3 de julho de 2022

Plano de aula bíblica /Juniores – Lição 02: Deus escolhe libertadores

 

Esse material é dirigido para professores nas igrejas, mas você que é papai ou mamãe ou a pessoa responsável pela criança, também pode aproveitar essas dicas para ensinar os pequeninos em casa. Vale a pena começar a falar desde cedo sobre o amor de Deus!
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
*Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
* Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos.
* Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus.
* É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado.
* O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
PLANEJAMENTO DE AULA
* Igreja:
*
 Data:
*
 Classe:
* Professor(a):
Titulo da lição:
*
 Conteúdo: Descrever o conteúdo a ser abordado.
Objetivos: Objetivo ou intenção que você deseja alcançar com a aula.
*
 Desenvolvimento: Criar um roteiro passo a passo de como será realizada a aula.
Materiais/ Equipamentos: Materiais necessários para realizar a aula.
Avaliação: Método utilizado para avaliar se o aluno aprendeu ou não o conteúdo.
*
 Duração: Tempo de duração da aula.
Conclusão da aula.
Liturgia para a EBD
1. Oração inicial
2. Louvores
3. Boas vindas
4. Chamada
5. Plano de frequência 
6. Oferta
7. Leitura Bíblica
8. Memorização do versículo
9. Titulo da lição
10. História bíblica
11. Atividade
12. Dinâmica, brincadeira ou jogos
13. Lanche
14. Oração final.
   
A AULA VAI COMEÇAR!
INICIANDO A AULA:
Sugestões para o Desenvolvimento da aula:
Titulo da lição:
Deus escolhe libertadores

· Ore com sua turma por sua aula. 
Se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
Pedir para que um aluno ore, incentive suas crianças a orar na sala.
 
Momento do louvor 
Cante: 
Movimente-se com as crianças, cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos. 

   
DIANTE DO TRONO - Preciso de Ti (Lyric Vídeo)


Minha Oração - CRISTINA MEL


O telefone do céu é a oração



Soldado Do Rei | DVD Crianças Diante do Trono 


Aline nascimento Deus forte


Tão grande é meu Deus Meu Deus é tão grande Que todas as coisas criou - Cânticos de salvação


A cada momento - Família alegria


O coração do menino e da menina -Libras



Quão grande é o meu Deus:Coral infantil  



Eu Preciso de você, Nós Precisamos de Cristo



Antônia Gomes - Deus Está Comigo | Clipe Oficial



Hino 316 - Harpa Cristã - Em Busca de Sião


Queridas tias e tios.
É um privilégio podermos servir ao Senhor no trabalho com as crianças.

Permita que as crianças 'sirvam' uns aos outros como ajudantes na aula, seja para tirar a oferta, fazer oração, distribuir folhas de atividades, servir lanchinho, ajudar a arrumar a sala após a aula, etc.

Jesus nos deixou o exemplo de SERVIR aos outros.
Somos discípulos de Jesus.
Quem é discípulo segue os passos do Mestre.
  
 
Gazofilácio
– Uma caixa pequena encapada com crepom ou eva formando uma caixa de oferta. Com um buraco para por as ofertas. Antes de contar a história, explicar a palavra e dizer o que significa.

Oferta: 
Ensine as crianças que não devemos chegar à presença de Deus com as mãos vazia, que devemos trazer sempre a nossa oferta de gratidão e de amor a Ele.

Tenha sempre uma Bíblia em sala de aula para mostrar o versículo e para dizer que a história é verdadeira porque foi retirada da Bíblia que é a Palavra de Deus.

Dica de musica para oferta.
Rosilene Martins - Minha Oferta 



Minha Ofertinha eu vou dar



Diante do Trono - Cada Um Dá Aquilo Que Tem [Davi] 2012



A Oferta da Viuvinha - Aline Barros para crianças



Vaneyse - Ofertando Com Amor (Music Session)



Se não for pra te adorar -  Fernandinho para menores


APRESENTANDO A LIÇÃO:

Relembrar rapidamente a história da semana anterior.


Acolhimento: 
Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma incentivando as crianças a darem boas vindas.


-  Ore pelos irmãos em todo o país, especialmente pelos líderes.




OBJETIVO
Destacar que Deus escolheu homens e mulheres para livrar o seu povo do dominio de povos que insistiam em oprimir os Israelitas.


MEMORIZANDO.
"Ó Senhor, tu és bom e perdoador e tens muito amor por todos os que oram a ti." (Salmos 86.5).

 
HISTÓRIA BÍBLICA:
Vamos ler o que a Bíblia diz:
  Juizes 2. 7-23
7 E serviu o povo ao Senhor todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciãos que ainda sobreviveram depois de Josué, e viram toda aquela grande obra do Senhor, que fizera a Israel.

