23 de julho de 2016

Noticia: Casos suspeitos de cólera no Sudão do Sul ultrapassam 140

“...e pestes...” Mateus 24:7
Unicef apoia com suprimentos médicos, serviços de saneamento e atividades para aumentar a consciência do público; Juba tem 79% dos pacientes; falta de equipamento de diagnóstico condiciona informação sobre todo o país.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, anunciou que aumentam as ações de resposta aos casos suspeitos de cólera no Sudão do Sul, que no total chegaram a 141. Pelo menos seis pessoas morreram em todo o país.

Na quarta-feira, foram admitidos 69 novos casos suspeitos na capital Juba, o que fez subir o número de pessoas tratadas para 112.

Comunidades

A agência da ONU atua com parceiros e com o Ministério da Saúde para fornecer suprimentos médicos, serviços de saneamento e promover atividades para aumentar a consciência das comunidades em relação à doença.

O Hospital Escola de Juba confirmou mais 29 casos suspeitos relatados na Ilha de Duk, no estado de Jonglei.

Retirada

O representante do Unicef no Sudão do Sul disse que é "essencial uma resposta rápida e coordenada para evitar um surto de cólera" no mais novo país do mundo.

Mahimbo Mdoe disse que essas ações "já estão em curso, apesar do fato de a vida ter sido completamente paralisada na capital após vários dias de violência". O facto ditou a retirada de muitas organizações e trabalhadores humanitários.

O local de proteção de civis das Nações Unidas acolhe dezenas de milhares de pessoas, após os combates que há quase duas semanas opuseram as forças leais ao presidente Salva Kiir e as do vice-presidente Riek Machar.

Postos de Saúde

Nesses acampamentos continua a ser feito o abastecimento de água tratada com cloro. A agência forneceu o produto para ser usado em estações de lavagem das mãos instaladas na unidade de isolamento que trata pacientes.

Cinco pontos foram criados em Juba para distribuir soluções de reidratação oral aos que se sentem doentes, e para que estes sejam encaminhados aos postos de saúde.

O apoio do Unicef inclui medicamentos, injeções intravenosas e outros artigos usados para tratar os pacientes. Foram construídas três tendas de triagem se os casos continuarem a aumentar.

Água Segura

Mobilizadores trabalham com as comunidades para evitar novas infeções e para ações de educação sobre as medidas para serem tomadas como beber água segura e usar alimentos cozidos.

O Unicef revelou que há casos de cólera que continuam por ser confirmados em todo o país por causa da grande falta de equipamento de diagnóstico laboratorial. Várias organizações humanitárias trabalham para resolver o problema.
Fonte: Rádio ONU.


Mais: Notícias.
Deixe seu comentário
Whatsapp
Tweet
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário