8 de outubro de 2018

Dinâmica: Interpretando: Lição 02: Como os pentecostais interpretam a Bíblia - Jovens


Professoras e professores, observem estas orientações:
1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina:Como os pentecostais interpretam a Bíblia.
- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica“Interpretando”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!



Dinâmica: Interpretando
Objetivo: Introduzir o estudo sobre a importância da correta interpretação bíblica.
Material:
01 texto para cada aluno(vejam no procedimento)
Procedimento:
1 - Distribuam para cada aluno uma cópia do texto abaixo:
Narrador(a): professor(a):
Um homem rico estava muito mal, agonizando. Pediu papel e caneta. Escreveu assim.
Homem rico: “Deixo meus bens à minha irmã não a meu sobrinho jamais será paga a conta do padeiro nada dou aos pobres”.
Narrador(a): professor(a):
Morreu antes de fazer a pontuação. A quem deixava ele a fortuna? Eram quatro candidatos à sua fortuna.
A) Narrador(a): professor(a): O sobrinho fez a seguinte pontuação:
Sobrinho:
Deixo meus bens à minha irmã? Não!
A meu sobrinho.
Jamais será paga a conta do padeiro.
Nada dou aos pobres.
B) Narrador(a): professor(a): A irmã chegou em seguida. Pontuou assim o escrito:
Irmã:
Deixo meus bens à minha irmã.
Não a meu sobrinho.
Jamais será paga a conta do padeiro.
Nada dou aos pobres.
C) Narrador(a): professor(a): O padeiro pediu cópia do original. Puxou a brasa pra sardinha dele:
Padeiro:
Deixo meus bens à minha irmã? Não!
A meu sobrinho? Jamais!
Será paga a conta do padeiro.
Nada dou aos pobres.
D) Narrador(a): professor(a): Aí, chegaram os descamisados da cidade. Um deles, sabido, fez esta interpretação:
Descamisado:
Deixo meus bens à minha irmã? Não!
A meu sobrinho? Jamais!
Será paga a conta do padeiro? Nada!
Dou aos pobres.
Autoria do texto desconhecida.
Texto adaptado por Sulamita Macedo.
2 – Escolham 05 alunos para representar os personagens da história acima: o homem rico, o sobrinho, a irmã, o padeiro e o descamisado.
Expliquem que no texto já está indicada a fala de cada um.
3 – Realizem a leitura do texto de acordo com a orientação contida no item 2.
4 – Após a leitura, analisem a história sob o ponto de vista de cada personagem e a razão de cada versão.
5 – Para concluir, falem que o desejo do homem rico escrito no papel sem pontuação levou os 4 herdeiros a ler o conteúdo de acordo com seus interesses. A interpretação de um pequeno texto pode ser interpretado de diversas maneiras.
Entretanto, a interpretação bíblica(tema de aula de hoje), para que seja feita de forma correta e confiável, requer cuidados e requisitos que devem ser observados por quem ler e estuda a Palavra de Deus.






Revista Jovens - 4° Trimestre de 2018 - Tema: O vento sopra onde quer – O Ensino Bíblico do Espírito Santo e sua operação na vida da Igreja


Fonte: Atitudedeaprendizblogspot.com
Fonte: Revista Jovens - 4° Trimestre de 2018 - Tema: O vento sopra onde quer – O Ensino Bíblico do Espírito Santo e sua operação na vida da Igreja - Cpad



Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018

Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário