5 de novembro de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 06: A arte de viver e conviver

A paz do Senhor Jesus Cristo a todos que amam a palavra de Deus, sejam muito bem vindos.
👇
 Vejam estas sugestões:
Apresentem o título da lição 06: A arte de viver e conviver
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Tenham uma excelente aula!


LEITURA SEMANAL
Seg Ec 8.8
O domínio sobre as pessoas pode trazer desgraça.


Ter Ec 3.13
O homem deve gozar do fruto do seu trabalho.

Qua Ec 4.4
A obra do homem pode trazer inveja ao seu próximo.

Qui Ec 6.7
O homem nunca se satisfaz em sua cobiça.

Sex Ec 4.13
O sábio sabe ser admoestado.

Sab Ec 4.6
O sábio sabe mesclar trabalho e descanso.


TEXTO DE REFERÊNCIA:
  
Efésios 4. 1-7
1 Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,

2 Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,

3 Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.

4 Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;

5 Um só Senhor, uma só fé, um só batismo;

6 Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.

7 Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.


VERSÍCULO DO DIA
Eclesiastes 2.24
Não é, pois, bom para o homem que coma e beba e que faça gozar a sua alma do bem do seu trabalho?
Isto também eu vi que vem da mão de Deus.

Bíblia online
Bíblia sagrada online


VERDADE APLICADA
Se vivermos a vida em Cristo, refletiremos o Mestre na convivência com o próximo.


OBJETIVOS DA LIÇÃO
- Observar a vereda do sábio;
- Conhecer os segredos do relacionamento interpessoal;
 - Diferenciar viver e conviver.


Introdução
Os escritos de Salomão são um convite ao sábio para ser mais sábio. Viver é uma arte, é preciso saber ouvir, respeitar limites e abrir a boca com sabedoria. Eclesiastes não é apenas a reflexão de um homem sobre sua vida, mas um desafio a viver uma vida pautada na sabedoria divina.


PONTO-CHAVE:
Quando agimos com cortesia, mudamos as pessoas que estão a nossa volta.


l - OBSERVANDO A VIDA DO SÁBIO
O homem sábio ou sensato sabe se portar em diversos lugares. Salomão, ao assumir o reinado de Israel, pediu a Deus apenas sabedoria para poder entrar e sair diante do povo (1Rs 3.7). A vivência do sábio traz paz e segurança.


1.1. Sabendo julgar as causas

Um dos maiores testes da sabedoria que Salomão tinha ficou registrado no livro de 1 Reis 3.16-28. Duas mulheres, dois filhos e uma morte; o desafio era saber quem estava falando a verdade. Salomão, com sensatez, deu o veredito de sorte que todo Israel temeu, e viu a sabedoria que Deus lhe dera para julgar e fazer justiça (1Rs 3.28). O sábio não age com parcialidade, bairrismo e preconceito, mas busca em Deus a solução para os problemas da nação. O apóstolo Tiago diz que a sabedoria que vem do alto é primeiramente pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos; sem parcialidade e sem hipocrisia (Tg 3.17). Que venhamos a ser dependentes da sabedoria de Deus e não agir de acordo com os padrões humanos.


1.2. Estabelecendo o Reino na sabedoria
Quando a rainha de Sabá testou a sabedoria de Salomão, observamos pelo texto sagrado que sua atenção foi atraída pelo assentar dos seus servos, o estar de seus criados, seus copeiros, suas indumentárias, e a maneira como se portavam diante de Deus (1Rs 10.5). Em um ambiente repleto de luxo e riqueza, a atenção da rainha foi atraída pela conduta dos servos. A sabedoria de Salomão não estava na teoria, mas sim na prática diária. Deus espera que seus servos saibam se portar de maneira decente e sensata, de modo que o nome de Deus possa ser engrandecido. Jesus disse que os homens precisam ver as nossas boas atitudes e glorificar a Deus (Mt 5.16).


Refletindo
Se vivo para Deus, observando Seus ensinamentos, logo conviverei com meu próximo em amor e comunhão. Bispa Marvi Ferreira


ll - A ARTE DE SE RELACIONAR COM O PRÓXIMO
Deus sempre quis que o ser humano se relacionasse com seus semelhantes. Sabemos que não é tarefa fácil, pois existem diferenças físicas, emocionais e até mesmo de ideias. Porém, para crescermos em sociedade, faz-se necessário o relacionamento com nossos semelhantes.


2.1. Rompendo a barreira das diferenças
A digital que temos em nossos dedos evidenciam de que não existe ninguém igual no mundo. Atos 17.26, diz que de um só homem, Deus fez todas as raças da terra; portanto, Deus fez o rico e o pobre, o surdo e o mudo, o preto e o branco, homem e mulher, e que os filhos pudessem amar uns aos outros, conviver uns com os outros sem qualquer barreira social, econômica e racial. Jesus, em Seu ministério terreno estava cercado de pessoas das mais diversas raças e com seus enésimos problemas, no entanto, nunca as abandonou. Nós, como discípulos de Jesus, necessitamos mostrar amor pelas pessoas. A sabedoria que vem de Deus trata as pessoas sem parcialidade.


2.2. Observando os limites
Sabemos que não é fácil a vida relacional, mormente devido aos limites que precisam ser respeitados. A expressão limite fala de fronteira ou aquilo que delimita espaço. Existe um adágio que diz que o nosso direito acaba quando começa o de outra pessoa. Salomão chegou a dizer que o homem não conhece o seu tempo (Ec 9.12), ou seja, falta-lhe discernimento para lidar com o que acontece nesta vida. Deus espera que os nossos relacionamentos sejam sadios, isto é não tóxicos. Infelizmente, existem muitos relacionamentos tóxicos justamente por invadir a privacidade de outrem. A Bíblia declara que estes relacionamentos tóxicos podem trazer desgraça (Ec 8.8).


lll - CONVIVENDO E VIVENDO
Viver e conviver devem ser os nossos objetivos como seres humanos. Viver é tão somente existir e ter uma vida, porém, conviver, está relacionado a ter intimidade e compartilhar a vida com outra pessoa. O
viver não é o bastante, é necessário conviver.


3.1. Existimos em Deus

A Bíblia diz que em Deus nos movemos, vivemos e existimos (At 17.28). O fato de estarmos com vida é um dom de Deus sobre a nossa vida, mas não podemos nos enclausurar em nosso mundo, escravos de nossas crenças e nos esquecer de compartilhar a existência. Salomão diz que Deus colocou a eternidade no coração dos homens (Ec 3.11). Esta expressão tem a ver com o desejo do homem pelas coisas eternas. O existir em Deus é coisa magnifica; demonstra o grande amor por nossa vida, mas, assim como nos relacionamos com Deus, precisamos desenvolver laços de amizade com nossos semelhantes.


3.2. Compartilhando vida
A vida vivida de forma egoísta não vale a pena, pois precisamos compartilhar a vida com nossos semelhantes, e isto nos dignifica como ser. Salomão, ao escrever Eclesiastes, é categórico ao afirmar que melhor é serem dois, do que um (Ec 4.9). Em provérbios, está escrito que o homem que tem muitos
amigos pode congratular-se (Pv 18.24). Na questão de enamora mento, expressa que o que acha uma mulher alcançou a benevolência do Senhor (Pv 18.22). As amizades sinceras servem para crescimento e preservação de nossa vida, basta ver a amizade sincera entre Davi e Jônatas. E quanto ao relacionamento conjugal, passamos a ser uma só carne devido ao grau de intimidade.


CONCLUSÃO
Se aplicarmos a sabedoria em nossos relacionamentos, com certeza, além de viver, conseguiremos compartilhar nossa existência.
👉 Apesar das diferenças, precisamos romper as barreiras sociais, etnográficas e religiosas para alcançar o ser humano em sua plenitude.
Fonte: Revista Betel Conectar


  
Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:


TEMPO | Aurelina Dourado


Harpa Cristã 688 // Espirito enche a minha vida.


Aline Barros - Renova-Me


Jovens: Estudos, Pregações, Lições Bíblicas, Dinâmicas, Subsidios, Pré - aulas: Arquivo


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário