27 de novembro de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 09: Paralelo entre o sábio e o pecador

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👇
Vejam estas sugestões:
Apresentem o título da lição 09: Paralelo entre o sábio e o pecador
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente aula!


LEITURA SEMANAL
  Segunda Rm 6.23 
O salário do pecado é a morte.

Terça Pv 13.20 
Ande com o sábio e serás mais sábio.

Quarta Ec 7.19 
A sabedoria faz o sábio poderoso.

Quinta Ec 10.12 
Os lábios do tolo o destroem.

Sexta Ec 7.17 
O ímpio morre antes da hora.

Sábado Pv 1.29 
O tolo será servo do sábio.


TEXTO DE REFERÊNCIA:
  
Eclesiastes 9. 1-3
1 Deveras todas estas coisas considerei no meu coração, para declarar tudo isto: que os justos, e os sábios, e as suas obras, estão nas mãos de Deus, e também o homem não conhece nem o amor nem o ódio; tudo passa perante ele.

2 Tudo sucede igualmente a todos; o mesmo sucede ao justo e ao ímpio, ao bom e ao puro, como ao impuro; assim ao que sacrifica como ao que não sacrifica; assim ao bom como ao pecador; ao que jura como ao que teme o juramento.

3 Este é o mal que há entre tudo quanto se faz debaixo do sol; a todos sucede o mesmo; e que também o coração dos filhos dos homens está cheio de maldade, e que há desvarios no seu coração enquanto vivem, e depois se vão aos mortos.

Bíblia online
Bíblia sagrada online


VERSÍCULO DO DIA
Então vereis outra vez a diferença entre o justo e o impio; entre o que serve a Deus e o que não o serve. Malaquias 3.18


VERDADE APLICADA
O caminho do sábio é na vontade de Deus, enquanto o, do ímpio está nos seus desejos.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Entender as consequências que sobrevêm ao pecador;
- Aprender coma conduta do sábio;
- Compreender o quanto precisamos tomar cuidado com nossas decisões.


INTRODUÇÃO
A Bíblia apresenta, em sua narrativa, as atitudes próprias do justo e as, do ímpio e relata as consequências de cada estilo de vida. Deus sempre tem a vida para o homem, porém muitos procuram invenções, como diz Eclesiastes 7.29.


PONTO-CHAVE:
A vida do justo é pautada pela diretriz do Espírito Santo e pela Palavra de Deus.


1 - A VIDA DO SÁBIO
A maneira como o sábio anda mostra a sua crença em Deus, bem como os seus valores éticos e morais. A Bíblia é sua fonte de conhecimento e suas decisões são direcionadas pelo Espírito Santo. Ele vive e anda no espírito.


1.1. É como a luz da aurora
O sábio Salomão diz que a vereda do justo é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até se tornar dia perfeito (Pv 4.18). Precisamos portanto, ser regidos pelas instruções contidas na Palavra de Deus continuamente. O justo ou sábio, no exercício da fé cristã, renuncia aos prazeres da vida e às concupiscências da carne em prol do desenvolvimento espiritual, promovendo, assim, a paz e o bem-estar das pessoas que estão à sua volta. O sábio aceita os mandamentos do Senhor (Pv 10.8), e confia exclusivamente em Deus. Deus espera que busquemos a nossa salvação com temor e tremor (Fp 2.12-13), conforme registrado pelo apóstolo Paulo.


1.2. Buscando sempre a sabedoria
A Bíblia diz que, se alguém tem falta de sabedoria, deve pedir a Deus, que é a fonte de toda a sabedoria. Para um viver sábio, é imprescindível que tenhamos intimidade com Deus. Salomão, por diversas vezes, pontua que o temor do Senhor é o princípio da sabedoria (Pv 9.10). Conforme diz o apóstolo Paulo, o justo procura remir o tempo e responde com palavras temperadas com sal (CI 4.5-6). Infelizmente, as pessoas têm um grande problema com o uso do tempo, sempre procrastinando, sem falar a maneira rude como se relacionam. E necessário deixar que a Palavra de Deus transforme o nosso "modus vivendi', pois só assim, cumpriremos a premissa bíblica de ser a luz do mundo (Mt 5.16).


REFLETINDO
Mudar gera crise, dor e tensão, isto porque, muitas vezes, requer a renúncia da vontade própria para se submeter à vontade de Deus". Pr. Josué Gonçalves


2 - O PECADOR E A VIDA DE PERDIÇÃO
Infelizmente, a vida do pecador é como diz o salmista: um abismo chamando outro abismo (SI 42.7). Vive-se de maneira dissoluta e irresponsável, até que, repentinamente, a ruína, o fracasso e a destruição batem a sua porta.


2.1. Uma vida sem paz
A Bíblia diz que o ímpio não tem paz (Is 48.22). Embora viva uma vida regada de efêmeros prazeres, de pseudo-amizades, de prosperidade material e, muitas vezes, aquinhoada, ele não consegue desfrutar da verdadeira paz que só se encontra em Deus. Infelizmente, esta vida o leva para a solidão e, constantemente, lhe traz depressão e doenças psicossomáticas. O sábio Salomão nos diz que tais pessoas não conseguem nem dormir direito (Ec 5.12). Este é o quadro que muitas pessoas vivenciam nos tempos atuais, muitas delas chegam a morrer prematuramente de infarto e outras doenças crônicas. Paulo sintetiza dizendo que o salário de uma vida dissoluta é a morte. Romanos 6.23.


2.2. Uma eternidade sem Deus
A morte eterna é um dos piores castigos para aqueles que vivem uma vida de pecado. A morte eterna se caracteriza por viver uma eternidade inteira sem Deus. Pior ainda é não ter oportunidade de sair daquele eterno sofrimento. A passagem do rico e Lázaro (Lc 16.19-31), demonstra claramente que viver uma vida regalada, que é transitória, não vale a pena ao se contrastar com a eternidade inteira em sofrimento. O apóstolo Paulo nos exorta a repensar de que maneira estamos andando; precisamos andar de maneira sábia e não como os néscios (Ef 5.15). Os néscios agem como as virgens loucas (Mt 25.1-13), que não se importam com o amanhã, se preocupam apenas em curtir o momento presente.


3. JUSTO VERSUS ÍMPIO - QUAL É A SUA ESCOLHA?
O pregador diz em Eclesiastes que tudo sucede igualmente a todos, tanto ao justo quanto ao ímpio (Ec 9.2). Assim como o sol, que nasce para todos, a oportunidade para boas ações é também para todos. Portanto, o que vai fazer a diferença são as escolhas que fazemos e a maneira como vivemos.


3.1. O homem é cheio de maldades
O pregador diz que o homem é cheio de maldades (Ec 9.3). Em Gênesis 8.21, também encontramos Deus dizendo que a imaginação do homem é má desde a sua meninice. Dentro da Teologia cristã, entendemos que herdamos a natureza pecaminosa de Adão, mas, através do sangue de Jesus no calvário, temos a possibilidade de viver uma nova vida em Cristo Jesus. Como diz o apóstolo Paulo, "em Cristo somos novas criaturas, e eis que tudo se fez novo" (2Co 5.17). Vivemos esta guerra dentro de nós, basta ler Romanos 7.17-25. O único antidoto para vencermos essa natureza que tenta nos afastar de Deus é nos aproximando, cada dia mais, de Cristo. A recomendação bíblica é sujeitar-se a Deus e resistir ao diabo, pois, assim, o diabo fugirá de nós (Tg 4.7).


3.2. Existem desvarios no coração do homem
Outra informação dada pelo pregador no livro de Eclesiastes é que o coração do homem está cheio de desvarios (Ec 9.3). A palavra desvarios no texto em questão está relacionada às inclinações da carne, à violência e à corrupção. Esta é outra prova de que o pecado trouxe uma deterioração nos valores da humanidade. Salomão disse que Deus criou o homem reto, mas ele procurou muitas invenções (Ec 7.29). Diariamente, todos têm escolhas a fazer: ser corruptos ou não, fazer justiça com as próprias mãos ou não. São estas escolhas diárias que nos afastam do pecado ou de Deus. A recomendação da Palavra é que os nossos desejos sejam mortificados na cruz juntamente com Cristo. Uma das premissas para ser discípulo é renunciar, negar a si mesmo e seguir a Jesus (Mt 16.24).


CONCLUSÃO
Todos nós temos as mesmas oportunidades para o bem e para o mal, portanto, precisamos estar conectados em Deus para construir uma vida com sabedoria.
👉  
As consequências de uma vida dissoluta é a morte eterna. Em contrapartida, uma vida justa nos levará a
eternidade com Cristo.
Fonte: Revista Betel Conectar

  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:




TEMPO | Aurelina Dourado


Divino companheiro no caminho-Luiz de Carvalho


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo

As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário