24 de janeiro de 2020

Lição 04: O Espírito Santo na Antiga Aliança - Central Gospel

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
Isaías 44.1-8
1 - Agora, pois, ouve, ó Jacó, servo meu, e tu, ó Israel, a quem escolhi.
2 - Assim diz o Senhor que te criou e te formou desde o ventre, e que te ajudará: Não temas, ó Jacó, servo meu, e tu, Jesurum, a quem escolhi.
3 - Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei o meu Espírito sobre a tua posteridade, e a minha bênção sobre os teus descendentes.
4 - E brotarão como a erva, como salgueiros junto aos ribeiros das águas.
5 - Este dirá: Eu sou do Senhor; e aquele se chamará do nome de Jacó; e aquele outro escreverá com a sua mão ao Senhor, e por sobrenome tomará o nome de Israel.
6 - Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.
7 - E quem proclamará como eu, e anunciará isto, e o porá em ordem perante mim, desde que ordenei um povo eterno? E anuncie-lhes as coisas vindouras, e as que ainda hão de vir.
8 - Não vos assombreis, nem temais; porventura desde então não vo-lo fiz ouvir, e não vo-lo anunciei? Porque vós sois as minhas testemunhas. Porventura há outro Deus fora de mim? Não, não há outra Rocha que eu conheça.



TEXTO ÁUREO
Sim, fizeram os seus corações como pedra de diamante, para que não ouvissem a lei, nem as palavras que o Senhor dos Exércitos enviara pelo seu Espírito por intermédio dos primeiros profetas; daí veio a grande ira do Senhor dos Exércitos. Zacarias 7.12


Palavra introdutória
Vimos bem rapidamente, em lições anteriores, algumas citações e algumas referências ao Espírito Santo no Antigo Testamento. Agora, no entanto, traremos uma perspectiva mais panorâmica dentro desse tema.
Não estudaremos livro por livro do Antigo Testamento. Manteremos, para fins didáticos, as seguintes divisões: Pentateuco, Livros Históricos, Livros Poéticos e Livros Proféticos.



1. O ESPÍRITO SANTO NO PENTATEUCO
1.1. Em Gênesis
E Gênesis, lemos que o Espírito de Deus atuou principalmente na criação do universo (Gn 1.2). A fé cristã começa com a confissão de que Deus é o criador dos céus e da terra. Na perspectiva cristã, as primeiras histórias de Gênesis estabeleceram o palco para o desenrolar do drama redentor narrado na Bíblia.


1.2. O Êxodo
Em Êxodo, o Espírito Santo aparece como especial cooperador do propósitos divinos (Êx 31.1-11), capacitando pessoas, por exemplo, na construção do tabernáculo, que representava a maneira como Deus habitaria entre o Seu povo e como a comunhão da nação com Ele deveria ser restaurada depois do pecado.


1.3. Em Levítico
Não vemos expressamente escrito o termo Espírito Santo nas páginas de Levítico, contudo, sabemos que esse livro trata da santidade (Lv 19.2). Ele tem como contexto a caminhada do povo de Deus até Canaã, a Terra Prometida.
A genuína santificação não é possível sem o Espírito Santo. Ele é Deus, é parte da Trindade e estava presente, ainda que não manifestamente, ajudando aquele povo a seguir seu caminho em santidade.



1.4. Em Números e Deuteronômio
Números dedica seis capítulos (5-10) a instruções sobre a santificação do povo. Também nesse livro, vemos a ação colaborativa do Espírito na capacitação de homens para o ministério, como vemos no exemplo de Josué, homem em quem há o Espírito (Nm 27.18). Como em Números, Deuteronômio ratifica que Josué estava cheio do espírito de sabedoria. A tarefa era árdua e o povo tinha um coração duro. Somente o Espírito de Deus poderia ajudá-lo a cumprir os planos divinos.


2. O ESPÍRITO SANTO NOS LIVROS HISTÓRICOS
Os 12 livros que compõem os livros históricos do Antigo Testamento oferecem um rico tesouro de informações sobre os líderes de Israel: juízes, reis, sacerdotes e profetas. Eles também abrem uma janela para a vida cotidiana do povo.
Os temas dos livros históricos giram em torno da atividade divina de chamar, escolher, punir, redimir e usar a nação de Israel como povo da aliança para cumprir Seus propósitos globais.
Nesses livros, a obra do Espírito Santo se vincula principalmente à vida dos profetas e dos reis. Por exemplo: o Espírito agiu na vida dos profetas Elias e Eliseu (1 Rs 18.12; 2 Rs 2.9,16); o Espírito entrou em Amasai para animar o rei Davi e lhe dar forças diante das dificuldades (1 Cr 12.18); o Espírito revestiu Zacarias, filho do sacerdote Joiada, a fim de advertir o rei Joás da sua idolatria (2 Cr 24.20).



3. O ESPÍRITO SANTO NOS LIVROS POÉTICOS
A Bíblia como conhecemos agrupa cinco livros poéticos: Jó, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. Entre os livro poéticos, lemos que Jó reconheceu a participação do Espírito na criação do homem (Jó 33.4). Em Salmos, o autor afirma que o Espírito está presente na manutenção da vida (Sl 104.30). Em Provérbios, Salomão afirma que o Espírito de sabedoria que estava nele poderia ser derramado em quem se inclinasse às suas orientações (Pv 1.23).


4. O ESPÍRITO SANTO NOS LIVROS PROFÉTICOS
Nossa Bíblia inclui cinco livros de profetas maiores (Isaías, Jeremias, Lamentações, Ezequiel e Daniel). As mensagens deles servem-nos de lembrete de que todas as nações são responsáveis diante de Deus por seus comportamentos e suas políticas.
Sobre os profetas menores, três tem como foco o reino do norte, Israel (cuja capital era Samaria): Oseias, Amós e Jonas. Seis profetas menores têm como foco o reino do sul (cuja capital era Jerusalém): Joel, Obadias, Miqueias, Naum, Habacuque e Sofonias. Os três três últimos profetas menores (Ageu, Zacarias e Malaquias) têm como foco os exilados judeus que haviam retornado de Babilônia para reconstruir o templo e restabelecer Jerusalém.
Podemos ver a ação do Espírito em Zacarias, quando o profeta exorta o duro coração do povo, o qual sequer ouviu o que os profetas antigos disseram; em Miqueias, quando o profeta admoestou o povo por causa das injustiças que praticava (Mq 2.7); em Ezequiel, quando conduzi o profeta em sua missão (Ez 11.1).
O Espírito Santo é o grande responsável por fazer as vozes desses grandes homens reverberarem em nossos corações ainda hoje.



CONCLUSÃO

Não há como refutar que, ainda que discreto, ameno, modesto, ou mesmo invisível, o Espírito Santo sempre colaborou de alguma forma para os propósitos do Senhor, inclusive no Antigo Testamento.
Igualmente, nem sempre o percebemos agindo em nossa vida com Sua presença vigorosa e intensa, todavia, isso não que dizer que Ele não esteja atuando. É preciso ter fé, crendo que o Espírito está trabalhando, ainda que não o percebamos.



ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Quais foram as principais ações do Espírito Santo no Antigo Testamento?




 

Vídeo aula: 
Endereço na descrição dos vídeos

Revista Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 61 - 1º Trimestre de 2020 - Tema: O Espírito Santo: Divino Companheiro, Consolador e Mestre - Central Gospel
Comentarista: Geziel Gomes

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário