8 de julho de 2022

Plano de Aula Bíblica Pré - adolescentes/Cpad – Lição 02: Dons Espirituais, o que Significam?

✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
👉 Vejam estas sugestões abaixo:
Esses materiais vão te auxiliar.
Pesquise.
O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação da vida de seus alunos e isso é importante. procure ser criativo na exposição da aula.
A AULA VAI COMEÇAR
PLANO DE AULA
ANTES DA AULA
Prof. Na lição desta semana, seus alunos aprenderão sobre os dons espirituais. Deus organizou a igreja espiritualmente em forma de um corpo, constituído de vários membros com suas respectivas funções. Assim sendo, esta comparação aponta que cada pessoa que faz parte da igreja é chamada para cumprir um propósito. Para tanto, essas pessoas precisam saber o que devem fazer e como fazer de acordo com a função que exercem. Seus alunos já estudaram na aula passada sobre o que é “ministério” e como Deus escolhe cada um de seus servos para o exercício do chamado ministerial. Nesta aula, eles verão que o ministério também é exercido por meio dos dons espirituais que o Senhor concede para edificação da igreja.

De acordo o Pr. Antônio Gilberto os dons espirituais manifestam o saber de Deus, o poder de Deus e a mensagem de Deus.

“Dons que manifestam o saber de Deus (1 Co 12.8-10). 

Esses dons manifestam a multiforme sabedoria de Deus:
a) A palavra da sabedoria (v. 8). 
É um dom de manifestação da sabedoria sobrenatural, pelo Espírito Santo. É um dom altamente necessário no governo da igreja, pastoreio, administração, liderança, direção de qualquer encargo na igreja e nas suas instituições.

b) A palavra da ciência (v. 8). 
Ciência’ equivale, aqui, a conhecimento. É um dom de manifestação de conhecimento sobrenatural pelo Espírito Santo; de fatos, de causa, de ensinamentos, de ensinadores, etc.

c) Dons de discernir os espíritos (v. 10). 
No original, os dois termos que designam este dom estão no plural. É um dom de conhecimento e de revelação sobrenaturais pelo Espírito Santo. É um dom de proteção divina para não sermos enganados e prejudicados por Satanás e seus demônios, e também pelos homens. Umas das principais atividades de Satanás é enganar (Ap 12.9; 20.8,10; 1 Tm 4.1). Os homens também enganam (Ef 4.14; 1 Jo 2.26; 2 Jo v.7). […].
Dons que manifestam o poder de Deus (1 Co 12.9,10). 

Esses dons manifestam o poder dinâmico de Deus:
a) A fé (v. 9). 
É um dom de manifestação de poder sobrenatural pelo Espírito Santo. Superação e eliminação de obstáculos, sejam quais forem, e de impedimentos; liberação do poder de Deus; intercessão. Não se trata aqui de fé no seu sentido salvífico (Ef 2.8); ou fé como fruto do Espírito (Gl 5.22); ou fé significando o corpo de doutrinas bíblicas (Gl 1.23); ou fé como o aspecto puramente espiritual da vida cristã (2 Co 13.5). Trata-se da fé chamada ‘fé especial’, ‘fé miraculosa’. Este dom opera também em conjunto com vários outros dons.

b) Os dons de curar. 
Ou ‘dons de curas’, literalmente (v. 9). Isto é, este dom é multiforme na sua constituição e na sua operação. É uma sublime mensagem para os enfermos, não importando a sua doença. São dons de manifestação de poder sobrenatural pelo Espírito Santo para a cura das doenças e enfermidades do corpo, da alma e do espírito, para crentes e descrentes. Esses ‘dons de curas’ operam de várias maneiras: através da Palavra; através de outro dom; uma palavra de ordem; um olhar; mãos, etc. Os dons de curas abrangem o ser humano em sua totalidade; já o dom da fé, além do ser humano, abrange tudo mais, conforme os planos e propósitos de Deus.

c) A operação de maravilhas (v. 10). 
No original, os dois termos que designam este dom estão no plural: ‘operações de maravilhas’. São operações de milagres extraordinários, surpreendentes, pasmosos; prodígios espantosos pelo poder de Deus, para despertar e converter incrédulos, céticos, oponentes, crentes duvidosos. Leia João 6; Atos 8.6,13; 19.11; e Josué 10.12-14.

Dons que manifestam a mensagem de Deus (1 Co 12.10). 
Esses dons manifestam a mensagem da parte de Deus, poderosa, vivificante, criativa, edificante e consoladora. (É em torno desses três últimos dons que ocorre mais falta de disciplina e de ordem nas igrejas, como também ocorreu em Corinto):

a) Profecia (v. 10). 
É um dom de manifestação sobrenatural de mensagem verbal pelo espírito, para ‘edificação, exortação e consolação’ do povo de Deus (1 Co 14.3). É um dom necessário a todos os que ministram a Palavra; que trabalham com a Palavra (cf. Lc 1.2b; 1 Tm 5.7). O grau da profecia na igreja hoje não é o mesmo da ‘profecia da Escritura’ (2 Pe 1.20), que é infalível — a profecia da Bíblia. A profecia na igreja deve ser julgada, pois o seu grau não é o mesmo do das profecias do texto bíblico. De fato, a Bíblia declara: ‘Em parte profetizamos’ (1 Co 13.9). A profecia da igreja está sujeita a falhas por parte do profeta; daí a recomendação bíblica de 1 Coríntios 14.29: ‘E falem dois ou três profetas, e os outros julguem’. […].

b) A variedade de línguas (v. 10). 
É um dom de expressão plural, como indica o seu título. É um milagre linguístico sobrenatural. Nem todos os crentes batizados com o Espírito Santo recebem este dom (1 Co 12.30). Já as línguas como evidência física inicial do batismo, todos os batizados no Espírito Santo as falam. […].

c) Interpretação das línguas (v. 10). 
É um dom de manifestação de mensagem verbal, sobrenatural, pelo Espírito Santo. Não se trata de ‘tradução de línguas’, mas de ‘interpretação de línguas’. Tradução tem a ver com palavras em si; interpretação tem a ver com a mensagem. As línguas estranhas como dom espiritual, quando interpretadas, assemelham-se ao dom de profecia, mas não são a mesma coisa. O dom de interpretação é um dom em si mesmo, e não uma duplicação do dom de profecia (cf. 1 Co 12.10,30; 14.5,13,26-28).” (Texto extraído da obra de GIBERTO, Antônio. Verdades Pentecostais. 2ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp. 79-83).

Prof. Para fixar os ensinamentos da lição você pode relacionar os dons espirituais no quadro ou numa cartolina, expondo as informações acima no mural. 
Explique com clareza as informações pertinentes a cada dom e aproveite para perguntar aos alunos se eles compreenderam ou se alguém tem alguma dúvida. 
Você pode promover com a classe uma roda de conversa sobre os dons espirituais e de que forma eles devem ser administrados na igreja.
Thiago Santos
Editor responsável das revistas Juniores e Pré-adolescentes da CPAD
•Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções
.· Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
· Ore com sua turma por sua aula. Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
 Cante: 

Créditos na descrições dos vídeos abaixo:
Dons do Espirito Santo - Musica Gospel 


Harpa Cristã: 07


Harpa Cristã: 349


Harpa Cristã: 517


👇
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Trabalhem o conteúdo da lição.
Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: Presentes do Espírito Santo
Objetivo: 
Conhecer os tipos de Dons Espirituais

Material:
03 caixas de presente.

Na caixa 01 colocar papel digitado com os dons que manifestam a sabedoria de Deus: Palavra da Ciência, Discernimento de Espíritos e Palavra da Sabedoria.

Na caixa 02 colocar papel digitado com os dons que manifestam o poder de Deus: Fé, Dons de Curar e Operação de Maravilhas.
Na caixa 03 colocar papel digitado com os dons que manifestam a mensagem de Deus: Profecia, Variedade de Línguas e Interpretação das Línguas.

Procedimento:
- Falem que os Dons Espirituais são concedidos pelo Espírito Santo ao povo de Deus. Eles podem ser considerados como valiosos presentes.

- Apresentem as 03 caixas de presente e distribuam para 03 pessoas da classe.

- Solicitem que abram as caixas, uma de cada vez.

- Ao abri-las, peçam para olhar o conteúdo do presente. Então, ao retirar o papel digitado, solicitem para que o aluno leia para a turma.

- Quando for lido os nomes de todos os dons, falem que este será o tema da aula deste domingo.

- Para concluir, leiam I Co 12.01,04,07 e 11 e falem da importância dos dons para a Igreja.Por Sulamita Macedo.
Fonte da dinâmica e texto por Sulamita Macedo//Blog/atitudedeaprendiz.blogspot.com.
💨 Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.







Fonte e crédito: Lições Bíblicas/ Pré Adolescentes, Editor Thiago Santos/ novo currículo CPAD/ Pré-Adolescentes.

 
Vídeo aula
O endereço e crédito na descrição do vídeo.

 Bíblia online
 Bíblia sagrada online



O Senhor lhe abençoe e capacite! Boa aula.

Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO


Lembre-Se...
você é obra prima do Criador!!!
Pra você!!!
com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!

MUITO IMPORTANTE
As imagens que, porventura não estiverem assinadas, foram coletadas na internet e possuem apenas caráter ilustrativo, nenhum material aqui compartilhado estão à venda, não há intenção de violar os direitos autorais de ninguém. Sendo assim, peço por favor aos autores que se pronunciem para que sejam dados os devidos créditos.
E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como para o Senhor e não para homens. Colossenses 3:22
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
 

3 comentários: