contendo uma mensagem em códigos, peça-os para lerem o conteúdo e pergunte se compreenderam a mensagem.

__Após as respostas.
__Explique, que o livro de Apocalipse não é como tal mensagem indecifrável. Antes, tudo foi cuidadosamente descrito e preservado, através dos séculos, por amor a nós, para que sua mensagem chegasse aos nossos corações.
__Enfatize que Jesus nunca enviaria uma mensagem que a Igreja não pudesse entender.
__Motive-os, assim, a empenharem-se no estudo do Apocalipse, pois significa conhecer os planos de Deus para a Igreja, que é cada um de nós.


Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
👉Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.


VERSÍCULO CHAVE:
Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo. 
Apocalipse 1.3.


LEITURA DIÁRIA
SEG. Ap 1.1
A revelação de Jesus Cristo à Igreja

TER. Ap 1.5
Jesus Cristo é a fiel testemunha

QUA. Ap 1.13
Cristo manifestado em glória

QUI. Ap 1.19
Revelando o fim da história

SEX. Ap 22.18
Alerta contra acréscimos ao livro bíblico

SÁB. Ap 22.20
Jesus Cristo vem em breve!


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Apocalipse 1.1-8
1 Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus lhe deu para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou e as notificou a João, seu servo,

2 o qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto.

3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

4 João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete Espíritos que estão diante do seu trono;

5 e da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dos mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos ama, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,

6 e nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai, a ele, glória e poder para todo o sempre. Amém!

7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém!

8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso.



 Bíblia online
 Bíblia sagrada online


OBJETIVOS
_APRESENTAR as características gerais do livro de Apocalipse; _MOSTRAR o seu tema, divisões e objetivos;
_DESCREVER os três atos do Apocalipse;
_FRISAR que este é um livro profético de advertências, mas também de consolações.



1. Características do livro
Estudar o Apocalipse não é uma tarefa fácil, pois requer muita atenção, dedicação e auxílio do Espírito Santo! Este livro nos mostra que apesar de o mundo ir em direção ao caos, haverá um fim glorioso para a Igreja (Ap 3.21). Cristo triunfará e diante dEle cairão o diabo; o anticristo; a besta; o falso profeta e todos que praticam a iniquidade (Ap 20.10). Ele é o Todo-Poderoso e tem o controle da história da humanidade na palma de suas mãos (Ap 1.8).


1.1. O nome do livro

O nome "Apocalipse" tem sua origem no termo grego apokálypsis, que significa: tirar o véu; descobrir, revelar o que está oculto ou simplesmente, "revelação". A revelação fascinante e maravilhosa de Jesus Cristo, revestido de Glória, com as chaves da morte e do Inferno (Ap 1.13-18), bem como das últimas coisas que hão de acontecer, ou seja, o fi nal da história (Ap 1.1,19).


1.2. Seu autor
A autoria é atribuída ao apóstolo João (Ap 1.1,4), o discípulo amado (Jo 21.20). Este era filho de Zebedeu e trabalhava como pescador junto ao pai quando foi vocacionado por Cristo (Mt 4.21). O amor e a devoção ao Senhor, bem como a inspiração do Espírito Santo o fizeram escrever o Evangelho (Jo 21.24) que mais reconhece a divindade de Jesus.

João também é o autor de três epístolas universais, sendo elas que antecedem o livro de Apocalipse.

1.3. Data
O livro foi escrito entre os anos 90 d.C. e 96 d.C., logo após o imperador romano Domiciano ter se autoproclamado “senhor” e “deus”, perseguindo fortemente os cristãos. A Igreja foi perseguida, torturada e João banido para Patmos. Embora prisioneiro, seguiu obediente à ordem do Senhor ao escrever o Apocalipse às sete igrejas que se encontram na Ásia (Ap 1.11).


1.4. Local
O apóstolo João escreveu o Apocalipse em uma pequena ilha grega chamada Patmos (Ap 1.9), que possui cerca de 34 quilômetros quadrados. Esta é uma ilha vulcânica banhada pelo Mar Egeu, a 55 quilômetros de distância da Turquia. O nome Patmos significa “mortal”. Tratava-se de uma colônia penal criada pelo Império Romano para manter criminosos, e todos que, de alguma forma, representassem ameaça à Roma, por isso, eram condenados ao exílio nessa ilha.


2. Significados do Apocalipse
2.1. Um livro profético
Um dos significados de Apocalipse é revelar o que está oculto. As revelações citam símbolos; imagens; visões; números; cores; objetos e uma mensagem impactante sobre o fim da história deste mundo como o conhecemos. Isso se dá por meio de profecias que nos predizem fatos que hão de acontecer (Ap 1.1; 22.6). Neste sentido, o Apocalipse é o único livro profético do Novo Testamento (Ap 1.3; 22.7,10).


2.2. Um livro de advertências
O Apocalipse traz uma série de conselhos que chamam a nossa atenção: “Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas [...]” (Ap 2.7,11,17, 29). Somos incentivados a nos arrepender dos pecados cometidos (Ap 3.19) e a viver em constante santificação (Ap 22.11). Sua mensagem nos adverte ainda a batalhar contra o relativismo e o pecado, perseverando até o fim, pois apenas ao que vencer será concedido assentar-se com Cristo em seu trono (Ap 3.21). Esta é a nossa esperança, a vitória final!


2.3. Um livro de consolações
Ao ler o livro das revelações de forma atenta e cuidadosa, encontramos palavras de consolo em meio aos juízos e sentenças. Pois, apesar das advertências, houve também uma palavra de esperança às setes igrejas da Ásia (Ap 2; 3). O Senhor conforta os seus santos, prometendo habitar com eles e enxugar de seus olhos toda lágrima (Ap 21.3-7). Ele virá e trará consigo o nosso galardão (Ap 22.12)!


3. O livro profético do Novo Testamento
3.1. Seu tema
O apóstolo João já inicia o livro mostrando o seu tema principal, que é a revelação de Jesus Cristo, da sua glória e incomparável majestade, bem como dos fatos e coisas que hão de acontecer (Ap 1.1).


3.2. Sua divisão
O Apocalipse possui 22 capítulos; 404 versículos; 12.000 palavras e 9 perguntas. Para uma melhor compreensão, podemos dividir o livro em partes.

VEJA:
a) As sete cartas enviadas às igrejas da Ásia (Ap 1—3);

b) A visão da Majestade divina e dos sete selos (Ap 4—8.1);

c) A visão das sete trombetas (Ap 8.2—11);

d) As visões da mulher e do dragão, da besta, do Cordeiro, dos três anjos e do Filho do Homem (Ap 12— 14);

e) As sete taças e suas pragas (Ap 15—16);

f) A queda da Babilônia, dos ímpios, da besta, do falso profeta e a prisão de Satanás (Ap 17—20);

g) A visão do novo céu, da nova terra e da nova Jerusalém (Ap 21—22.5);

h) Conselhos e promessas finais (Ap 22.6-21).


3.3. Seus objetivos
Tudo o que o Senhor faz e ordena tem bom propósito. Com um livro tão importante quanto o Apocalipse não seria diferente. Reflitamos sobre alguns de seus principais objetivos:

a) Advertir e corrigir quanto à prática de pecados e a aceitação de distorções doutrinárias entre as igrejas na Ásia Menor;

b) Trazer aos cristãos mensagens de conforto diante da implacável perseguição do Império Romano;

c) Revelar as coisas que virão e que logo haverá o triunfo final de Cristo e sua Igreja;

d) Preparar-nos em santidade e fidelidade para a vinda do Senhor.


4. Os três atos de Apocalipse
Ao receber e anunciar o Apocalipse, João demonstrou que seu conteúdo é atual e necessário para a Igreja e aos crentes de todas as épocas, pois a mensagem revelada diz respeito ao passado, presente e futuro.


4.1. As coisas vistas
Antes de ter a visão de Jesus Cristo em todo seu esplendor e glória, João viu a Igreja: “[...] vi sete castiçais de ouro” (1.12). A Igreja resplandece, ela brilha nas densas trevas deste mundo, jazido no Maligno (Fp 2.15; 1 Jo 5.19). Em seguida, o apóstolo vê o Senhor cheio de Glória e Esplendor! “Um semelhante ao Filho do Homem [...]” (1.13). Nesta visão, João percebe que as vestes, a cabeça, os olhos, os pés, a voz, a mão, a boca e o rosto de Jesus, refletem a insondável grandeza e majestade do Filho de Deus (Ap 1.13-18).


4.2. As coisas que são
Jesus conhece a sua Igreja (Ap 2.2, 9, 13, 19; Ap 3.1, 8, 15), assim como as obras de cada um de nós, intimamente! Ele sonda as profundezas de tudo o que se passa em sua Igreja; potencialidades e fraquezas; boas e más obras; inclusive, as motivações por trás delas. Ele vê o fervor espiritual, a fidelidade, o amor e as lutas de seus santos, mas, também nota o esfriamento; o relativismo, as heresias e o pecado oculto em seu seio. E é por amor que o Senhor ordena a João: “O que vês, escreve-o num livro e envia-o às sete igrejas” (1.11).


4.3. As coisas que virão
João escreve sobre coisas futuras, relatadas do capítulo quatro ao vinte e um, tais como: o derramar da ira de Deus, por meio dos horrores da Grande Tribulação; a aparição do Anticristo; a volta pessoal de Cristo em Glória; o Reino Milenar; o Juízo Final; a Nova Jerusalém e enfim, o perfeito estado eterno das coisas. “E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe” (Ap 21.1).


SUBSÍDIO 1
__A leitura e audição do Apocalipse são, em si mesmas, o motivo de bênçãos: ‘Bem-aventurados aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo’ (Ap 1.3). __Composto por uma série de visões; imagens símbolos e figuras, o Apocalipse revela os conflitos do povo de Deus, e a sua vitória final. E conclui, mostrando os redimidos a desfrutar de todas as eternas bem-aventuranças. (Dicionário de Profecia Bíblica, Rio de Janeiro: CPAD, 2023, p.36).


SUBSÍDIO 2
A Bíblia divide a raça humana em três partes: 
Quer dizer, os judeus, os gentios, e a Igreja (1 Co 10.32).
E contém, uma mensagem para cada uma das três. 
O Antigo Testamento trata das duas primeiras divisões. 
O Novo Testamento, dá a mensagem para a Igreja, e Paulo, especialmente, em todas as suas epístolas trata dela. 
Enquanto temos a palavra final de Deus tanto sobre judeus, quanto para gentios e para a Igreja, no Apocalipse. 
Encontramos a Igreja no princípio do livro; Israel no meio; e as nações gentílicas no fim. (SILVA, Severino Pedro da. Apocalipse: Versículo por Versículo. RJ: CPAD, 2022, p.12).


PARA CONCLUIR
Buscar compreender o livro de Apocalipse é tarefa obrigatória de todo cristão. Sua leitura deixa evidente que estamos testemunhando os sinais do fim! Portanto, prepare-se, mantendo-se em santidade e fidelidade para desfrutar da bendita esperança de todo o crente, que é ver a face adorada do nosso Salvador Jesus Cristo e estar para sempre com Ele na Eternidade.


HORA DA REVISÃO
1. Qual é o significado do termo “Apocalipse”?
R: O nome "Apocalipse" tem sua origem no termo grego apokálypsis, que significa: Tirar o véu; descobrir, revelar o que está em oculto ou simplesmente, "revelação".



2. A quem é atribuída a autoria de Apocalipse?
R: A autoria é atribuída ao apóstolo João (Ap 1.1,4).



3. Qual é o tema principal, mostrado pelo apóstolo no início do livro?
R: O tema do livro é a revelação de Jesus Cristo, da sua glória e incomparável majestade, bem como dos fatos e coisas que hão de acontecer (Ap 1.1).



4. Em qual local ele foi escrito?
R: O apóstolo João escreveu o Apocalipse em uma pequena ilha grega chamada Patmos. 5. Por que o conteúdo de Apocalipse é atual e necessário à Igreja e aos crentes de todas as épocas? R: Porque a mensagem nele revelada diz respeito ao passado, presente e futuro.


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Sobretudo nesta faixa etária, seus alunos estão expostos a inúmeras informações, através das mais diversas mídias e redes sociais. Muitas dessas plataformas debatem e sugestionam sobre como se dará o fim do mundo: Pela terceira guerra mundial; disputas com armas nucleares; fome; catástrofes naturais; crises ambientais...

Ávidos por informação, os juvenis se deparam com inúmeras respostas na escola e na internet para estes acontecimentos.
 SERÁ O FIM DO MUNDO? 
COMEÇOU O APOCALIPSE?
Muitas vozes dão explicações das mais variadas, contudo, a maioria não é pautada na Palavra. Por isso, esteja atento às correntes que eles compartilham e crenças que andam cultivando. 
__Motive- os a estudar e compreender a genuína revelação divina, por meio do livro de Apocalipse. Frisando sempre que ele é um livro de esperança, com um final feliz eterno para todos que permanecerem fieis ao Senhor.

PROFESSOR(A).
👉A Pátria Celestial é o ponto de chegada de todos salvos em Cristo que foram iluminados pela Palavra de Deus e provaram de uma tão grande salvação. A nossa morada não está aqui, mas no Céu. Ainda, nesse tempo presente, conhecemos essa realidade de maneira bem limitada, mas haverá o dia em que a conheceremos plenamente (1 Co 13.12).

PENSE NISSO
Claramente quem cultiva o sentimento de morar brevemente no Céu, procura não se acostumar com o pecado, leva a sério a necessidade de ter uma vida santa. Sim, a consciência da cidadania celestial traz a nossa vida um senso de urgência e seriedade na comunhão com Deus e sua Igreja.

Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

  
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
  

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário