Subsidio: Lição 02: José, um herói de escravo a governador. Primários - de 7 e 8 anos
BEM VINDOS!
Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
BEM VINDOS!
Ideias para o ensino:
A dinâmica de cada professor para fazer acontecer a aula são diferentes, mas abaixo seguem algumas dicas que ajudam bastante:Tenha todo o material da aula à mão para que não haja interrupções;
Tenha sua Bíblia sempre aberta sobre a mesa e use-a sempre que for ler um versículo, ou para apontar onde a história da lição está escrita. A criança precisa saber que a história é verdadeira e você não a inventou;
Receba as crianças sempre com bastante alegria, perguntando-lhes sobre a semana e fazendo-as sentirem-se importantes e necessárias;
Tire momentos para louvores e oração conjunta ensinando que deve ser feita com os olhos fechados. Estimule a todos para que orem.
Separe um tempo para a memorização do versículo da lição. Procure fazê-lo em cartazes bem coloridos. Devemos ensinar a memorização de versículos para que a criança aprenda e acostume-se a usar a Palavra de Deus. É sempre importante explicar o significado de cada palavra que forma o versículo para que possa ser compreendido e não meramente decorado. O versículo pode ser repetido durante a aula, fixado na parede da classe e dado a cada criança um pequeno cartão, que será levado para casa.
Objetivo:
Que o aluno compreenda que não deve desanimar, diante das dificuldades, mas permanecer fiel a Deus.
Pré - aula:
Momento do louvor
Cante:
Cante:
José no Egito Alessandra Samadello.
Vamos ler o que a Bíblia diz:
Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que Deus sempre honra os que são fiéis a Ele. Assim como foi com José é conosco. Devemos ser obedientes e integro como José e obteremos vitória.
através deste site.Almeida Revista eAtualizada
Bíblia Nova Tradução na Linguagem de Hoje, da Sociedade Bíblica do Brasil. através deste site.
BÍBLIA ONLINE
BÍBLIA ONLINE
Converse com eles sobre o que aconteceu com o balão estourado. Acabou! não podemos mais brincar com ele, perdeu a utilidade. Mostre que precisamos controlar nossos desejos, porque depois é difícil consertar o que fizemos de errado.
BRINCADEIRA
Vamos brincar de passa anel? Já que falamos que José ganhou um anel do Faraó.
As crianças se colocam em fila, lado a lado, sentadas ou em pé, com as mãos unidas. Uma delas é escolhida para passar o anel que está entre as mãos da criança.Inicia-se o jogo com a criança que está com o anel, passando de uma em uma das crianças, tentando deixar o anel por entre mãos unidas.
Após ir em todas as crianças, ela já deverá ter deixado o anel com uma delas. Após isso, a criança que estava com o anel e que o passou a outra, pergunta a qualquer uma das crianças, menos àquela que esta com o anel: Com quem você acha que está o anel? O anel pode ser substituído por uma pedrinha.
Dinâmica:
José temente a Deus
Material:a) uma folha de papel tamanho A4 ou ofício, nova;
b) oito tiras de papel com as seguintes frases: “amasse a folha” “enrole a folha” “abra a folha” “dobre a folha ao meio” “amasse metade da folha” (sem rasgar) “dobre a folha oito vezes” “faça um furo no centro da folha” “faça um aviãozinho com a folha” etc;
c) dobrar, previamente, todas as tiras de papel para realizar um sorteio entre os alunos.
Condução:
a) o professor(a) deverá sortear os papéis entre todos os alunos, um monte de cada vez, alternando entre as fileiras de bancos ou cadeiras, de maneira que todos recebam um papel. Durante o sorteio, orientar a todos para não abrir o papel que recebeu;
b) terminado o sorteio, o professor pegará a folha de papel A4 ou ofício, e chamará a atenção dos alunos para que a observem em sua mão, fazendo com que percebam tratar-se de uma folha nova e limpa. Em seguida, entregue a folha a um dos alunos do primeiro banco;
c) oriente a todos a que, tão logo cada um receba a folha, deverá então abrir o papel sorteado fazendo o que se pede no papel que sorteou, e passar a folha para quem está ao seu lado, o qual procederá da mesma forma e assim sucessivamente até que chegue às mãos do último aluno da sala;
d) o professor deverá recolher a folha, após o ultimo aluno, então, se posicionará diante da classe para aplicação do princípio.
Princípio:
a) pergunte aos alunos como estava a folha no início da atividade e como está agora e por que está assim;
b) pergunte se, após passar por tantas mãos, a folha deixou de ser papel (celulose). Frise que a folha está cheia de marcas, mas ainda assim continua sendo papel;
c) diga lhes que esta dinâmica ajudará a compreender a diferença entre “caráter” e “reputação”. O material de que é feita a folha – o papel (celulose) – representará o caráter e as marcas que ela recebeu representará a reputação;
d) faça-os perceber que no trajeto que fez de mão em mão a folha teve sua reputação mudada várias vezes, mas não perdeu o seu caráter (não deixou de ser papel);
e) Relacione isso com a história de José que, de Canaã até ao Egito, teve sua “reputação” alterada várias vezes (na família era o “sonhador”; na casa de Potifar, o “escravo”; no cárcere, o “preso por assédio” e no palácio de Faraó, o “segundo homem mais importante”), contudo não perdeu o seu caráter (continuou temente a Deus).
Leve-os a compreenderem que assim deve ser conosco. Alguém pode até prejudicar nossa reputação, mas jamais conseguirá nos afastar de Deus;
Lembrancinhas:
Escola bíblica aplicada
vilma-ensinarbrincando.blogspot.com
https://blogdatia-jaque.blogspot.com
Evangelismo Infantil
http://fofurinhasdalilian.blogspot.com/
historiasdasementinha.blogspot.com
Escola Dominical Infantil
tiasdaescolinha.blogspot.com
missrosangelafeitosa.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Bíblia para crianças
blogtiale.blogspot.com
Pequeninosdejesus.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com
sementeagapecampinas.blogspot.com
CPAD
Condução:
a) o professor(a) deverá sortear os papéis entre todos os alunos, um monte de cada vez, alternando entre as fileiras de bancos ou cadeiras, de maneira que todos recebam um papel. Durante o sorteio, orientar a todos para não abrir o papel que recebeu;
b) terminado o sorteio, o professor pegará a folha de papel A4 ou ofício, e chamará a atenção dos alunos para que a observem em sua mão, fazendo com que percebam tratar-se de uma folha nova e limpa. Em seguida, entregue a folha a um dos alunos do primeiro banco;
c) oriente a todos a que, tão logo cada um receba a folha, deverá então abrir o papel sorteado fazendo o que se pede no papel que sorteou, e passar a folha para quem está ao seu lado, o qual procederá da mesma forma e assim sucessivamente até que chegue às mãos do último aluno da sala;
d) o professor deverá recolher a folha, após o ultimo aluno, então, se posicionará diante da classe para aplicação do princípio.
Princípio:
a) pergunte aos alunos como estava a folha no início da atividade e como está agora e por que está assim;
b) pergunte se, após passar por tantas mãos, a folha deixou de ser papel (celulose). Frise que a folha está cheia de marcas, mas ainda assim continua sendo papel;
c) diga lhes que esta dinâmica ajudará a compreender a diferença entre “caráter” e “reputação”. O material de que é feita a folha – o papel (celulose) – representará o caráter e as marcas que ela recebeu representará a reputação;
d) faça-os perceber que no trajeto que fez de mão em mão a folha teve sua reputação mudada várias vezes, mas não perdeu o seu caráter (não deixou de ser papel);
e) Relacione isso com a história de José que, de Canaã até ao Egito, teve sua “reputação” alterada várias vezes (na família era o “sonhador”; na casa de Potifar, o “escravo”; no cárcere, o “preso por assédio” e no palácio de Faraó, o “segundo homem mais importante”), contudo não perdeu o seu caráter (continuou temente a Deus).
Leve-os a compreenderem que assim deve ser conosco. Alguém pode até prejudicar nossa reputação, mas jamais conseguirá nos afastar de Deus;
Lanche:
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Conclusão
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
Convide a todos para retornarem no próximo domingo.
Sirva um lanche nutritivo e gostoso.
Aproveite o momento para orar e agradecer a Deus porque ele é bom.
Conclusão
A criança pode experimentar do poder de Deus, seu amor, cuidado e a vontade de Deus para sua vida, se desde pequena for ensinada a cultivar uma vida de oração.
" Ganhando as Crianças Para a Glória de Deus"
Sabemos que ensinar não é uma tarefa fácil, pois exige dedicação, estudo, planejamento e reflexão, por isso, estamos preparando esse material com o objetivo de ajudá-lo.
Fontes consultadas:Escola bíblica aplicada
vilma-ensinarbrincando.blogspot.com
https://blogdatia-jaque.blogspot.com
Evangelismo Infantil
http://fofurinhasdalilian.blogspot.com/
historiasdasementinha.blogspot.com
Escola Dominical Infantil
tiasdaescolinha.blogspot.com
missrosangelafeitosa.blogspot.com
Ensino infantil num clique
Bíblia para crianças
blogtiale.blogspot.com
Pequeninosdejesus.blogspot.com
caroldurand.blogspot.com
sementeagapecampinas.blogspot.com
CPAD
Evangelizando crianças de todas as tribos, línguas e nações..
Revista Primários - de 7 e 8 anos: 4º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo alguns Heróis e Heroínas da Bíblia: Cpad
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhos
Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Moldes de meninas e meninos da net
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Oficina a arte de fazer brinquedos
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo-
► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Querido(a) professor, Professora. Foi Deus quem colocou no seu coração o amor por este ministério, sua ocupação não é uma ocupação domingueira, não é uma falta de opção e sim um compromisso de amor com vidas infantis. Você é um ministro de Deus para pastorear e formar espiritualmente esta geração.
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
Leia a Bíblia
Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
Revista Primários - de 7 e 8 anos: 4º Trimestre 2018 - Tema: Conhecendo alguns Heróis e Heroínas da Bíblia: Cpad
Brincadeiras infantis – Artesanais: Arquivo
Brincadeiras para unir pais e filhos
Brincadeiras para ensinar/ aprender brincando/Infantil
Crianças - Completo - Com Váriostemas Bíblico - De todas as idades
Moldes de meninas e meninos da net
Massinha de modelar caseira de farinha de trigo para brincar:Como? fazer?
Oficina a arte de fazer brinquedos
Passo a Passo Como Fazer um Flanelógrafo-
► Lições Bíblicas: 1º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 2º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 3º Trimestre 2018
► Lições Bíblicas: 4º Trimestre 2018
TENHO QUE CHEGAR NA IGREJA
Servo fiel, seu trabalho é muito importante, você é ungido do Senhor; é propriedade exclusiva de Deus, um sacerdote real, chamado para proclamar a Jesus, resgatando as crianças das trevas para sua maravilhosa luz (1Pedro 2:9). Por isso tudo que fizerdes faça com muito amor, dedicação e alegria. Porque é melhor dar do que receber. Deus o abençoe ricamente.
Leia a Bíblia
Salve em PDF
Volte sempre e traga mais gente se Deus tocar fique com a gente.
adaliahelena.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário