8 de abril de 2021

Aula Bíblica Jovens e adultos, Central Gospel – Lição 02: Os Alicerces da Experiência Conjugal

* A paz do Senhor
TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Cantares 8.5-7,13,14
5 - Quem é esta que sobe do deserto e vem encostada tão aprazivelmente ao seu amado? Debaixo de uma macieira te despertei, ali esteve tua mãe com dores; ali esteve com dores aquela que te deu à luz.

6 - Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço, porque o amor é forte como a morte, e duro como a sepultura o ciúme; as suas brasas são brasas de fogo, labaredas do Senhor.

7 - As muitas águas não poderiam apagar esse amor nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse toda a fazenda de sua casa por este amor, certamente a desprezariam.

13 - Ó tu que habitas nos jardins, para a tua voz os companheiros atentam; faze-ma, pois, também ouvir.

14 - Vem depressa, amado meu, e faze-te semelhante ao gamo ou ao filho dos corços sobre os montes dos aromas.


  1 Coríntios 13.4-8a
4 - O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece,

5 - não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;

6 - não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;

7 - tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 - O amor nunca falha.

Bíblia online
Bíblia sagrada online


TEXTO ÁUREO
Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará. Hebreus 13.4.


OBJETIVOS
*  Saber que o Livro de Cantares é um grande poema de amor, que tipifica o relacionamento ideal entre um homem e uma mulher;
*  Conhecer quatro pilares indispensáveis à manutenção da saúde emocional de todo e qualquer casamento;
Entender que fidelidade, amizade, honra e santidade são colunas que nos fazem viver um tipo de amor tão forte como a morte.


A experiência conjugal?
Saber - Conhecimento Pilares
 Fidelidade,
 Amizade,
 Santidade
 Honra


Como devem proceder os Novos Casais?
Palavra Introdutória
O Livro de Cantares de Salomão é um poema lírico escrito para exaltar as virtudes do amor entre um marido e sua esposa. O poema claramente apresenta o casamento como um plano de Deus. Um homem e uma mulher devem viver juntos dentro do contexto do casamento. O livro de Cantares traz alguns elementos indispensáveis ao robustecimento da união conjugal: Romantismo (poesia);

Linguagem afetiva (diálogo);

Erotização (toque da sensualidade)

Cumplicidade (companheirismo).


1.1. O poder do amor
Qual é a sua opinião sobre o amor? A força do amor é capaz de alterar:
 A personalidade,
 O temperamento,
 Os valores,
 A espiritualidade
 As prioridades de ambos os cônjuges. Ninguém que se casa volta a ser o que era antes.


1.2. Põe-me como selo sobre o teu coração
No contexto do casamento, alguém que toma a decisão de estar com o outro, na verdade, quer estar no outro. Põe-me não apenas na sua vida, mas põe-me como selo dentro de você, no seu coração. O amor é, de fato, forte como a morte.


1.2.1. O amor é muito mais que um sentimento; ele sempre
será fruto de uma decisão pessoal.
Quais atitudes podem ser tomadas para fortalecer o relacionamento do casal?


1.2.2. Amor não se clona, amor não se copia
Cada casal enfrenta desafios conjugais diferentes, cada um tem sua forma especial de viver o amor. O amor, para ser sadio, precisa, assumir sua identidade. Quanto mais autênticos e verdadeiros formos para reconhecer nossas limitações pessoais, tanto maior será nossa força no enfrentamento dos desafios do amor.


1.3. Põe-me como selo sobre o teu braço
Está selado, está confirmado, eu sou teu. Está registrado para que todos vejam. O verdadeiro amor é explícito, perceptível, visível; ninguém pode escondê-lo, pois está estampado na alma, como uma tatuagem.


1.4. O amor resiste aos dilúvios da vida nem as muitas águas
podem afogar o amor (Ct 8.7).

O casal precisa estar preparado para cada fase do casamento, se fortalece em meio às lutas, às quedas e às lágrimas. Deus o forja de tal modo que nada pode separar o que Ele uniu.


2. OS PILARES DO CASAMENTO
Deus instituiu o casamento e tem a receita para um casamento feliz. Ninguém se casa para ser infeliz; no entanto, muitas pessoas se casam e são infelizes no casamento. Por que? Porque não observam os preceitos divinos para a felicidade conjugal. Elogiar o cônjuge tem um efeito mais positivo do que criticá-lo. Agir com doçura é melhor do que agir com grosseria. Ser romântico é melhor do que ser casca grossa. Ser fiel é melhor do que viver flertando com a infidelidade. Viver em santidade produz felicidade; mas andar no reduto do pecado traz desgosto para a alma.


2.1. O pilar da fidelidade
Quando falta fidelidade — o oxigênio da relação conjugal —, o casamento entra em estado de asfixia; colapsa e agoniza até à morte.. O que temos a dizer sobre infidelidade conjugal no meio do povo de Deus?


2.1.1. Quanto mais fiel se é, mais protegida estará 
Em termos metafóricos, pode-se dizer que a fidelidade é como um muro que protege o relacionamento. 
Todo homem e toda mulher precisa ter a certeza de que seu cônjuge é — para ele e para ela — um jardim fechado, um manancial cerrado, uma fonte selada (Ct 4.12). Ninguém mais tem acesso, senão ele(a).


2.1.2. Consequências da infidelidade conjugal
Além de abrir caminho para o divórcio, a infidelidade conjugal:
 Gera insegurança
 Abre feridas na alma e no coração
 abre brechas para o diabo contaminar com maldição a família.


2.2. O pilar da amizade Fidelidade e amizade são como gêmeas siamesas, ambas conectam-se uma à outra em seu nascedouro. 
O marido deve ser o melhor amigo da esposa e a esposa a melhor amiga do esposo. amigos verdadeiros são leais; eles não traem a confiança um do outro, jamais.


2.2.1. Que belos são os teus amores, irmã minha
Os apaixonados, em Cantares, não são meros amantes que se fixam única e exclusivamente na dimensão erótica da relação, eles são também irmãos (Ct 4.10). Há entre eles a força categórica, terminante e resoluta da amizade; há companheirismo, acolhimento, interlocução e diálogo.


2.2. O pilar da santidade
É fatal para o casamento: Imoralidades, Pornografias Obscenidades Traição.


2.3.1. A responsabilidade dos homens Cristo amou a Igreja e entregou-se por ela para santificá-la (Ef 5.25,26).
Maridos, santifiquem sua esposa; santifiquem seu casamento. Não levem para dentro de sua casa nada que possa torná-la impura. Nosso Senhor Jesus Cristo purifica Sua Igreja com a Palavra (Ef 5.27); façam vocês o mesmo em seu lar.


2.4. O pilar da honra A honra é uma virtude que consolida a vida a dois; é o cimento que fortalece a relação e confere segurança à pessoa amada. 
Homens e mulheres que se sentem esquecidos, ignorados ou menosprezados na relação conjugal tendem a desenvolver inseguranças e um sentimento de insignificância, tornando-se, assim, pessoas vulneráveis.


CONCLUSÃO
Querer melhorar o casamento sem a bênção ou sem a ajuda de Deus equivale a tentar esculpir pedras com as próprias mãos. Ninguém conseguirá este feito sozinho e, se tentar empreendê-lo, ainda poderá sair ferido. Por isso, coloque-se diante Daquele que pode fazê-lo experimentar uma verdadeira revolução de amor. Lembre-se: fidelidade, amizade, honra e santidade são colunas que nos fazem viver um tipo de amor tão forte como a morte.
Fonte/crédito
Revista: Editora Central Gospel.



Vídeos aulas:
O endereço na descrição dos vídeos.



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário