6 de abril de 2021

Aula Bíblica Adultos – Lição 02: O propósito dos Dons Espirituais

* A paz do Senhor.
* Vejam estas sugestões: 
* Apresentem o título da lição: O propósito dos Dons Espirituais
Professores, para introduzir o primeiro tópico da lição, divida a classe em dois grupos. Depois, escreva no quadro as seguintes indagações: 
*  O que precisamos fazer para receber os dons espirituais?
*  A santidade é condição para o recebimento dos dons?
Cada grupo deverá ficar com uma questão. 
*  Dê alguns minutos para que os alunos discutam as questões. 
*  Em seguida reúna a todos formando um único grupo. 
*  Peça a um representante de cada grupo fazer suas considerações sobre a sua questão. 
*  Ouça os alunos com atenção. 
*  Depois, explique que os dons espirituais são habilidades concedidas pelo Espírito Santo para edificação da igreja. Para receber estas habilidades basta crer e pedir com fé.
*  Os dons são presentes divinos e fruto da misericórdia do Pai. É graça de Deus!

OU
assim!

- Falem sobre o título da lição “O Propósito dos Dons Espirituais”.

- Escrever no quadro ou cartolina os versículos que afirmam quais os propósitos dos dons.

Em seguida, peçam aos alunos para ler cada versículo.

Depois, perguntem: qual o propósito dos dons expresso neste versículo? Aguardem as respostas e depois escrevam de forma objetiva ao lado da referência bíblica.

- Depois, escrevam no quadro:

Os dons não servem para...

Em seguida, peçam para que os alunos completem a frase.

Neste momento, alguns fatos e histórias podem ser relatados quanto ao uso indevido dos dons como promoção pessoal etc. Tenham cuidado com o tempo, pois há inúmeros casos que podem ser mencionados.

Depois, aproveitem estes exemplos para alertar sobre o mau uso dos dons e enfatizar os propósitos dos dons já lidos nos versículos no início da aula.

 OU
assim!
Você pode começar sua aula dizendo conforme abaixo:
Dom espiritual, uma evidência da graça de Deus operando em sua vida.
Ele lhe dá uma percepção especial das coisas que o capacitará a servir outros - especialmente outros cristãos.
É por isso que todos precisamos uns dos outros.
Usando nossos dons podemos crescer como cristãos (Efésios 4:12,13) e trabalhar juntos em harmonia para o Senhor (Efésios 4:12-16).
*  Incentive seus alunos a buscar em oração os dons do Espírito Santo para a vida deles.
*  Mostre que Deus deseja usá-lo já a partir de hoje.
*  Ensinar aos alunos que Deus distribui dons à Igreja.

Professores,
seus alunos terão a oportunidade de aprender que Deus os chamou para realizar algo específico em seu Reino. Para tanto o Senhor distribui dons espirituais aos seus servos a fim de que todos possam cooperar na realização da obra de Deus. Os dons são recursos que o Senhor disponibiliza para edificação da sua igreja. Este é um assunto que os seus alunos precisam estar familiarizados para que não haja desorganização na administração dos dons. O nosso Deus é sábio e espera que a sua obra seja realizada de forma organizada.

Há pelo pelos menos dois aspectos que seus alunos precisam compreender:

1. Em primeiro lugar é importante enfatizar o que é um dom. 
A palavra dom significa dádiva, presente concedido por alguém a outrem. No nosso caso, recebemos da parte de Deus um presente que Ele deseja que recebamos e administremos em favor dos nossos irmãos. Essa graça Deus nos concede para realização da obra de Deus. Sendo assim, podemos entender o dom como a capacitação ou aptidão para realizar alguma coisa específica no Reino.

A Bíblia menciona dons espirituais e dons ministeriais. 
Os dons espirituais são manifestações espirituais ministradas através da ação direta do Espírito Santo no crente (cf. 1 Co 12.7-11).
Os dons espirituais são: palavra de sabedoria, palavra da ciência, fé, dons de curar, operação de maravilhas, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e interpretação das línguas. O Espírito é o mesmo que opera em todos os dons e reparte particularmente a cada pessoa como quer. A função desses dons é a edificação da igreja.

2. A Palavra de Deus também menciona os dons ministeriais.
Estes dons são habilidades concedidas a fim de preparar o povo de Deus para o trabalho cristão, crescimento e desenvolvimento do corpo de Cristo. A igreja precisa de pessoas habilitadas com conhecimento e sabedoria para executarem o serviço de administração da obra e treinamento de novos obreiros para a sua seara. 
Os dons ministeriais são: apóstolos, profetas, evangelistas, doutores e pastores.

É importante que seus alunos saibam que o espaço da Escola Dominical é uma oportunidade que Deus nos concede para aprendermos a sua Palavra e, assim, sermos treinados para o serviço cristão. A obra de Deus não se resume apenas em vir à igreja, cantar e estudar. Essas atividades, embora sejam de suma importância para o fortalecimento do crente, são apenas etapas de preparação para o exercício do testemunho cristão.

Não são poucas as vezes que nos deparamos com amigos, familiares, vizinhos e colegas de trabalho que não são servem a Deus, mas precisam ser alcançados pela pregação do evangelho a fim de que creiam e sejam salvos. Aproveite a ocasião para reforçar a importância de seus alunos aprenderem a desempenhar os dons que o Senhor os tem concedido. 
Lição:
* Trabalhem os pontos levantados na lição.
Busquem a participação dos alunos.
TEXTO ÁUREO
  1Corinhos 14.12.
Assim, também vós, como desejais dons espirituais, procurai sobejar neles, para a edificação da igreja.


VERDADE PRÁTICA
Os dons são recursos concedidos por Deus para fortalecer e edificar a Igreja espiritualmente.


LEITURA DIÁRIA
  Segunda - 1Co 12.12
A igreja — um só corpo

Terça - 1Co 12.4,11
Diversidade de dons no mesmo Espírito

Quarta - 1Co 14.26
Tudo deve ser feito para a edificação

Quinta - 1Co 12.12-27
A verdadeira unidade

Sexta - 1Co 13.1,2
Exercendo os dons amorosamente

Sábado - 1Co 12.7
A manifestação do Espírito e sua utilidade



LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
  1 Coríntios 12.8-11

8 - Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; e a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência;

9 - e a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; e a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar;

10 - e a outro, a operação de maravilhas; e a outro, a profecia; e a outro, o dom de discernir os espíritos; e a outro, a variedade de línguas; e a outro, a interpretação das línguas.

11 - Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer.



  1 Coríntios 13.1,2
1 - Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine.

2 - E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor; nada seria.


Bíblia online
Bíblia sagrada online
HINOS SUGERIDOS
Harpa Cristã: 5



Harpa Cristã: 85



Harpa Cristã: 440


INTERAGINDO COM OS PROFESSORES
*  Qual é o real propósito dos dons espirituais? 
*  Você, prof. tem uma visão bíblica e teológica a respeito do objetivo dos dons? 
Muitos estão se utilizando dos dons de forma interesseira e egoísta. As dádivas divinas nos são concedidas pela graça e devem ser utilizadas com sabedoria e santidade a fim de que o nome do Senhor seja exaltado e todos os membros do Corpo de Cristo sejam edificados. Os dons não são para elitizar o crente. Também não são sinal de superioridade espiritual.


OBJETIVOS
Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Conscientizar-se de que os dons espirituais não são para elitizar o crente.
Compreender que os dons devem ser utilizados para edificar a si mesmo e aos outros.
Saber que o propósito dos dons é a edificação do Corpo de Cristo.



INTRODUÇÃO
Palavra Chave
Propósito: 
Aquilo que se busca alcançar:
Objetivo
Finalidade
 Intuito. 
Nesta lição estudaremos o verdadeiro propósito dos dons espirituais concedidos por Deus à sua Igreja. Os dons do Espírito Santo são recursos imprescindíveis do Pai para os seus filhos. O seu propósito é edificar-nos e unir-nos, fortalecendo assim a Igreja de Cristo (1Tm 3.15).


I. OS DONS NÃO SÃO PARA ELITIZAR O CRENTE
1. A igreja em coríntio. 
A Igreja em Corinto localizava-se numa cidade comercial e próxima do mar, sendo uma das mais importantes do Império Romano. Corinto era uma cidade economicamente rica, porém marcada pelo culto idolátrico. Durante a segunda viagem missionária de Paulo, a igreja recebeu a visita do apóstolo (At 18.1-18). Por conhecer muito bem a comunidade cristã em Corinto foi que o apóstolo dos gentios tratou, em sua Primeira Epístola dirigida àquela igreja, sobre a abundância da manifestação dos dons do Espírito, chegando a afirmar daquela igreja que “nenhum dom” lhe faltava (1Co 1.7).


2. Uma igreja de muitos dons, mas carnal. 
Os dons do Espírito concedidos por Deus à igreja de Corinto tinham por finalidade prepará-la e santificá-la para o serviço do evangelho: a proclamação da Palavra de Deus naquela cidade. Todavia, além de aquela igreja não usar corretamente os dons que recebera do Pai, tinha em seu meio divisões, inveja, imoralidade sexual, etc. Como pode uma igreja evidentemente cristã ser ao mesmo tempo carnal e imoral? Por isso Paulo a chama de carnal e imatura (1Co 3.1,3). Com este relato, aprendemos que as manifestações espirituais na igreja local não são propriamente indicadoras de seriedade, espiritualidade e santidade. Uma igreja onde predominam a inveja, contenda e dissensões, nem de longe pode ser chamada de espiritual, e sim de carnal.


3. Dom não é sinal de superioridade espiritual. 
Muitos creem erroneamente que os irmãos agraciados com dons da parte de Deus são, por isso, mais espirituais que os outros. Todavia, os dons do Espírito são concedidos pela graça de Deus. Por ser resultado da graça divina, não recebemos tais dons por méritos próprios, mas pela bondade e misericórdia de Deus. Que a mensagem de Jesus possa ressoar em nossa consciência e convencer-nos de uma vez por todas de que os dons não são garantia de espiritualidade genuína: “Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mt 7.22,23).


SINOPSE DO TÓPICO (I)
Os dons do Espírito Santo são concedidos pela graça divina; eles não devem ser usados para elitizar o crente.


II. EDIFICANDO A SI MESMO E AOS OUTROS
1. Edificando a si mesmo. 
Paulo diz que quem “fala língua estranha edifica-se a si mesmo” (1Co 14.4). O apóstolo estimulava os crentes da igreja de Corinto a cultivarem sua devoção particular a Deus através do falar em línguas concedidas pelo Espírito, com o objetivo de edificarem a si mesmos. Isto não significa que o apóstolo dos gentios proibia o falar em línguas publicamente, mas ao fazê-lo de maneira devocional o crente batizado com o Espírito Santo edifica-se no seu relacionamento com Deus. Falar ou orar em línguas provenientes do Espírito é uma bênção espiritual maravilhosa.


2. Edificando os outros. 
Os crentes de Corinto falavam em línguas e exerciam vários dons espirituais, mas parece que eles não se preocupavam muito em ajudar as pessoas. Por isso, o apóstolo lembra que os dons só têm razão de existir quando o portador preocupa-se com a edificação da vida do outro irmão em Cristo (1Co 14.12). Em lugar de buscarmos prosperidade material, como se pudéssemos barganhar com Deus usando dinheiro em troca de bênçãos, busquemos os dons espirituais. Agindo assim edificaremos a nós mesmos e também aos outros.


3. Edificando até o não crente. 
Embora o apóstolo dos gentios estimulasse todos os crentes a falarem em línguas, isto é, a edificarem a si mesmos, seu desejo era que também esses mesmos crentes profetizassem a fim de que a igreja toda fosse edificada. O comentário da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal diz sobre esse texto: “Embora o próprio Paulo falasse em línguas, enfatizava a profecia, porque esta edificava a Igreja inteira, enquanto falarem línguas beneficiava principalmente o falante”. Todos quantos vierem a frequentar nossas reuniões devem ser edificados, sejam crentes ou não. Por isso, não podemos escandalizar aqueles que não comungam a mesma fé que nós (1Co 14.23). Como eles compreenderão a mensagem do evangelho se em uma reunião não entenderem o que está sendo falado? (1Co 14.9).


SINOPSE DO TÓPICO (II)
Os dons só têm uma razão de existir na vida do crente: edificar a vida do outro irmão em Cristo.


III. EDIFICAR TODO O CORPO DE CRISTO
1. Os dons na igreja. 
Na Primeira Carta aos Coríntios, Paulo dedica dois capítulos (12 e 14) para falar a respeito do uso dos dons na igreja. O apóstolo mostra que quando os dons são utilizados com amor, todo o Corpo de Cristo é edificado. Conforme diz Thomas Hoover, parafraseando Paulo em Efésios 4.16, “os membros do corpo, cada qual com sua própria função concedida pelo Espírito, cooperam para o bem de todas. O amor é essencial para os dons espirituais alcançarem seu propósito”. Se não houver amor, certamente não haverá edificação (1Co 13). Sem o amor de Deus nos tornamos egoístas e acabamos por colocar nossos interesses em primeiro lugar. O propósito dos dons, que é edificar o Corpo de Cristo, só pode ser cumprido se tivermos o amor de Deus em nossa vida.


2. Os sábios arquitetos do Corpo de Cristo.
 
Deus levanta homens para edificarem espiritual, moral e doutrinariamente a igreja local. A Igreja é o “edifício de Deus” (1Co 3.9). Os ministros, sábios arquitetos (1Co 3.10). O fundamento já está posto pelos apóstolos: Jesus Cristo (1Co 3.11). Mas os ministros têm de tomar o cuidado com as pedras assentadas sobre este alicerce, pois eles também tomam parte na edificação espiritual da Igreja de Cristo segundo a mesma graça concedida aos apóstolos. Por isso, Paulo faz uma solene advertência para a liderança hoje: “mas veja cada um como edifica sobre ele. Porque ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo” (1Co 3.10,11).


3. Despenseiros dos dons. 
O apóstolo Pedro exortou a igreja acerca da administração dos dons de Deus (1Pe 4.10,11). Ele usou a figura do despenseiro que, antigamente, era o homem que administrava a despensa e tinha total confiança do patrão. O despenseiro adquiria os mantimentos, zelava para que não estragassem e os distribuíam para a alimentação da família. Desta forma, os despenseiros da obra do Senhor devem alimentar a “família de Deus” (1Co 4.1; Ef 2.19). Eles precisam ter o cuidado no uso dos dons concedidos pelo Senhor para prover a alimentação espiritual, objetivando a edificação do Corpo de Cristo: “Cada um administre aos outros o dom como o recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. Se alguém falar, fale segundo as palavras de Deus; se alguém administrar, administre segundo o poder que Deus dá, para que em tudo Deus seja glorificado por Jesus Cristo, a quem pertence a glória e o poder para todo o sempre” (1Pe 4.10,11).


SINOPSE DO TÓPICO (III)
Quando os dons espirituais são utilizados com amor todo o Corpo de Cristo é edificado.


CONCLUSÃO
A igreja de Jesus Cristo tem uma missão a cumprir: proclamar o evangelho em um mundo hostil às verdades de Cristo e descrente de Deus. Diante desta tão sublime tarefa, a igreja necessita do poder divino. Os dons espirituais são um “arsenal” à disposição do corpo de Cristo para o cumprimento eficaz de sua missão na terra. Como já foi dito, o propósito dos dons é edificar toda a igreja, todo Corpo de Cristo para ser abençoado, exortado e consolado. Por isso, nunca devemos usar os santos dons de Deus em benefício particular, como se fosse algo exclusivo de certas pessoas. Somos chamados a servir a Igreja do Senhor, e não a utilizar os dons de Deus para nós mesmos.


BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
SOUZA, Estêvam Ângelo de. Nos Domínios do Espírito. 2 ed., Rio de Janeiro: CPAD, 1987.
HORTON, Stanley M. A Doutrina do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento. 12 ed., Rio de Janeiro: CPAD, 2012.


EXERCÍCIOS
1. Qual é o verdadeiro propósito dos dons divinos?
R. Edificar-nos e unir-nos, fortalecendo assim a Igreja de Cristo.




2. De acordo com a lição, Paulo priorizava na igreja o ato de profetizar ou o de falar em línguas? Por quê?
R. O ato de profetizar. Porque assim todos seriam edificados.




3. Quantos capítulos, Paulo dedicou para falar a respeito dos dons? Quais são estes capítulos?
R. Dois capítulos: 13 e 14.




4. O que é essencial o crente ter para que a igreja seja edificada?
R. Amor.




5. Segundo a lição, o que fazia o despenseiro?
R. Era a pessoa responsável por administrar a despensa.





Vídeos aulas:
Endereço e crédito na descrição dos vídeos:





AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I
Subsídio Teológico
“Dado conforme o Espírito Deseja
A primeira relação dos dons com a repetição do fato que cada um é dado pelo Espírito (1Co 12.8-10) leva ao clímax no versículo 11, que diz: ‘Mas um só e o mesmo Espírito opera todas as coisas, repartindo particularmente [individualmente] como quer’. Aqui temos um paralelo com Hebreus 2.4, que fala dos apóstolos que primeiramente ouviram o Senhor e depois transmitiram a mensagem: ‘Testificando também Deus com eles, por sinais [sobrenaturais], e milagres, e várias maravilhas [tipos de obras de grande poder] e dons [distribuições separadas] do Espírito Santo, distribuídos por sua vontade’. É evidente, à luz destes trechos, que o Espírito Santo é soberano ao outorgar os dons. São distribuídos segundo a sua vontade. Buscamos os melhores dons, mas Ele é o único que sabe o que é realmente melhor em qualquer situação. Fica evidente, também, que os dons permanecem debaixo de sua autoridade. Nunca são nossos no sentido de não precisarmos do Espírito Santo, pela fé, para cada expressão desses dons. Nunca se tornam parte da nossa própria natureza, ao ponto de não perdê-los, de serem tirados de nós. A Bíblia diz que os dons e a vocação de Deus são permanentes (Deus não muda de opinião a respeito deles), mas aqui há referência a Israel (Rm 11.28,29)” (HORTON, Stanley M. A Doutrina do Espírito Santo no Antigo e Novo Testamento. 12 ed., Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.230).


AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II
Subsídio Bibliológico
“O amor é essencial
Os dons têm um lugar especial na igreja e são muito úteis. Mas o amor representa a essência da vida cristã, e é absolutamente necessário. Ele encontra um lugar mesmo entre os dons carismáticos, porém os dons sem a presença do amor são como um corpo sem alma.

Sem amor, o dom de falar se torna vazio e imprudente — ele é como o metal que soa ou como o sino que tine. O metal que soa (‘gongo barulhento’) significa que um pedaço de metal não lavrado ou gongo usado para chamar a atenção. Tinir (alalazon) significa ‘colidir’, ou um som alto e áspero. O sino (ou símbolo) consistia de duas meias circunferências que eram golpeadas causando um estrondo. A ideia aqui é de um inexpressivo som de metal em lugar de música.

O objetivo do apóstolo é mostrar que o homem que professa o dom da glossolalia, da forma como era praticada em Corinto, mas que não tem amor, na realidade não é mais que um instrumento metálico impessoal” (Comentário Bíblico Beacon. 1 ed. Vol. 8, Rio de Janeiro: CPAD, 2006, pp.343,44).


SUBSÍDIOS ENSINADOR CRISTÃO
O Propósito dos Dons
Muitas dúvidas pairam sobre os crentes pentecostais quando o assunto é os dons espirituais. Elas prejudicam a obra de Deus e o recebimento das bênçãos divinas. Os dons do Espírito Santo são recursos indispensáveis para o Corpo de Cristo. Eles contribuem para a expansão e edificação da Igreja.

Os dons são sempre concedidos aos crentes visando um propósito específico. 
*  Qual será este objetivo? 
*  O alvo divino é a edificação de todos os membros do Corpo. Infelizmente, alguns fazem um uso errado dos dons. Vemos crentes tentando usar os dons para alcançar interesses pessoais. Em vez de glorificar o nome do Senhor, estes se utilizam dos dons a fim de galgar posições eclesiásticas. Muitos não estão mais sendo usados pelo Espírito Santo, mas estão tentando usar o Espírito. Eles estão enganando a si próprios. O Senhor conhece nossos corações e as nossas intenções. Haverá um dia que teremos que prestar contas ao Senhor a respeito do uso dos nossos dons e talentos. Neste dia muitos ouvirão do próprio Senhor a quem tentaram enganar (Mt 7.24).

O objetivo dos dons não é a superioridade ou elitização de um grupo (1Co 12.7)

Por falta de conhecimento bíblico, muitos acreditam, erroneamente, que os dons são um sinal de grande espiritualidade e até de superioridade, mas não o são. Tomemos como exemplo os irmãos da igreja de Corinto. Ao visitar aquela igreja, Paulo relatou que ali havia a manifestação de muitos dons espirituais (1Co 1.7). Corinto era uma cidade cosmopolita, marcada pela idolatria, paganismo e imoralidade. Ser um crente fiel naquela cidade não era fácil. Logo, Deus concedeu muitos dons do Espírito Santo àqueles irmãos a fim de que tivessem condições de lutar contra a idolatria, a imoralidade e permanecessem em santidade até a volta de Cristo. Todavia, a igreja de Corinto estava longe de ser uma igreja espiritual. O pecado havia adentrado ali. Paulo chama os irmãos de Corinto de carnais e meninos (1Co 3.1). Fica então a pergunta: “O que torna o crente espiritual? Os dons?” Podemos aprender, por intermédio dos irmãos de Corinto, que não. Quem tem poder para santificar os crentes é o Espírito Santo. Os dons são dádivas divinas. São presentes e não tem o poder de nos santificar.

Os dons espirituais são dádivas importantes e necessárias à igreja nestes últimos dias antes da Segunda Vinda de Cristo. Estamos vivendo tempos trabalhosos (2Tm 3.1), por isso, precisamos ser cheios do Espírito Santo e procurar com dedicação os dons espirituais (1Co 12.31).




Resultado de imagem para dons espirituais infantil
Para exemplificar o item III da lição, utilizem a: 
Dinâmica: Edificação da Igreja
Objetivo: Estudar sobre a atuação dos dons para edificação da Igreja, o corpo de Cristo.
Material:
01 desenho de uma pessoa em uma folha de papel madeira
01 quadro ou cavalete
01 pincel atômico

Procedimento:
- Organizem previamente(antes da aula), um desenho do contorno de uma pessoa em uma folha de papel madeira.

- Coloquem este desenho fixado no quadro ou parede ou cavalete.

- Perguntem: Quais os membros de um corpo?

Aguardem as respostas e acrescentem outros se não foram citados.

- Depois, afirmem: A Bíblia afirma que somos membros do corpo de Cristo, isto é, a igreja.

- Depois, leiam: “E ele é a cabeça do corpo, da igreja...” (Colossenses 1:18a).

Escrevam na cabeça do corpo a palavra CRISTO.

- Depois, leiam I Co 12.12, 18, 22, 25, 26 e 27:

“Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Mas agora Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis. Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários; Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele. Ora, vós sois o corpo de Cristo, e seus membros em particular”.

- Agora, escrevam os nomes dos alunos no desenho do corpo.

- Falem: Nós fazemos parte do corpo, cujos membros que têm dons e atuam no serviço cristão buscando a edificação do corpo de Cristo, promovendo o crescimento da Igreja.

- Para finalizar, leiam: “
“Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado, e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor” (Efésios 4:15-16).
Fonte da dinâmica-por Sulamita Macedo.//blog//atitudedeaprendiz.blogspot.com.br
Fonte: Crédito, Lições Bíblicas-Cpad-Adultos
2º Trimestre de 2021
Título: Dons Espirituais e Ministeriais — Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário
Comentarista: Elinaldo Renovato de Lima



SUBSIDIO
O PROPÓSITO DOS DONS ESPIRITUAIS
    1 Coríntios 12.8-11; 13.1,2 

INTRODUÇÃO

Veremos nesta segunda lição quais os propósitos dos dons espirituais para a Igreja, bem como o que a Bíblia nos ensina sobre este assunto; e por fim analisaremos algumas teorias contrárias a contemporaneidade destes dons onde estudaremos sobre a relação paulina mencionada em sua primeira carta aos coríntios capítulo 12 versos do 8 até ao 11.



I – O QUE SÃO OS DONS ESPIRITUAIS
“Dons Espirituais são meios pelos quais o Espírito Santo revela o poder e a sabedoria de Deus através de instrumentos humanos... (1Co 12.7,11)” (BERGSTÉN, 2007, p. 102). “Os dons do Espírito devem distingui-se do dom do Espírito. Os primeiros descrevem as capacidades sobrenaturais concedidas pelo Espírito para ministérios especiais; o segundo refere-se à concessão do Espírito aos crentes conforme ministrado pelo Cristo que ascendeu aos céus (At 2.33)” (PEARLMAN, 2010, p. 319 – grifo nosso). Em resumo: “É uma operação especial e sobrenatural do Espírito Santo por meio do crente”. Vale ressaltar que os dons são do Espírito Santo e não daqueles através dos quais eles operam... e, através deles, o Espírito opera em quem quer, como quer, quando quer e onde quer, com a finalidade precípua de edificar a Igreja, o corpo vivo de Cristo (SILVA, 1996, p. 89).



II - PROPÓSITOS DOS DONS ESPIRITUAIS
O apóstolo Paulo explica que os dons são "faculdades divinas operando na pessoa humana", capacitando homens e mulheres a servirem melhor a Deus no crescimento e edificação da Igreja: "Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil" (1Co 12.7). Ainda comenta o seguinte: "Porque desejo ver-vos, para vos comunicar algum dom espiritual a fim de que sejais confortados" (Rm 1.11). Analisemos os propósitos dos dons espirituais:

ü Edificar a Igreja (1Co 12.12-27; 1Co 14. 4, 5, 12);
ü Edificar o crente ( Ef 4.11-12);
ü Capacitar o crente a testemunhar de Cristo (At 6. 8-10; 1Co 2. 4,5);
ü Capacitar o crente para ganhar almas para Cristo (At 8.5-8; 9.32-42);
ü A glorificação do Senhor Jesus (Jo 16.14);
ü A confirmação da Palavra de Deus (Mc 16.17-20; Hb 2.3-4);
ü O crescimento da obra de Deus em qualidade e quantidade (At 6.7, 9.31, 19.20; Rm 15.19);
ü A Unidade da Fé e do conhecimento de Jesus (Ef. 4.13; 4.15; 2 Pe 3.18);
ü A Maturidade Cristã (Ef 4.13,14);
ü Utilidade no serviço cristão (1Co 12.7; Ef. 4.12; 1Pe 4:10).


III - O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE OS DONS ESPIRITUAIS
A expressão do apóstolo, em 1 Co 12.1: "Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes", subentende que, na Igreja Primitiva, os dons espirituais eram bastante frequentes. Cinco passagens do NT ensinam claramente que todo crente fiel está capacitado a receber algum dom espiritual (Rm 12.6; 1Co 7.7; 12.4-7; Ef 4.7; 1Pe 4.10). Em alguns cristãos, este dom encontra-se adormecido! Entretanto, a recomendação divina é que "despertes o dom de Deus, que existe em ti" (2Tm 1.6). Percebamos:

Ø Não devemos ser ignorantes (1Co 12.1);
Ø Devemos procurar, ou seja, pedir, buscar (1Co 12.31; 14.1);
Ø Os Dons são do Espírito Santo e não podem ser usados pela vontade do próprio crente (1Co 12.6);
Ø O Espírito Santo distribui como quer. Não depende da nossa vontade a escolha dos Dons (1Co 12.11);
Ø A maturidade de uma igreja não depende, necessariamente da manifestação dos Dons (Mt 7.20; 1Co 1.7; 3.1-4);
Ø Os Dons são para a Igreja e não apenas para um cristão (1Co 12. 7-11);
Ø Apesar de sua importância, os Dons não substituem às Escrituras (2Pe 1. 20,21; 2Tm 3. 16,17; 1Co 14.29);
Ø Quando um dom espiritual se manifesta na vida do crente, ele deve atribuir toda a Glória ao Senhor (At 4. 9,10).


IV - OS DONS SÃO FACULDADES DA TRINDADE DIVINA
Uma das maneiras do Espírito Santo manifestar-se é através de uma variedade de dons espirituais concedidos aos crentes (1 Co 12.7-11). Essas manifestações do Espírito Santo visam à edificação e santificação da igreja (1Co 12.7; 14.26). Em 1 Co 12.8-10, o apóstolo Paulo apresenta uma diversidade de dons que o Espírito Santo concede a Igreja. Os dons, quer ministeriais, ou espirituais, são distribuídos diretamente pela Trindade Divina. Diz Paulo que o Pai, o Filho e o Espírito Santo operam conjuntamente no exercício desses dons. Vejamos o que diz 1 Co 12.4-6:

ü É o Espírito Santo quem CONCEDE os dons - "Ora há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo" (v.4);
ü É o Filho quem DISTRIBUI os dons - "E há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo" (v.5);
ü É o Pai quem OPERA os dons - "E há diversidade de operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos" (v.6).



V – PRINCIPAIS TEORIAS CONTRÁRIAS A CONTEMPORANEIDADE DOS DONS ESPIRITUAIS
Uma corrente da teologia sensacionista afirma que os dons do Espírito Santo são habilidades naturais, santificadas e aperfeiçoadas por Deus após a conversão do indivíduo. Uma outra acredita que os dons espirituais não são para os tempos hodiernos, mas estiveram restritos ao período apostólico. 

Vamos a elas:
* Teoria de que os dons eram restritos à era apostólica - Esta teoria afirma que os dons do Espírito Santo, foram enviados com o propósito exclusivo de confirmar a divindade de Jesus, e autenticar os primeiros pregadores do Evangelho e sua mensagem. Porém, a Bíblia nos fala: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos os que estão longe, a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar” (At. 2.39; Jl 2.17,18; 1 Co 14.1).

* Teoria de que os dons hoje são habilidades naturais - Isto é, Deus premia algumas pessoas privilegiadas, dando-lhes dotes especiais. Entretanto as Escrituras nos dizem que os dons são outorgados por Deus a todos e não são habilidades naturais (1Pe 4.10; 1Co 12.7; Rm 12.3-5; Ef. 4.11).

* Teoria de que os dons são inalcançáveis - Os que advogam esta interpretação, dizem que os dons são tão grandiosos e santos na sua essência, que ninguém está suficientemente preparado para merecê-los; portanto ninguém os possui. A Bíblia não ensina isso (At. 2.4; 1 Pe 4.10; 1Co 12.7; Rm 12.3-5; Ef. 4.11).



VI – ADVERTÊNCIAS QUE A BÍBLIA NOS FAZ ACERCA DOS DONS ESPIRITUAIS
É importante observar que a palavra grega “charismata”, traduzida em português por "carismático", aparece por 17 vezes no NT (Rm 1.11; 5.15,16; 6.23; 11.29; 12.6; 1Co 1.7; 7.7; 12.4,9,28,30,31; 2Co 1.11; 1Tm 4.14; 2Tm 1.6; 1Pe 4.10). Relaciona-se com o verbo “charizomai”, que significa "eu dou como um favor". A expressão se completa com o substantivo “charismata”, que quer dizer "dons gratuitos de Deus" (SILVA, 1996, p. 63). A Bíblia nos faz algumas advertências acerca dos dons espirituais, entre elas estão:

ü Conhecer os dons – “Acerca dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.” (1Co 12.1).
ü Buscar os dons – “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; (...)” (1Co 12.31).
ü Zelar pelos dons – “Portanto, procurai com zelo os melhores dons; (...)” (1Co 12.31).
ü Ser abundante nos dons – “(...) procurai abundar neles, para edificação da igreja.” (1Co 14.12);
ü Ter autodisciplina nos dons – “E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas.” (1Co 14.32);
üTer decência e ordem no exercício dos dons – “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem”. (1Co 14.40).
ü Não desprezar os dons espirituais - “Não extingais o Espírito. Não desprezeis as profecias”. (1Ts. 5.19,20);
ü Não proibir a manifestação dos dons - “ (…) e não proibais falar línguas.” (1Co 14:39).


VII - OS DONS DO ESPÍRITO SANTO MENCIONADOS EM 1 CO 12. 8-11

Os dons mencionados em 1 Coríntios 12.8-11 são tecnicamente chamados "os nove dons espirituais" 

Vejamos:
Ø Dom da Palavra da Sabedoria– Trata-se de uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação sobrenatural do Espírito Santo;


Ø Dom da Palavra do Conhecimento - Trata-se de uma mensagem vocal, inspirada pelo Espírito Santo, revelando conhecimento a respeito de pessoas e situações específicas;


Ø Dom da Fé – Não se trata da fé para a salvação, mas uma fé sobrenatural e especial, capacitando o crente a crer e realizar coisas extraordinárias e milagrosas;


Ø Dons de Curar – São concedidos à igreja para a restauração da saúde física dos seus membros;


Ø Dom de Operação de Milagres – Trata-se de atos sobrenaturais de poder, que intervêm nas leis da natureza;


Ø Dom da Profecia – Trata-se de um dom que capacita o crente a transmitir uma palavra da parte de Deus. Não se trata da entrega de um sermão previamente preparado.


Ø Dom de Discernimento de espíritos – Trata-se de uma dotação especial dada pelo Espírito Santo, para o portador discernir e julgar corretamente as manifestações espirituais e sobrenaturais;


Ø Dom de Variedade de Línguas – Trata-se do falar em outras línguas humanas e vivas a “xenolália” (At 2.4) ou uma língua desconhecida do falante “glossolália” (1Co 13.1; 14.2);


Ø Dom de Interpretação de Línguas – Trata-se da capacidade pelo Espírito Santo, para o portador deste dom compreender e transmitir o significado de uma mensagem dada em línguas estranhas.


CONCLUSÃO
Concluímos que os propósitos dos dons concedidos a igreja são para edificação, fortificação e crescimento espiritual dos crentes, bem como para glorificação do Deus Pai, o Filho e o Espírito Santo.
REFERÊNCIAS
FRANCISCO. Raimundo F. de Oliveira. Pentecostes Hoje. CPAD.
SILVA, Severino Pedro da. A Existência e a Pessoa do Espírito Santo. CPAD.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
Por Rede Brasil de Comunicação

Um comentário:

  1. QUE O SENHOR CONTINUE TE ABENÇOANDO, MINHA QUERIDA. ÉS UMA BENÇAO PARA NÓS!

    ResponderExcluir