8 Faleceu, porém, Josué, filho de Num, servo do Senhor, com a idade de cento e dez anos;

9 E sepultaram-no no termo da sua herança, em Timnate-Heres, no monte de Efraim, para o norte do monte de Gaás.

10 E foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao Senhor, nem tampouco a obra que ele fizera a Israel.

11 Então fizeram os filhos de Israel o que era mau aos olhos do Senhor; e serviram aos baalins.

12 E deixaram ao Senhor Deus de seus pais, que os tirara da terra do Egito, e foram-se após outros deuses, dentre os deuses dos povos, que havia ao redor deles, e adoraram a eles; e provocaram o Senhor à ira.

13 Porquanto deixaram ao Senhor, e serviram a Baal e a Astarote.

14 Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e os entregou na mão dos espoliadores que os despojaram; e os entregou na mão dos seus inimigos ao redor; e não puderam mais resistir diante dos seus inimigos.

15 Por onde quer que saíam, a mão do Senhor era contra eles para mal, como o Senhor tinha falado, e como o Senhor lhes tinha jurado; e estavam em grande aflição.

16 E levantou o Senhor juízes, que os livraram da mão dos que os despojaram.

17 Porém tampouco ouviram aos juízes, antes prostituíram-se após outros deuses, e adoraram a eles; depressa se desviaram do caminho, por onde andaram seus pais, obedecendo os mandamentos do Senhor; mas eles assim não fizeram.

18 E, quando o Senhor lhes levantava juízes, o Senhor era com o juiz, e os livrava da mão dos seus inimigos, todos os dias daquele juiz; porquanto o Senhor se compadecia deles pelo seu gemido, por causa dos que os oprimiam e afligiam.

19 Porém sucedia que, falecendo o juiz, reincidiam e se corrompiam mais do que seus pais, andando após outros deuses, servindo-os, e adorando-os; nada deixavam das suas obras, nem do seu obstinado caminho.

20 Por isso a ira do Senhor se acendeu contra Israel, e disse: Porquanto este povo transgrediu a minha aliança, que tinha ordenado a seus pais, e não deram ouvidos à minha voz,

21 Tampouco desapossarei mais de diante deles a nenhuma das nações, que Josué deixou, quando morreu;

22 Para por elas provar a Israel, se há de guardar, ou não, o caminho do Senhor, como seus pais o guardaram, para nele andar.

23 Assim o Senhor deixou ficar aquelas nações, e não as desterrou logo, nem as entregou na mão de Josué.



                         
O contexto do livro de Juízes 
Após a morte de Josué e dos anciãos (Jz 2.7), surgiu uma geração que não conhecia ao Senhor e nem tão pouco os sinais que Ele operara no Egito (Jz 2.10). Essa geração fez o que era mau aos olhos do Senhor e provocou a Sua ira (Jz 2.11-12)

 Lições do período dos Juízes
O período dos juízes revela o quanto a misericórdia de Deus sobre o Seu povo não tem limites. Neste breve relato de vinte e um capítulos, aprendemos que Deus é santo e castiga o Seu povo pelos seus pecados, mas também é misericordioso para salvá-lo quando há arrependimento. O período dos juízes nos ensina que a opressão é um castigo pela infidelidade e a libertação é o resultado do retorno a Jeová. Outra lição é que onde não existe um governo central e forte, estabelece-se a anarquia cultural e moral. Por não existir um governo central, muitas vezes reinou o caos e até houve guerras entre as próprias tribos (Jz 17.6; 21.25)


Cenário histórico
O livro de Juízes registra um longo período da historia de Israel (estudiosos estimam 350 a 400 anos). Ao londo desse período (considerado "período dos juízes" - Jz 2. 16-19), que se estende desde a morte de Josué até Saul ser ungido rei de Israel, a nação era uma sociedade tribal, que vivenciou momentos de grandes conflitos e dificuldades devido a desunião política, invasões de outros povos e depravação moral e espiritual. Ao servirem de forma deliberada a deuses estranhos, por diversas vezes, o povo de Israel quebrou a aliança com o Senhor.


O estado da nação
No período em que a nação ficou sem uma liderança nacional, as tribos mostravam-se independentes e cada indivíduo agia como lhe parecia melhor. Nesse período, o Senhor testou a nação para ver se ela guardava a Sua aliança num ambiente pagão e idólatra (Jz 3.1-5). Os israelitas caíram numa condição crônica de apostasia; aceitavam o livramento do Senhor, mas, quando lhes faltava uma forte liderança, retornavam rapidamente às práticas pagãs que os rodeavam. Espiritualmente falando, era uma época muito diferente da de Josué, pois a nação estava mergulhada no caos. 
Em Sua infinita misericórdia, Deus operou grandes livramentos nesse período.




Fonte e crédito da lição www.CPAD

Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:   


Recursos visuais:
Clique nas imagens para AMPLIAR.

 
OBS:
Importante sempre ter alguma imagem para que as crianças consiga assimilar a história.
  Sugestões de atividades:


Complete o versiculo:
"Ó Senhor, tu és ........... e .............. e tens muito ............por todos os que ......a ti"(Salmos 86.5).


[A resposta está na lição acima].

Ovelhinhas de Cristo. 
    
  
      
Criança de jesus tem energia pra gastar
  

Brincadeira:
Juiz ou Juiza, posso ir? 
Prof. Escolhe uma criança para ser juiz ou juiza. O escolhido coloca-se num certo ponto ― de chegada ― com os olhos fechados, dando as costas para os demais participantes, distanciados alguns metros, em coluna. Ocorre então o diálogo:―Juiz (ou juiza), posso ir?― Pode.― Quantos passos?― Dois, de canguru. A criança dá dois passos pulando como um canguru. A brincadeira continua com o Juiz ou a Juiza sugerindo vários bichos: Formiga, quando serão dados passos pequenos; caranguejo, o passo será dado para trás, de costas; e outros. Cada bicho deve ser imitado. O término da brincadeira se dá quando uma criança consegue chegar ao local onde está colocada o juiz ou a juiza, tomando o seu lugar.



Brincadeira:
Faça um círculo com as crianças sentadas no carpete ou em pé e comece a passar uma bola, Prof. começa cantar uma música 
Soldadinho de Jesus - 3Palavrinha
de preferência conhecida, quando ela parar, a criança que tiver com a bola continua a musica e assim por diante. Ajude
aquelas que não souber a música, cantando junto.

  
Ore com as crianças
Prof. incentive os alunos a orarem uns pelos outros, ore também pela aula, pelos familiares e aniversariantes da semana.

Ore com as crianças pedindo a ajuda de Deus para obedecer e confiar em Deus sempre.
Ore e profetize milagre na vida de cada criança.

 
*Hora do Lanche:
*Ao Senhor agradecemos
Que tal uma salada de frutas? 
Misture todas as frutas com o suco de laranja (exceto a banana)
Coloque a banana apenas na hora de servir a salada, pois ela estraga facilmente, comprometendo todo o gosto da salada.
Se desejar acrescente manga e abacaxi picadinhos.

Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.


Faça uma pequena oração com as crianças para ensiná-las a conversar com Deus. Papai do céu, obrigada por cuidar da minha família e de mim. Eu também quero conversar sempre com o Senhor. Amém.
Peça que as crianças façam o mesmo em casa, que sempre agradeçam a Deus. 

Prof. Faça o convite as crianças que ainda não são salvas, dando oportunidade para receberem a Jesus como Salvador.

Fale da importância da oração. 
Que precisamos orar sempre. 
Ore com as crianças agradecendo. 


ORE SEMPRE COM AS CRIANÇAS

Reúna em rodinha para oração final. 
Peça a uma das crianças para fazer esta oração.

Conclusão: 
Lembrando que houve um objetivo para esta aula.
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.

Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Deus abençoe você prof. Sua família. A sua aula e os seus alunos e as famílias deles.

Ovelhinhas de Cristo.
  



CRIANÇAS ATENÇÃO!



Leia a Bíblia
 
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
 



Cheila Pinturas e Escolinha Bíblica
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA 




Pra você!!!

Com todo o meu carinho...
Obrigada Pelo carinho!!!!
De todo o meu coração!!!



Vamos lá!!!  
Alcançando crianças para Jesus

Sugestões aos professores:

- Ore pela aula, pelas crianças e suas famílias.
- Leia a História Bíblica em diferentes versões inclusive em Bíblia Infantil.
- Pesquise o tema em outras fontes.
- Se prepare para o louvor.
- Organize a sala antes da chegada das crianças e ao terminar a aula.
- Prepare o material com antecedência.
- Busque motivar as crianças com falas sempre animadas
- tenha em mãos panos ou toalhas para qualquer emergência.


Jesus faz a vida melhor
Deixe ele conduzir sua vida
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..

Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. Lamentações 3:21.
  
Queridas tias e tios, foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1 Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
O Senhor lhe abençoe e capacite!
Boa aula.

Orai em todo tempo
Ensina a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele. Provérbios 22:6.
 CHUVAS DE BÊNÇÃOS PARA VOCÊ E SUA FAMÍLIA


👉 Fontes consultadas:
Créditos lições bíblicas -Revista Cpad - Juniores
👉Fontes Consultadas:
trabalhinhos.blogspot.com
minhaherançablogspot.com
escoladominical.net
apascentarospequeninos.blogspot
Ministério Infantil
sementeagapecampinas.blogspot.com
ensinandoospequeninos.blogspot.
radicaiskidsvideirasp.blogspot.com
ministeriososkids.blogspot.com
Ensino infantil num clique.com.br
adaliahelena.blogspot.com
cantinhodashistoriasbiblicas.blogspot.com
tiasdaescolinha.blogspot.com
blogdaebi.blogspot.com
www.pequeninospracristo.com
Escola Biblica Dominical Infantil
Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, 2003, pp. 1342, 1344, 1345)
Bíblia na Linguagem de Hoje
Bíblia da Galerinha
Bíblia de Estudo Pentecostal.
 
As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente. 
   
“Esforça-te, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu estou convosco, diz o Senhor dos Exércitos. O meu Espírito habita no meio de vós! Não temais!”
(Ageu 2:4,5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário