10 de outubro de 2018

Lição 2 - O Valor do Planejamento na Vida do Cristão - Adultos: Betel

Resultado de imagem para Lição 9 - Arrependimento, o Caminho para o Reavivamento - adultos adultos

Objetivos da lição
ENFATIZAR o valor do trabalho em grupo;
MOSTRAR a necessidade de se responder adequadamente às ocasiões;
DESTACAR a importância do planejamento na vida do cristão.





Texto Áureo
   Neemias 2.5
"E disse ao rei: Se é do agrado do rei, e se o teu servo é aceito em tua presença, peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.


Verdade Aplicada
Em tempo de muito ativismo e imediatismo, é preciso resgatar a prática da oração, da reflexão e do planejamento.



Glossário
Interpelar: Dirigir-se a alguém com alguma pergunta ou pedido de explicação;
Pedante: Que se exprime exibindo conhecimento que não possui;
Perímetro: Linha que delimita uma área ou região.



Textos de Referência.
Nemias 2.1-4

1 Sucedeu, pois, no mês de Nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, que estava posto vinho diante dele, e eu peguei o vinho e o dei ao rei; porém eu nunca estivera triste diante dele.
2 E o rei me disse: Por que está triste o teu rosto, pois não estás doente? Não é isto senão tristeza de coração; então temi sobremaneira.
3 E disse ao rei: Viva o rei para sempre! Como não estaria triste o meu rosto, estando a cidade, o lugar dos sepulcros de meus pais, assolada, e tendo sido consumidas as suas portas a fogo?
4 E o rei me disse: Que me pedes agora? Então orei ao Deus dos céus,


através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE




Hinos sugeridos
Harpa cristã: 153



Harpa cristã: 225



Harpa cristã: 305


ESBOÇO DA LIÇÃO
Introdução
1. O Valor das Respostas Inteligentes.
2. A Importância do Planejamento.
3. Estudando o terreno.
Conclusão



Introdução
Neemias foi suficientemente sábio para aproveitar as oportunidades que Deus estava lhe proporcionando. Veremos, também, nesta lição, o cuidado que ele teve quando, finalmente, chegou a Jerusalém.




1. O valor das respostas inteligentes
A narrativa do grande banquete nos faz refletir sobre o que levara o rei a dedicar atenção ao semblante de Neemias. Apenas por um intervenção divina isso seria possível. Ao ser questionado pelo rei, apesar de temeroso, Neemias não se deixou ser dominado pelo medo e, aproveitando a oportunidade, expôs o seu caso. Da mesma forma, o cristão deve estar atento a todas as chances que aparecem.




1.1. Deus aguçou o olhar do rei
Ao responder o rei Artaxerxes quando interpelado por este sobre a razão de sua aparente tristeza, Neemias demonstra tato, embora tenha sentido medo (Ne 2.2). A atenção do monarca havia se voltado para ele e tal chance não podia ser desperdiçada. Provavelmente, Neemias clama ao Senhor em pensamento e devolve ao rei um resposta que, primeiramente, reafirma sua lealdade ao regente: "Viva o rei para sempre" (Ne 2.3) É interessante observar que Neemias não divulga o nome da cidade, referindo-se a ela apenas como o "lugar dos sepulcros de meus pais".




1.2. O valor em responder com sabedoria
Apesar de ter orado e jejuado antes, a postura de Neemias perante o rei como expôs o motivo da tristeza e o pedido, demonstram prudência, sabedoria e equilíbrio.
Assim, aprendemos que a oração e a confiança no Senhor não nos dispensam de agirmos e falarmos com cuidado (Pv 10.19; 16.16). Tal exemplo de atitude nos lembra o exposto em Eclesiastes 8.1-7. O histórico de Jerusalém não era um dos melhores. Esdras 4.6-16 nos revela a saga de Jerusalém e o quanto seria arriscado trazer seu nome à memória de Artaxerxes. Neemias sabia que se explorasse o costume do respeito aos antepassados teria uma chance de o rei acenar com uma resposta positiva. Sabiamente, Neemias resguarda o nome da cidade, menciona apenas que se tratava do "lugar dos sepulcros de meus pais" (Ne 2.3), sabendo que isso conquistaria a simpatia do rei (Ne 2.4).




1.3. Evitar polêmicas desnecessárias

Muitas situações embaraçosas seriam evitadas se apenas as palavras estritamente necessárias fossem pronunciadas. Há muitos que falam demasiadamente sem ponderar acerca de suas falas. Provérbios 25.11 fala acerca da palavra dita a seu tempo. Alguns põem tudo a perder, pois, mesmo sendo detentores da verdade, disparam-na de forma errada para todos os lados. Desenterram problemas sobre os quais o próprio Senhor Deus já pôs uma pedra (Mq 7.19). Aprendemos com Neemias a necessidade de responder sabiamente, evitando polêmicas desnecessárias. No momento certo, ele falou o propósito da sua missão.




2. A importância do planejamento
Neste tópico, abordaremos sobre a importância do planejamento. Quais aspectos podem contribuir para que se obtenha êxito numa empreitada? Vejamos o que a história de Neemias tem a nos ensinar.




2.1. Conhecendo o homem
É impossível conhecer o homem na sua totalidade, mas aquele que observa as personalidades tem maiores chances de acerto numa interação. Quando entregamos nossa vida a Jesus, nossos hábitos são modificados, mas nossa personalidade permanece. Esse conhecimento nos torna cautelosos e, assim, podemos ponderar acerca da melhor abordagem. E isso não ocorre só com estranho. Até nossos filhos tem suas próprias personalidades.




2.2. Conhecendo a cultura de sua época
Neemias não era alguém que simplesmente fazia uso da persuasão para atingir seus objetivos. Muito pelo contrário, pois mostrou-se um estudioso da cultura de sua época. É interessante observar que o pano de fundo dos interesses de Neemias era trazer o povo de volta à verdadeira adoração a Deus. Em nossos
dias, os pais precisam cultivar os ideais divinos ao mesmo tempo em que incentivam membros da família a alcançarem seus sonhos. Neemias manteve-se íntegro perante Deus, pois jamais se esqueceu de que o Senhor era o verdadeiro soberano. Deus nos fez para vivermos em sociedade e não isolados. Conhecendo o homem, a cultura e preservando o contato com Deus, desenvolveremos relacionamentos maravilhosos com o nosso próximo.





2.3. Mantendo Deus presente em seus planos
Por meio da declaração: "Se é do agrado do rei" (Ne 2.5), Neemias se mostra respeitoso sem ser pedante. Há quem profira títulos e pronomes de tratamento, os mais pomposos possíveis, mas apenas da boca pra fora. Neemias havia construído um relação de confiança com Artaxerxes e não se pautou apenas no jargão: "viva o rei". Uma lição a ser extraída é a relevância, no dia a dia, de cultivarmos relacionamentos saudáveis. Mesmo assim, Neemias tinha em mente que se não contasse com a intervenção divina, decerto não teria as portas abertas. Quem não inclui Deus em seus planos, não chega muito longe (Pv 16.1-3), ainda que a princípio pareça que tudo está indo bem.




3. Estudando o terreno
Planejar exige parar, pensar e decidir o que é importante para se alcançar o objetivo. O planejamento facilita o trabalho porque nos obriga a realizar uma síntese sobra a atividade a ser feita. Neemias foi muito prudente ao examinar as redondezas (Ne 2.11-16). Muitos têm sucumbindo por tomarem atitudes precipitadas, colocando os pés pelas mãos, agindo no calor dos acontecimentos. É preciso refletir, ponderar; pesar os prós e os contras. Por isso, o exemplo de Neemias nos será muito útil.




3.1. Fazendo o que está ao nosso alcance
Neemias sabia que sem a proteção de Deus seus esforços seriam em vão. Isso foi comprovado por meio de suas orações, que sempre antecederam suas ações. No entanto, da mesma forma, também reconhecia que o Senhor Deus não faria por ele aquilo que ele tinha condições de fazer. Deus está sempre disposto a nos ajudar, todavia, nossa parte na história precisa ser cumprida (Js 1.18).




3.2. Um círculo de confiança
Neemias, a princípio, não saiu contando para todos o pretendia fazer. Adiantar o que planejamos pode suscitar problemas desnecessários. Muitos entraves podem surgir por intermédio de pessoas descontentes que, ao saberem das ações a serem implantadas em médio prazo, fazem de tudo para frustrar os objetivos. Neemias selecionou muito bem as pessoas com as quais poderia compartilhar o que pretendia. Em nossa trajetória cristã, é muito bom ter ao nosso lado pessoas que possam nos auxiliar em oração ou palavras de ânimo e estímulo para avançarmos sempre.




3.3. Falar com conhecimento de causa
Ao fazer a ronda pelo perímetro da muralha, Neemias tomou conhecimento do real estado em que ela se encontrava. Não fez alarde, levou apenas uma montaria (Ne 2.12). Mesmo à noite, não colocou isso como um obstáculo. Não podemos dar como desculpa para fazer a obra do Senhor uma dificuldade intransponível. Fazer isso é negar a confiança no poder que Deus tem, pois Ele resolve até mesmo as situações impossíveis (Lc 1.37).


Conclusão
A história de Neemias nos mostra a importância de uma vida de constante preparo. Empreguemos nosso tempo em conhecer mais a Deus e não desprezemos o saber como lidar com o nosso próximo. Deus fez o homem para viver em sociedade, sendo abençoado e abençoador de vidas.



Questionário.
1. Como Neemias se refere a Jerusalém?
R: Apenas como o "lugar do sepulcro dos meus pais" (Ne 2.3)



2. Do que a oração e a confiança no Senhor não nos dispensam?
R: De agirmos e falarmos com cuidado (Pv 10.19; 16.16)




3. O que Esdras 4.6-16 nos revela?
R: A saga de Jerusalém e o quanto seria arriscado trazer seu nome à memória de Artaxerxes (Ed 4.6-16)



4. Do que fala Provérbios 25.11?
R: Acerca da palavra dita a seu tempo (Pv 25.11)



5. Ao fazer a ronda pelo perímetro da muralha, do que Neemias tomou conhecimento?
R: Do real estado em que ela se encontrava. (Ne 2.12).








Subsidio
Sobre o livro de Neemias
O livro de Neemias continua a história dos judeus exilados que retornaram à sua terra natal após o cativeiro babilônico. Relata-nos o livro de Esdras que um grupo de 50 mil pessoas voltou a Judá no primeiro ano de Ciro, o conquistador que derrotara a Babilônia (538 a.C.). O Templo foi reconstruído por esse grupo. O próprio Esdras conduziu outro grupo de aproximadamente 1500 pessoas de volta à terra, cerca e oitenta anos mais tarde (458 a.C.). A liderança espiritual de Esdras conduziu o povo a uma reforma vital: os homens que se haviam casado com mulheres estrangeiras divorciaram-se delas e renovaram a aliança com Deus.
Os eventos registrados por Neemias ocorreram cerca de doze anos mais tarde (444 a.C.). Neemias veio como governador nomeado para liderar seu povo e com o propósito declarado de reconstruir os muros de Jerusalém.
As cidades do mundo antigo tinham muros para sua proteção. Os muros também eram símbolos: cidades sem muros eram motivos de zombaria. Dava-se mais importância a cidades muradas. Neemias não suportou a ideia de que a cidade de Deus não tivesse muros e comprometeu-se a reconstruí-los.
Foi um susto para Esdras e Neemias descobrir que Israel precisava de um novo começo. O povo de Deus havia retornado à Terra Prometida com muitas expectativas. Viajaram centenas de quilômetros com muito entusiasmo para reconstruir o Templo... mas não passaram da fundação e desistiram. Estimulados por Ageu e Zacarias, comprometeram-se com um novo começo e o concluíram, para que estivesse pronto para o Messias. Mas os anos se passaram, o Messias não veio. E os antigos padrões de vida, o antigo materialismo, os antigos valores foram tomando conta de novo.
Não havia desculpa. Isso estava errado.
Mas aconteceu com eles – exatamente como acontece conosco. Quando o povo ou o indivíduo começa a afastar-se de Deus, está na hora de novo compromisso. É hora do novo início que Deus está sempre disposto a nos permitir quando retornamos a Ele.
Neemias veio para Judá somente doze anos depois de Esdras. Era alto oficial do governo persa que, em virtude de sua preocupação por Jerusalém, pediu e recebeu permissão para servir como governador do pequeno distrito. Serviu em Jerusalém doze anos, voltou para a Pérsia e depois retornou para governar Judá uma segunda vez.
Diferentemente de Esdras, o sacerdote, exerceu poder político. Mas sua liderança forte e vívida o fez lidar com questões que iam além da restauração da respeitabilidade de Jerusalém pela reconstrução dos muros da cidade. Neemias comprometeu-se também com a purificação do estilo de vida do povo de Deus, fazendo com que se ajustassem à Lei. É impressionante notar que, mesmo com a presença de Esdras em Judá, que ensinava a Palavra de Deus ao povo, os judeus haviam se afastado do compromisso total com o Senhor. Já no tempo de Neemias, era comum novamente o casamento misto, e fazer negócios no dia sagrado do sábado era normal. Estava na ora de um novo começo para o povo de Deus.
Neemias, através da narrativa de seu livro, mostra-se primeiramente um homem decidido e corajoso. Desde a conversa com o rei Artaxerxes, temido soberano da Pérsia, não titubeou em dizer o que o afligia. Pelo contrário, manejando sabiamente as palavras, ganhou a confiança do rei para empreender seu plano de reconstruir os muros e consequentemente restituir a honra e a dignidade da cidade de Jerusalém, capital de Judá.
Com espírito de liderança e forte personalidade, liderou a empreitada, sempre sob o comando do Deus Vivo, orando, meditando na Palavra do Senhor, agindo como verdadeiro servo de Deus em todas as ocasiões.
Um grande exemplo nos deixa a narrativa do livro de Neemias. Maior exemplo nos deixa esse cativante personagem bíblico, notadamente devotado obreiro do Altíssimo.
Uma semana abençoada para todos os irmãos, na Paz do Senhor Jesus!
Márcio Celso
 Fonte: www.revistaebd.com - As imagens a cima e Subsidio,





Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos


Lições bíblicas Betel
Ano 2018

Resultado de imagem para Lição 9 - Arrependimento, o Caminho para o Reavivamento - adultos adultos  Revista Editora Betel Dominical Adultos: 4º Trimestre de 2018 - Neemias: Enfrentando os desafios com Oração, Ação e Perseverança - Adultos


Revista Betel Dominical: 3º Trimestre de 2018 - Israel 70 anos - Tema: O chamado de uma nação e o plano divino de redenção: Adultos


Revista Betel Dominical: 2º Trimestre de 2018 - Tema: Aperfeiçoamento Cristão - Propósito de Deus para o discípulo de Cristo: Adultos


Revista Betel Dominical 1º Trimestre de 2018 - Adultos: Tema: Levítico: O ministério sacerdotal Levítico e sua relevância para a igreja: Adultos



Lições bíblicas Betel

Ano 2017

Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas
Adultos - 2º Trimestre de 2017 - Jeremias: Deus convoca seu povo ao arrependimento: Betel.
Revista Adultos - 3º Trimestre de 2017 - Tema: Evangelismo, missões e discipulado:“A tarefa primordial da igreja” - Betel
Revista Betel Dominical 4º Trimestre de 2017 - Adultos: Tema: Doutrinas Fundamentais da Igreja de Cristo: O legado da Reforma Protestante e a importância de perseverar nos ensinos dos apóstolos mais »



Lições bíblicas Betel

Ano 2016
Lições Bíblicas Jovens e Adultos 1º Betel: Casamento e Família


Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 2º Trimestre de 2016


Lições Bíblicas Jovens e Adultos 3º Trimestre de 2016 - Betel


Lições Bíblicas Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel




Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018

Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017

Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


ARQUIVO DO BLOG


Adultos: Lições Biblicas Arquivo


Noticias.Com
REFLITA NESTAS PALAVRAS
Devocional Diário

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário