Em entrevista ao diário alemão, Yakov Kedmi, um ex-oficial dos serviços secretos israelenses, disse que a coordenação entre Rússia e Israel tem funcionado bem, apesar do fato de "a presença do sistema integrado de defesa aérea da Rússia na Síria ser inconveniente para Israel".
"Israel perdeu seu controle exclusivo sobre o espaço aéreo no Líbano e na Síria, mas a Rússia deixou claro que o sistema de defesa aérea está inteiramente sob seu controle e não sob o da Síria", ressaltou Kedmi.
Na verdade, a presença da Rússia na Síria diminui a influência do Irã na região, o que agrada as autoridades israelenses. Teerã, segundo o ex-oficial israelense, estava planejando apoiar as milícias sírias, parte das quais são xiitas. A Rússia, pelo contrário, trabalharia para fortalecer o exército sírio, que procura preservar o secularismo do país.
De acordo com o DWN, observadores israelenses curiosamente recomendam à Alemanha cooperar com a Rússia, porque, segundo suas avaliações, Moscou não tem a intenção de derrubar governos em outros países, ao contrário dos EUA.
Leia também: AH.Com Notícias
Para muitos analistas, o futuro da Alemanha depende de sua cooperação com a Rússia, mas até agora Berlim tem adotado a postura oposta e seguido as prescrições dos EUA.
"A época soviética já acabou. [O presidente russo, Vladimir] Putin estabeleceu uma nova Rússia, mantendo relações corretas e amigáveis com Israel", concluiu Kedmi.
Fonte: Sputnik.
Nenhum comentário:
Postar um comentário