10 de julho de 2024

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 02: A visão do Cristo vitorioso

 ✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.
-  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.

  
Ore com sua turma por sua aula.
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.
👉 Apresentem o título da lição:
A visão do Cristo vitorioso

CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Os seus juvenis têm sede de conhecimento, são curiosos e ávidos por defender o que realmente acreditam. Portanto, os estimule a buscar intimidade com Jesus a fim de conhecê-lo não apenas de ouvir falar. Mostre que, diante de tantas catástrofes e indícios que apontam para o fim do mundo, o nosso foco deve estar na esperança do nosso encontro triunfal e sobrenatural com Jesus nos ares. Contudo, se temos o Deus - que é amor -, em nossos corações, havemos de nos importar com os perdidos, fazendo todo o possível para que tão poderosa salvação também chegue até eles.

Motive-os a compreender e se empreenderem a compartilhar cada etapa do Plano da Salvação, desde a encarnação de Jesus até a sua vinda próxima, em glória, para destruir o mal que há sobre a Terra.
👇👇
ANTES DA AULA
Professor(a). Hoje abordaremos a majestosa visão que o apóstolo João teve: A visão do Cristo Vitorioso! 
Antes de iniciar a aula, faça uma oração para que o ensinamento desta lição gere no coração e mente de seus alunos, o anelo pela presença do Senhor e a expectativa pelo Arrebatamento da Igreja.

Através da encarnação, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo, temos a garantia da salvação e a esperança da vida eterna com o Senhor. O Cristo Vitorioso consumou o Plano da Salvação e hoje está à direita do Pai Celestial. Jesus Cristo é o Senhor da glória e foi assim que João o viu. Conscientize seus alunos de que nós cremos no Cristo glorioso - quem escolheu descer de sua glória para viver entre nós e morrer por nós, levando sobre si toda dor, pecado e condenação a qual estávamos destinados. Ele tomou a chave da morte e do inferno, cumprindo toda a vontade do Pai. Aleluia! Nosso Salvador é glorioso desde a eternidade! Portanto, enfatize que o Apocalipse é a revelação desse Cristo, revestido de glória e majestade, que tem todo principado sob o estrado de seus pés (Hb 10.12,13).

O Apocalipse não é apenas uma coletânea de fatos que hão de acontecer no fim da história, mas também a revelação do Cristo vitorioso manifestado em glória (Ap 1.1,13-16)! Ao descrever as Palavras do Altíssimo, João narra que se virou para ver quem falava com ele, então viu o Senhor em toda a sua magnificência, com características difíceis de imaginar, talvez de descrever ou compreender em face de nossa limitação humana (Ap 1.13-18).


Jesus voltará para buscar a sua Igreja.
Você está preparado? 
Em um ritmo acelerado, caminhamos em direção ao fim da história. Não se distraia com as coisas deste mundo, distanciando-se dos valores e propósitos de Cristo para a sua vida aqui e na eternidade! Apenas em contínua e crescente comunhão com o nosso Salvador, poderemos perseverar até o fim. Ele tem prazer em se revelar a nós. O Cristo Vitorioso ainda hoje nos diz: Não temas, Eu Sou o Primeiro e o Último! Por isso, mantenha-se firme nEle. Lembre-se de que, como reforça o livro do Apocalipse, Jesus sempre tem uma promessa ao que permanecer fiel até o fim.

Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
  
Momento do louvor
Andrea Fontes – João Viu



Cassiane – Imagine



Luiz de Carvalho – Arrebatado Fui



O Relógio – Débora e Ereni



Há um lindo País – Luiz de Carvalho


485 da Harpa Cristã


Ao Deus da Minha Salvação | CD Voz Do Coração | Aline Barros


Desde o Dia em que Aceitei Jesus, A Minha Vida se Transformou-Banda e voz e amigos


Sarah Farias - O Rosto de Cristo (Live Session)


Porque Ele vive - André Valadão 


RESSUCITOU | OH! MORTE - TECLADISTA (CORINHO)


GABRIELA ROCHA - EU NAVEGAREI (LETRA)


Presença/Grupo nova dimensão


SEU NOME É JESUS - COM CRISTO (Oficial Lyric Video)

Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
👉Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.



VERSÍCULO CHAVE:
E eu, quando o vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; eu sou o Primeiro e o Último e o que vive; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém! E tenho as chaves da morte e do inferno.
Apocalipse 1.17,18.


LEITURA DIÁRIA
SEG. Jo 1.14
O Verbo Encarnado

TER. Lc 2.11
O Nascimento de Jesus

QUA. Ap 1.13
Jesus, o Filho do Homem

QUI. Ap 1.14-17
O Cristo vitorioso

SEX. Ap 22,20
Jesus voltará!

SAB. 1 Ts 4.17
Para sempre estaremos com Cristo


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Apocalipse 1.9-18
9 Eu, João, que também sou vosso irmão, e companheiro na aflição, e no reino, e paciência de Jesus Cristo, estava na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus, e pelo testemunho de Jesus Cristo.

10 Eu fui arrebatado no Espírito no dia do Senhor, e ouvi detrás de mim uma grande voz, como de trombeta,

11 Que dizia: Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro; e o que vês, escreve-o num livro, e envia-o às sete igrejas que estão na Ásia: a Éfeso, e a Esmirna, e a Pérgamo, e a Tiatira, e a Sardes, e a Filadélfia, e a Laodicéia.

12 E virei-me para ver quem falava comigo. E, virando-me, vi sete castiçais de ouro;

13 E no meio dos sete castiçais um semelhante ao Filho do homem, vestido até aos pés de uma roupa comprida, e cingido pelos peitos com um cinto de ouro.

14 E a sua cabeça e cabelos eram brancos como lã branca, como a neve, e os seus olhos como chama de fogo;

15 E os seus pés, semelhantes a latão reluzente, como se tivessem sido refinados numa fornalha, e a sua voz como a voz de muitas águas.

16 E ele tinha na sua destra sete estrelas; e da sua boca saía uma aguda espada de dois fios; e o seu rosto era como o sol, quando na sua força resplandece.

17 E eu, quando vi, caí a seus pés como morto; e ele pôs sobre mim a sua destra, dizendo-me: Não temas; Eu sou o primeiro e o último;

18 E o que vivo e fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre. Amém. E tenho as chaves da morte e do inferno.


 Bíblia online
 Bíblia sagrada online


OBJETIVOS
__ENTENDER o propósito da encarnação de Jesus;
__COMPREENDER a ressurreição e a ascensão de Cristo;
__EXPLICAR como se dará a segunda vinda do Senhor.


1. Cristo encarnado
1.1. A encarnação.
A vinda de seu filho unigênito encarnado foi o método usado por Deus para manifestar o seu amor por nós (Jo 3.16). Encarnação significa o ato de ser feito carne. O Verbo se fez carne e habitou entre nós (Jo 1.14), Jesus, em um ato de obediência ao Pai, humilhou-se a si mesmo, fazendo-se semelhante aos homens (Fp 2.6-8).

A encarnação de Cristo foi anunciada pelo profeta Isaías (Is 714:9-6). O Emanuel habitaria entre os homens e se manifestaria a eles (Mt 1.23; 4.16,17; Jo 1.14; 14.9-11).


1.2. O nascimento virginal
Crer no nascimento virginal de Jesus, na sua humanidade, tal como anunciado pelo profeta messiânico, é essencial para a fé cristã para a compreensão do Plano da Salvação (Mt 1.18-25; Lc 2.11,29-32). Seu nascimento é o resultado do agir sobrenatural do Espírito Santo sobre a jovem Maria (Mt 1,20; Lc 1.27,35). Como centenas de anos antes foi profetizado, uma virgem gestou e deu à luz ao nosso Salvador (Is 7.14; Mt 1.18-25; Lc 1.26-31; Gl 4.4,5).

Como ser humano, Jesus cresceu e se desenvolveu naturalmente. Demonstrou toda a sua humanidade, conforme os relatos dos Evangelhos: Sentiu fome (Mt 4.2), teve sede (Jo 4.7; 19.28), cansaço (Jo 4.6), chorou (Jo 11,35,38), se angustiou (Lc 12.50), sofreu, se entristeceu profundamente (Mc 14 32-42), se sentiu desamparado por Deus (Mt 27.46), experimentou, inclusive, a morte (Mc 15.37). Apesar de sua humanidade e de, em tudo, ter sido tentado, Jesus nunca pecou (Hb 4.15)! Ele é verdadeiramente Deus (Jo 1.1; Cl 2.9) e declarou sua deidade ao revelar ser um só com o Pai (Jo 10.30)! Jesus é a expressa imagem do Deus invisível e o resplendor de sua glória (Cl 1.15; Hb 1.3).


1.3. Objetivos de sua encarnação
• Vir ao mundo para consumar o Plano de Salvação determinado pelo Pai (Gn 3.15; Lc 19.10; Gl 4.4; Ap 13.8). Em Jesus temos a vida eterna (1 Jo 513) e não há salvação em nenhum outro (At 412);

• Cumprir a promessa de Deus a Davi, assentando-se em seu trono (2 Sm 7.12; Sl 132,12; Lc 1.32);

• Exercer em seu ministério os ofícios de profeta (Jo 419); sacerdote (Lc 4.15-21; Hb 414-15) e rei (Jo 18.36,37);

• Manifestar o amor de Deus a todos (Jo 3.16; 1 Jo 4.9-14);

• Desfazer as obras do Diabo (Jo 10.10; 1 Jo 3.8).


1.4 .A crença na encarnação de Cristo
Nós, que temos o Espírito Santo, cremos na encarnação de Cristo (1 Tm 3.16). Entendemos que a Trindade atuou ativamente na vinda de Jesus ao mundo. O Pai deu o seu único Filho por amor a nós (Jo 3,16,17) e o Espírito Santo operou poderosamente para que Maria concebesse o Filho de Deus (Lc 1.35). Portanto, quem não crê na encarnação de Cristo, não tem o Espírito Santo e desconhece o Plano da Salvação (1 Jo 4,2),


2. Cristo glorificado
2.1. A ressurreição de Jesus
A visão do Cristo glorificado é a confirmação de que Jesus ressuscitou, segundo as Escrituras (1 Co 15 34), A doutrina bíblica da ressurreição de Cristo é fundamental, pois sem ela, não haveria esperança de salvação e vida eterna (1 Co 15.17-19), Os Evangelhos afirmam que Jesus ressuscitou (Mt 28.6; Mc 16.6; Lc 24.5-6; Jo 20.9,14). Jesus Cristo testificou sua ressurreição, dizendo: “fui morto, mas eis aqui estou vivo (...]’ (Ap 1.18).


2.2. A ascensão aos Céus
Pela Palavra de Deus, sabemos que Jesus está no Céu, junto ao Pai (Mc 16.19; At 7.55,56). Mas como isso aconteceu? Assim que ressuscitou, Jesus passou 40 dias na terra falando a respeito do Reino de Deus (At 1.3) e logo após foi elevado ao Céu, à vista de seus discípulos (Lc 24.51; At 1.9).

Durante o seu ministério terreno, Jesus contou aos seus discípulos sobre a sua ascensão (Jo 6.62; 14.3; 16.7). Para Maria Madalena, Ele também disse: "porque ainda não subi para meu Pai' (Jo 20.17).

Jesus está em um lugar de honra e autoridade (Jo 17.5), assentado à direita do trono de Deus, como Sumo Sacerdote, o mediador entre Deus e os homens (Hb 8.1,6).


2.3. Bênçãos provenientes de sua ascensão
A primeira bênção é a certeza de sua salvação e presença conosco "todos os dias” (Mt 28.20; 1 Jo 5.13). Essa promessa se cumpre através do Espírito Santo em nós e no meio da Igreja (Jo 16.13,14; 1 Co 3.16). A segunda bênção é a garantia de que Cristo voltará para buscar a sua Igreja (Jo 14.1-3; At 1.11; 1 Ts 4.16-18).


3. A Segunda Vinda de Cristo
3.1. A visão do Cristo vitorioso
O livro de Apocalipse é repleto de visões. Dentre as mais importantes, está a majestosa visão do Cristo vitorioso, conforme predito por Ele e estudamos nesta lição. Inspirado pelo Espírito Santo, o apóstolo João apresenta nove detalhes admiráveis acerca desta poderosa visão de Jesus: a voz; a veste; o cinto de ouro; os cabelos brancos; os olhos flamejantes; os pés reluzentes; as mãos poderosas; a boca e 0 rosto, revelando a sua glória (Ap 1.12-16).

Em absoluta majestade e poder, Jesus demonstra que tem o domínio sobre a Igreja, a humanidade e a história. Como vimos, sobre Ele repousa toda autoridade nos céus e na terra; o ofício sacerdotal e profético; a verdade; a santidade; a onisciência; a provisão; assim como todo poder para exercer juízo sobre os povos. Segundo o relato de João, Cristo brilha mais que o sol e isso é maravilhoso, não é mesmo? Ele resplandece nas trevas e um dia, nós o veremos face a face (1 Co 13.12).


3.2. Sua vinda gloriosa
Jesus voltará! Essa é uma promessa gloriosa, não é mesmo? Nunca duvide dela, ainda que alguns a julguem demorada, pois o Dia do Senhor virá como um ladrão (2 Pe 3.9.10), A Bíblia Sagrada cita inúmeras referências sobre este maravilhoso acontecimento, tal é a sua importância. O Senhor virá para buscar os que são dEle e estabelecer o seu Reino glorioso! Segundo as Escrituras essa promessa se cumprirá em duas etapas: o arrebatamento da Igreja e o aparecimento triunfal de nosso Senhor.


SUGESTÃO:
Para ilustrar o item 3.3, utilizem a:
Dinâmica: Arrumando a Mala
Objetivo:
Refletir sobre a necessidade de estar preparado para a Vinda de Jesus.

Material:
02 cartolinas

02 pincéis atômicos

Procedimento:
- Escolham dois alunos e falem: Vocês ganharam uma passagem aérea para Paris e o voo será daqui a uma hora.

- Digam: Vocês têm 01 minuto para “arrumar a mala”.

- Mostrem a mala, que será representada pelo quadro ou a cartolina.

- Solicitem para que eles escrevam os nomes dos objetos que irão levar.

- Cronometrem o tempo não deixem passar nenhum segundo e em seguida peçam para que parem de escrever.

- Várias situações podem acontecer:

1 – Pelo pouco tempo, os 02 alunos não conseguirem arrumar a mala.
2 – Mesmo tendo pouco tempo, os alunos conseguirem arrumar a mala, colocando objetos de mais necessidade.

3 – Os alunos recusarem arrumar a mala, porque considera difícil arrumá-la em pouco tempo.

Observação: Qualquer que seja o resultado, há lições a serem extraídas quanto ao tema da Vinda de Jesus.

- Falem: Vamos estudar sobre a Vinda de Jesus e este resultado pode nos remeter a preparação do crente para o arrebatamento que será num abrir e fechar de olhos. Vejamos:

Para a situação 01: Não se prepararam para o Arrebatamento, negligenciou suas ações no tempo para a preparação.

Para a situação 02: Prepararam-se no tempo certo para o Arrebatamento, observou o tempo e as ações.

Para a situação 03: Recusaram-se o momento de preparação para o Arrebatamento, mesmo tendo sido avisado para se organizarem.

- Falem: O importante é que todos estejam preparados para o encontro com Jesus no Arrebatamento.
- Para finalizar, falem: O estudo sobre a vinda de Jesus é o tema da lição de hoje.
Ideia original desconhecida.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.

3.3. O Arrebatamento
A Igreja será levada às nuvens, para encontrá-lo nos ares (1 Ts 4.17). Segundo nos é revelado, precisamos vigiar, porque tal encontro será repentino, ninguém sabe o dia nem a hora (Mt 25.13). Sairemos desta Terra de forma milagrosa e sobrenatural, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados para vivermos eternamente com Cristo (1 Co 15.52). Estamos perto desse grande dia (Mt 24.3-14), Em breve, estaremos com Ele!

Os que guardarem a sua Palavra por ela também serão guardados no dia em que a grande aflição virá sobre o mundo (Ap 3,10). Ou seja, a Igreja genuína não participará do derramar da ira de Deus, do período chamado de “a Grande Tributação” (Ap 6.15-17). Portanto, ame a vinda do Senhor (2 Tm 4 8) e encha-se de esperança (Rm 15.13; Tt 2.13)!


3.4. O aparecimento triunfal de Cristo
No final da Grande Tribulação, Jesus virá revelando o Anticristo, a quem Ele desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda (2 Ts 2.8). Seu retorno triunfal será testemunhado em todo o globo terrestre, pois conforme nos garante o “livro das revelações", todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram (Ap 1.7).

E Jesus não virá só! Ele virá em uma nuvem com poder e grande glória, trazendo consigo todos os seus santos (1 Ts 3.13) e milhares de anjos (Mt 16.27; Jd 1,14) para dar a cada um segundo as suas obras. Ele virá socorrer (Zc 14,1-4) e restaurará Israel (Zc 12.7-10; Mt 23,39), bem como para destruir os inimigos de Deus, aniquilando todo o mal que há na face da terra (Ap 19—20).


SUBSÍDIO
“Filho do homem. Este título, que frequentemente é aplicado à pessoa de Cristo, lembra sua humanidade (Jo 1.14). Cerca de 79 vezes esta expressão ocorre somente no Novo Testamento, vinte e duas vezes no livro do Apocalipse. Em Ezequiel (toda a extensão do livro), a frase é empregada por Deus 91 vezes.

Este título: O Filho do Homem (Jo 3.13) havia se tornado uma figura messiânica mais corrente. Motivo pelo qual um exame dos textos evangélicos permite, quase sem possibilidade de erro, preferir que, ao designar-se 'Filho do Homem', o Senhor Jesus escolheu esse título, evidentemente, menos comprometido pelo nacionalismo judaico e pelas esperanças bélicas, Havia também uma esperança judaica do ‘Homem dos últimos tempos' (Cf. Rm 5.12-21; 1 Co 2.5-11; 15.22,45,47)". (SILVA, Severino Pedro da. Apocalipse: Versículo por Versículo. Rio de Janeiro: CPAD, 2022, p.23).


PARA CONCLUIR
A visão do Cristo glorificado é muito mais do que um relato da manifestação poderosa de Jesus ao apóstolo João. Antes, atravessou séculos e inúmeras perseguições, a fim de que todos os remidos em Cristo possam ter certeza de que a esperança de vida eterna jamais será frustrada. Jesus morreu na cruz, mas ao terceiro dia ressuscitou, vivo está, e voltará para arrebatar a sua Igreja. Aleluia! Você está preparado? Então, prepare-se, pois a trombeta soará e estaremos para sempre com o Senhor.


HORA DA REVISÃO

1. Qual é o significado do termo “encarnação"?
R: O ato de ser feito carne.



2. Por que crer na encarnação de Jesus, tal como anunciado pelo profeta messiânico, é essencial à fé cristã?
R: Para a compreensão do Plano da Salvação.



3. Como ocorrerá a Segunda Vinda de Cristo? Em quais etapas?
R: Segundo as Escrituras, essa promessa se cumprirá em duas etapas: o arrebatamento da Igreja e o aparecimento triunfal de nosso Senhor.



4. Como se dará o Arrebatamento da Igreja e seu encontro com Jesus?
R: A Igreja será levada às nuvens, para encontrá-lo nos ares (1 Ts 4,17), Segundo nos é revelado, precisamos vigiar, porque tal encontro será repentino, ninguém sabe o dia nem a hora (Mt 25.13).



5. O que sucederá ao Anticristo no retorno triunfal do Senhor?
R: No final da Grande Tribulação, Jesus virá revelando o Anticristo, a quem Ele desfará pelo assopro da sua boca e aniquilará pelo esplendor da sua vinda (2 Ts 2.8).




Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

  
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
  

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário