16 de janeiro de 2020

Lição 03: As Representações do Espírito Santo - Central Gospel

TEXTO BÍBLICO BÁSICO
João 7.31-39
31 - E muitos da multidão creram nele, e diziam: Quando o Cristo vier, fará ainda mais sinais do que os que este tem feito?
32 - Os fariseus ouviram que a multidão murmurava dele estas coisas; e os fariseus e os principais dos sacerdotes mandaram servidores para o prenderem.
33 - Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda um pouco de tempo estou convosco, e depois vou para aquele que me enviou.
34 - Vós me buscareis, e não me achareis; e onde eu estou, vós não podeis vir.
35 - Disseram, pois, os judeus uns para os outros: Para onde irá este, que o não acharemos? Irá porventura para os dispersos entre os gregos, e ensinará os gregos?
36 - Que palavra é esta que disse: Buscar-me-eis, e não me achareis; e: Aonde eu estou vós não podeis ir?
37 - E no último dia, o grande dia da festa, Jesus pôs-se em pé, e clamou, dizendo: Se alguém tem sede, venha a mim, e beba.
38 - Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.
39 - E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.



TEXTO ÁUREO

Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo. Salmos 46.4


Palavra introdutória
Deus é tão imenso que o nosso vocabulário não é capaz de explicá-lo com precisão. Então, para compreender melhor quem Ele é, temos de recorrer a artifícios que possam nos ajudar a entender um pouco da grandeza de Deus. Por isso, constantemente observamos os escritores da Bíblia usando linguajem figurada para descrever seus momentos de relacionamento com o Divino.


1. OS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
1.1. O Espírito Santo é um rio que está em nosso meio
O texto do Salmo 46 traz um dos mais importantes símbolos do Espírito Santo, talvez o símbolo mais rico e de variadas aplicações sobre Ele. Nessa passagem, por exemplo, conseguimos entender que há um rio cujas águas alegram a cidade de Deus (Sl 46.4), isto é, simbolicamente, podemos ver a ideia de um Deus que habita e se move em meio ao Seu povo. Da mesma forma, o Espírito Santo habita e se move em nosso meio.


1.2. O Espírito Santo é a água que sacia a nossa sede
A água, como símbolo do Espírito Santo, constitui um importante ponto de referência para os estudiosos da Bíblia, considerando que alguns aspectos fundamentais do líquido ilustram grandes verdades sobre o Espírito Santo; por exemplo: a água é indispensável à sobrevivência humana.
Durante a conversa com a mulher samaritana, o Salvador disse-lhe: Qualquer que beber desta água tornará a ter sede, mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna (Jo 4.13,14). Essa água que jorra para a vida eterna é o Espirito Santo. Ele é o único realmente capaz de saciar a profunda sede que temos de Deus.



1.3. O Espírito Santo é a chuva que prepara nossa vida
No Antigo Testamento podemos citar o profeta Joel como exemplo de quem usou essa simbologia para falar da conexão entre as chuvas e as promessas de Deus. Em seguida, o profeta cita o futuro derramamento do Espírito Santo, que ocorreu no Pentecostes (Jl 2.23,28).
No Novo Testamento, Tiago compara a espera pelas chuvas temporã e serôdia à espera pela segunda vinda de Jesus. Ele proclama que os cristãos devem aguardar pacientemente a vinda do Senhor assim como o agricultor aguarda com paciência que seus campos recebam as chuvas (Tg 5.1-11).



2. OUTROS SÍMBOLOS DO ESPÍRITO SANTO
2.1. O fogo
O fogo também é um símbolo que representa o Espírito Santo. Ambos possuem propriedades semelhantes: aquecem, queimam, purificam e iluminam o caminho. Ele simboliza a energia transformadora das poderosas ações do Espírito.
Apesar de ser um elemento poderoso, o fogo do Espírito Santo pode ser extinto na vida de quem não se abstém da aparência do mal, ou seja, podemos ter nosso vínculo com o Espírito Santo diminuído se não vigiarmos e orarmos sempre (1 Ts 5.19).


2.2. O vento
Depois da Sua ressurreição, Cristo apareceu aos discípulos enquanto eles estavam reunidos. Jesus revelou-se, mostrou-lhes Suas cicatrizes, assoprou sobre eles e disse-lhes: recebei o Espírito Santo (Jo 20.22).
Neste exemplo podemos entender que o vento assoprado por Cristo representa a sutil obra do Espírito, pois é um mistério invisível, poderoso e penetrante. Não podemos vê-lo, mas o sentimos e sabemos que Ele é real.



2.3. O óleo e o azeite
O óleo e o azeite são um precioso símbolo do Espírito Santo. No Antigo Testamento, eles eram frequentemente usados em momentos solenes, como a consagração de profetas (1 Rs 19.16), sacerdotes (Êx 30.30) e reis (1 Sm 16.13).
Nos tempos bíblicos, o azeite também era uma mercadoria usada para fins comerciais e econômicos (Lc 16.6), funcionava como combustível para lâmpadas (Mt 25.3) e como tratamento medicamentoso (Mc 6.13; Tg 5.14). Contudo, ao contrário do extrato da azeitona, o Espírito Santo não pode ser comprado nem comercializado. Ele está disponível gratuitamente a todos.



2.4. O selo
Em sua segunda carta à igreja de Corinto, o apóstolo Paulo comunica-se com os cristãos que congregavam ali, afirmando que eles eram selados por Deus e que Ele lhes deu o penhor do Espírito Santo (2 Co 1.22). O selo garantia a procedência e a inviolabilidade de uma carta. Normalmente, derretia-se um tipo de cera no documento e usava-se um elemento em auto-relevo para marcá-lo antes do seu endurecimento.
O apóstolo usou essa simbologia para explicar que o selo do Espírito Santo autentica e assegura a quem pertencemos. O Espírito Santo sela o crente em Jesus Cristo, dando-lhe garantia, proteção e direito de propriedade. Ele personaliza o possuidor e é expressão da autoridade de Deus sobre os Seus (2 Tm 2.19; Ap 7.3).



CONCLUSÃO
A rica linguagem bíblica sobre os símbolos do Espírito Santo pode-nos dar uma breve dimensão de como Deus paira sobre a Sua criação, identificando-se com ele e atuando a fim de que todos sejam alcançados pela mensagem das boas novas de salvação de Cristo. Seja como a brisa suave de um vento ou como um poderoso fogo consumidor, o Espírito Santo está disponível para se relacionar conosco. Nem sempre sabemos como Ele se revelará em nosso relacionamento, mas podemos ter a certeza de que ficaremos bem e seremos tratados com muito amor.


ATIVIDADE PARA FIXAÇÃO
1. Quais símbolos do Espírito Santo você consegue identificar nessa lição?




 Vídeo aula: 
Endereço na descrição dos vídeos

  
Revista Jovens e Adultos: Lições da Palavra de Deus - nº 61 - 1º Trimestre de 2020 - Tema: O Espírito Santo: Divino Companheiro, Consolador e Mestre -  Central Gospel
Comentarista: Geziel Gomes
Adultos: Lições Bíblicas, dinâmicas, slides, subsídios, pré - aulas: Arquivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário