O Irã vai manter seu programa de mísseis "com toda a força", afirmou um porta-voz do Ministério de Relações Exteriores do país neste sábado, acrescentando que comentários críticos pela chanceler alemã, Angela Merkel, não ajudam.
Merkel afirmou ao parlamento alemão na quinta-feira que os lançamentos de mísseis promovidos pelo Irã neste ano foram inconsistentes com a resolução da Organização das Nações Unidas que exige que o país pare o trabalho em mísseis nucleares por até oito anos.
O ministro de Relações Exteriores do Irã, Bahram Qasemi, afirmou que os comentários de Merkel "não são construtivos" e não terão efeito sobre o programa, segundo informou a agência estatal de notícias Irna.
Reiterando a posição de Teerã de que os mísseis não foram projetados para transporte de armas nucleares, ele acrescentou: "O Irã vai continuar com força total seu programa de mísseis com base em seus planos defensivos e cálculos de segurança nacional."
Na sexta-feira, o Irã rejeitou um relatório "irrealista" do secretário das Nações Unidas, Ban Ki-moon, que considera os lançamentos de mísseis como inconsistentes com o acordo com as potenciais mundiais de reduzir atividade nuclear sensível em troca por alívio em sanções impostas contra o país.
"Eu creio que eles estão armando um golpe contra nós. Devemos ficar vigilantes", disse Qasemi segundo a agência de notícias iraniana Tasnim.
Fonte: Reuters.
MaisGuerras
Notícias. Com
Deixe seu comentário
Tweet
Compartilhar
Nenhum comentário:
Postar um comentário