9 de abril de 2021

Aula Bíblica Jovens Conectar+ Lição 02: Panorama dos Sinóticos

* A paz do Senhor.
* Vejam estas sugestões:
* Apresentem o título da lição: Panorama dos Sinóticos
Inicie a aula utilizando a:
Dinâmica: Os 04 evangelhos
Objetivo: 
Introduzir o estudo sobre os 04 evangelhos.

Material:
Bíblia
½ folha de papel ofício e caneta para cada aluno

Procedimento:
- Solicitem aos alunos para escrever o que aconteceu na última aula. Para isto, entreguem ½ folha de papel ofício para que eles.
Recolham e comecem a ler fazendo comparações entre os relatos.
- Falem: Vocês estão observando que a diferentes relatos de uma mesma aula? Uns apontam tal situação, outro não lembra de tudo etc.
Da mesma forma aconteceu com os 04 evangelhos, que relatam 04 pontos de vista de uma mesma realidade.
- Peçam para que os alunos abram a Bíblia, no índice do Novo Testamento e observem os nomes dos 04 primeiros livros.
Solicitem que eles falem os nomes e em seguida, escrevam no quadro ou cartolina:
Mateus
Marcos
Lucas
João
- Perguntem:
O que os evangelhos relatam?
Aguardem as respostas. Não esperem que os alunos falem sobre as diferenças entre eles, mas o que eles podem falar sobre Jesus, seu nascimento, vida e ministério.
- Falem: Vamos estudar nesta aula, 
Panorama dos Sinóticos
Então, agora, comecem a trabalhar estas diferenças.
Lição:
 
Trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
Texto de Referência
   Lucas 2.1-7

1 E aconteceu naqueles dias que saiu um decreto da parte de César Augusto, para que todo o mundo se alistasse

2 (Este primeiro alistamento foi feito sendo Quirino presidente da Síria).

3 E todos iam alistar-se, cada um à sua própria cidade.

4 E subiu também José da Galiléia, da cidade de Nazaré, à Judéia, à cidade de Davi, chamada Belém (porque era da casa e família de Davi),

5 A fim de alistar-se com Maria, sua esposa, que estava grávida.

6 E aconteceu que, estando eles ali, se cumpriram os dias em que ela havia de dar à luz.

7 E deu à luz a seu filho primogênito, e envolveu-o em panos, e deitou-o numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na estalagem.



Versículo do dia
  Marcos 1. 22.
E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo autoridade, e não como os escribas.


  Leitura diária
Segunda:  Mc 2.28 
– Jesus como Senhor do Sábado.

Terça:  Mt 22. 41-46 
– Jesus Cristo, filho de Davi.

Quarta:  Lc 2.40 
– Jesus crescia em graça.

Quinta  Mc 5.7 
– Jesus, Filho do Deus Altíssimo.

Sexta  Lc 5.17 
– A virtude de Deus estava sobre Jesus.

Sábado  Mt 8.26 – Jesus tem poder sobre as tempestades.

Bíblia online
Bíblia sagrada online


Verdade aplicada
A harmonia existente entre os Evangelhos é percebida nos pormenores acerca de Cristo.


Objetivos da Lição
Estudar os Evangelhos Sinóticos;
Mostrar o objetivo e o contexto de cada Sinótico;
Evidenciar a Cristologia em Mateus, Marcos e Lucas.


🙏
Motivos de Oração
Oremos para que o conhecimento bíblico venha nos levar a experiência mais Jesus em nosso cotidiano.


Introdução
Para a compreensão dos Sinóticos é de suma importância entender o contexto e o objetivo de cada um dos evangelistas em suas respectivas narrativas, para que possamos perceber a grandeza da revelação vista em prismas diferentes.


Ponto Chave
“A biografia de Jesus é a temática central nos sinóticos”.


1. ESTUDANDO O EVANGELHO DE MATEUS
Sabemos que Mateus era cobrador de impostos, que Jesus o chamou para ser um de Seus doze discípulos (Mt 9.9-13). Portanto, o autor conviveu com Cristo, sendo assim, testemunha ocular de muitos fatos de sua narrativa.


1.1. Data e Propósito de Mateus.
A data aproximada de sua escrita é 58 a 68 d.C, momento este de muitas perseguições e de tensões cristãs e judaicas. Considerando tais momentos, Mateus escreve objetivando mostrar Jesus não apenas como Messias, mas como Filho de Davi, ou seja, aquele para quem a palavra alude sobre a sucessão do trono de Davi (Is 9.7). Ao lincar os eventos de Cristo com as passagens do Antigo Testamento, Mateus não somente mostra Cristo como cumprimento messiânico, mas também ajuda os cristãos em sua defesa no embate com o judaísmo do primeiro século da época cristã.


1.2. O Conteúdo de Mateus.
O Evangelho de Mateus mostra de forma detalhada a genealogia de Cristo; evidencia sua linhagem à tribo de Judá, bem como os seus discursos a céu aberto, fazendo alusão à vida prática e a interpretação correta do Decálogo. Para corroborar Sua Messianidade, Mateus descreve cerca de 20 milagres, sendo o primeiro a cura de um leproso (Mt 8 1-4), evidenciando Jesus como o remédio para a lepra, uma das piores pragas do AT (Lv 13.44-46). A não ser no início e no final do Evangelho, Mateus não descreve eventos de forma cronológica, pois sua narrativa visa mostrar que Jesus é o Cordeiro que foi morto antes da fundação do mundo (Ap 13.8).

*   “Os sinóticos revelam a harmonia dos Evangelhos ao relatar a biografia do Messias”. (Richard Hoover)


2. MARCOS E SEU EVANGELHO
Sabemos que o autor é João Marcos, que participou da primeira viagem missionária de Paulo, mas que desertou (At 13.13). Marcos não andou com Cristo, mas historiadores, como Eusébio, afirmam que Pedro foi a fonte para a escrita do Evangelho de Marcos, provavelmente quando conviveram no início da Igreja primitiva. Este Evangelho foi escrito em Roma.


2.1. Ocasião da escrita.
A provável data da escrita deste Evangelho é 67 a 68 d.C., após o martírio do apóstolo Pedro. Este foi um dos piores momentos para os cristãos, pois as perseguições tornaram-se ferrenhas com a ascensão de Nero como Imperador. Diante deste cenário de morte e pavor constante na época dos primeiros cristãos, Marcos escreve com o intuito de encorajar os cristãos com o testemunho de Cristo, que mesmo diante de uma morte cruel e injusta, obteve vitória, sendo exaltado por Deus.
É necessário considerar também o objetivo evangelístico dos escritos de Marcos, pois visava alcançar pessoas que viviam fora da Palestina, e não conheciam de fato os eventos da vida, ministério e obra de Cristo, bem como o seu poder sobrenatural sobre as enfermidades (Mc 1.45).


2.2. A ênfase do Evangelho de Marcos.
Algo interessante encontrado nesta narrativa é a expressão “imediatamente”, que aparece cerca de quarenta e duas vezes em dezesseis capítulos, mostrando um Cristo em constante movimento no exercício de Seu Ministério nas regiões da Galileia e Jerusalém. É possível computar dezoito milagres e cinco parábolas em seus escritos, reforçando a tônica do Evangelho da ação (Mc 6.56).
Marcos apresenta Jesus como servo. Em seu relato não encontramos nada sobre a genealogia e o nascimento de Jesus. Marcos cita pouco a lei e os costumes judaicos, reforçando a ideia de ter como destinatário os gentios, ampliando a ideia de um Evangelho universal, não circunscrito a um povo ou extensão geográfica. Ao relatar sobre a grande comissão, Marcos é categórico ao dizer: Ide por todo o mundo (Mc 16.15), revelando assim, que o alcance da obra de Cristo teria que ser mundial.


3. ANÁLISE DE LUCAS E SEU EVANGELHO
Lucas é conhecido como o médico amado (Cl 4.14), reconhecido como o autor do Evangelho de Lucas e de Atos dos Apóstolos. Lucas fez parte da comitiva paulina em alguns momentos e esteve com ele até o fim de sua vida (2Tm 4.11).


3.1. O Contexto do Evangelho de Lucas.
Ao escrever seu tratado a Teófilo, um grego de alta patente, Lucas visa mostrar que o Cristianismo não é mais um dos enésimos sistemas religiosos que versam sobre valores teológicos criados por homens. A narrativa, através de um estudo acurado dos fatos, mostra Cristo como alguém que faz parte da História e que veio como o “Filho do homem” revelar o grande amor de Deus para a humanidade.
Provavelmente, Lucas escreve este Evangelho por volta dos anos de 58 a 60 d.C., depois que se ocupou em levantar informações acerca de Cristo, pois também não o conheceu pessoalmente. Pelo momento de bastante perseguição, o escrito ainda serviu para solidificar a fé de muitos que sofriam pela causa do Evangelho.


3.2. A temática adotada por Lucas.
Lucas mostra de forma documentada o plano de salvação por meio de Jesus. O conceito central em torno de Cristo como membro de uma família, tendo a sua vivência ilibada diante da sociedade, e pelo poder do Espírito Santo, era tratado como Filho do homem. Em Lucas 19.10, vemos que o Filho do homem veio salvar e buscar o que se havia perdido. A narrativa lucana traz uma ênfase especial sobre a bondade de Cristo no que se refere às mulheres, os fracos, os pobres e os que viviam à margem da sociedade.
Outro ponto interessante é que, em Lucas, encontramos mais referências à oração do que nos outros Evangelhos, especialmente a vida em oração de Jesus, como na situação do batismo (Lc 3.21) e na ocasião em que se retirava para orar nos desertos (Lc 5.16).


SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Subsídios Teológico e Histórico
Dos quatro evangelistas, somente Mateus e João estavam entre os doze discípulos, e isto faz toda a diferença nos relatos apresentados na exposição dos Evangelhos. Mateus como testemunha ocular dos fatos não usa a septuaginta, mas usa com fidelidade o texto massorético na associação das profecias messiânicas, corroborando com a ideia de que o Evangelho de Mateus fora escrito em hebraico. Este argumento é ratificado também pela expressão “Reino dos Céus”, e não Reino de Deus.
Esta tendência de referir-se a Deus usando a palavra céu, também é aparente na tradição judaica de mishná, dos rabis, não, porém, nos Targuns aramaicos, que usam a frase “Reino de Deus”, como as encontradas nos demais Evangelhos. Outro pormenor do evangelista Mateus a considerar é o enfoque do judeu palestino, ao falar com detalhe sobre a vida judaica e seus costumes religiosos, mormente aos citados no Sermão do Monte, cujo objetivo de Jesus era corrigir as interpretações erradas da Torá, que não passavam de elucubrações da lei.


CONCLUSÃO
Os Evangelhos Sinóticos apresentam a Cristo a partir de olhares diferentes, porém, de forma contundente, relatam o grande projeto de Deus, que é a salvação da humanidade por intermédio de seu Filho.

Complementando
Os críticos examinam pormenores dos textos sinóticos tentando achar contradições entre os textos, mormente os defensores da teologia liberal, porém os textos se complementam e se ajustam tal qual um quebra-cabeça.

Eu ensinei que:
Os evangelistas em seus relatos acerca da vida de Cristo, formaram a biografia mais completa para o embasamento das doutrinas bíblicas.
Fonte: Revista Betel Conectar

Momento do louvor
 
GABRIELA ROCHA - Eu Navegarei (Lyric Vídeo)



A Presença da Glória



Sua Presença é real | Antonio Cirilo 



Único Caminho - O Nosso General é Cristo (Live Session)




Jesus é Vencedor - Ministério Atitude feat. Coral EmCanto (Clipe Oficial)



Sarah Farias - O Rosto de Cristo (Live Session)

Pré - aula:
Crédito na descrição dos vídeos:




Subsidio
O que são os evangelhos? Por que existem quatro?
Os evangelhos são relatos da vida de Jesus, escritos pelos apóstolos ou pessoas próximas dos apóstolos. Existem quatro evangelhos na Bíblia, cada um contando a história de Jesus de uma perspectiva um pouco diferente. Os evangelhos nos mostram quem Jesus é e por que ele é importante.

Durante seu tempo na terra, Jesus não escreveu nada sobre sua vida nem sobre seus ensinamentos. Mas depois que ele subiu ao Céu, os discípulos de Jesus começaram a registrar o que tinham visto e ouvido por escrito. Foi assim que surgiram os quatro evangelhos.


Evangelho significa “boa notícia”. 
O propósito dos quatro evangelhos e contar a boa notícia sobre Jesus, o Salvador do mundo (Marcos 1:1). Como cada um foi escrito por uma pessoa diferente, cada evangelho apresenta Jesus de uma perspectiva diferente, mas sem contradizer uns aos outros. Todos os evangelhos relatam a morte e ressurreição de Jesus.

Os quatro evangelhos são:
Mateus
Mateus foi um dos 12 apóstolos, que acompanhou o ministério de Jesus de perto. Em seu evangelho, Mateus mostrou como Jesus cumpriu as profecias do Antigo Testamento sobre o Messias, o Salvador prometido. Ele também registrou vários dos ensinamentos morais de Jesus, incluindo o famoso sermão do monte.


Marcos
Marcos foi um companheiro dos apóstolos Pedro e Paulo. Ele provavelmente escreveu seu evangelho a partir de tudo que ouviu de Pedro. O evangelho de Marcos foca principalmente nas ações de Jesus e seu poder para realizar milagres.


Lucas
Lucas era um médico, amigo de Paulo. Ele escreveu seu evangelho para um senhor chamado Teófilo. O objetivo de Lucas era escrever um relato digno de confiança. Por isso, ele pesquisou tudo com cuidado e rigor, procurando fontes seguras (Lucas 1:3-4). O evangelho de Lucas contém vários detalhes sobre a família e as origens de Jesus.


João
João foi outro apóstolo e um dos amigos mais próximos de Jesus. Seu evangelho é bastante diferente dos outros três porque procura contar outras partes da vida de Jesus, talvez menos conhecidas. João escreveu seu evangelho com o objetivo de ajudar as pessoas a crerem em Jesus (João 20:31).


Somente foram escritos quatro evangelhos?
Não, vários evangelhos foram escritos ao longo do tempo. No entanto, somente os quatro que estão na Bíblia são dignos de confiança. Os outros relatos da vida de Jesus são conhecidos como os evangelhos apócrifos.

Os quatro evangelhos na Bíblia foram escritos por pessoas que eram muito próximos de Jesus e/ou que tiveram acesso direto a pessoas próximas de Jesus. Os outros evangelhos, que surgiram mais tarde, foram escritos por pessoas que não conheceram Jesus nem os apóstolos. Esses evangelhos apenas relatam lendas e rumores, não testemunhos oculares.

Descubra aqui mais sobre os livros apócrifos.
Os evangelhos apócrifos também são diferentes porque são muito mais fantasiosos, foram escritos até alguns séculos mais tarde e incluem muitos erros e contradições. Por outro lado, es quatro evangelhos na Bíblia não contradizem uns aos outros e não têm grandes erros históricos. Já na igreja primitiva somente esses quatro evangelhos eram considerados autênticos e possíveis de comprovar.
Fonte:https://www.respostas.com.br › Bíblia
Fonte da dinâmica: blogatitudedeaprendiz.blogspot.com
Fonte: Crédito/// Editora Betel Jovens - 2° Trimestre De 2021 – Tema: Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões |


As imagens que retiramos da Internet são utilizadas sem fins lucrativos, apenas para ilustrações.
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
Se é ensinar, haja dedicação ao ensino". Rm12 : 7b.

Nenhum comentário:

Postar um comentário