A paz do Senhor
Vejam estas sugestões:
- Já estudamos que Deus é o criador e o libertador. Hoje, vamos aprender que Ele é o único Deus verdadeiro.
- O tema será estudado através da história do povo de Israel, especificamente sobre o personagem Elias e o rei Acabe e os profetas de Baal.
- Façam um breve relato sobre o confronto entre o profeta Elias e os 450 profetas de Baal.
- O tema será estudado através da história do povo de Israel, especificamente sobre o personagem Elias e o rei Acabe e os profetas de Baal.
- Façam um breve relato sobre o confronto entre o profeta Elias e os 450 profetas de Baal.
Se possível, mostrem este acontecimento através da exibição de parte de um filme.
- Em seguida, leiam 1 Reis 18:36-39:
Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!”
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
- Em seguida, leiam 1 Reis 18:36-39:
Sucedeu que, no momento de ser oferecido o sacrifício da tarde, o profeta Elias se aproximou, e disse: Ó Senhor Deus de Abraão, de Isaque e de Israel, manifeste-se hoje que tu és Deus em Israel, e que eu sou teu servo, e que conforme à tua palavra fiz todas estas coisas.
Responde-me, Senhor, responde-me, para que este povo conheça que tu és o Senhor Deus, e que tu fizeste voltar o seu coração.
Então caiu fogo do Senhor, e consumiu o holocausto, e a lenha, e as pedras, e o pó, e ainda lambeu a água que estava no rego.
O que vendo todo o povo, caíram sobre os seus rostos, e disseram: Só o Senhor é Deus! Só o Senhor é Deus!”
- Ao trabalhar o conteúdo da lição, lembrem-se de que vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Pré - aula:
Crédito endereço na descrição do vídeo
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Isaías 42.8;
1 Reis 18.20-26, 30,36-39.
Bíblia sagrada online
Professores, na aula desta semana seus alunos aprenderão que Deus é o único que deve ser adorado. Quando o Senhor tirou o seu povo com mão forte e o libertou da casa da servidão no Egito, uma de suas ordenanças era que o seu povo o adorasse única e exclusivamente (cf. Êx 20.1-6).
Deus aborrece a idolatria seja qual for a época, visto que a adoração aos falsos deuses tema intenção de profanar a verdadeira adoração ao verdadeiro e único Deus. A idolatria é uma forma de negar a existência do único Deus vivo e digno da mais sublime adoração. Na Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (2003, págs. 112,113) encontramos o seguinte comentário a respeito desta ordenança divina:
Os israelitas tinham acabado de chegar do Egito, uma terra de muitos ídolos e deuses. Porque cada deus representava um aspecto diferente da vida, era comum adorar muitos deuses a fim de conseguir o número máximo de bênçãos. Quando Deus disse ao povo para adorá-lo e nEle crer, isto não foi algo tão difícil — Ele seria apenas mais um deus acrescentado à lista. Mas ao dizer-lhes que deveriam adorar somente a Ele, o povo teve dificuldade de aceitar. O fato é que se eles não aprendessem que o Deus que os tirara da terra do Egito era o único Deus verdadeiro, não poderiam ser o seu povo — não importa quão fielmente guardassem os outros nove mandamentos. Assim, Deus fixou este mandamento em primeiro lugar e o enfatizou mais que os outros. Hoje, podemos permitir que muitas coisas se tornem nossos ídolos (dinheiro, fama, trabalho ou prazer) quando nos concentramos excessivamente nelas em busca de identidade pessoal, significado da vida e segurança. Inicialmente, ninguém se posiciona com a intenção de adorar estas coisas, mas, após algum tempo de dedicação, elas transformam-se nos deuses que por fim controlarão nossos pensamentos e esforços. Dedicar a Deus o lugar central em nossa vida impede que essas coisas se tornem ídolos.
Nesse contexto, converse com seus alunos a respeito do relacionamento com Deus. Leve seus alunos a refletir a respeito das coisas que têm ocupado o lugar de Deus em suas vidas. Quanto tempo seus alunos gastam orando e lendo a Bíblia? São assíduos nos cultos, especialmente na Escola Dominical? Essas e outras perguntas poderão ser feitas com a finalidade de seus alunos repensarem de que forma estão administrando a vida espiritual. Não há outro objetivo para a observação dos mandamentos do Senhor a não ser que os seus alunos cresçam espiritualmente e adorem a Deus desfrutando de uma vida de adoração ao Único e Verdadeiro Deus. Que Deus o direcione nesta caminhada e que a sua dedicação contribua de forma eficaz no desenvolvimento espiritual de seus alunos.
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Deus aborrece a idolatria seja qual for a época, visto que a adoração aos falsos deuses tema intenção de profanar a verdadeira adoração ao verdadeiro e único Deus. A idolatria é uma forma de negar a existência do único Deus vivo e digno da mais sublime adoração. Na Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (2003, págs. 112,113) encontramos o seguinte comentário a respeito desta ordenança divina:
Os israelitas tinham acabado de chegar do Egito, uma terra de muitos ídolos e deuses. Porque cada deus representava um aspecto diferente da vida, era comum adorar muitos deuses a fim de conseguir o número máximo de bênçãos. Quando Deus disse ao povo para adorá-lo e nEle crer, isto não foi algo tão difícil — Ele seria apenas mais um deus acrescentado à lista. Mas ao dizer-lhes que deveriam adorar somente a Ele, o povo teve dificuldade de aceitar. O fato é que se eles não aprendessem que o Deus que os tirara da terra do Egito era o único Deus verdadeiro, não poderiam ser o seu povo — não importa quão fielmente guardassem os outros nove mandamentos. Assim, Deus fixou este mandamento em primeiro lugar e o enfatizou mais que os outros. Hoje, podemos permitir que muitas coisas se tornem nossos ídolos (dinheiro, fama, trabalho ou prazer) quando nos concentramos excessivamente nelas em busca de identidade pessoal, significado da vida e segurança. Inicialmente, ninguém se posiciona com a intenção de adorar estas coisas, mas, após algum tempo de dedicação, elas transformam-se nos deuses que por fim controlarão nossos pensamentos e esforços. Dedicar a Deus o lugar central em nossa vida impede que essas coisas se tornem ídolos.
Nesse contexto, converse com seus alunos a respeito do relacionamento com Deus. Leve seus alunos a refletir a respeito das coisas que têm ocupado o lugar de Deus em suas vidas. Quanto tempo seus alunos gastam orando e lendo a Bíblia? São assíduos nos cultos, especialmente na Escola Dominical? Essas e outras perguntas poderão ser feitas com a finalidade de seus alunos repensarem de que forma estão administrando a vida espiritual. Não há outro objetivo para a observação dos mandamentos do Senhor a não ser que os seus alunos cresçam espiritualmente e adorem a Deus desfrutando de uma vida de adoração ao Único e Verdadeiro Deus. Que Deus o direcione nesta caminhada e que a sua dedicação contribua de forma eficaz no desenvolvimento espiritual de seus alunos.
Por Thiago Santos
Educação Cristã - Publicações CPAD
Momento do louvor
FERNANDINHO- CAIA FOGO DO CÉU-
FOGO NO ALTAR - J NETO
MATERIAL:
PROCEDIMENTO:
b) Qual era o nome do profeta da história?
c) Em que monte o profeta mandou que todos se reunissem para saber quem era o verdadeiro Deus?
d) Como se chamava o falso deus?
e) Quantos profetas serviam ao falso deus?
f) Que animal foi oferecido como oferta?
g) Quando os profetas do falso deus clamaram a ele o que aconteceu?
h) O que o profeta Elias fez antes de colocar o animal sobre o altar?
i) Quantas pedras o profeta Elias utilizou para fazer o altar?
j) O que aconteceu quando o profeta Elias clamou a Deus?
k) O que o povo gritou depois que o Senhor enviou fogo do céu?
Procedimento:
- O que significa passar por uma prova de fogo?
Aguardem as respostas.
Normalmente as respostas convergem para as dificuldades, problemas que estamos passando.
- Falem: Na lição de hoje, estudamos que o profeta Elias passou por uma prova de confronto com os profetas de Baal, tendo como vencedor Elias, que através da operação do Deus verdadeiro, fez cair fogo do céu, deixando evidente para o povo a quem eles deveriam adorar.
- Falem: Nós também passamos por provas de fogo e para sairmos desta situação precisamos fazer o que Elias fez - consertar o altar.
O que pode então significar: consertar o altar?
Aguardem as respostas, que serão em torno da restauração do altar da oração, da adoração a Deus e comunhão com o Senhor.
Neste momento, falem: Elias utilizou 12 pedras, representando as tribos Israel, aqui vamos montar um “altar” com a quantidade de pedras, que representarão cada pessoa da classe.
- Falem: Elias ofereceu um bezerro em sacrifício. Mas o que podemos oferecer como sacrifício?
Leiam Rm 12.1 “Rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.
Então, conforme o versículo lido, nossa vida é o que temos para oferecer em sacrifício para Deus.
- Depois falem: Elias utilizou água. E o que pode representar água?
A água representa a palavra de Deus, leiam, Ef 5. 26 “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”.
- Perguntem: Mas o que pode representar o fogo?
O fogo é representado pelo poder do Deus, através da atuação do Espírito Santo em nossas vidas.
Por isso, se vocês estão passando pela prova de fogo, vocês têm como seu companheiro constante o Espírito Santo. Lembrem-se de que a operação de Deus se apresenta com poder, milagres, modificando situações impossíveis, confirmando quem é seu Deus e mostrando como Ele cuida de você.
- Depois façam uma oração e entreguem 01 pedrinha para cada aluno.
Brincadeira
- Derrubando baalMATERIAL:
Uma garrafa PET, uma bolinha ou papel amassado.
PROCEDIMENTO:
Escreva na garrafa a palavra Baal. Divida as crianças em grupos. Escrever as frases da coluna MENTIRA em papéis.
Um participante de cada equipe pega uma das frases e lê em voz alta. Prof. pergunta se é verdade ou mentira o que leu. Será mentira, então deverá dizer qual a verdade vai rebater essa mentira. Quando acertarem, amassam o papel até fazer uma bola e joga na garrafa para derrubá-la. Cada resposta e cada bola acertada valem 1 ponto.
MENTIRA | VERDADE |
BAAL É DEUS VERDADEIRO | SÓ O SENHOR É DEUS |
ELIAS ERA PROFETA DE BAAL | ELIAS ERA PROFETA DE DEUS |
PODEMOS ADORAR MUITOS DEUSES | SÓ JESUS PODE SER ADORADO |
ELIAS PODIA MENTIR PARA O POVO | ELIAS SÓ PODIA FALAR A VERDADE |
ELIAS MORRIA DE MEDO DE BAAL | ELIAS ERA UM PROFETA CORAJOSO |
BAAL OUVIU A ORAÇÃO DOS SEUS PROFETAS | NÃO, PORQUE ELE ERA FALSO DEUS |
BAAL MANDOU FOGO DO CÉU | NÃO, DEUS MANDOU FOGO DO CÉU |
ELIAS ENFRENTOU UM PROFETA DE BAAL | ELIAS ENFRENTOU 450 PROFETAS DE BAAL |
Perguntas & Respostas
a) Como se chamava o rei da história?
b) Qual era o nome do profeta da história?
c) Em que monte o profeta mandou que todos se reunissem para saber quem era o verdadeiro Deus?
d) Como se chamava o falso deus?
e) Quantos profetas serviam ao falso deus?
f) Que animal foi oferecido como oferta?
g) Quando os profetas do falso deus clamaram a ele o que aconteceu?
h) O que o profeta Elias fez antes de colocar o animal sobre o altar?
i) Quantas pedras o profeta Elias utilizou para fazer o altar?
j) O que aconteceu quando o profeta Elias clamou a Deus?
k) O que o povo gritou depois que o Senhor enviou fogo do céu?
Para concluir, utilizem a:
Dinâmica: Prova de Fogo
Objetivo:
Contextualizar o tema estudado com a vida do aluno, enfatizando que Deus nos vê, ouve e age em nosso favor.
Material:
01 pedra pequena para cada aluno(pode ser aquela de aquário).
01 pedra pequena para cada aluno(pode ser aquela de aquário).
Procedimento:
- O que significa passar por uma prova de fogo?
Aguardem as respostas.
Normalmente as respostas convergem para as dificuldades, problemas que estamos passando.
- Falem: Na lição de hoje, estudamos que o profeta Elias passou por uma prova de confronto com os profetas de Baal, tendo como vencedor Elias, que através da operação do Deus verdadeiro, fez cair fogo do céu, deixando evidente para o povo a quem eles deveriam adorar.
- Falem: Nós também passamos por provas de fogo e para sairmos desta situação precisamos fazer o que Elias fez - consertar o altar.
O que pode então significar: consertar o altar?
Aguardem as respostas, que serão em torno da restauração do altar da oração, da adoração a Deus e comunhão com o Senhor.
Neste momento, falem: Elias utilizou 12 pedras, representando as tribos Israel, aqui vamos montar um “altar” com a quantidade de pedras, que representarão cada pessoa da classe.
- Falem: Elias ofereceu um bezerro em sacrifício. Mas o que podemos oferecer como sacrifício?
Leiam Rm 12.1 “Rogo-vos, pois irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional”.
Então, conforme o versículo lido, nossa vida é o que temos para oferecer em sacrifício para Deus.
- Depois falem: Elias utilizou água. E o que pode representar água?
A água representa a palavra de Deus, leiam, Ef 5. 26 “Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra”.
- Perguntem: Mas o que pode representar o fogo?
O fogo é representado pelo poder do Deus, através da atuação do Espírito Santo em nossas vidas.
Por isso, se vocês estão passando pela prova de fogo, vocês têm como seu companheiro constante o Espírito Santo. Lembrem-se de que a operação de Deus se apresenta com poder, milagres, modificando situações impossíveis, confirmando quem é seu Deus e mostrando como Ele cuida de você.
- Depois façam uma oração e entreguem 01 pedrinha para cada aluno.
SUBSIDIO
Ele desafiou o povo a fazer uma escolha definitiva entre seguir a Deus ou a Baal. Os israelitas achavam que podiam adorar o Deus verdadeiro e ao mesmo tempo adorar a Baal. Eles tinham o coração dividido e por esta razão queriam servir a dois senhores. Jesus, durante o seu ministério terreno advertiu contra essa atitude fatal: “Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e desprezará o outro” (Mt 6.24).
Deus respondeu com fogo que queimou o sacrifício e consumiu a água que nas valas em volta do altar. Nesse dia os 450 profetas de Baal foram mortos a espada.
Elias foi ameaçado por Jezabel, após a morte dos profetas de Baal, perdeu o ânimo e desejou a morte (1 Rs 19.4). Parecia o fim da jornada daquele destemido profeta. No entanto, Deus envia um anjo para lhe dar pão e água (1 Rs 19.5-7). Com a força daquela comida, Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites até chegar à Horebe (1 Rs 19.8). Ao chegar em Horebe, ele esconde-se em uma caverna, onde tem um encontro com Deus, que lhe fala numa voz mansa e delicada (1 Rs 19.12). Sua forças, então, são renovadas, fazendo com que ele saísse daquela caverna e executasse os propósitos divinos (1 Rs 19.15-21).
Elias foi ameaçado por Jezabel, após a morte dos profetas de Baal, perdeu o ânimo e desejou a morte (1 Rs 19.4). Parecia o fim da jornada daquele destemido profeta. No entanto, Deus envia um anjo para lhe dar pão e água (1 Rs 19.5-7). Com a força daquela comida, Elias caminhou quarenta dias e quarenta noites até chegar à Horebe (1 Rs 19.8). Ao chegar em Horebe, ele esconde-se em uma caverna, onde tem um encontro com Deus, que lhe fala numa voz mansa e delicada (1 Rs 19.12). Sua forças, então, são renovadas, fazendo com que ele saísse daquela caverna e executasse os propósitos divinos (1 Rs 19.15-21).
Por Sulamita Macedo.
Educação Cristã - Publicações cpad.
Fonte da dinâmica por Sulamita Macedo///atitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte: Créditos///Cpad -Pré - adolescentes
Fonte: Créditos///Cpad -Pré - adolescentes
Pré-Adolescentes 11 e 12 anos: Dinâmicas, Brincadeiras, Lições Bíblicas: Arquivo
Pra você!!!
Com todo o meu carinho...
De todo o meu coração!!!
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão diante de mim, prossigo para o alvo...
Filipenses 3:13,14
Vocês são bênçãos obrigada !
ResponderExcluirGrato pelo conteúdo. Deus abençoe! <3
ResponderExcluirSOU MUITO GRATA PELO CONTEUDO TEM AJUDADO MUIT
ResponderExcluirAmei
ResponderExcluirShalom!
ResponderExcluirGrata a Deus por sua vida Adalia Helena. Esse material irá alcançar a vida de muitos juniores e suas famílias. Deus continue te abençoando.
Excelente material. Deus continue capacitando vocês!
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