28 de julho de 2016

Noticia: Uma verdadeira ameaça paira sobre o planeta, e desta vez não vem do clima e nem do arsenal nuclear

A humanidade tem sobrevivido todos os tipos de desastres e guerras que pareciam definitivas. No entanto, existe agora uma "bomba" que o planeta pode ser incapaz de se recuperar.

O antropólogo, sociólogo, economista russo Andrey Korotayev fala em uma entrevista com a Agência FAN sobre quais as crises mais prováveis ​​que ameaçam a humanidade. De acordo com o cientista, a possibilidade de desastres ambientais ocorrerem ou de se desencadear guerras globais são exageradas em relação ao passado. O que, então, de acordo com ele, é a principal ameaça que paira sobre a humanidade?
Uma guerra global?

"Hoje se realiza uma reconstrução de todo o sistema, nomeadamente através da mudança da correlação de forças", diz o cientista. No entanto, apesar dos agravos que ocorrem em todo o mundo ao longo do tempo, a preocupação com uma guerra global é "sem fundamento" e que as armas de destruição em massa continuam a ser um fator de restrição, diz ele.

Apesar da ameaça "óbvia" do terrorismo islâmico, a situação está longe de ser desesperadora, porque, penso, o jihadismo pode ser contido. "A humanidade superou tempos muito mais escuros" e a comunidade internacional aprendeu algumas lições do passado, diz Korotayev.
É uma catástrofe ambiental?

"Devido ao aquecimento global pode se esperar mais desastres, mas estas previsões não podem ser compradas com o que estava acontecendo na Terra antes", diz Karatayev. Segundo ele, "desastres ambientais do século passado não são comparáveis ​​com o que aconteceu no VI, XIV e XVI".

Houve momentos em que o mundo foi deixado sem florestas e catástrofes sacudiram "da Islândia até o Japão" ou "quando metade da população nas cidades foi extintas", explica. “Nada como o tempo de espera para o mundo", acrescenta.
¿Ameaça islâmica?

Segundo o especialista, a ameaça de islamização no mundo não é alta, já que a taxa de natalidade nos países muçulmanos no Oriente Médio se reduz como nos países ocidentais. Os muçulmanos que vivem na Europa não costumam ter muito mais crianças do que os europeus, em geral, enquanto alguns europeus, como os islandeses, têm uma maior taxa de natalidade do que os imigrantes muçulmanos.
Onde, então, reside a principal ameaça?

A verdadeira ameaça para a humanidade vêm da África, já que abriga mais de 1 bilhão de pessoas, na sua maioria muito pobres, e onde a população cresce desenfreadamente em direção ao "colapso demográfico", diz o antropólogo. Segundo ele, nesta região, "a situação pode ficar fora de controle e emergir um motim que vai destruir tudo".

"A verdadeira ameaça vem da África tropical, onde uma mulher tem quatro ou cinco filhos, em média", diz Karatayev, afirmando que só na Nigéria, onde está situada a base da organização terrorista Boko Haram, a população vai atingir em breve os 750 milhões de pessoas, ou seja, mais do que vive em toda a Europa, criando um perfeito terreno fértil para o terrorismo islâmico.

A humanidade não pode ser restaurada sem medidas urgentes

O problema não é apenas que a população da África cresça, mas sim que a alta taxa de natalidade empobreça mais ainda a população. De acordo com ele, é imperativo tomar medidas com urgência, particularmente no desenvolvimento da educação, especialmente entre as mulheres, e divulgar os valores de planejamento familiar.

Ainda assim, nos próximos anos, a população vai continuar crescendo. "É uma bomba-relógio que vai explodir", alerta o pesquisador.
Tradução: Últimos Acontecimentos.
Fonte: RT.



Mais: Notícias.
Os Últimos acontecimentos - Bíblico

Deixe seu comentário
Whatsapp
Tweet
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário