26 de julho de 2024

Plano de Aula Bíblica Juvenis /Cpad – Lição 04: As bem aventuranças do Apocalipse

 ✋ A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.

PESSOAL FIQUEM ATENTOS, TEM GENTE PLAGIANDO O BLOG.
Estes estudos estão sendo disponibilizados somente para o uso não comercial.
Deus sempre em Primeiro Lugar.
Mestre, Obreiro ou Professor(a) da Escola Bíblica Dominical,
Esses materiais vão te auxiliar no preparo da aula.
Antes de dar esta aula pesquise os pontos abordados em seu Plano de Aula. Entenda a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos. O conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. procure ser criativo na exposição do assunto.
- Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções.

-  Receba seus alunos com muito amor e alegria. Aqueles que tem faltado, mostre o quanto faz falta. O quanto é especial.

- Perguntem como passaram a semana.

- Escutem atentamente o que eles falam.

- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.

- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.


CONHEÇA OS SEUS ALUNOS
Professor (a), Deus se importa muito com os juvenis. 
Por isso quer vê-los felizes e instruídos nos seus caminhos. Muitos não conseguem desfrutar da verdadeira felicidade em Cristo, pois estão presos a traumas, baixa autoestima, auto cobrança excessiva, dúvidas, medo, sentimento de culpa, rejeição etc. Tais emoções, tão familiares a pessoas de todas as idades, tornam-se ainda mais afloradas sob a pressão hormonal e social da adolescência. Por isso, leve a sério as questões de seus alunos. Disponibilize-se para ouvi-los, orar com eles, aconselhá-los ou apenas acolhê-los. Por meio de um discipulado próximo, você ensina a Palavra de Cristo com a sua própria vida. Fortalecendo-os e motivando-os a manterem-se fiéis ao Senhor, nossa fonte da mais genuína alegria!

  
Ore com sua turma
Observe se á algum pedido especial, pois as vezes pode ter acontecido algo com eles, e a sua oração, será aquilo que pode deixar tranquilo e confiante em Deus.


ANTES DA AULA
Professor (a), estamos chegando perto do fim de todas as coisas. Precisamos ser bons conhecedores das revelações divinas, acerca do que brevemente irá acontecer. Ao estudarmos o livro de Apocalipse, encontramos bem-aventuranças, orientações sobre atitudes que nos conduzem à verdadeira e eterna felicidade.

Veja a importância desse estudo hoje, em meio a uma sociedade tão hedonista, condicionada ao vício em dopamina e à busca frenética por padrões de vida “insta gramáveis", irreais e insalubres de “felicidade". Por isso, antes de iniciar a aula, reflita sobre o tipo de felicidade que é oferecida por Deus, distinguindo-a dessa que a cultura vigente apregoa com tamanha ênfase no espírito do engano.

Os verbos ler, ouvir e guardar nos inspiram a comprometermo-nos com Deus inteiramente, por meio da busca e prática da sua revelação escrita. “Felizes os que escutam a palavra de Deus e a colocam em prática"

(Lc 11.28). Portanto, compartilhe essa reflexão com seus alunos, motivando-os a não se deixarem iludir, antes, a buscarem a verdadeira felicidade em Cristo, enquanto há tempo.

👉 Apresentem o título da lição:
As bem aventuranças do Apocalipse
Professor(a). Mais do que um catálogo de eventos proféticos que irão acontecer, o Apocalipse é também um livro de bem-aventuranças, do começo ao fim. Através da leitura cuidadosa, compreendemos que este livro fala da mais genuína felicidade - a que é eterna, a qual só é possível alcançar, por meio de Jesus Cristo. Por isso, livre-se de qualquer preconceito sobre o livro do Apocalipse e peça ao Espírito Santo que o esclareça, enchendo o seu coração da abundante alegria peta expectativa da glória. O plano de Deus é fazer com que o seu povo conheça o glorioso segredo que Ele tem a revelar a todos os povos. E o segredo é este: Cristo está em vocês, o que lhes dá a firme esperança de que vocês tomarão parte na glória de Deus (Cf. Cl 1.27). Leia e guarde as suas palavras, receba as suas promessas e se esforce para andar de modo digno delas, pois está próximo o Grande Dia de vivenciá-las!

Movimente-se cante com alegria .
Ensine como devemos adorar a Deus e porque devemos.
Crédito endereço na descrição dos vídeos:
  
Momento do louvor
Buscai primeiro o reino de Deus-corinho


Harpa Cristã: 107


Harpa Cristã: 205


Harpa Cristã: 577

SUGESTÃO:
 Para iniciar utilizem a:
Dinâmica: As Bem-aventuranças
Objetivos:
__Relembrar as 08 Bem-aventuranças expressas por Jesus no Sermão do Monte.
__Introduzir o estudo sobre as 07 Bem-aventuranças contidas no livro do Apocalipse.
Material:
- 01 caixa com tampa

- Digitar estas 10 expressões(o papel deve ser do tamanho da caixa)

Caixa da Felicidade

OS BEM AVENTURADOS

Bem-aventurado os pobres de espírito

Bem-aventurado os que choram

Bem-aventurado os humildes

Bem-aventurado os que têm fome e sede de fazer a vontade de Deus

Bem-aventurado os misericordiosos

Bem-aventurado os puros de coração

Bem-aventurado os pacificadores

Bem-aventurado os perseguidos por causa de Cristo.

Procedimento:
Dias antes da aula:

- Colar o nome Caixa da Felicidade na tampa da caixa(parte externa)

- Colocar dentro da caixa as expressões digitadas na ordem em que se encontram no item material, isto é, primeiro as bem-aventuranças e em cima delas a expressão OS BEM-AVENTURADOS.

Durante a aula:

- Apresentem a Caixa da Felicidade.

- Então, peçam para que um aluno abra a caixa e retire o primeiro papel e leia para a turma o que está escrito nele: OS BEM-AVENTURADOS.

- Falem: No sermão da Montanha, Jesus apresenta as Bem-aventuranças. Mas o que significa esta palavra?

Depois, falem: A palavra "bem-aventurado” significa: Pessoa muito feliz.

- Agora, Falem: Estas bem-aventuranças a gente já conhece. Estamos aqui apenas relembrando. Mas, na lição de hoje vamos estudar sobre outras bem-aventuranças. Vocês imaginam em qual livro da Bíblia estão contidas?

Aguardem as respostas. Espera-se que seja apontado o livro do Apocalipse, até porque é o livro de estudo do trimestre.

Afirmem: Isso mesmo, as outras bem-aventuranças estão no livro do Apocalipse.
- Para concluir, falem: Agora, vamos conhecê-las?

Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo//atitudedeaprendiz.blogspot.com.


ANTES DE INICIAR A LIÇÃO
Proponha a reflexão sugerida na sessão.
Antes da Aula
Você pode escrever no quadro, à medida que os juvenis forem listando, alguns conceitos de felicidade mundanos, contrários a Palavra de Deus e, portanto, ilusórios.
--Permita-os que explanem o que é a felicidade fundamentada em Deus. Frise que se manter fiel ao Senhor e à sua Palavra é a garantia mais segura de alegria verdadeira, a qual não se esvanece.
__Em seguida, ore com os seus alunos para que o Senhor os ajude , diariamente, fazerem as escolhas certas, enraizadas na Palavra a fim de experimentarem a genuína felicidade.
--Não seja desatento, viva preparado para o seu encontro pessoal com o Senhor. Viva em integridade, sempre aguardando Jesus a qualquer momento (Mt 25.13).
--A segunda atitude é guardar as vestes, cujo significado é o de não sujar as vestes espirituais (Ap 21.27b), vivendo em retidão, pureza e fidelidade a Deus.


Tenham uma excelente e produtiva aula!
O Senhor lhe abençoe e capacite! 
👉Trabalhem os pontos levantados na lição sempre de forma participativa e contextualizada.


VERSÍCULO CHAVE
“Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.
Apocalipse 1.2.


LEITURA DIÁRIA
Mt 25.13 
Vivendo em vigilância.

Rm 13.11 
Nossa salvação está mais perto.

Ap 14.13 
Felizes os que morrem em Cristo.

Lc 22.30 
Os convidados da Grande Ceia.

Ap 20.6 
A primeira ressureição.

Sl 118.20-23 
O destino dos lavados no sangue do Cordeiro.


LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Apocalipse 1.3
3 Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que neta estão escritas; porque o tempo está próximo.

Apocalipse 14.13
13 E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam.

Apocalipse 16.15
15 (Eis que venho como ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para que não ande nu, e não se vejam as suas vergonhas.)

Apocalipse 19.9
9 E disse-me: Escreve: Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro. E disse-me: Estas são as verdadeiras palavras de Deus.

Apocalipse 20.6
6 Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poderá segunda morte, mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo e reinarão com ele mil anos.

Apocalipse 22.7.14
7 Eis que presto venho. Bem-aventurado aquele que guarda as palavras da profecia deste livro.

14 Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que tenham direito à árvore da vida e possam entrar na cidade pelas portas.


 Bíblia online
 Bíblia sagrada online


OBJETIVOS
__MOSTRAR as bem-aventuranças presentes no Apocalipse;
__EXPLICAR tais bem-aventuranças, em especial a da primeira ressureição;
__ENFATIZAR a bem-aventurança dos que lavam as suas vestes no sangue do Cordeiro.


1. Um livro de boas notícias
Para muitos, o Apocalipse é um livro de más notícias, tragédias, catástrofes e pragas que virão sobre a humanidade. Entretanto, para os salvos em Cristo, ele é um livro repleto de gloriosas mensagens de esperança, fé e felicidade eterna. Através de sua leitura, encontramos alertas, a fim de que tenhamos uma vida feliz e abundante no Senhor, agora e para sempre.

No Livro profético há sete bem-aventuranças que revelam o cuidado e dádivas de Cristo para o seu povo. A expressão “bem-aventurado” significa “feliz”, referindo-se àqueles que gozam de uma felicidade verdadeira e duradoura.


2. As bem-aventuranças
2.1. Os que guardam as profecias
A primeira bem-aventurança é um convite à leitura, meditação e prática da Palavra de Deus. Vejamos o que elas significam:

• Bem-aventurado aquele que lê: É feliz quem lê com dedicação o Apocalipse, buscando adquirir sabedoria e discernimento;

• Bem-aventurados aqueles que ouvem: É feliz quem leva à sério e considera em sua vida o que aprouve ao Senhor revelar no Apocalipse, a fim de escolherem melhor os seus caminhos:

• Bem-aventurado aquele que guarda: É feliz quem tem cuidado de meditar constantemente no que leu, a fim de praticar; quem age de acordo com o que o Espírito Santo revelou e requer.

Saiba que todo cristão precisa ler, ouvir e guardar a Palavra no coração e na mente, se desejam ser bem-aventurados de fato. Entretanto, é válido ressaltar, teologicamente, que esse trecho predito pelo apóstolo João, diz respeito ao contexto dos servos de Deus que viverão durante a Grande Tribulação. Os que se arrependerem e passarem a assim proceder, também encontrarão felicidade, pois serão salvos e guardados pelo Senhor no momento mais sombrio da história humana.


2.2. Os que morrem no Senhor
A segunda bem-aventurança é uma palavra de consolo aos servos de Deus que sofrerão a terrível perseguição do Anticristo. A felicidade dos mártires da Grande Tribulação será a de descansar das lutas, aflições e sofrimentos (Ap 6.11). A morte para o cristão salvo não é motivo de preocupação, pois é uma transição para a vida eterna com Cristo, O apóstolo Paulo expressou o seu “desejo de partir e estar com Cristo, porque isto é ainda muito melhor" (Fp 1.23). Preciosa é à vista do Senhor a morte de seus santos (Sl 116.15). Todos os que morrem receberão uma recompensa por suas obras no Tribunal de Cristo (2 Co 5.10).


2.3. Os que guardam as suas vestes
A volta de Jesus será repentina e surpreendente. Ele virá como um ladrão (1Ts 5.4). Ou seja, o Senhor virá sem avisar. Nesta bem-aventurança, o Senhor orienta a termos duas atitudes que são as de vigiar e guardar as vestes. Vigiar é estar alerta, atento e consciente acerca dos sinais dos tempos e também com a vida espiritual.


2.4. Os chamados à Ceia do Senhor
Ser convidado para um evento importante nos faz sentir especiais, não é mesmo? Imagine se for para o casamento de Cristo com a Igreja (Ap 19.7,9)! Neste dia, somente os convidados entrarão nesta grande festa. Essa bem-aventurança é a felicidade de quem tem o nome na lista de convidados, ou seja, no Livro da Vida, pois aquele que não for achado escrito nesse livro será lançado no Lago de Fogo (Ap 20.15).


3. Felizes os que não experimentarão a segunda morte
É impossível ler o livro de Apocalipse, e não ficar imaginando como será a experiência de vida - ou morte - eterna. O livro revela que alguns eleitos participarão da ressurreição, restrita aos santos que morreram em Cristo na Grande Tribulação. Estes são os 144 mil convertidos da tribo de Israel (Ap 7.4); as duas testemunhas (11.3,4); os mártires mortos por amor a Palavra de Deus (6.9; 20.4); a grande multidão dos remidos pelo sangue do Cordeiro (79).

A Igreja genuína não participará desse momento, pois os mortos em Cristo, antes da Grande Tribulação, ressuscitarão primeiro, durante o Arrebatamento (1 Ts 4.16).

Essa bem-aventurança traz consigo as seguintes promessas divinas: Esses não experimentarão a segunda morte, a qual ocorrerá após a condenação do Juízo Final; serão sacerdotes de Deus e de Cristo; reinarão com Jesus durante mil anos; e desfrutarão de um novo céu e uma nova terra (Ap 21.1).


4. Felizes os que se santificam
4.1. As vestes lavadas no sangue do Cordeiro
Ter as vestes lavadas no sangue do Cordeiro tem um significado muito sério. Por este ato, reconhecemos a justificação, em que Cristo morreu por nossos pecados e pagou um alto preço pela nossa salvação (Is 53.5; 1 Pe 1.18- 20). Pelo sangue de Jesus recebemos a bênção de ser feitos santos, filhos de Deus (Jo 1.12; Hb 13.12). Lavar as vestes também representa a prática diária de se consagrar ao Senhor, apresentando-se diante dEle de mãos limpas e coração puro. Feliz quem está limpo diante de Deus, pois entrará pela cidade santa e terá direito à Árvore da Vida (Ap 22.14).


4.2. Acesso a Árvore da Vida
Como você deve se lembrar, o pecado corrompeu a criação divina, impedindo o ser humano de viver em plena comunhão com Deus (Gn 3.8- 10; Is 59.2).

A Bíblia nos mostra que, antes da Queda, no Jardim do Éden, 0 homem tinha acesso à árvore da vida, ainda que dela não pudesse comer (Gn 2.16,17). Através da redenção em Jesus Cristo, contudo, teremos de novo acesso a ela. E, mais ainda, de comer os seus frutos (Ap 22.2,19). A árvore da vida que estava no Éden. estará então à disposição dos remidos pelo sangue do Cordeiro. Aleluia!

Entraremos na Nova Jerusalém pelas portas e desfrutaremos da maravilhosa presença de Deus de forma gloriosa e inimaginável (1C0 2.9; Ap 21.22-24). Viveremos a mais genuína e eterna felicidade!


SUBSÍDIO 1
“Sete são as bem-aventuranças do Apocalipse, através das quais o Senhor Deus promete uma singular felicidade àqueles que, acreditando em sua Palavra, e observando-a rigorosamente, mantém-se lhe fiéis apesar das adversidades e da oposição sistemática do Diabo.

[...] Na primeira bem-aventurança do Apocalipse, são tidos como felizes todo aquele que lê, os que ouvem e guardam as palavras nele escritas. E, agora, na última bem-aventurança, são considerados dignos de honra os que guardam as profecias deste livro. De nada nos adianta conhecer as profecias e o plano de Deus para estes últimos dias se não lhe guardarmos as recomendações". (Dicionário de Profecia Bíblica Rio de Janeiro: CPAD, 2023, pp.54-55).


SUBSÍDIO 2
"É interessante notar que das 916 palavras diferentes encontradas no texto grego de Apocalipse, 416 delas também são encontradas no quarto Evangelho, 98 ocorrem apenas em outras passagens do NT, enquanto 108 não são encontradas em nenhuma outra parte no NT. Palavras significando 'ver', 'perceber' etc., ocorrem aproximadamente 150 vezes neste livro. As vezes João registra o que ouve, mas de uma forma geral o apóstolo registra aquilo que ele vê. É estimado que em seus 265 versículos estejam contidas 550 referências a informações do AT, incluindo 79 a Isaías. O livro em si faz, com frequência, um paralelo exato e completa as profecias do livro de Daniel.

[...] Embora o livro de Apocalipse seja um livro de vitória final gloriosa e permanente, ele é ao mesmo tempo um livro de constantes conflitos até o final de suas profecias. [...] Na última parte do livro é mencionada uma guerra no céu (12.7); uma besta que possuía grande poderio militar (13.4); os reis da terra que guerrearam contra o Cordeiro (17.14): e 0 próprio Cristo em um cavalo branco, sobre o qual foi dito. ‘O que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro e julga e peleja com justiça' (19.11). Às vezes, os inimigos de Deus vencem os santos de Deus (11.7; 137 etc.). Mas estes poderes são por fim derrubados, e para todos os crentes de todas as idades e feita uma promessa: Eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho: e não amaram a sua vida até a morte’ (12.11)”. (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp. 153-54).


PARA CONCLUIR
As bem-aventuranças do Apocalipse nos mostram o padrão de felicidade que devemos buscar, muito diferente da que o mundo apregoa. Ser feliz à luz das Escrituras Sagradas, em especial, é ler, ouvir e guardar as palavras desse livro. Felicidade é poder viver e morrer no Senhor, alegrando-se perpetuamente em sua salvação. Enfim, ser feliz é ser lavado pelo sangue do Cordeiro, participar como Noiva de suas Bodas, entrar na Nova Jerusalém, comer da árvore da Vida e viver em plena e perfeita comunhão com o nosso Salvador.


HORA DA REVISÃO
1. Por que, para os salvos em Cristo, o Apocalipse não é um livro de más notícias?
R: Porque ele é um livro repleto de gloriosas mensagens de esperança, fé e felicidade eterna. Através de sua leitura, encontramos alertas, a fim de que tenhamos uma vida feliz e abundante no Senhor, agora e para sempre.



2. O que revelam as sete bem-aventuranças em tal livro profético?
R: Revelam o cuidado e dádivas de Cristo para o seu povo.



3. Qual o significado da expressão “bem-aventurado”?
R: A expressão “bem-aventurado" significa “feliz”, referindo-se àqueles que gozam de uma felicidade verdadeira e duradoura.



4. Por que a segunda bem-aventurança é uma palavra de consolo?
R: Porque se refere a felicidade dos mártires da Grande Tributação, de descansar das lutas, aflições e sofrimentos (Ap 6.11). A morte para o cristão salvo não é motivo de preocupação, pois é uma transição para a vida eterna com Cristo.



5. Quem estará na primeira ressureição (Ap 20.6)?
R: Os salvos em Cristo, a Igreja genuína.



Juvenis 15 a 17 anos: Lições Bíblicas, dinâmicas, subsídios, pré - aulas: Arquivos

  
O amor é maior motivação de nosso compromisso com Deus.
  

DE TODO O MEU CORAÇÃO!!!
Ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
Ide....pregai o evangelho a toda criatura

👇
AS NAÇÕES PRECISAM OUVIR FALAR DO AMOR DE CRISTO

 2Timóteo 2.15.
Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 
  João 3.16 
Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu seu filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...Filipenses 3:13,14
O segredo da felicidade está nestes versículos
Todos querem ser felizes mas umas pessoas são mais felizes que outras. Qual é o segredo da felicidade? Filipenses 4 explica o que você precisa para ser feliz:
1. Se alegrar em Deus

Ser feliz é uma decisão. Se você é salvo por Jesus, você tem muitas razões para ser feliz! Mesmo quando tudo corre mal, você tem a vida eterna e a amizade, a proteção e o conforto de Deus. Alegre-se, nem tudo é ruim!
2. Ser grato e entregar os problemas a Deus

Você está preocupado com alguma coisa? Não deixe que a ansiedade estrague sua felicidade. Fale com Deus sobre o problema. Confie em Deus e ele vai lhe ajudar. Não precisa ficar ansioso.
Atenção! Não se esqueça de agradecer a Deus pela ajuda! Quem é grato é mais feliz.
3. Pensar em coisas boas

Muitas vezes pensamos tanto nas coisas ruins da vida que esquecemos das coisas boas. Pensamentos negativos tiram a felicidade. Por isso, quando você está em baixo, pense em coisas boas! Por cada pensamento negativo pense em duas coisas positivas e agradeça a Deus por elas.
4. Pôr em prática

Saber não basta. Você precisa praticar! Quanto mais você pratica, mais fácil fica. Se você realmente quer ser feliz, precisa praticar o que a Bíblia diz.
Seja feliz!

Fonte: BÍBLIA SAGRADA ONLINE

Seja imitador de Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário