1 de julho de 2022

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 01: Dons Ministeriais para a Igreja

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
Prof. Estamos iniciando um novo trimestre de estudo com a Lição Bíblica Pré-adolescentes. Neste novo trimestre, seus alunos estudarão sobre os dons espirituais e ministeriais, além dos talentos que Deus concede aos seus servos para que possam servi-Lo com dedicação e amor. A obra de Deus precisa de pessoas que sejam habilidosas, capazes, bem-preparadas para realizar o serviço com excelência, mas, principalmente, de pessoas que façam todas as coisas com amor. Não obstante o Senhor conceda diversos dons e capacite os seus servos a realizar a obra, é preciso aprender administrar os recursos que recebemos dEle.

O crente não pode receber os dons e talentos e, simplesmente, acomodar-se ao fato de que a operação dos dons é de exclusiva responsabilidade do Espírito Santo. Muito pelo contrário, os dons são ferramentas que precisam estar afiadas e administradas pelos crentes com sabedoria, visando sempre a edificação espiritual dos irmãos em Cristo e a glorificação do nome do Senhor. Trata-se de uma parceria entre os crentes e o Espírito para que a igreja desenvolva-se enquanto Corpo de Cristo e cumpra o seu papel de representante do Reino de Deus neste mundo. Nesta lição, seus alunos aprenderão especificamente sobre os dons ministeriais.

No primeiro tópico da lição, que tem como título “O Que é Dom?”, seus alunos aprenderão o conceito de dom, isto é, dadiva, presente concedido por Deus à sua igreja. Os dons fazem parte da promessa do Senhor Jesus feita aos seus discípulos para que eles não se sentissem sozinhos e desmotivados a realizarem a obra de Deus (cf. Jo 14.16-20). O Espírito estaria com eles diariamente, orientando e capacitando-os a realizar a obra, bem como a gerar neles o crescimento da fé tão necessário em nossos dias (cf. Ef 4.12,13).

O segundo tópico, que tem como título “O Que é Ministério?” destaca o que as Escrituras Sagradas classificam como ministério e qual o seu propósito. Em primeiro lugar, é importante que seus alunos compreendam o conceito de ministério e os critérios para exercê-lo definidos por Deus em sua Palavra (1 Co 12.27-31; Ef 4.11,12). A escolha de Deus e o chamado para o exercício ministerial é um ato espiritual e atende especificamente às necessidades espirituais da igreja do Senhor. É importante ressaltar também que o ministério cumpre um propósito divino no que diz respeito ao crescimento espiritual da igreja. Deus espera que aqueles que foram chamados para exercer o santo ministério que o façam com zelo e amor (cf. Cl 3.23).

O terceiro tópico tem como título “Qual é o Seu Ministério?”. Este tópico tem como finalidade apontar como os pré-adolescentes podem descobrir o chamado ministerial do Senhor para suas vidas. É fundamental explicar aos seus alunos que o dom ministerial torna-se conhecido naturalmente pela afinidade e desejo de serviço que se mostra no crente (cf. 1 Tm 1.18,19; 4.14). À medida que servimos a Deus por meios dos dons e talentos que o Espírito nos disponibiliza, consequentemente, somos encaminhados pelo Senhor a exercer também um ministério ou função específica em sua obra. O importante neste processo é reconhecer sempre a dependência do Senhor (cf. 15.5). Por mais habilidosos e capazes que sejamos em sua obra, tudo o que tivermos de fazer deve ter como objetivo glorificar a Deus e servir às pessoas mais necessitadas.

- Prof. Para que seus alunos compreendam e guardem os ensinamentos expostos nesta lição, faça uma roda de conversa com seus alunos.
- Liste no quadro todos os dons ministeriais e espirituais e explique a definição de cada dom, de acordo com a Bíblia Sagrada. 
-Pergunte aos alunos quais são os dons, com os quais, eles mais se identificam. 
- Ao final, ore ao Senhor para que Ele os conceda os dons e talentos de acordo com a sua soberana vontade.
Thiago Santos
Editor responsável das revistas Pré-adolescentes da CPAD
  
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções
.· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
 Cante: 

Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Dons do Espirito Santo - Musica Gospel 


Obedecer é Prova de Amor

👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Trabalhem o conteúdo da lição.
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Dividindo Tarefas
Objetivos:
Enfatizar a importância da divisão de tarefas na Igreja

Iniciar o estudo sobre os dons Espirituais, Ministeriais e de serviço
Material:
09 objetos de tamanhos e pesos variados

Nomes digitados das 03 categorias dos dons Espirituais: Revelação, Poder e Elocução

Nomes digitados dos dons Ministeriais: Apóstolo, Profeta, Evangelista, Pastor e Mestre

Nomes digitados: Presbítero e Diácono

Antes da aula: Fixar cada nome digitado em um objeto

Procedimento:
- Organizem os alunos em círculo.

- Entrem no círculo e distribuam os 09 objetos para os alunos.

- Falem: Vamos cantar, bem baixinho para não atrapalhar outras salas, e enquanto cantamos vocês vão passando os objetos para os colegas da direita.

- Comecem a cantar um hino conhecido, pode ser o 115 ou 212 da harpa cristã. Não há necessidade de cantar o hino por completo.

- Observem com atenção como vai ser realizada a passagem dos objetos para os colegas:

De forma rápida ou lenta

O objeto pode cair ou não

Atenção e compromisso com a atividade

- Depois, comentem sobre a atividade:

. O que significa receber e passar os objetos?

Receber uma missão e realizar o trabalho compartilhando com os demais. Na igreja há trabalhos que não podem ser realizados de forma isolada.

. O que representa 10 objetos diferentes sendo repassados ao mesmo tempo?

Várias atividades distintas são realizadas ao mesmo tempo. Na igreja há várias funções que estão sendo executadas no mesmo período de tempo, como os dons ministeriais, Presbítero e Diácono, isto é, funções diferentes com o objetivo de servir melhor no Reino de Deus, que devem ser acompanhados pelos dons Espirituais.

. Qual o resultado da atividade? Os objetos foram passados de forma ordeira, com cuidado? Houve desatenção de alguém?

Isto demonstra a atenção, o compromisso com o trabalhado, com quem delegou a atividade e com os demais componentes. Na Igreja quando alguém recebe uma função deve ser realizada de forma capaz de produzir resultados positivos para a obra de Deus.

- Falem: As atividades de um modo geral devem ser compartilhadas de forma coletiva, tendo em vista que o líder não tem condições de sozinho realizar as ações de forma exitosa.

Na igreja também é dessa forma, há a necessidade da divisão de atividades, por isso o líder local precisa de cooperadores comprometidos, que tenham recebidos de Deus os dons para que desempenhem de forma exitosa o trabalho do Mestre.

- Para concluir, leiam: “Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil”(I Co 12.7).
Fonte da dinâmica e texto por Sulamita Macedo//Blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.

💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.








  
Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes,  Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD/ Pré-Adolescentes.
DINÂMICA:
A caixa de ferramentas de Deus - 1Cor 12, 4-6
"Existem dons diferentes, mas o Espírito é o mesmo; diferentes serviços, mas o Senhor é o mesmo; diferentes modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos"
1 Coríntios 12, 4-6

Eu tenho uma caixa repleta de ferramentas (mostre sua caixa de ferramentas). Imagino que na sua casa tenha uma caixa de ferramentas como esta, não é? Por que você acha que precisamos de tantas ferramentas? (deixe as crianças responderem) É porque cada uma dessas ferramentas tem uma finalidade diferente. Não há uma ferramenta que possa fazer tudo sozinha. 
Se eu precisasse colocar um prego em uma tábua, que ferramenta vocês acham que eu iria usar? (deixe as crianças responderem) Certo! Eu usaria um martelo. Aqui está o meu martelo. 
Se eu fosse montar uma cadeira e tivesse que colocar um parafuso para prendê-la, que ferramenta vocês acham que eu iria precisar? (deixe as crianças responderem) Vocês acertaram de novo! Eu preciso de uma chave de fenda, e aqui está ela!
Vamos ver... vamos supor que eu precise medir algo, qual a ferramenta vocês acham que irei precisar? É claro, eu preciso de uma fita métrica! Será que eu tenho uma fita métrica aqui? Sim, aqui está. 
E se eu precisar fazer um furo na parede???? Claro, eu preciso da minha furadeira!!! 
É importante ter a ferramenta certa para cada trabalho.
A Igreja é como uma caixa de ferramentas de Deus. Deus tem um monte de trabalhos para fazer e Ele deu para o povo em Sua Igreja talentos diferentes para ajudá-lo a fazer esses trabalhos. 
Nós somos Suas ferramentas!!!!
Para alguns, ele deu talento musical. Para outros Ele deu o talento de ensino. Para outros o talento de pregar... Não há uma pessoa na igreja que pode fazer tudo sozinha, não é? Ouça o que diz a Bíblia, "Há diferentes tipos de dons espirituais, mas o Espírito mesmo é a fonte de todos eles. Existem diferentes tipos de serviço, mas servimos o mesmo Senhor. Deus trabalha de formas diferentes, mas é o mesmo Deus que faz o trabalho de todos nós."
Se eu precisasse apertar um parafuso em meus óculos, este martelo me ajudaria? Será que esta chave de fenda grande ajudaria? Não! Eu precisaria desta chave de fenda pequena. Você vê, não importa qual o seu talento e não importa se você é grande ou pequeno. O que importa é que quando Deus tem um trabalho para você fazer, você precisa estar lá na caixa de ferramentas Dele, pronto e disposto para Ele usar você.
Olhe ao seu redor. Veja esta igreja! 
É caixa de ferramentas de Deus. Olhe para todo os pré adolescentes: Nesta sala. Todos são ferramentas de Deus!

Você está pronto(a) e disposto(a) para Deus usá-lo(a) para fazer o seu trabalho nesta comunidade? (deixe os 
pré adolescentes responderem)

Ore com os pré adolescentes pedindo que o Espírito Santo venha agir em cada um deles, discernindo qual o talento que Deus lhes deu e como colocá-lo a serviço.
Ou 


DINÂMICA DO PRESENTE : 
grupo
A DINÂMICA DO PRESENTE, 
é uma ótima dinâmica para falar sobre dons e ministérios.
Objetivo: 
Mostrar a importância da diversidade de dons, qualidades, ministérios e talentos.

Material: 
Um caixa de presente, muito bem enfeitada. Colocar bombons ou balas dentro da caixa, suficiente para que todos os presentes possam receber pelo menos um.

Desenvolvimento:
Iniciar perguntando quem gostaria de receber aquele lindo presente.
Fazer um sorteio rápido (escolhendo por exemplo um número qualquer e contando para ver quem será aquele número).
-Entregar o presente para a pessoa sorteada, MAS, logo em seguida, dizer que ela não ficará com ele, mas o entregará para alguém que ela acha um "BOM OUVINTE".
-Esta pessoa que recebeu, também não ficará com o presente, mas deverá escolher alguém que ela ache que tenha facilidade para "FALAR EM PÚBLICO" e entregar para ela.
-Esta pessoa que recebeu, também não ficará com o presente, mas deverá escolher alguém e dizer uma qualidade que vê nesta pessoa.
-Esta pessoa também não ficará com o presente, mas o entregará para alguém que ela acha que trabalha bem com crianças...

E assim por diante:

As qualidade, dons e talentos podem ser organizados conforme o grupo, ou escolhidos por quem vai dar o presente.
Exemplos: Alguém que sabe tocar um instrumento, cantar, ornamentar, cuidar de plantas, bordar, cozinhar um determinado prato, administrar, etc.....

Desenvolver a dinâmica conforme o tempo, mas o ideal é que todos os participantes possam receber o presente.

FINALIZAÇÃO:
Para finalizar,  prof. pega o presente e lê os textos bíblicos de I Pd 4:10 e I Co 4:2

Reflexão final: Somos chamados para sermos "bons despenseiros", bons administradores da graça de Deus, usar os dons e talentos que recebemos para abençoar outras pessoas.

Dom é uma dádiva, é como um presente, mas que recebemos não para ficar conosco, mas para ser compartilhado com outros. Desta forma (abrir o presente) todos podem receber, todos são abençoados com os dons e talentos de nossos irmãos.



"DONS E TALENTOS: RECEBEMOS PARA DAR"
Resultado de imagem para dons espirituais infantil

Talentos e dons espirituais fazem parte da capacitação de Deus para que você realize todas as tarefas que lhe forem atribuídas com excelência.
 Deus não colocou qualidades em você para serem utilizadas de maneira medíocre, mas para serem ferramentas poderosas no cumprimento do propósito Dele para sua vida.
Possivelmente, a primeira dúvida que lhe intrigou no início da leitura deste estudo refere-se às próprias palavras utilizadas no título: Talento e Dom espiritual. Você pode ter se perguntado: "Qual a diferença entre esses dois termos?"



TALENTO
Você lembra (nas histórias de seus pais) quem lhe deu o primeiro presente quando nasceu? Deus. Ele deu o primeiro presente a você: um Talento. Isso é um privilégio e tanto para o ser humano. Deus nos criou e, imediatamente, deu-nos um talento. Aquilo que você sabe fazer como ninguém, que lhe rende elogios por todos, é um talento, um presente dado por Deus a você.
Esse talento lhe permite desenvolver outras qualidades durante toda a vida, para que você realize tudo com excelência. Porém, quando você não conhece o seu talento, não é possível desenvolvê-lo, ou seja, ele se transforma em um recurso inutilizado ou subutilizado.
Todos os homens e todas as mulheres receberam talentos de Deus, independentemente de aceitarem a Jesus como Senhor e Salvador de suas vidas. Esses talentos resultam de uma combinação genética.
A pergunta para você neste momento é: "Qual é o seu talento?". A maior mentira é que você não sabe fazer nada, ou ainda que não tem nenhum talento. Você tem sim! Deus deu a você.


DOM ESPIRITUAL
Semelhantemente ao talento, um dom espiritual também é dado ao homem após o seu nascimento, porém, não é no nascimento do ventre da mãe, mas sim no nascimento do novo homem quando aceita a Jesus Cristo como Senhor e Salvador e confirma essa aliança por meio do batismo. Quando se fala em batismo é sempre interessante explicar o seu significado. Algumas doutrinas religiosas deturpam a verdade bíblica sobre o batismo batizando os recém-nascidos, porém isso não tem nenhuma validade na confirmação da aliança com Deus, pois o batismo é a atitude decorrente do arrependimento de uma pessoa e de sua fé na remissão dos pecados alcançada pela morte e ressurreição de Jesus Cristo. Leia no capítulo 3 do Evangelho de Mateus o motivo pelo qual João Batista chamava as pessoas para serem batizadas: "Arrependei-vos". Pergunte-se agora para refletir: "É possível uma criança recém-nascida se arrepender?". Para que haja arrependimento, é necessário que haja consciência dos atos, o que uma criança recém-nascida não possui.
De quem eu recebo um dom espiritual?
Romanos 12:3-6 (Edição Revista e Atualizada - 1993)
Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um. Porque assim como num só corpo temos muitos membros, mas nem todos os membros têm a mesma função, assim também nós, conquanto muitos, somos um só corpo em Cristo e membros uns dos outros, tendo, porém, diferentes dons segundo a graça que nos foi dada: se profecia, seja segundo a proporção da fé;

Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo,
Resultado de imagem para dons espirituais infantil
Resumindo a lista de dons espirituais descritos na Bíblia:
Palavra de sabedoria (aconselhamento)
Palavra de ciência (ensino)
Fé incomum
Dons de curar
Operação de maravilhas
Profecia
Discernir espíritos (libertação e batalha espiritual)
Falar em línguas variadas
Interpretação das línguas
Ministração
Ensino
Exortação (motivação)
Generosidade
Liderança


Posso perder o meu dom?
Em Romanos 11:29, está escrito "porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis". Você não perderá os seus dons espirituais, porém, se você não obedecer a Deus, não poderá de forma alguma desenvolver os dons que recebeu. O Espírito Santo é quem dá a força para que você desenvolva seu dom.

 
Vídeo aula
O endereço e crédito na descrição do vídeo.

Recursos visuais
PARA AJUDAR NAS ILUSTRAÇÕES.
 ALEGORIA DAS FERRAMENTAS


Há muito tempo atrás, em uma carpintaria, quando todo o trabalho havia acabado, as ferramentas começaram a conversar entre si. Elas discutiam para saber qual delas era a mais importante para o carpinteiro.


O Sr Martelo começou: Certamente que sou Eu o mais importante para o carpinteiro! Sem mim os movéis não ficarão de pé! Pois eu tenho que martelar os pregos!
O Sr Serrote logo quis dar a sua opinião: Você Sr martelo? Você não pode ser! Seu barulho é horrível! É ensurdecedor ficar ouvindo toc, toc, toc...
O mais importante sou Eu! O serrote! Sem mim, como o carpinteiro serra a madeira? Eu sou o melhor!



- Não, não, não! Falou a dona Lixa: Eu sim sou a melhor! Se não fosse Eu os movéis não seriam tão lisinhos e perfeitos! Eu sou a mais importante!
- Ah! Mais não é mesmo! Disse a dona Plaina: Eu é quem deixo tudo retinho, e tiro as imperfeições da madeira. Eu sim sou a indispensável...Tsc, tsc, tsc...
- Nada disso, disse a dona Chave de Fenda: Se não fosse Eu, como o carpinteiro iria apertar os parafusos? Eu sim sou a melhor!
- Ah! Não! Que absurdo! Disse o Sr Esquadro: Eu sou o mais importante! Sem mim os movéis ficariam tortos! O carpinteiro nem saberia a medida. Eu sou o mais importante!
As ferramentas ficaram discutindo até o dia amanhecer...







O carpinteiro chegou para trabalhar, colocou sobre a mesa a planta de um móvel e começou a trabalhar! Ele usou todas as ferramentas. Usou o serrote, o martelo, o esquadro, a lixa, a plaina, os pregos, o martelo, a chave de fenda, a cola e o verniz para deixar o móvel brilhando...
Enfim ele acabou. Chegou o fim do dia o carpinteiro estava cansado, mas feliz com o que tinha feito! Seu trabalho com as ferramentas tinha ficado ótimo!



O carpinteiro foi para casa. Enfim, as ferramentas voltaram a conversar. Só que agora elas ficaram admirando o que tinham feito todas juntas e o carpinteiro. Sabe o que elas fizeram? Um púlpito de uma igreja! E tinha ficado lindo! Elas chegaram a uma conclusão: Todas eram importantes! Aos olhos do carpinteiro. Ele usou todas! Sem exceção de nenhuma! E o móvel tinha ficado lindo!Elas descobriram que quando todas trabalham juntas tudo anda melhor!
(Moral da história)



O carpinteiro representa JESUS ou o Pastor de sua igreja, dependendo como você vai usar essa história.
As ferramentas representam os membros, ou crianças. Cada um de nós tem um valor importante no reino e na obra de DEUS. É ele quem nós usa e capacita para fazermos a sua obra. Cabe a nós como ferramentas nos deixar ser usados.
(Você professor pode colocar a moral que você achar que se encaixa melhor para sua turma)

-Deus nos deu a habilidade de contar histórias como um recurso maravilhoso e empolgante. 
-Não perca esta oportunidade: ensine os valores da adoração, motive, participe com ela e você estará formando o caráter de um verdadeiro adorador. Pois Deus procura a tais que assim o adorem: em espírito e em verdade.

















Dons do Espírito Santo 




























Quebra gelo: 
Você já ficou no meio do caminho por falta de combustível?

Conclusão
 – Para uma vida cristã vitoriosa precisamos estar cheios do Espírito Santo. Se você não se encher do Espírito Santo, a sua caminhada cristã será como alguém que prefere empurrar o carro a colocar combustível nele. Pensando assim, ao obedecer a ordem de encher-se do Espírito estamos alinhando nossas vidas ao Seu soberano propósito. Quem está no mesmo Espírito segue o mesmo propósito, estreitando sua comunhão com Deus e com seus irmãos


Bíblia online
Bíblia sagrada online



O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO


Lembre-Se...
você é obra prima do Criador!!!
Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.

Um comentário:

  1. Maravilhada com tanto cuidado e disposição a serviço do Reino de Deus. Obrigada!

    ResponderExcluir