17 de outubro de 2018

Lição 3: Aproveitando a oportunidade - Jovens Conectar


 


Versículo do dia
   Atos 13.15
Depois da leitura da Lei de Moisés e dos livros dos Profetas, os chefes da sinagoga mandaram dizer a eles: – Irmãos, se vocês têm alguma palavra para animar o povo, podem falar agora.



Objetivos da lição
-Entender que o Cristão não deve perder a oportunidade de evangelizar;
-Compreender – que Paulo vivia a essência do evangelho;
-Absorver – a metodologia de evangelização de Paulo.



Textos de Referência.

  Atos 13.13-30

13 Nisto Paulo e os que estavam com ele deixaram Pafos em um navio para a Turquia, e aportaram na cidade de Perge. Ali João se separou deles e voltou a Jerusalém.

14 Mas Barnabé e Paulo prosseguiram para Antioquia, cidade da Província da Pisídia.

15 No sábado eles foram à sinagoga, para o culto. Depois das leituras de costume, dos Livros de Moisés e dos Profetas, os responsáveis pelo culto mandaram a eles este recado: “Irmãos, se vocês têm alguma palavra de instrução para nós, podem falar! ”

16 Então Paulo se levantou, cumprimentou a todos e começou a falar. Homens de Israel, disse ele, e todos os que estão aqui e respeitam a Deus”,

17 o Deus desta nação de Israel escolheu os nossos avós e cuidou deles no Egito, conduzindo o povo gloriosamente para fora da escravidão em que estava.

18 E sustentou todos durante 40 anos de viagem através do imenso deserto.

19 Depois Ele destruiu sete nações em Canaã, e deu o território delas como herança a Israel.

20 Os juízes governaram uns 450 anos, e depois deles veio o profeta Samuel.

21 Então o povo pediu um rei, e Deus deu a eles Saul, (filho de Quis), homem da tribo de Benjamim, que reinou 40 anos.

22 Mas Deus afastou Saul do trono e colocou Davi, em lugar dele; Deus disse: ‘Davi (filho de Jessé) é um homem de acordo com o meu coração; ele Me obedecerá.

23 E uma pessoa da família do rei Davi, Jesus, é o Salvador de Israel prometido por Deus!

24 Porém antes da vinda dEle, João Batista pregou a necessidade de cada um em Israel voltar-se do pecado para Deus e ser batizado.

25 Quando estava terminando o seu trabalho, perguntou: Vocês pensam que eu sou o Messias? Não! Porém vem logo – e em comparação com Ele, eu não sou digno nem de ser escravo dEle.

26 Irmãos – vocês que são filhos de Abraão, e também todos vocês, não judeus presentes aqui que respeitam a Deus – esta salvação é para todos nós!

27 Os judeus de Jerusalém e os seus líderes cumpriram a profecia e mataram Jesus; pois eles não O reconheceram, nem perceberam que Jesus era aquele sobre quem os profetas tinham escrito, embora ouvissem a leitura dos profetas todas as semanas, na sinagoga”.

28 Eles não encontraram motivo justo para matá-lo, mas pediram a Pilatos que O matasse de qualquer maneira”.

29 E quando tinham cumprido todas as profecias sobre a Sua morte, Ele foi tirado da cruz e posto num túmulo.

30 Porém Deus ressuscitou Jesus! 


através deste site.Almeida Revista e
Atualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE


Para impactar
Toda oportunidade que se tem de falar o Evangelho de Cristo não pode ser desperdiçada, pois pode ser a ultima chance para quem fala, e também para quem ouve.


Introdução
Paulo anunciava a Palavra de Deus (At 13.4,5), mas empregava os melhores métodos e os meios mais adequados de fazê-lo (At 13.5). Paulo não ousava mudar a mensagem, mas era sempre audacioso em usar os melhores métodos. Em Salamina, eles anunciam a Palavra de Deus nas sinagogas judaicas (At 13.5). Nesse lugar, judeus e gentios prosélitos se reuniam para estudar a lei. Ali havia pessoas tementes a Deus e piedosas. Essas pessoas já estavam preparadas para receber a revelação de Deus por meio do evangelho.



Ponto chave
“O cristão deve estar atento a qualquer oportunidade, por menor que ela possa parecer, pois não existe nada mais sublime e honroso nesta terra do que apresentar o doce evangelho de Cristo.”



1. Uma grande oportunidade
Após a primeira viaje  de Paulo em Pafos, ele passou por Perge da Panfília, e chegou a Antioquia da Psídia.

Barnabé e Saulo saíram de Antioquia, sendo guiados pelo Espírito Santo, e desceram para Selêucia. Dali velejaram cerca de 100 km rumo a oeste, para a ilha de Chipre. Chipre significa cobre, assim chamada porque nos tempos antigos a ilha era conhecida como fonte desse metal. A ilha tem cerca de 220 km de comprimento. Foi governada pelos romanos desde 58 a.C., e um dos governadores foi o famoso orador e escritor Cícero. Suas principais cidades eram Salamina e Pafos, situadas em cada um dos lados da ilha. Tornou-se um centro muito poderoso do cristianismo, na igreja primitiva.

Barnabé era desta ilha (At 4:36). Alguns dos santos que foram dispersos depois da perseguição em Jerusalém pregaram na ilha de Chipre (At 11:19).



1.1 – Um novo lugar

Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos” (At 11.26).

Antioquia da Síria foi a cidade mais importante para o Cristianismo, depois de Jerusalém, no início da fé cristã.

Barnabé teve um papel preponderante na vida ministerial do apóstolo Paulo. Primeiro, ele o introduziu na comunidade cristã em Jerusalém, quando ninguém acreditava em sua conversão. Depois, foi buscá-lo em sua cidade natal, Tarso, na Cilícia, para juntos, ensinarem a Palavra de Deus em Antioquia da Síria.

Durante um ano Paulo e Barnabé ensinaram a Palavra de Deus em Antioquia da Síria. Após este período, os novos convertidos estavam completamente mudados, ao ponto de chamarem a atenção dos moradores locais, os quais os cognominaram de cristãos.

Paulo e Barnabé, após este período de um ano, ensinando a Palavra de Deus em Antioquia da Síria, foram indicados, nominalmente, pelo Espírito Santo, para a obra missionária.

Os dois formaram, portanto, a primeira dupla de missionários enviados ao Exterior, os quais, por onde passaram, fundaram diversas igrejas.

Outro centro cristão começa a despontar no horizonte. A situação em Jerusalém tornara-se insuportável, por causa das frequentes perseguições. Os discípulos foram dispersos para a Judeia e Samaria, exceto os apóstolos (At 8.1). Por onde passavam, anunciavam o Senhor Jesus (At 8.4). Outros foram para a Fenícia, a ilha de Chipre e as cidades de Antioquia da Síria e Cirene.

De todas essas localidades, Antioquia da Síria sobressaiu-se, tornando-se o mais importante centro missionário, no primeiro século do Cristianismo.



1.2 Não foi um sábado qualquer

O que acontecia no serviço da sinagoga? Primeiro se recitava o Shema (isto é, Deuteronômio 6:4, o qual os judeus repetiam várias vezes ao dia). Elevavam-se certas orações, logo se lia a Lei (os livros de Gênesis até o Deuteronômio), uma leitura dos profetas tentava ilustrar a Lei e um sermão.

Os principais das sinagogas decidiam quem devia dirigir o serviço e dar o sermão. Cada semana se escolhia uma pessoa diferente para que dirigisse. Já que era um costume que o principal da sinagoga convidasse a rabinos visitantes para que falassem, Paulo e Barnabé quase sempre tinham a porta aberta quando foram pela primeira vez a uma sinagoga. Mas assim que falavam do Jesus como o Messias, a porta se fechava. Pelo general, os líderes religiosos não os convidavam de novo e algumas vezes o jogavam do povo.

A mensagem de Paulo na sinagoga de Antioquia da Pisídia foi tão impactante que surtiu de imediato dois resultados. O primeiro deles é que os líderes da sinagoga pediram uma repetição da mesma mensagem para o sábado seguinte (At 13.42). O segundo resultado foi que muitos dos judeus e prosélitos piedosos seguiram Paulo e Barnabé, aos quais estes persuadiram a perseverar na graça de Deus (At 13.43).

Durante aquela semana, algo extraordinário aconteceu na cidade. O evangelho produziu um impacto tal nas pessoas que mal elas podiam esperar o sábado seguinte para irem ao encontro dos homens de Deus na sinagoga. O historiador Lucas relata: “No sábado seguinte, afluiu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus” (At 13.44).

Chamamos isso de um avivamento! Nenhum milagre é relatado na cidade, mas a Palavra de Deus foi pregada com fidelidade e poder, e uma cidade inteira fora despertada a ouvir a mensagem evangélica.


Para refletir e adorar
"Se você crê somente no que gosta do evangelho e rejeita o que não gosta, não é no evangelho que você crê, mas, sim, em si mesmo". Agostinho


2. Pregando Jesus
Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor; e nós mesmos somos vossos servos por amor de Jesus.
2 Coríntios 4:5
2.1. Ouvindo a Palavra 
Quando foi aberta a oportunidade na sinagoga, Paulo se levantou, e começou a pregar a Palavra de Deus, porém, o que mais chama a atenção é a forma com que Paulo conduz a mensagem, pois demonstrou uma habilidade e um inteligência que só poderia ser dada por Deus.
Em sua mensagem ele trata da saída do povo judeu da terra do Egito, a entrega da terra prometida, o levantamento de juízes sobre Israel, Deus dando um rei, que era Saul, para Israel de acordo com o pedido do povo, e depois Deus levanta a Davi.
A intenção de Paulo não era explicar o Antigo Testamento, mas sim chegar até Davi, pois desta descendência viria o Messias,
"Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, sendo rei, reinará e agirá sabiamente, e praticará o juízo e a justiça na terra."Jr 23.5

O cristão deve estar atento a qualquer oportunidade, por menor que ela possa parecer...



2.2. Jesus, o centro da nossa mensagem
Paulo continua sua mensagem, dizendo que, da descendência de Davi Deus levantou a Jesus como salvador de Israel, sendo Este antecedido por João, que pregava o batismo do arrependimento.
Paulo ainda diz que Cristo morreu sem ter cometido falta alguma, e, condenado pelos príncipes de Jerusalém, cumprindo-se o que eles mesmos leem todos os sábados: textos escritos pelos profetas messiânicos.
Ainda nesta mensagem, Paulo diz que a palavra se cumpriu; e, saindo do madeiro, Cristo foi a sepultura, porém o melhor ainda estava por vir:
"Mas Deus o ressuscitou dentre os mortos.", At 13.30
E encerra a mensagem dizendo que era por este Cristo que anunciava a mensagem da remissão de pecados.




3. Muitos ao pé da cruz 
E no sábado seguinte ajuntou-se quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus.", Atos 13.44



3.1. Evangelho da salvação 
Após a mensagem pregada, muitos foram pedir a Paulo e a Barnabé que trouxessem as mesmas palavras ditas, na sinagoga, no sábado posterior, e muitos judeus pediam que permanecessem na mesma graça de Deus.


3.2. Um povo sedento
No sábado posterior, quase toda cidade estava pronta para ouvir a mensagem de Paulo e Barnabé, e os gentios que ouviram esta mensagem se alegraram, glorificaram e creram na Palavra de Deus.
Na pregação da Palavra de Deus sempre terão opositores, mas nem eles são capazes de destruir a satisfação de fazer parte de uma obra tão especial.



Conclusão. 
Paulo e Barnabé não deixaram de aproveitar a oportunidade que lhes foi concedida, deixando claro que a Palavra de Deus deve ser propagada em todo o tempo.



Questionário


1. O que Paulo e Barnabé fizeram quando chegaram em Antioquia da Psídia?



2. Qual era a intenção de Paulo ao falar do A.T.?



3. Após a mensagem pregada, o que muitos foram pedir a Paulo e a Barnabé?







Revista EBD Conectar+Jovens - 4º Trimestre de 2018 - Betel. Tema: As viagens Missionarias de Paulo



Lições bíblicas Betel
Ano 2018


   Revista EBD Conectar+Jovens - 4º Trimestre de 2018 - Betel. Tema: As viagens Missionarias de Paulo



Lições bíblicas Betel
Ano 2017

Revista Conectar+ 3º Trimestre de 2017 - Betel: Tema - Servos da lei e amados da graça - Jovens... mais »
Revista EBD Conectar+ 2º Trimestre de 2017 - Betel: “O jovem e os seus relacionamentos”
Jovens e Adultos - 1º Trimestre de 2017 - Betel. Aprendendo com as gerações passadas



Lições bíblicas Betel
Ano 2016


Jovens e Adultos - 4º Trimestre de 2016 - Betel. Adoração & Louvor: "A excelência e o propósito de uma vida inteiramente dedicada a Deus"



Jovens e Adulto - Mateus uma visão panorâmica do Evangelho do Rei - 3º Trimestre de 2016 - Betel



Lições Bíblicas Betel: Casamento e Família




Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018

Lições Bíblicas 1º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 2º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2017
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2017

Lições Bíblicas 1º trimestre 2016
Lições Bíblicas 2ºTrimestre 2016
Lições Bíblicas 3º Trimestre 2016
Lições Bíblicas 4º Trimestre 2016


ARQUIVO DO BLOG


Adultos: Lições Biblicas Arquivo


Noticias.Com
REFLITA NESTAS PALAVRAS
Devocional Diário

Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário