4 de janeiro de 2020

Lição 01: Família: Um Projeto Elaborado por Deus: Vídeos - aulas, Slides, Betel: Adultos

 

Texto Áureo
E disse o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. Gênesis 2.18.

Verdade Aplicada
A Família é uma instituição divina, como parte do projeto da criação e estabelecida antes do pecado da humanidade.

Objetivos da Lição
- Ensinar acerca do propósito do matrimônio;
- Mostrar a importância da família à luz da criação;
- Apresentar o modelo de Deus para o casal.


Motivo de Oração
Ore para que o Senhor fortaleça as famílias ao redor do mundo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
Gênesis 2.21-25
21 - Então o Senhor Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu, e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.

22 - E da Costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher, e trouxe-a Adão.

23 - E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne, esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

24 - Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.

25 - E ambos estavam nus, o homem e sua mulher, e não se envergonhavam.



Hinos Sugeridos

Harpa Cristã: 56



Harpa Cristã: 154



Harpa Cristã: 396

Introdução
Iniciaremos esta série de lições sobre família pontuando aspectos revelados nas Escrituras Sagradas sobre sua origem divina, instituída com propósitos e padrão bem definidos.
1 - A Origem do Matrimônio
A primeira instituição criada por Deus foi a família.

1.1 - O Primeiro Casal
O relato bíblico nos assegura que a família tem origem no jardim do Éden através da união entre Adão e Eva. Quando Deus disse: "Não é bom que o homem esteja só" (Gn 2.18).
1.2 - A Família e sua Influência na Sociedade
Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, a família é o elemento natural, universal, e fundamental da sociedade.

A deterioração da sociedade acontece por causa da deterioração da família. É nosso deve cuidar da família

(Dt 6.6-9).

A igreja precisa estar atenta para a tendência mundana de desvalorizar a influência mundana de desvalorizar a influência da família na sociedade.

Afinal, é na família que tudo começa [...]

1.3 - Uma Definição de Família
O dicionário define a família como uma instituição, parentesco, organização e sociedade, mas não se refere à sua origem.

A sociedade vê a família como uma instituição humana, na qual cada membro tem direitos [...]

2 - A Família à Luz da Criação
Deus criou a família com propósitos e a fundamentou com princípios para que sempre fosse forte e dirigida por Ele. A relevância da família é atestada, também, ao ser usada para ilustrar o relacionamento entre Cristo e a Igreja (Ef 5.32).
2.1 - O Desenho Original para a Família
[...] O capítulo 2 do livro de Gênesis detalha como se deu a criação do homem e da mulher. O Senhor Deus observou que estava faltando uma companheira para o homem e agiu para suprir.

O Senhor então criou a mulher a partir do homem e a apresentou, dando instruções de como deveriam viver unidos (Gn 2.18-25).

2.2 - Unir para Multiplicar
[...] Mas o propósito de Deus ia além. Ele os uniu em matrimônio para que juntos pudessem dar frutos e se multiplicarem sobre a terra (Gn 1.27-28).
2.3 - Deus fez tudo sobre Medida
[...] Deus é o idealizador da família. Isso significa claramente que Deus fez com propósitos definidos para esse mundo (Ml 2.15).
3 - Um Modelo Estabelecido no Princípio
Veremos como é a matriz do casamento no projeto original, que começa com a união entre um homem e uma mulher.
3.1 - Deus fez Homem e Mulher
[...] no projeto original, Deus não uniu dois homens do mesmo sexo, nem tampouco duas mulheres. De acordo com o projeto original, Deus desejava que eles se reproduzissem e pessoas do mesmo sexo não se reproduzem (Gn 1.27-28).

[...] o modelo bíblico para o casamento sempre será um homem e uma mulher, o que passar disso é invenção humana e maligna (1Tm 4.1-3).

Então podemos concluir neste tópico que o primeiro aspecto do casamento é que ele deve ser heterossexual (entre um homem e uma mulher).

3.2- Casamento Monogâmico
Outro aspecto da matriz do casamento apresentada no livro de Gênesis é o monogâmico, ou seja, um homem se une com uma só mulher. Tal característica aponta que o projeto divino é que o casamento não fosse desfeito.
3.3 - Uma União Submissa a Deus
A terceira característica da matriz da união conjugal é a submissão a Deus, visando um contínuo relacionamento [...] É preciso resgatar a consciência de que sendo a família instituída por Deus, deve a Ele sua origem, lealdade e adoração.

O ambiente familiar também deve ser cúltico. Para tanto, faz-se necessário o cultivo da leitura bíblica, oração e louvor em família.



Conclusão
Deus criou o matrimônio para que fosse indissolúvel e tudo o que precisamos para uma vida matrimonial bem-sucedida está registrado na Escritura. Deus não somente criou a instituição família, mas também estabeleceu princípios para que seus alicerces não ruíssem diante das tempestades Mateus 7.26-27.

  

Videos aulas:
O endereço na descrição dos videos





Nenhum comentário:

Postar um comentário