1 – Antes de abordar o tema da aula, é interessante que vocês mantenham uma conversa informal e rápida com os alunos:
- Cumprimentem os alunos.
- Dirijam-se aos alunos, chamando-os pelo nome, para tanto é importante uma lista nominal para que vocês possam memorizar.
- Perguntem como passaram a semana.
- Escutem atentamente o que eles falam.
- Observem se há alguém necessitando de uma conversa e/ou oração.
- Verifiquem se há alunos novatos e/ou visitantes e apresentem cada um.
2 - Este momento não é uma mera formalidade, mas uma necessidade. Ao escutá-los, vocês estão criando vínculo com os alunos, eles entendem que vocês também se importam com eles.
Outro fator importante para estabelecer vínculos com os alunos é através das redes sociais, adicionem os alunos e mantenham comunicação com eles.
3 - Após a chamada, solicitem ao secretário da classe a relação dos alunos ausentes e procurem manter contato com eles durante a semana, através de telefone ou email ou pelas redes sociais,deixando uma mensagem “in box” dizendo que sentiu falta dele(a) na EBD).
Os alunos se sentirão queridos, cuidados, perceberão que vocês sentem falta deles. Dessa forma, vocês estarão estabelecendo vínculos afetivos com seus alunos.
4 – Escolham um momento da aula, para mencionar os nomes dos alunos aniversariantes, parabenizando-os, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo.
5 – Fazendo o que foi exposto acima, somando-se a um professor motivado, associando a uma boa preparação de aula, com participação dos alunos, vocês terão bons resultados! Experimentem!
6 – Agora, vocês iniciam o estudo da lição. Vejam estas sugestões:
- Apresentem o título da lição, escrevendo no quadro ou cartolina: Os livros de Lucas e Atos – A base da doutrina pentecostal.
- Para iniciar o estudo do tema, apliquem a dinâmica “Lucas & Atos”.
- Agora, trabalhem o conteúdo da lição.
Ao trabalhar o conteúdo da lição, vocês devem oportunizar a participação do aluno, envolvendo-o através de exemplos e situações próprias de sua idade. Dessa forma, vocês estão contextualizando o tema com a vida do aluno, além de promover uma aprendizagem mais significativa.
Tenham uma excelente e produtiva aula!
Dinâmica: Lucas & Atos
Objetivos:Conhecer o que os alunos conhecem acerca do livro de Lucas e Atos.
Comparar o que os alunos sabem antes e depois do estudo da lição.
½ folha de papel ofício com o nome “Lucas” para a metade da turma
½ folha de papel ofício com o nome “Atos” para a metade da turma
02 pincéis atômicos
02 folhas de papel madeira
Procedimento:
- Dividam a turma em 02 grupos. Para isso, utilizem a seguinte técnica para divisão em grupos descrita abaixo:
Vamos supor que sua turma tenha 10 alunos.
Afixar nas costas de 05 alunos um papel com o nome “Lucas”. Nos demais alunos, colocar nas costas um papel com o nome “Atos”.
Depois, pedir que eles se dividam em 02 grupos observando a indicação do papel pregado nas costas.
Falem que não eles não podem retirar o papel para olhar. Observem qual será a saída dos alunos para saber. A proposta dessa atividade é que os alunos ajudem uns aos outros ou mesmo o aluno tomar a iniciativa e perguntar para um colega o que está escrito nas suas costas.
- Quando os grupos estiverem formados, distribuam 01 folha de papel madeira com afirmações escritas sobre o livro de Lucas e Atos.
Expliquem que cada grupo, através do consenso, deverá identificar quais declarações se referem as características o livro de Lucas e de Atos.
O grupo “Lucas” vai identificar as frases sobre o livro de Lucas.
O grupo “Atos” vai identificar as frases sobre o livro de Atos.
Para isto, deverão escrever o nome Lucas ou Atos ao lado de cada frase, utilizando pincel atômico.
- Sugestões de afirmações sobre os livros de Lucas e Atos:
Autoria: Lucas
Relata a vida de Jesus de forma cronológica
Descreve a propagação do evangelho pelo poder do Espírito Santo, através dos discípulos
Narra a vida de Jesus através de testemunhas oculares
Conta que Lucas foi companheiro de Paulo na viagens missionárias
Contém fontes primárias da doutrina de pentecostal
Enfatiza a oração
Menciona a descida do Espírito Santo
Registra que Jesus falou para seus discípulos que ficassem em Jerusalém para que fossem cheios do Espírito Santo
Mostra judeus e gentios cheios do Espírito Santo
Apresenta o momento no qual o Espírito Santo veio sobre Jesus
Contém o cumprimento da profecia de Isaías sobre o derramamento de poder e o falar em outras línguas
- Estipulem um tempo de 10 minutos no máximo para os grupos executarem a atividade.
- Recolham as folhas de papel madeira e reservem.
- Trabalhem o conteúdo da lição.
- Após o estudo da lição, fixem as folhas de papel madeira que os grupos escreveram nelas.
- Falem: Estas são as indicações de cada grupo quanto ao livro de Lucas e Atos. Já que estudamos sobre estes livros, agora vamos verificar se o que vocês apontaram ou deixaram de responder estão corretas ou não?
- Deixem que os alunos observem e verifiquem se há necessidade de alguma modificação.
Revista Jovens - 4° Trimestre de 2018 - Tema: O vento sopra onde quer – O Ensino Bíblico do Espírito Santo e sua operação na vida da Igreja
Fonte: Atitudedeaprendizblogspot.com
Fonte: Revista Jovens - 4° Trimestre de 2018 - Tema: O vento sopra onde quer – O Ensino Bíblico do Espírito Santo e sua operação na vida da Igreja - Cpad
► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018
Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
Boa tarde! Deus te abençõe!!
ResponderExcluirGostei muito de suas orientações e brilhante a sua abordagem sobre o tema.
Muito obrigado
Att, Waldyr