17 de abril de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 03: Panorama do Evangelho de Mateus

* A paz do Senhor.
* Vejam estas sugestões:
* Apresentem o título da lição: Panorama do Evangelho de Mateus
 
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Lição:
Texto de Referência
Mateus: 9.9-13

9 E Jesus, passando adiante dali, viu assentado na alfândega um homem, chamado Mateus, e disse-lhe: Segue-me. E ele, levantando-se, o seguiu.

10 E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos.

11 E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?

12 Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.

13 Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.

Versículo do dia
Mateus 1. 23
Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e chamá-lo-ão pelo nome de EMANUEL, que traduzido é: Deus Conosco”. 



Leitura diária
Segunda: Mt 1.21
O nome do Salvador será Jesus.

Terça: Mt 16.16
Jesus é o Cristo, Filho do Deus vivo.

Quarta: Mt 7.29
esus ensinava com autoridade.

Quinta: Mt 12.1-8
Jesus como Senhor do sábado.

Sexta: Mt 26.15
Jesus vendido por moedas de prata.

Sábado: Mt 28.18
Jesus tem todo o poder.

Bíblia online
Bíblia sagrada online


Verdade aplicada
O Evangelho de Mateus apresenta Jesus como Messias prometido no Antigo Testamento.


Objetivos da Lição
Conhecer sobre o autor do Evangelho;
Entender o contexto e propósito de Mateus;
Enumerar os eixos temáticos de Mateus.



🙏
Motivos de Oração
Oremos a fim de que povos e nações reconheçam Jesus como Rei dos Reis, o soberano de toda a História.


Introdução
O Evangelho de Mateus nos convida a entender a validade das profecias messiânicas, pois em todos os acontecimentos na trajetória de Jesus percebemos o cumprimento das profecias em mínimos detalhes.


Ponto Chave
“O Evangelho de Mateus revela o Messias profetizado pelos profetas”.


1. O CONCEITO MESSIÂNICO NO ANTIGO TESTAMENTO
No Antigo Testamento, encontramos as profecias que formam o perfil do Messias, falando sobre Seu ofício, Seu nascimento, nome, ministério e a abrangência de Seu Reino. No Evangelho de Mateus vemos Jesus como Rei, aquele cujo Reino será eterno.


1.1. Jesus como a semente da mulher.
A primeira profecia, onde começa a se desenrolar todo o fio messiânico nas Escrituras, está registrado em Gênesis 3.15; passagem esta que fala claramente sobre a semente da mulher que feriria a cabeça da serpente. Mais tarde, o profeta Isaías, vaticina que o Messias viria de uma virgem (7.14). Jesus entra na História através do ventre de Maria, tornando-se um homem com todas as características inerentes ao ser humano. Mateus registra e conecta o nascimento de Jesus com a profecia (Mt 1.22-23). Esse evento é uma evidência de que Jesus era homem também.


1.2. Jesus, o rei do trono de Davi.
Encontramos nos Salmos uma alusão ao Pacto de Deus com Davi sobre a permanência de sua descendência no trono (89.3-4). O profeta Jeremias chega a profetizar sobre o rebento de Davi (33.14-15). Quando Jesus nasce, surge a esperança do rei libertador que voltaria a reinar sobre o seu povo. Sabemos, pelas Escrituras, que o Reino de Cristo será universal (Sl 72.8), e que as bases do seu trono são justiça e juízo (Sl 89.14).
Em Daniel 2.44, está registrada uma profecia relatando que o Deus dos Céus levantará um Reino que não será jamais destruído, e este Reino não passará para outro povo. A interpretação desta profecia fala claramente sobre o Reino que será estabelecido por Cristo quando vier com poder e grande glória para estabelecer seu Reino para sempre.


Refletindo
O maior erro dos discípulos de Jesus foi achar que seu Reino era terreno e temporal”. (Sidlow Baxter)


2. A EXPECTATIVA DO REI PARA OS JUDEUS
Após o período de independência nacional com o período dos Macabeus (164 a 65 a.C.), os judeus, agora, estavam sob o regime de Roma. Neste ambiente conflituoso, houve a esperança de que o Messias vinha para livrá-los do julgo do império romano, sendo assim, um Messias político.


2.1. O Messias no Judaísmo.
A expressão Messias significa “ungido”, pois faz alusão ao rei de Israel. Esta afirmativa é reforçada quando olhamos o período monárquico em que os reis eram considerados ungidos. Em Isaías 45.1, vemos um exemplo clássico disto quando Ciro é chamado de ungido. No cativeiro babilônico, a noção de messias ganha contornos escatológicos, porém, com a dominação grega e romana, o messias ficou limitado a um rei terreno e político.
Um dos maiores problemas é quando conceituamos Cristo a partir de nossa necessidade. Foi justamente isto que a teologia da prosperidade fez, criou-se um deus de Deus Senhor e Salvador. A Bíblia diz que Deus é o Senhor de toda a terra (1Cr 29.11). Mateus salienta que este Messias sentará no trono da Sua glória (Mt 25.31). Em Seu discurso, Jesus afirma que o Seu Reino não é deste mundo. No momento de Sua crucificação, encontramos uma inscrição colocada em Sua cruz, que dizia: JESUS, REI DOS JUDEUS (Mt 27.37). Embora no presente momento, o Reino seja espiritual, retenhamos a certeza de que um dia ele será real e eterno.


2.2. Quem era Jesus?
Mateus, em seu relato, mostra um momento em que Cristo interroga os Seus discípulos sobre a verdadeira identidade do Cristo (16.13-17). Esta pergunta é feita depois de três anos andando com seus discípulos; e é impressionante que, se não fosse uma ação reveladora de Deus, talvez os discípulos ficassem sem respostas. Precisamos nos policiar para não correr o risco de andar com Jesus e não saber de fato quem Ele é.
A fala de Pedro direcionada pelo Espírito de Deus é bastante enfática: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus Vivo”, Mt 16.16. É, portanto, uma alusão clássica da deidade de Jesus, ou seja, Ele é o próprio Deus. No batismo de Jesus, encontramos o testemunho do próprio Pai, dizendo: “Este é meu Filho amado, em quem me comprazo”, Mt 3.17. Jesus era o cumprimento cabal de todas as profecias messiânicas. Era o Rei dos judeus e se tornou o Salvador da humanidade.


3. CARACTERÍSTICAS DO REINO DE CRISTO
Jesus veio para oferecer a salvação a todos aqueles que aceitarem o Seu sacrifício e O confessarem como Salvador. Por esta razão, estabelece parâmetros em Seu Reino e exige lealdade de Seus súditos todos os dias.


3.1 Um Reino espiritual de aplicação prática.
O próprio Cristo deixou claro que o Reino de Deus não vem com aparência exterior, mas está entre nós (Lc 17.20). Na oração do Pai Nosso, vemos o anelo do súdito pela implantação do reino de maneira visível (Mt 6.10). Assim, precisamos estar todos os dias conectados com o Rei para que possamos viver de maneira sábia diante de um mundo tão difícil e perverso.
A aplicabilidade da palavra do Rei em nossa vida nos fortalece a batalhar contra as hostes das trevas; é o antídoto contra o pecado que nos rodeia de perto e as armaduras para lutar o bom combate, e assim sermos vitoriosos, levantando o estandarte do nosso Rei Jesus. Deus estabelece parâmetros para nos portamos diante do Reino, um deles é descrito em Mateus 5.48, onde somos exortados a sermos perfeitos, como o nosso Rei é Perfeito. O poder que recebemos de nosso Rei, nos leva a grandes responsabilidades.


3.2. Um Reino onde impera o sobrenatural.

O Rei dos reis, Jesus Cristo, rege o Seu Reino com poder e autoridade. Mateus faz questão de relatar os milagres efetuados pelo Rei Jesus: Ele ensinava com autoridade (Mt 7.29), tinha poder sobre a lepra (Mt 8.1-4), evidenciou Seu poder e domínio sobre os demônios (Mt 8.28-34), Seu poder em suspender as leis da gravidade andando sobre as águas (Mt 14.22-36), bem como na multiplicação de alimentos (Mt 15.29-39).
No Reino de Deus, as leis naturais são suspensas e o sobrenatural de Deus acontece, por isso, o rei exige de seus súditos o exercício da fé. Hebreus 11.6 diz que sem fé é impossível agradar a Deus, pois os que se aproximam de Deus precisam crer que Ele existe. Deus nos chama para viver um tempo sobrenatural e de milagres. Em meio as descrenças e a dúvida de muitos, somos chamados para experimentar o Reino de Deus em nossa vida.


CONCLUSÃO
Entender que Jesus é o nosso Rei é saber que temos um Senhor, que fazemos parte de um Reino Celestial e que nossa vida precisa ser devotada inteiramente a Ele.
Complementando
Isaías profetizou que do tronco de Jessé brotaria um rebento e de suas raízes um renovo frutificará (Is 11.1-5). O profeta foca na genealogia de Cristo, onde a criança nasceria da descendência de Davi e remetendo às raízes aos patriarcas de Israel. A profecia se cumpriu em Jesus, o renovo prometido por Deus.

Eu ensinei que:
Reconhecer o messianismo de Cristo é a garantia de uma vida eterna em um Reino que não terá fim.


Momento do louvor
 
GABRIELA ROCHA - Eu Navegarei (Lyric Vídeo)



A Presença da Glória



Sua Presença é real | Antonio Cirilo 



Único Caminho - O Nosso General é Cristo (Live Session)




Jesus é Vencedor - Ministério Atitude feat. Coral EmCanto (Clipe Oficial)



Sarah Farias - O Rosto de Cristo (Live Session)

Pré - aula:
Crédito na descrição dos vídeos:




Subsídio 
Teológico e Histórico Sendo Mateus, o Evangelho do Reino, é também o Evangelho do Rei. Nele, a palavra reino ocorre 50 vezes, e só se pensa em reino, quando se pensa no rei. Convém lembrar que o vocábulo rei e seus derivados, como: reino, reinar, em sentido de governar, ocorrem nas Escrituras cerca de 3.300 vezes. Mateus destina sua literatura aos judeus, a fim de mostrar, pelo Espírito Santo, o Messias prometido pelos profetas do Antigo Testamento. Por isso começou traçando a genealogia de Abraão, pai da raça hebraica, e terminou com José, dando assim, a descendência legal a Jesus.
A ordem genealógica de Jesus Cristo, com a qual se abre o primeiro Evangelho, constitui o vínculo da união entre o Antigo e o Novo Testamentos. Os que esperavam um revestido de grande pompa, seguido por um grande exército, se enganaram. O Reino de que falou Jesus em várias de Suas prédicas deixou bem claro que Seu Reino não era político, físico ou material, mas sim, espiritual. (Extraído Betel Dominical/4 trimestre de 1992).


Subsídio
O Evangelho de Mateus 
O Evangelho de Mateus é o primeiro livro do Novo Testamento. Ele era o principal Evangelho utilizado pela Igreja Primitiva. Através do evangelho de Mateus, todo cristão verdadeiro é instruído a cumprir com gratidão o serviço de anunciar o Reino de Deus.

Neste texto faremos um panorama completo sobre o Evangelho de Mateus. Saberemos quem foi seu autor, a data provável em que foi escrito, o propósito, características e o esboço dessa obra tão importante para todos nós.
Quem foi o autor do Evangelho de Mateus?

Como acontece também com os outros Evangelhos, no livro de Mateus não consta o nome do seu autor. Porém, a tradição cristã o atribuiu a Mateus (também chamado de Levi), um dos doze apóstolo de Jesus.

Após o século 18, alguns críticos começaram a contestar a autoria do primeiro Evangelho. Eles passaram a sugerir que o verdadeiro autor foi um cristão anônimo do século 1, e que talvez este tenha utilizado alguns manuscritos originalmente escritos pelo apóstolo Mateus para compor essa obra canônica.

Um dos pontos mais discutidos entre tais críticos é a dificuldade que existe com relação ao idioma em que o Evangelho de Mateus foi escrito. Existe a possibilidade de que Mateus tenha escrito sua obra em hebraico e grego.

Seja como for, a verdade é que não existem argumentos realmente convincentes para que de fato a autoria do Evangelho de Mateus, pelo próprio Mateus, seja contestada.

Assim, o apóstolo Mateus continua sendo o autor mais aceito entre os estudiosos, desde os mais antigos até os mais modernos. Mesmo que haja alguma dificuldade em se determinar com exatidão sua autoria, nada esconde a verdade que o próprio Espírito de Deus é o principal autor desse Evangelho.
Quais os destinatários originais do Evangelho de Mateus?

Provavelmente o Evangelho de Mateus teve como destinatário a igreja de Antioquia. Essa era uma congregação formada por judeus e gentios (cf. Atos 15).

Alguns detalhes do próprio Evangelho de Mateus demonstram que havia muitos judeus entre seus destinatários originais:
O Evangelho de Mateus enfatiza as promessas feitas no Antigo Testamento sobre a vinda do Messias.
A genealogia de Jesus é apresentada recuando até Abraão.
A expressão “Jesus Filho de Davi” aparece repetidamente.
A utilização do termo “Reino dos Céus” ao invés de “Reino de Deus”.


A data em que foi escrito o Evangelho de Mateus
A data que o Evangelho de Mateus foi escrito é incerta, mas é muito provável que seja entre 60 d.C. e 70 d.C. É amplamente aceito que o autor do Evangelho de Mateus utilizou o Evangelho de Marcos como uma fonte para seu material. Isso parece claro quando analisamos ambos os Evangelhos. Dos 661 versículos do Evangelho de Marcos, 606 possuem paralelo no Evangelho de Mateus.

É possível que Marcos tenha escrito seu livro em Roma, quando estava associado ao apóstolo Pedro. Considerando que a obra de Marcos foi utilizada como fonte para Mateus, então uma data provável para esse Evangelho ter sido escrito é por volta 64 d.C. Conheça também a história de Marcos.
Características, resumo e propósito do Evangelho de Mateus

O propósito e tema do Evangelho de Mateus é apresentar Jesus como o Messias, o Filho de Deus. Ele é descrito no primeiro Evangelho como sendo o cumprimento das profecias anunciadas pelos profetas no Antigo Testamento.

Logo na genealogia do capítulo 1, o Evangelho de Mateus mostra que Jesus é o tão esperado rei prometido. O reino que Ele trouxe é o cumprimento do plano de redenção de Deus.

O Evangelho de Mateus nos informa que Jesus cumpriu as Escrituras; inaugurou o Reino de Deus; comissionou seus seguidores a espalhar esse reino a todos os povos, tribos e línguas; advertiu que a tarefa de evangelizar seria acompanhada de aflições e perseguições, mas também avisou que sempre estaria com aqueles que são seus. Por fim, Ele prometeu que um dia retornará e o Reino de Deus alcançará sua plena realização.

Com um arranjo sistemático muito bem feito, o autor do primeiro Evangelho traz uma categorização e organização dos temas de forma impecável. Assim Mateus nos proporciona a experiência maravilhosa de lermos os relatos do ministério de Jesus descritos por uma testemunha ocular: o próprio apóstolo 


Mateus.
Esboço do Evangelho de Mateus
Prólogo (1:1-2:23): Contém a genealogia, o nascimento de Jesus e dados de sua infância e juventude.
A vinda do Reino dos Céus (3:1-7:29): João Batista anunciou que Jesus é o Messias que traz o Reino dos Céus. Também lemos sobre a tentação de Jesus e o grande Sermão da Montanha.
As obras do Reino dos Céus (8:1-10:42): Essa seção relata muitos milagres de Jesus, e também mostra a missão do Reino.
A natureza do Reino dos Céus (11:1-13:58): Jesus explicou a verdadeira natureza de seu reino. Ele mostrou que não se tratava de um reino conforme as expectativas populares. As parábolas de Jesus registradas no capítulo 13 mostram claramente essa verdade.
A Autoridade do Reino dos Céus (14:1-18:35): Mais uma vez os milagres realizados por Jesus apontam para sua autoridade como Messias.
As mudanças do Reino dos Céus (19:1-25:46): Nessa seção Jesus denunciou a hipocrisia dos religiosos judeus. Ele também ensinou sobre as grandes mudanças que o seu reino promove. Nessa seção também está registrado o sermão profético de Jesus.
A paixão e a ressurreição de Cristo (26:1-28:20): Essa seção relata com detalhes as aflições as quais Jesus foi submetido. Assim, Ele é apresentado como o Rei vitorioso que ressuscitou. Antes da ascensão ao céu, Jesus também comissionou os seus discípulos a pregarem o Evangelho por todo o mundo.
Curiosidades sobre o Evangelho de Mateus
Dentre os Evangelhos, o Evangelho de Mateus é o que possui mais estilo judaico.
Era o Evangelho mais utilizado pela Igreja Primitiva, principalmente para discipulados.
É o Evangelho que mais cita a frase “para que se cumprisse o que fora dito“.
A palavra “reino” é encontrada cinquenta e seis vezes no Evangelho de Mateus. A expressão “Reino dos Céus” só é encontrada nesse Evangelho.
É o Evangelho que mais apresentou Jesus como Rei dos Judeus.
Os cinco sermões principais encontrados no Evangelho de Mateus (Sermão do Monte, Instruções aos Doze, As Parábolas do Reino, A Comunidade Cristã, que trata do caráter dos verdadeiros seguidores do Senhor, e o Sermão Escatológico de Jesus) contém os textos mais completos entre os Evangelhos sobre o ensino de Jesus.
Embora tenha sido originalmente escrito para a igreja em Antioquia, constituída de judeus e gentios, claramente o objetivo do Evangelho de Mateus não era apenas ficar restrito aquela congregação, mas que fosse propagado também entre todos os seguidores de Cristo ao longo dos tempos.


Para exemplificar a importância da inclusão de nomes de mulheres na genealogia de Jesus, utilizem a dinâmica “Inclusão”.
Tenham uma excelente e produtiva aula!

Dinâmica: Inclusão
Objetivo:
Refletir sobre a importância da inclusão.
Material(humano): 
Quantidade de pessoas em número ímpar.

Procedimento:
1 - Organizem os alunos em círculo. A quantidade deve ser ímpar.
2 - Solicitem que os alunos formem duplas, quando vocês disserem: Agora! ou Já! Sobrará sempre uma pessoa.
3 - Perguntem para a pessoa que ficou sozinha:
- Como você se sentiu por não está formando uma dupla?
- É ruim não está incluído?
4 - Perguntem a 01 ou 02 pessoas que formaram duplas:
Como se sentiu formando duplas, isto é, não ficar excluído?
5 - Continuem fazendo o mesmo procedimento pelos menos 05 vezes, com a mesma quantidade de pessoas em número ímpar. Falem que a cada comando(dizer Agora! ou Já!), as duplas devem ser formadas por pessoas diferentes.
6 - Lembrem-se de que poderão ocorrer várias situações:
- Haverá alguém que conseguiu fazer duplas em todos momentos.
- Haverá alguém que conseguiu ora formar dupla ora ficar “excluído”.
- Haverá alguém que desistiu de tentar formar duplas.
7 – Finalizem, enfatizando a importância:
- Da inclusão dos Gentios no plano da Salvação, por isso fomos alcançados.
- Da Igreja agregar, aos já participantes, outros que chegam para integrar o grupo.
- De cada pessoa não se isolar do grupo, pois precisamos conviver juntos em unidade e comunhão.
- Da inclusão de nomes de mulheres na genealogia de Jesus.
8 – Leiam: Jo 3. 16 e At 10.34.
Fonte: Estiloadoração.com
Fonte:https://www.respostas.com.br › Bíblia
Fonte da dinâmica: blogatitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte: Crédito/// Editora Betel Jovens - 2° Trimestre De 2021 – Tema: Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões.
  


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

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