13 de setembro de 2015

Primeira carta do Apostolo Paulo aos Coríntios - Capitulo 15

A fé pode ser inútil? (1 Co. 15:2). Ter sido em vão é parte do argumento retórico de que, se Cristo não ressuscitou dentre os mortos á nossa fé não tem fundamento. No pensamento de Paulo, a ressurreição confirmou Jesus e a sua mensagem, sem ela, a fé seria vã.

Todos serão vivificados (1 Co. 15:22). Paulo não faz supor aqui uma salvação universal, dando a entender que todos serão salvos. Embora todos os seres humanos “os que estão em adão” enfrentem a morte física por causa do pecado. Todos os crentes que estão em Cristo podem esperar vida eterna por causa da ressurreição.

Jesus é subordinado ao pai? (1 Co. 15:28). Sim, escrevendo no contexto do entendimento judaico a cerca de Deus Paulo afirma a singularidade de Deus ao mencionar a subordinação de Jesus ao pai. Paulo fala de Cristo como alguém que se sujeita ao pai. Quando possui os direitos e o status da divindade (1 Co. 8:6), de modo geral a bíblia mostra que o pai e o filho são iguais no seu ser, embora o filho seja subordinado em função ou relacionamento.

Devemos aguardar ansiosamente (1 Co. 15:35-57). Aguardamos com ansiedade a vitória de Cristo, a derrota definitiva do pecado e da morte. Então receberemos corpos incorruptíveis (V.42), imortais (V.54), e espirituais (V.44). Paulo sublinha o corpo, e não o espírito, porque o corpo e parte fundamental da personalidade.

Leia também:Primeira carta do Apostolo Paulo aos Coríntios

Nenhum comentário:

Postar um comentário